Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Deve ter sido! :D

Ainda não coloquei nada, hoje foi uma trabalheira danada para ligar o 3º cabo PCI-E por causa do pior sistema do mundo e arredores que a minha caixa tem para a PSU Shroud! :grumpy::grumpy::grumpy:

O gajo que achou aquilo boa ideia devia ser deixado nú, coberto de mel, num monte Transmontano das 11.00 às 18.00 num dia de Agosto...lol

A minha caixa tem um suporte bracket para gpu's, era o que usava na também grande e pesada Zotac 2080 AMP Extreme.
Não me parece que possa usar o da MSI sem mover a placa de som para o slot de baixo que é x16, ou para o 1º, que é X4, mas acho que fica a tocar no cooler do cpu.

Sim, é silenciosa. :beerchug:

:D :D

A minha no que ainda vi tudo em Auto o maximo que vi foi 1980mhz em alguns jogos, não sei se é muito normal ou nao quando vejo pessoal a dizer que vai para cima dos 2000mhz mas presumo que sim
 
Claro que sim, é apenas uma curiosidade académica


com monitores 240Hz e 360Hz que andam ai .. bem que precisam de uma 3080 ou 6800XT para varios jogos FPS a 1080p.. e ainda tem que baixar definições gráficas para conseguir os frames necessários xD

por isso nao.. n é uma curiosidade academica..

a mts gamers que compram graficas de 800 euros nao para 4k mas para os o maior quantidade de frames possiveis para os seus monitores

e dai haverem estes benchmarks a 1080p
 
Claro pessoal. isso do 'overkill' ou 'underkill' (xD) é só para os jogos da altura. o tempo passa e a medida que saem novos jogos as graficas vão suando para correr.

Daqui a 4 anos uma 3080/6800XT se calhar para 1080p/1440p tá boa, para 4K se calhar já não aguenta os 60 FPS nos jogos dessa altura.
 
Tenho uma 3080 Trinity OC da zotac... Ainda lhe pus c mais OC em cima.... Em alguns jogos como o Doom anda sempre perto dos 2GHz...no watchdogs passa isso inclusive... Raramente passa dos 70C e sinceramente nem a oiço....

Eu pessoalmente pelo que tenho visto todos os fabricantes fizeram um bom trabalho no que ao arrefecimento das placas diz respeito nesta geração......acho que devem ter percebido que cada vez menos as pessoas estão para aturar aviões a jato dentro dos PCs[emoji23][emoji23]

Claro que em termos de OC não chega perto de strixxs e afins... Onde o bining é super agressivo.... Mas custou menos uns 150€ a 200€ que essa versões... E se daqui a 2/3 vender a placa ainda tem mais uns 2/3 anos de garantia que farão a felicidade do comprador.

A nível de curiosidade já tenho placas desde que a 3dfx era o caviar das gráficas, já tive modelos de marcas conceituadas e de marcas ainda mais desconhecidas do k a Zotac... Tive uma S3 savage 4 cujo fabricante era tão desconhecido que já nem me lembro o nome.... E até a data a única que me morreu foi uma gigabite 6600 GT...
Por isso vejam reviews e desde que ninguém dê queixe de barulho nao tenham medo de nenhuma gráfica só porque não é xpto super inflacionada
 
Finalmente, depois de ter uma 3080 há quase 1 mês (mas não tendo possibilidade de a instalar), lá o fiz hoje. Estou extremamente insatisfeito com o nível de ruido. Provavelmente a minha caixa não ajuda, o airflow deve ser insuficiente, etc mas o barulho é terrível ao nível de não ser utilizável. Tenho a Ventus 3x. Sei que há modelos melhores em termos de cooling mas isto é normal?
 
Isso tem mesmo pessimo.. alias.. inexistemte mesmo.
Tens na frente instalada alguma ventoinha?
O painel ftontal da para tirar? O lateral da para ter uma ideia, mas o ideal e o ftontal para fazer como um canal de circulacao.
Essas caixas tapadas a frennte sao horriveis.. eu contra mim falo, basicamente tirei a tampa frontal e mudou completamente o comportamento ;)
 
Isso tem mesmo pessimo.. alias.. inexistemte mesmo.
Tens na frente instalada alguma ventoinha?
O painel ftontal da para tirar? O lateral da para ter uma ideia, mas o ideal e o ftontal para fazer como um canal de circulacao.
Essas caixas tapadas a frennte sao horriveis.. eu contra mim falo, basicamente tirei a tampa frontal e mudou completamente o comportamento ;)

Tenho ventoinha à frente e sim, dá para tirar a parte da frente.
De qualquer forma estou agora com 28º em idle sem a tampa lateral. O problema é quando as ventoinhas da gráfica disparam. Tenho o MSI Afterburner a limitar a 50% de rotações mas mesmo assim tem momentos de muito ruido. Poderá ser a ventoinha da fonte também a contribuir? A fonte é de 620W (sim, não é a ideal...)
 
Tenho uma Nox MC que não tem grande flow de ar
Esse estilo de caixa são fornos por completo, não entra ar "nenhum" isso é exaustor style, aconselho a removeres a lateral é a única coisa que podes fazer (sem gastar dinheiro numa caixa nova).


E RTX 3000 para laptop ninguém têm nenhumas noticias ? :drooling:
 
Em idle pouco importa, em carga e que e importante..
Por exemplo no meu caso a tampa lateral pouco ou nada fazia diferenca entre estar ou nao.
Com as ventoinhas da frente e a tampa frontao faziam turbulencia e inves de meter ar ,estava a tentar tirar e acabava por ser efeito zero... uma dssggraca. Lol
A fonte nao ajudar e relativo.. tb tenho uma 650w e nao se queixa de nada... Aquilo tudo em carga se fizer 500w e muito
 
Esse estilo de caixa são fornos por completo, não entra ar "nenhum" isso é exaustor style, aconselho a removeres a lateral é a única coisa que podes fazer (sem gastar dinheiro numa caixa nova).

Para já é o que vou fazer. Vou também mexer nas curvas da fan para ver o que se pode melhorar. Já agora, a gráfica está com undervoltage.

E RTX 3000 para laptop ninguém têm nenhumas noticias ? :drooling:

Em idle pouco importa.
Por exemplo no meu caso a tampa lateral pouco ou nada fazia diferenca. Com as ventoinhas da frente e a tampa faziam turbulencia e inves de meyer ar estava a tentar tirar.. uma dssggraca. Lol
A fonte nao ajudar e relativo.. tb tenho uma 650w e nao se queixa de nafa... Aquilo tudo em carga se fizrr 500w e miito

Ok, então a fonte não entra nas contas aqui. Eu falei no idle porque baixou também mas em carga sim, nota-se a diferença sem a lateral.
 
Tenho ventoinha à frente e sim, dá para tirar a parte da frente.
De qualquer forma estou agora com 28º em idle sem a tampa lateral. O problema é quando as ventoinhas da gráfica disparam. Tenho o MSI Afterburner a limitar a 50% de rotações mas mesmo assim tem momentos de muito ruido. Poderá ser a ventoinha da fonte também a contribuir? A fonte é de 620W (sim, não é a ideal...)

Já experimentaste fazer undervolt?
 
Não se pode gastar 800 euros numa gráfica e depois usar uma caixa de 50 euros toda fechada na frente e com as fans de origem que obviamente devem ser lixo.

Sem comprar caixa nova, o ideal é tirar a frontal, mesmo que perca o "bling bling" e deixar a lateral para conduzir o airflow.

Quanto às fans, opção nuclear, 4 x 120mm bequiet silent wings/pure wings ou noctuas chromax black. Quem compra uma 3080 pode pagar por fans profissionais de qualidade.

A fonte é esta Seasonic S12II-620 Bronze ? Isso vai bufar bem provavelmente. Começa por pensar numa unidade moderna de 650w gold ou platinium.

Fazer undervolt vai ajudar a controlar o barulho.
 
Última edição:
de facto essas caixas fechadas tanto a frente como na lateral para um pc gaming de alta performance não dá... qualquer placa de topo ai vai ter que se esforçar grandemente para conseguir estar fresca...sem ar fresco a entrar para dentro da caixa não ha milagres....
 
@zephirus , Para teres ideia.. aqui está a minha caixa em estado normal.. (fornalha ... descobri que o problema de aquecimento de uma 5700xt era da caixa... aquilo aquecia aos 85º e as ventoinhas pareciam um avião..
4VjLzMk.jpg



E aqui é como está actualmente... em carga bruta, 70º e ventoinhas a 60% (1400rpm)
uUdz4g6.jpg


Se tirar a tampa lateral e deixar a frontal volta a subir as temperaturas
Assim faz como fosse um túnel de ar, e consegue melhor eficiência, as ventoinhas frontais estão a 1000rpm. ;)
 
Última edição:
Back
Topo