Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

Essa fonte e multi rail n é nada recomendada para a rtx3080 so com 24A
E na linha dos 12 V combinada n tem mais de 570W

faz um Vídio se puderes do barulho .. confirma tb se n e da fonte que esta em carga maxima

aqui podes ver que a FRTX3080 Founders Edition ultrapassa varias vezes o valor do teu rail de 24A

chega a picos de 30A.. a tua deeve consumir ainda mais

Confirma se tas a usar os 2 rails ou nao através do manual da fonte

5b-Gaming-Cold-Current.png
 
Última edição:
Bem, e parece que atingi o limite de oc.

+70 estável nos 2 jogos mais exigentes a detectar oc instável que tenho (Control e Legion), agora estava a testar +80 e o Legion crashou. Estava a 2070mhz.
Tenho alguma vantagem em mexer no slider da voltagem, ou vale mais ficar quieto? :D

Agora começar com as memórias.
 
eu via era de outra maneira.. Qual foi o acrescimo de FPS que obtiveste, e o aumento de consumo?

Tendo isso depois como comparação (stock e OC) fazer o inverso. Undervolt
Fixando no max. o clock e ver as difernecas de fps e consumos e temperaturas).

Por exemplo comparando stock com undervolt, tenho a mesma performance, menos 6º temperatura e quase 50w menos de consumo e não me preocupei ainda em testar mais.. foi tipo, 2 minutos directo.
 
epa na maioria dos casos acho que não compensa aumentar a voltagem...isso só vai fazer com que atinjas o power limit mais depressa... podes em alguns casos conseguir um aumento do boost máximo, mas em media vais acabar por sair prejudicado.... eu na minha 3080 consegui inclusive um aumento de desempenho diminuindo a voltagem em algumas frequências,....especialmente no range entre as 1750 e as 1900MHz...

mas isso aviso ja que é algo que requer paciência e vários testes para ver se fica estável, porque nem todos os jogos puxam pelas mesmas frequências na placa ou seja, se diminuis a voltagem nos 1850MHz não podes usar o legion para testar, porque esse anda quase sempre acima dos 2GHz ...tens que encontrar um jogo em que a placa ande a funcionar perto dos 1850MHz...

è algo fixe de se fazer mas tem que ser num dia que esteja com vontade de perder umas horinhas a afinar a placa
 
A grelha não protege do pó.

Independentemente disso, é preferível ficar aberta como está e ter que limpar o pó de 2 em 2 meses, e ter fechado a derreter tudo.

Uma caixa nova será claramente obrigatório.
 
uso filtros em todas as fans que tenho a fazer intake...de ano a ano abro a caixa para limpar...mas praticamente não tem la pó nenhum..... por isso aconselho vivamente o uso de filtros
 
Manuel, desculpa mas acho que eu é que me estou a explicar mal.

Tu falaste em grelhas inicialmente, e as grelhas em si não fazem nada.

Filtros sim! A minha caixa tem filtros à frente, encima e em baixo, e não prescindo dos mesmos. No entanto, se como aquele user, eu tivesse uma caixa com um airflow super restritivo, iria preferir ter a caixa sem frente com o pó todo a entrar enquanto decidia comprar uma caixa nova :)

Agora quando falas em grelhas, para mim é isto

51-uRRFw8rL.jpg


Belos tempos em que tinha uma termaltake qualquer, e fiz dois valentes buracos encima e um na tampa lateral e preguei com umas fans rgb xpto bajoras! hahaha
 
Isso não faz nada, no máximo agarra o cotão grosso. Tem que ser filtro de ar decente para reter o pó.

Eu comprei filtros de pó "profissionais" e mesmo assim sempre passa qualquer coisa, mas ainda assim limpava-se fácil (e moro num ambiente demasiado poluido, mora perto de um dos maiores portos exportadores de minério de ferro do mundo e obvio que isso espalha pó de carvão e minério de ferro para todos os lados)
 
sim, algum entra sempre tal como eu disse acima, mas não tem comparação...e tal como tu disseste é só mesmo aquele pó mais fino, com filtros nunca me se criou cotão em lado nenhum.
 
Tenho uma MSI RTX 3070 Venus 3X e achava que estava para o "quente" (67 graus) e cortei-lhe algo como 220mV (está bloqueado a 875mV a 1905mhz), em full load está a 61 graus e com a ventoinha nuns tranquilos 35%, e se lhe retiro o limite.. flutua em media nos 1905mhz mas a 1015mV 67 graus e 45% de ventoinha.. credo que estas gráficas estão muito acima do que suportam...

Primeira vez que faço unvervolt a algo e acabo por fazer OC.. com 1010mV a 100% oscila entre os 1880 e 1905mhz mas, com 875mV fica certinha nos 1920, cheira-me que isto ainda sobe mais um pouco mas 61 graus é muito bom, e isto numa caixa que literalmente teve que levar uma serra circular para montar o GPU, cheira-me que numa caixa decente (fica para Janeiro) com um bom airflow isto vai abaixo dos 60 graus em full load...

Agora descobrir como fazer undervolt ao i7 4790k, isto é, eu sei... mas só sei aquele em que se bloqueia o CPU a 4.4Ghz e à mesma voltagem, está a 1,15V, nada mau, mas gostava que descesse para os 0.08V a 800mhz :D

Agora leio sobre puxar +1000mgz na RAM, realmente dá na boa, e náo parece afectar a voltagem minima, também saltei de 875mV para 850mV e falhou logo, por isso parei nos 875mV.
 
Última edição:
Uma pergunta, uma vez que não entendo nada disto, mas pode dar jeito.

O undervolt, é feito diretamente no windows certo? Ou seja, tem que ser carregado cada vez que se inicia o windows?
 
A melhor maneira, mas também é que requer mais dedicação é no afterburner através da curva de voltagens! Em que defines as voltagens para os vários range de frequências da placa
 
Back
Topo