Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

@cacoelho, neste momento é o que vier à rede, agora se planeias fazer OC e afins é melhor esperar por modelos com melhores dissipadores, as Zotac são um caso engraçado, supostamente usam material foleiro mas também têm 5 anos de garantia, se planeias fazer undervolt é uma opção segura, agora se queres puxar por ela vai depender do qual tolerante és à barulheira :D

@V3ctor, credo.. a minha nem passa dos 62 graus, ora bem, os passos são:

Começas com Core clock - 100 / 200 / 300.. conforme o qual quiseres tentar reduzir e aplicas ,depois Control + F e tens a curva das frequências, olha para frequência máxima do gráfico, por exemplo a minha com o Core Clock nativo está dos 2040mhz, nunca a vi atingir isso com o power limit a 100 e a 100%, por isso com uns - 50 consigo uma curva nos 1980mhz, depois é só escolher a voltagem máxima que quero e alinhar a mesma com a frequência máxima do gráfico, aplicar e já está :D

Resumindo,

- Primeiro vês a frequência nativa, no meu caso foi 2040mhz.
- Reduzes até o valor do core clock até ao que queres testar, aplicas novamente e tens uma nova curva com esse valor máximo.
- Depois é só escolher a voltagem á qual queres bloquear a frequência e já está.

Ignorem os valores, é só um exemplo.

unknown.png

unknown.png

unknown.png

unknown.png


- Voltagem / Frequencias nativas
- Voltagem / Frequencias com a redução do core clock.
- Escolher a que voltagem quero bloquear a frequencia máxima.
- O resultado final, voiá :D

ah, entre o penúltimo e o ultimo gráfico há que aplicar a opção, só depois é que o gráfico se ajusta.
 
@M4N!4K o afterburner é melhor pk através da curva de voltagens da para definires a voltagem para as várias frequências da placa... Bem feito até consegues mais performance com menos voltagem....mas requer paciência....

O Firestorm é mais básico más permite diminuir a voltagem sem usar a curva de voltagem.... Fazes através de um offset... È muito mais rápido de se fazer... Mas podes n conseguir resultados tão bons em termos de redução de voltagem como através da curva de voltagens... Más provavelmente para a maioria da users será suficiente.

Se os consumos são a vossa principal preocupação até podem experimentar a definir uma taxa máxima de fps para os jogos em questão através do Control panel da nvidia...

Por exemplo se tem um jogo a dar 200 fps e o vosso monitor é de 60hz n faz sentido andarem com frame rate tão elevada...
Capam o jogo a 60 ou 62 e a Grãfica já n vai andar a a sugar eletricidade como se n houvesse amanhã para manter frame rates gigantescas
 
@_SkyWaLKeR_, permite-me corrigir-te num ponto, um jogo a correr 200 frames por segundo num monitor de 60hz é muito diferente desse mesmo jogo a correr a 58 frames por segundo (convêm sempre cortar um bocadinho para não levar com rasgos na imagem), embora a imagem possa ser a mesma, o frame time e respetivo input lag são consideravelmente diferentes, a jogar de comando? Não há diferença nenhum, agora a jogar de rato e teclado nota-se.

Já acima de 144 frames por segundo / 144hz já é diferente porque os ganhos em termos de input lag / frame time são exponencialmente inferiores, ai já convém bloquear o GPU a 134 ou 143 frames por segundo (134 para freesync via GPU nvidia e 142 para freesync via GPU AMD ou gsync via nvidia, o primeiro 134 é porque há casos em que entre 135 e 144 frames por segundo há umas falhas na sincronização por estarem muito próximo do limite).

Eu cá bloqueio no geral a 134 e depois varia de jogo a jogo, e tenho reparado que há muito jogo que não bate nos 134, o GPU a navegar nos 40% e o CPU nos 60% (e já que assim é com todos os núcleos), aposto bem que seja um limite da RAM base dos sistema, mas isso já é queixar de pequenos detalhes :D
 
Bem, estive a testar o novo COD, já que ofereceram...

Ora, com o 3950X a 4.2, entrei no jogo, vou às specs gráficas, e começo a puxar tudo para ultra quanto posso. vejo a opção de sacar texturas HD, lá vão mais 40GB.

Liguei RT, DLLS, e...

Epa, devo dizer que isto realmente fica lindíssimo com RT. A primeira missão, na cidade, de noite, andava ali sempre entre os 110/120fps, tendo baixado aos 90 1x, e subido aos 130/140 algumas vezes.

Claro, que muitas vezes simplesmente punha-me a olhar para as poças de água, a ver os reflexos e morria.

Escusado será dizer que quando cheguei ao Vietnam a frame rate já não foi tão simpática e tive que baixar algumas specs (de ultra para high), e o dlls mantive na qualidade máxima.

Stock, a gráfica não passou dos 71/72º, e andava ali nos 1900/1950 (tendo tido um pico de 1980mhz).

Amanhã ligo o segundo cabo, e recebo em princípio o monitor 170Hz para testar isto em condições em jogos.

Mas porra, nunca tinha experienciado RT em primeira mão. Très Jolie!

A ver se estudo a questão dos undervolts etc e tal :D

Ainda me dói, mas já que a comprei, deixem lá aproveitar esta besta! :D
 
Bem, boas notícias, ainda não queimei isto.

Estava a estudar o undervolt, ora.

Sem saber ao certo se é grande espingarda ou não, consegui para já:

1875MHz com 825 mV

O consumo de 350/60 baixa para 316W,

A temperatura estabiliza nos 67º com as ventoinhas da caixa em modo silencioso, e as fans da gráfica a cerca de 76% a esta altura (2125rpm).

obvio que se ouvem bem as ventoinhas da gráfica, razão pela qual coloquei as ventoinhas da caixa a debitar ar a sério.

Com as ventoinhas da caixa em full speed, há uma redução de temperatura para 60º, e as próprias ventoinhas da gráfica reduzem para 2000rpm.

Entretanto nas memórias dei mais 50MHz, não sei se faz grande diferença ou sequer se posso dar mais. Qual a margem de segurança?

Amanhã tento correr alguns benchmarks de jogos para testar stock vs esta config. Para já usei apenas o Heaven.

Edit: pelo sim pelo não já registei a gráfica.... venham os 3 anos extra de garantia :D
 
Última edição:
Amanha testo isto melhor, quero ver se consigo baixar dos 300W sem perder muita performance.

E testar depois em renders, se bem que em renders, se tiver que gastar 400W é 400W e pronto :D
 
Diria que será mais RTX 3060ti 6GB/8GB para 1080p, RTX 3070 8GB para 1440p e, eventualmente, uma RTX 3080 16GB/20GB para 4K. Agora é só mesmo esperar para ver qual a resposta da Intel aos novos Ryzen e depois reformar este 4790k, que suspeito que seja a razão do Max Payne só usar 40% do GPU e também só 40% do CPU, assumo que os 40% sejam mesmo de só usar dois núcleos (ou os 4 mas sem o HT), tenho que alterar o overlay para mostrar núcleo a núcleo, aqui é deve ser mesmo o limite dos 4,4GHz e o baixo IPC.

A resposta da Intel a nível de performance vai ser boa, espera-se 15% a 20% de aumento de IPC, o que é suficiente para ganhar à AMD em quase todas as tarefas que não usem mais de 6/8 cores. O problema é a que custo, nomeadamente consumo de energia, e com que temperaturas.

Não acho interesseante haver 5% ou 10% de ganhos face à concorrência, se é necessário um cooler caro ou se gasta 160w em full load. O 5600x gasta 75w e come tudo o que é jogo com frames elevadíssimos.

Eu tenho aqui jogos em que tive de capar os frames, porque andava a 350-400fps, e sinceramente depois de 200 frames não acho necessário mesmo para jogos competitivos e com monitor de 240hz. Sei que 300fps ou 400fps tem menos lag que 200fps, mas não é lag que mude alguma coisa.

A RTX 3070 também ajuda a não ter limitações :D
 
@cacoelho, neste momento é o que vier à rede, agora se planeias fazer OC e afins é melhor esperar por modelos com melhores dissipadores, as Zotac são um caso engraçado, supostamente usam material foleiro mas também têm 5 anos de garantia, se planeias fazer undervolt é uma opção segura, agora se queres puxar por ela vai depender do qual tolerante és à barulheira :D

Não planeio nem overclock nem undervolt. Primeiro, Não sei fazer nada isso e segundo a minha fonte é de 650 +80 gold modular
É basicamente meter a gráfica, se conseguir, e toca a jogar
@w@rrior se pudesses dar o feedback dessa gráfica agradecia
 
As pessoas exageram um pouco em relação aos componentes das gráficas. É certo que numa gráfica low budget (GTX 1650 super ou 5500XT, por exemplo) há produtos mesmo reles com coolers muito fracos, ventoínhas barulhentas e etc, tudo para poupar custos ao máximo.

Ter mais fases, melhor alimentação e coolers enormes, é bom para quem puxa as gráficas ao máximo e quer aqueles 100mhz ou 150mhz extra de overclock sem rebentar com nada. Para um utilizador normal que faz a sua jogatana sem mexer em nada ou que até puxa uns meros mhz no slider do afterbuner... não vejo vantagens em ter modelos super caros nem é preciso ter medo de zotacs ou outras marcas menos faladas. O GPU continua lá, os cooler são adequados.

Problemas já eu vi em Asus, MSI e outros modelos caros, qualquer uma pode ter.

Agora o que há que ter em conta é que a 3080/3090 consomem muita energia e têm tendência a aquecer, portanto uma caixa com bom airflow e uma boa fonte são muito mais importantes do que escolher um modelo com 40 mil fases, preparado para levar com LN2 e andar a competir com o KingPin em recordes de overclock
 
As pessoas exageram um pouco em relação aos componentes das gráficas. É certo que numa gráfica low budget (GTX 1650 super ou 5500XT, por exemplo) há produtos mesmo reles com coolers muito fracos, ventoínhas barulhentas e etc, tudo para poupar custos ao máximo.

Ter mais fases, melhor alimentação e coolers enormes, é bom para quem puxa as gráficas ao máximo e quer aqueles 100mhz ou 150mhz extra de overclock sem rebentar com nada. Para um utilizador normal que faz a sua jogatana sem mexer em nada ou que até puxa uns meros mhz no slider do afterbuner... não vejo vantagens em ter modelos super caros nem é preciso ter medo de zotacs ou outras marcas menos faladas. O GPU continua lá, os cooler são adequados.

Problemas já eu vi em Asus, MSI e outros modelos caros, qualquer uma pode ter.

Agora o que há que ter em conta é que a 3080/3090 consomem muita energia e têm tendência a aquecer, portanto uma caixa com bom airflow e uma boa fonte são muito mais importantes do que escolher um modelo com 40 mil fases, preparado para levar com LN2 e andar a competir com o KingPin em recordes de overclock

Desculpa mas deixaste-me com um pé atras em adquirir uma. Mas achas que a minha fonte não irá aguentar mesmo que não faça overclock? É que já perguntei noutro post e disseram que aguenta. Até já vi no tópico das fontes de alimentação. A build foi feita literalmente por vocês. (RM650x, r7 3700x 16GB RAM + 3 discos). E queria comprar uma 3080 é mais pela longevidade, queria pelo menos 4 anos. Se eu comprar uma 3070 por exemplo e provavelmente daqui a 2 anos fica desatualizada, irei que comprar outra gráfica. Ora se comprar 3070 e trocar 2 anos depois fica-me mais caro do que comprar uma 3080 que deve durar 4 anos, espero que dura.
 
Se comprares uma 3070 daqui a 2 anos continua perfeitamente capaz. Até uma 3080 irá estar desatualizada por essa ordem de ideias.

Se vais jogar a 1080 por exemplo, chega bem a 3070, e a fonte também :)
 
@Morais a minha 3080 tem estas temperaturas por causa da caixa....

A FT02 é boa para gráficas tipo blower, estas com várias fans perco performance.. já com as 2x 7970 notei isso...

God damn it, ainda vou ter de comprar uma caixa nova alem de cpu+mobo+ram (ainda indeciso, como jogo a 4K qualquer cpu dá para aquilo)

Obrigado pelo tutorial a ver se logo dou uma vista de olhos...
 
Uma 3070 ou 3080 ou até mm uma 3090 devem fi ar desatualizadas mãos ou menos na mesma altura..... Pode haver um ou outro jogo já lá pro fim que secalhar ande aceitávelmente numa 3080 e numa 3070 não.... Mas acho k no geral vão desatualizar na mesma altura
 
Epa, eu estou a testar apenas com o heaven para já. Que mais utilizam?

Todos os testes foram com as fans da caixa a 100%

STOCK:
Gasta 350W,
bate nos 1900mhz uma ou outra vez.
71º

score 3772
FPS médios - 149.8
FPS min - 42.4
FPS max - 309.4

Ligeira afinação para procurar o daily use.
1755mhz @ 775mV
Memory +102MHz
270w max, 260W média
58 º

Score 3686
FPS médios - 146.3
FPS min - 42.7
FPS max - 299.1

Para já é como fica. Com mais tempo tento encontrar a melhor configuração para performance.
 
Não planeio nem overclock nem undervolt. Primeiro, Não sei fazer nada isso e segundo a minha fonte é de 650 +80 gold modular
É basicamente meter a gráfica, se conseguir, e toca a jogar
@w@rrior se pudesses dar o feedback dessa gráfica agradecia
Mais logo ao fim da tarde já a devo montar e deixo feedback.
No entanto posso adiantar que não fica nada a dever em termos de qualidade de construção a marcas mais conhecidas como dizem. A placa tem um Cooler massivo e é bem pesada, mais até que a MSI 2080 Trio que tinha até ontem.
A única reserva que tenho é mesmo o barulho que fará pois as fans são de diâmetro inferior
 
Mais logo ao fim da tarde já a devo montar e deixo feedback.
No entanto posso adiantar que não fica nada a dever em termos de qualidade de construção a marcas mais conhecidas como dizem. A placa tem um Cooler massivo e é bem pesada, mais até que a MSI 2080 Trio que tinha até ontem.
A única reserva que tenho é mesmo o barulho que fará pois as fans são de diâmetro inferior
Quanto a barulho devo dizer que experimentei meter as fans da minha a 100%, e assustei-me. Parecia ter uma mini motosserra dentro da caixa.

Não quero mentir até porque me preocupei mais em desligar, do que verificar as RPM, mas acho que passava das 3000 :whistle:
 
Deixa estar. A minha cabeça já está derretida em decidir qual gráfica meter, procurar o stock nas lojas que enfim...
Vou meter a 3070, já tenho aqui ao meu lado e não me preocupo na fonte Watts. etc. Era para devolver porque estava um pé para as AMD mas o stock, não há e parece se estão a queixar do cool whine. Meto a 3070 e preocupo daqui a 2 anos se irei ter que investir noutra gráfica e talvez fonte.
 
A minha zotac 3080 nc as fans chegaram a fazer barulho k se oiça... Mas tb tenho a caixa no chão e super ventilada... So na tampa láreral s logo 4 fans d 14cm a mandar ar pra dentro...
O único barulho atualmente que me irrita é coil whine da fonte... Fdx com 2x570 em sli a puxar quase 900w da tomada nc fez barulho.... Agora é k lhe deu para fazer coil whine....

Cotudo hoje já deve chegar uma Asus Thor 850w... So rezar para k não faça coil whine Senao vai de volta ao remetente!
 
Back
Topo