Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

@_SkyWaLKeR_ , por acaso tinha curiosidade em perceber como fazer isto de minar, para ver se compensa algo, mais que não seja para ir pagando aos poucos o investimnto :P
Como tenho de deixar o pc a trabalhar para as aulas da miuda, assim como assim, fica a trabalhar de fundo durante o dia e a noite desligo.
 
Epa eu passei ontem aqui na secção de mining do fórum... Fiz um pouco de leitura e pedi lá para me esclarecerem alguma coisas e lá me safei...

Ao início parece um pouco intimidante pk requer que faças determinadas escolhas e abras uma conta para guardar las as tuas coins etc... Mas dps com paciência vais lá.... Tive a recolher informação ontem à noite e hj de manhá já tava a minar...

O maior stress foi o meu antivírus k n deixava a gráfica aceder a net apesar de eu ter metido o programa de Mining na whitelist... Mas dps de uma meia hora de volta do assunto lá dei com o problema e resolvi [emoji23][emoji23]
 
Última edição:
ok, obrigado pelas dicas. Tenmhho de ir a procura do topico aqui no forum entao, ;)
Isto já agora, a 3080 é coisa para fazer quando por dia?

Do que andei a ver, tenho ideia de que uma gráfica isolada (neste caso a 3080), num "home pc", dificilmente dará mais que 5€/dia, se os der. Isto porque, 1º a máquina gasta mais que uma máquina com um cpu mais fraco etc etc, montada e optimizada apenas para mining. 2º, dificilmente temos a máquina a trabalhar 24h em mining, pois queremos jogar, youtubes, etc etc, utilizar a máquina.


Ou seja, até te pagar o investimento demora...

Agora, se conseguires que te dê um luco de 50€/mês.. epa, sempre são 50€ para ajudar a pagar despesas. Agora, se compensa ter a máquina ligada 24/7, para tirar apenas 50€ no final do mês? já depende de cada um...
 
102.5 Mh/s com 228w, mem max afterburner 1500, Tjunction 90ºC
100 Mh/s com 220w, mem afterburner 1300, Tjunction 88ºC
GPU 1500Mhz, 0.725mv 51 ou 52 graus (depende dos mhz das mem's que referi acima), fan 60% ambos os casos, custom curve.

Com os stock pads, TJUNCTION fazia 106 a 110ºC, isto no meu caso.

A jogar seja stock ou não, não há razão de alarme.
 
"ah e tal isto do mining é uma vergonha"
"ah e tal como é que faço mining, afinal?"

Aplica-se a muito boa gente, e alguns até conheço
Não acho o mining uma vergonha, não tem razão alguma para ser uma vergonha. Acho aborrecida, sim, a situação criada por causa do mining.

Agora, se tenho uma gráfica que poderá render uns trocos extra nos tempos mortos, a curiosidade surge, obviamente.

Falo por mim, não condeno obviamente quem pense de maneira diferente.
Pessoalmente, se tenho HW que o permite e se não gastei dinheiro para esse propósito...why not ?
Agora gastar de propósito para mining.... não condeno, mas não é a minha onda digamos :)

Edit - Ainda por cima em teletrabalho uso mesmo a minha maquina pois a pequena está no portátil, é que nem tenho o pc ligado de proposito...
 
Última edição:
estou a ver. 8/10€ em 24E, mas subtrair o consumo.. vá.. 1Kw por cada 3 horas.. dá 8Kw nas 24h...a uma media de 30 centimos.. dá +- 2,5€..pode ser que se saque 5€ por dia limpos em 24h.. não é mau.. ainda era +- 150€/mes mas.. penso que não vou desgastar à toa a grafica para tal.. até porque se fosse seria meia dúzia de horas por dia.. devia ser 1 a 2€ .. naahhh.... fora de questão.. prefiro longevidade e saude, que inventar.. até porque não teria propósito para tal.
Mas obrigado pela explicação rápida de valores ;)
Já quando foi do folding e era para uma causa maior, acabei por parar pois o consumo de luz ainda se fez sentir ligeiramente nesse mes... quanto mais destruir em minanços..
 
Falo por mim, não condeno obviamente quem pense de maneira diferente.
Pessoalmente, se tenho HW que o permite e se não gastei dinheiro para esse propósito...why not ?
Agora gastar de propósito para mining.... não condeno, mas não é a minha onda digamos :)

Exacto. Tenho aqui uma gráfica que comprei para trabalho. Se além de ganhar dinheiro a trabalhar eu activamente na minha área, puder ainda render-me dinheiro enquanto estou a dormir ou a coçar o esquerdo.. why not?

Ir investir para este propósito? epa.. não me parece.

@VrumVRum pois, estou com essa mentalidade, quero estudar o tema porque por mim, se conseguir tirar 50€/mês, serve para pocket money, comprar um jogo, comprar cuecas, sei lá. Na pior das hipóteses para guardar, who knows.
 
102.5 Mh/s com 228w, mem max afterburner 1500, Tjunction 90ºC
100 Mh/s com 220w, mem afterburner 1300, Tjunction 88ºC
GPU 1500Mhz, 0.725mv 51 ou 52 graus (depende dos mhz das mem's que referi acima), fan 60% ambos os casos, custom curve.

Com os stock pads, TJUNCTION fazia 106 a 110ºC, isto no meu caso.

A jogar seja stock ou não, não há razão de alarme.
Que thermalpads usaste? Qd chegar o verão estou a pensar mudar os meus, pois nessa altura deve ser mais difícil manter a placa fresca a fazer mining.
 
Já tive a ver parece ser acima da média com uma transferência térmica de 12W/mk.

Já agora outra questão... Tiveste que repor a massa térmica do GPU ou deu para aproveitar a que já lá estava?
 
Já tive a ver parece ser acima da média com uma transferência térmica de 12W/mk.

Já agora outra questão... Tiveste que repor a massa térmica do GPU ou deu para aproveitar a que já lá estava?

Removi.

Boas, em termos de pads qualquer coisa de 6W/mk para cima já é bom e superior ao de origem.
Nem todas as 3080 têm pads da mesma espessura, nem são todos iguais consoante o local onde são aplicados, ter isso em conta.
No meu caso, apenas troquei á frente e atrás na zona das memórias, VRM não mexi e os que coloquei foram mais espessos, logo tive de a espremer bem :biglaugh:...

Da primeira vez que a abri fiquei ligeiramente com piores temps no gpu pois não ficou a fazer contato convenientemente face á espessura a mais dos pads.
Ter também atenção aos pads das memórias para não ficarem muito junto ao shim do gpu pois se ficarem dessa forma podem ficar "encavalitados" e ficar ainda pior.

Em termos de massa térmica da ultima vez que a abri coloquei kryonaut, mas antes tinha colocado NT-H2, entre as duas noto 1 a 3 graus de dif no máximo (kryonaut melhor) logo até podem assumir isso como margem de erro.

A pasta térmica usada nas vga's de origem é superior á de origem dos cpu's, quem quer trocar com a fezada que vai fazer milagres, pelo menos em vga's mais recentes, desengane-se, pode ter melhorias mas ligeiras, obviamente que também vai variar da sorte que tenham com o mount de origem da vossa vga, se for ranhoso vão ver diferença maior

Neste momento a escrever este post, a trabalhar e a minar fan's 60%.. temperatura ambiente estes dias diminui devido ao Karim :P, com o ultimo HWinfo já temos o gpu hotspot, uso sempre como referencia a GPU temperature pois é com essa que comparo com stock
 
Back
Topo