Nvidia RTX Ampere 8nm - Diário de Bordo

se isso for a minar as temps das tuas RAMS estao excelentes...
ja tive a ver a minha zotac e nos vmrs nao tenho k me preocupar, pois os mesmos tem os seus proprios heatsinks la colados, nao sao arrefecidos pelo heatsink principal... vou por isso musar os thermal pads nas RAMs e um k existe no backplate tambem.
Por acaso mesmo antes de ter visto este teu post ja tinha encomendado kryonaut grizzly...

vou so mesmo trocar porque tem que ser, quando abrir a placa e nao porque sinta que a que la esta não esteja a fazer o seu trabalho...alias se nao fosse o mining nem iria mexer em nada, pois ate estou bastante satisfeito com as temps desta placa, vai ser inclusive a minha primeira grafica em mts anos que não vai levar com liquid metal :D
 
ya mas ai esta eu com apenas +600 tou a atingir 92 a minar.... a jogar nc passa dos 75C.... se conseguir baixar as temps para menos de 90C e com um OC ligeiramente mais agressivo vai compensar
 
Hoje foi dia de mudar os thermal pads e a pasta da gráfica...
Agora consigo fazer mining com temps consideravelmente mais baixas... Até deu para esticar o OC da RAM de +650 para +950 e mesmo assim ainda ter temperaturas mais baixas....

Tinha por aki uns heatsinks de nvme... Pus uns quantos mas zonas mais quentes do backplate tb... Não sei até k ponto farão diferença... Mas se baixarem nem k seja 1 ou 2C nakeles períodos de mining intenso já n é mau [emoji23][emoji23].

Guardei os pads originais para caso algum dia tenha que enviar para a garantia [emoji102]

BTW a Zotac não pôs nenhum selo de garantia na placa.... O que facilitou a desmontagem pois não tive que me preocupar com o dar cabo de algum selo...

Amanhã a tarde já vou testar uns jogos para ver como ficaram as temps nos jogos [emoji102]
 
Última edição:
grande operação de barriga abeerta :P
Gostava de fazer o mesmo à minha.. mas nao tenho coragem .. alias, nunca abri nenhuma grafica..
 
não foi muito dificil, apenas precisou de paciencia... mas comparado com as placas que abri anteriormente foi um pouco mais complexo, especialmente por causa do backplate.... quem não quiser mudar os pads do backplate tem a vida mt mais facilitada, pois basta remover 6 parafusos e ja tem acesso ao GPU neste modelo da Zotac..

para ter acesso ao backplate são mais uns 7, sendo que 2 deles se encontram nas costas da placa....e para ter acesso aos vrms são mais 3.... sinceramente so mudei os thermalpads dos vrms, porque tinha thermal pads a mais...e ja que tinha aberto a placa aproveitei para mudar...nem faço a mínima ideia se os vrms tinham temperaturas altas ou não...mas tendo em conta que a placa costuma tar com OC quando jogo, ate pode ser que tenha melhorado alguma coisa :D
 
2mm.
Inferior a isso n da!
Tinha metido 1,5mm mas n fez bom contacto... Por sorte tinha cá uns iguais de 0,5mm e acrescentei mais uma camada...

Mas se fores meter na tua 3090 compra logo 2mm
 
Atencao que a 3090 tem memorias do outro lado do PCB e a 3080 não, logo a espessura dos termal pads deve ser menor.

Para a 3090 faz mais sentido reforcar dissipação do outro lado.
 
Mm na traseira pode meter 2mm a vontade... Na pior das hipóteses pressiona os mm c um pouco mais de força... Eu na minha na traseira substitui com thermalpads de 2mm e mm assim já tava a ver k por pouco n faziam contacto...

Por isso mesmo que tenha lá os chips da RAM a espessura dos mm não é assim tanta até ao ponto de requerer que compre de propósito pads com menos espessura para a traseira..
 
bem, descolando os que estão na pior das hipóteses coloca-se outravez haha

vou ainda estudar o caso. Como não tenho estado a minar, não é tão urgente quanto isso. Mas se ajudar a ter a bichana mais fresca, é sempre bom :D
 
Ainda estou para ver o resto dos artigos.

New Test Series in my Lab – Thermal Pads on a GeForce RTX 3080 Reference and Brute Differences | Teaser​

All pads are not equal in quality, that’s not a news. But I can already hint and spoil in my function as padman, that money also cools. The hot GDDR6X on a NVIDIA GeForce RTX 3080 is suddenly 50% cooler? This is not a dream or a stupid marketing bubble, because it can be done. Unfortunately, it also costs a lot of money. But there are also the important steps in between, which are suddenly much cheaper to have and still bring decent improvements. That’s exactly where I’m going with my first article tomorrow and more to follow.
https://www.igorslab.de/en/new-test...80-reference-and-brachial-differences-teaser/
 
Realmente esse thermal pads tão "esponjosos" já era tempo das marcas usarem algo de maior qualidade especialmente qd se trata de gddr6x que aquece bem. Agr diga-se que isso estava pensado para sessões gaming que não puxam a memoria como no minning mas...

Os thermal pads do backplate normalmente sao mais finos não me admirava que fossem 2mm para os normais da fr, e metade 1mm atras visto que não precisa de tanto espaçamento dos components atras.

Cps
 
Hoje foi dia de mudar os thermal pads e a pasta da gráfica...
Agora consigo fazer mining com temps consideravelmente mais baixas... Até deu para esticar o OC da RAM de +650 para +950 e mesmo assim ainda ter temperaturas mais baixas....

Tinha por aki uns heatsinks de nvme... Pus uns quantos mas zonas mais quentes do backplate tb... Não sei até k ponto farão diferença... Mas se baixarem nem k seja 1 ou 2C nakeles períodos de mining intenso já n é mau [emoji23][emoji23].

Guardei os pads originais para caso algum dia tenha que enviar para a garantia [emoji102]

BTW a Zotac não pôs nenhum selo de garantia na placa.... O que facilitou a desmontagem pois não tive que me preocupar com o dar cabo de algum selo...

Amanhã a tarde já vou testar uns jogos para ver como ficaram as temps nos jogos [emoji102]

Gostei de ver as fotos, não parece ser complicado mas é preciso paciência e tempo.
Ando a pensar seriamente em colocar watercooling na minha 3090, com tempo quente a chavala anda a aquecer bem.
Ainda não tive coragem de desmanchar … mas assim já ajuda um bocado.
 
Eu ate percebo porque eles não investem nos pads......é k melhores dao os pads da ram mais calorbé transferido para o dissipador, o que faz aumentar em 2 ou 3C a temperatura dos gpu.... O que é suficiente para fazer perder uns pozinhos nos bemchmark e ficar atrás da graficande outro AIB.... Pois estas graficas por vezes um par de graus é suficiente para baixar ums 15 ou ate 20MHz... O que na pratica nem se nota, mas nos bemchmarks das reviews jabé suficiente para ficar atras [emoji23][emoji23]
 
Já publicou, mas só estou a ver os da Alphacool

Thermal Pad tested on the NVIDIA GeForce RTX 3080 – Four Reference Pads and brachial Temperature Drops of the hot GDDR6X down to 50%!​


03-Price-Performance.png

https://www.igorslab.de/en/thermal-...ial-temperature-rise-of-the-hot-gddr6x-to-50/

Mas basicamente a imagem acima quer dizer que o Alphacool Rise Utra Soft 7 W/(m*k) é o que tem melhor custo/benefício, dado que os Eisschist são bastante mais caros

01-Temperatures.png
 
Eu ate percebo porque eles não investem nos pads......é k melhores dao os pads da ram mais calorbé transferido para o dissipador, o que faz aumentar em 2 ou 3C a temperatura dos gpu.... O que é suficiente para fazer perder uns pozinhos nos bemchmark e ficar atrás da graficande outro AIB.... Pois estas graficas por vezes um par de graus é suficiente para baixar ums 15 ou ate 20MHz... O que na pratica nem se nota, mas nos bemchmarks das reviews jabé suficiente para ficar atras [emoji23][emoji23]
Nao partilho o mesmo feedback, com a troca de pads nao piorei a temp do gpu, da 1a vez sim mas como usei pads mais espessos nao ficou bem o contato no cooler (visivel na massa termica quando desmontei) , tive de apertar melhor a rapariga 😁... refiz o processo e ficou perfeito.
Usei de 13W/mk.
 
Back
Topo