[Media Player] Nvidia Shield 4K HDR

@_lamy_

Da mesma forma que dizer que teclas direccionais está bom e chega porque Android TV foi pensado dessa forma ou porque nem é preciso já que tem reconhecimento de voz, também é uma opinião/gosto pessoal e vale o que vale, parece-me que mais opções (o que está a ser discutido é precisamente o ter tudo num comando out of the box) de forma a agradar a mais pessoas não faz mal a ninguém, mas pelos vistos aqui isso é visto como um problema.

Até tinha mais algumas questões relacionadas com a Nvidia/Android TV mas já percebi que a malta aqui levou a peito a critica ao comando, nem vale apena questionar mais nada e logo descubro por mim. ;)
 
Ora deixa ver as boxes com S.O. desenvolvidos só para TV: Android TV; Apple TV; fire TV; Roku TV.
Comandos remotos das Boxes OFICIAIS com estes S.O. todas tem em comum comando por voz.
Nenhum tem air mouse.
Nenhuma tem teclado.

Será que os desenvolvedores fizeram um pacto em comum?
Ou é tudo burro?

É difícil agradar a gregos e a troianos ao mesmo tempo.
Simplesmente eles pesaram os prós e contras e a maioria é que prevalece.
 
Pois, se calhar é tudo burro mesmo ou então como já disse antes os que ditam tendências estando como Smart TVs nas TVs se calhar a base é o comando básico que vem com a TV ou sai mais barato assim, logo... :rolleyes:

Mas só porque os outros acham que assim é que é o consumidor é obrigado comer e calar ou a não ter opinião? Essa agora, se fosse seguir a lógica do que aquilo que o mercado dita é que vale e é que é bom, a TV que tinha na sala agora seria um LED Edge lit 4K/HDR qualquer com não sei quantos nits... :neutral:

Mas não se preocupem que se arranjar uma Nvidia Shield arranjo eu um air mouse com teclado à parte e assim vocês já podem comprar aquilo que o mercado quer. :D
 
Isto tornou-se uma discussão parva. A box não tem air mouse. Quem quiser usar tem que arranjar outra forma.
@bseixas respondendo às tuas perguntas:

Encontram alguns defeitos?
Para o meu uso não. Uso maioritariamente com o kodi, com um share montado por NFS. Tenho O kodi com resolução 1080p e audio passthrough para ser a TV a fazer o upscale e o AV a descodificar o audio.
Também uso bastante o conjunto chrome+vlc+acestream. E aqui sim, sinto necessidade de um rato, mas tenho um teclado mkplus, que já tinha do htpc.
De vez em quando também uso o Netflix e Youtube via shield em vez da app da TV, só porque sim.
As diferenças no netflix shield vs. app tv são hdr10 vs. dolby vision e dolby digital atmos vs. dolby digital plus.
Uso também bastante o Google Assistant ligado ao home-assistant para controlar a parte da casa que já é inteligente.

Se fosse hoje voltavam a comprar ?
Sim.

O remote é air mouse ?
Não.

É suposto receber o Android 8.1 algures este ano, certo?
Tenho ideia de ter ligo algures que a shield já não irá receber mais updates de à versão do android. Sem certezas, só confirmando.
 
@_lamy_

Também acho mas não fui eu que levei a conversa por este caminho, aliás, nem pensei que algo que pelos visto só eu tenho interesse em ter em Android TV desse para tanta conversa. :-D

Fala-se em alguma versão nova da Shield para este ano ou nem por isso?
 
@_lamy_
Fala-se em alguma versão nova da Shield para este ano ou nem por isso?

Não li nada acerca disso. Não tenho acompanhado as últimas novidades do hardware, mas tenho ideia que neste campo a shield ainda está bastante actual.

Especulando: A primeira versão saiu em 2015 e a segunda em 2017, por isso, diria que só em 2019 é que deverá ser actualizada, isto se for.
 
@_lamy_

Faz sentido mas também se não for actualizada então esta de 2017 ainda é capaz de receber mais um update ou não ? Quantos updates para a versão seguinte em Android TV recebeu a primeira versão da Shield e em quantos vai a versão actual?
 
Actualizada tem sido, mas para acrescentar funcionalidades e corrigir bugs.

Mas fazendo agora uma rápida pesquisa por "nvidia shield tv android 8" encontrei isto:

"
(...)
Thankfully, though, Daniel says that Nvidia will be delivering Oreo on the Shield TV this year, but there’s no more specific time frame.
Why the delay? Apparently, Nvidia isn’t satisfied with Oreo on Android TV just yet. Daniel says that Nvidia is “making a lot of change with Google” to this update, mainly to fix the new interface.
(...)
It seems that Nvidia’s main problem with Oreo right now is app support, as the new interface changes things so dramatically that developers have to update their apps to better support it.
"

E isto:

"
At MWC, we finally got to see the new update in action on the NVIDIA Shield TV and the Xiaomi Mi Box, two of the most popular Android TV sets. Complete with a new UI and the newest features of Android Oreo in tow, the update was highly anticipated. Previously, the update was only available on the Nexus Player, which hasn’t been available for purchase for well over a year now.
"
 
@abraxas888 por isso é que esta box é para quem quiser o que muitas não oferecem.
Para quem não tiver um receiver AV e o interesse seja só streaming de conteúdo "duvidoso" logicamente que não é preciso comprar um "Mercedes", um "Dácia" serve.

E como este é o tópico da NVIDIA Shield TV e serve para tirar dúvidas sobre a box em causa.

Para esclarecer ela faz passagem de áudio HD para um receiver AV, faz auto frame rate (ajustasse a todo tipos de vídeos de frames diferentes), é a única box Android que pode ser usada como servidor de plex, dá para jogar através da loja online da NVIDIA jogos de PC, e também dá para fazer streaming e jogar os jogos de um PC local (que tenha placa GeForce) e é a box Android mais potente do mercado, só para exemplificar a Nintendo switch usa o mesmo processador (NVIDIA Tegra X1).

Para quem não quiser nada disto, o melhor é ir ao stand da "Dácio".
Duvidoso? Estamos a dar opiniões, a debater, a ver e a analisar tecnologia versus características em relação ao valor e formação de preço. Porquê essa "agressividade" toda, creio e considero que todas as opiniões são válidas, necessárias. Não há necessidades válidas e outras inválidas.
 
Duvidoso? Estamos a dar opiniões, a debater, a ver e a analisar tecnologia versus características em relação ao valor e formação de preço. Porquê essa "agressividade" toda, creio e considero que todas as opiniões são válidas, necessárias. Não há necessidades válidas e outras inválidas.
Bom, calma aí.
A resposta é o tema da conversa foi com o @abraxas888 e por mim e ele ficamos esclarecidos e o mesmo não se propagou.
Agora não é preciso estar a atear fogo.

Ficou esclarecido, por isso é deixar estar que está bem.
 
@bseixas

Podes discordar do que tu quiseres, mas tens de compreender uma coisa. O Android TV não foi feito para Air Mouse e como já demonstraram aí, nem as boxes da concorrência o foram. O UI foi desenhado a pensar em navegação com teclas direccionais e acredita que mais tarde ou mais cedo, usares um Air Mouse com este UI, ias arranjar mais formas de te queixar que não conseguias fazer X ou Y ou que não era tão prático fazê-lo. A navegação é desta forma por um motivo e não vai mudar, deal with it, ou compra outra box.

E eu já disse e repito, o comando da SHIELD é muito fraco e muito básico, mas não é pela falta do Air Mouse. Eu normalmente até uso o da TV por HDMI-CEC porque me dá mais funcionalidades. Só uso o da NVIDIA quando quero uma navegação mais rápida (pois o CEC é um bocado lento a responder).

E se queres defeitos eu aponto-te alguns do meu ponto de vista:
  • Não gosto da forma como a NVIDIA faz controlo de qualidade dos updates e na forma que lança updates. Demoram muitos meses a lançar um update e focam-se demasiado em features grandes que pouca gente quer, introduzindo mais bugs, e deixando bugs importantes que existem desde a primeira versão por corrigir.
  • A box sempre teve problemas no que toca ao color-space e cada update lançado até hoje tentou corrigir isso. Está melhor que o que estava no inicio mas ainda não está perfeito. Algum banding ainda é visível e depende do color-space seleccionado. Em alguns casos é preciso andar a trocar manualmente conforme o tipo de source, o que é uma seca. Supostamente o Oreo tem APIs que ajudam com isto mas ainda estamos à espera do mesmo...
  • Nem todas as aplicações trocam o framerate automaticamente para fazer match ao do vídeo, isto é algo que a NVIDIA não pode fazer nada e depende dos devs de cada app (acho que a app da Netflix não tem). Assumindo que sabes o que é isto, é uma valente bosta as apps não suportarem isto. E mesmo assim em certos casos acho que não funciona 100%. É outro problema que a box sempre teve desde o início e demorou à NVIDIA meses/anos a melhorar No que toca à resolução é igual, nem todas as apps suportam (case in point, Netflix). O problema disto? Em vez de teres a TV a fazer upscaling de um vídeo 1080p para 4K (por exemplo) é a própria app da Netflix que o faz e os algoritmos de upscaling da TV são na maioria dos casos bastantes superiores (melhor qualidade de imagem).
  • Não suporta Dolby Vision nem YouTube 4K HDR. Nem toda a gente precisa mas há imensa gente nos fóruns da NVIDIA a requisitar tal funcionalidade. Há quem diga que isto é possível implementar por software, outros dizem que só com hardware novo.
  • Defeitos mais técnicos, não tem suporte para SMB v2/v3 nem NFS. Para quem tem um NAS isto é importante.
E podes colocar as questões que tu quiseres que a malta responde na mesma, ninguém guardou rancor. Fire away...
 
Última edição:
@Nazgulled

Não foi assim tão difícil pois não? Esse era o primeiro post que devias ter feito aqui sobre a discussão, não aquele que ficou lá para trás...

Aquilo que tu tens que compreender e parece que mesmo após o ter repetido já por mais que uma vez aqui te está a passar ao lado, é que eu estou a usar um air mouse numa box com ROM Android TV actualmente e a minha opinião aqui é com base nisso, não naquilo que o mercado aponta, no que outros dizem, no que a Google acha ou em teoria.

A UI de Android TV não foi feita a pensar em air mouse mas funciona melhor com um, mas é só a minha opinião e mantenho na integra a critica de que para o que a Nvidia Shield custa devia ter um comando mais abrangente que não fazia mal a ninguém, além disso lá pela Google pensar o Android TV desta forma não siginifica que um OEM não possa evoluir a coisa, aliás, a Nvidia fá-lo precisamente com a Shield noutros aspectos e não vejo ninguém a queixar-se disso, logo não seria nenhum drama se o comando fosse além do "funciona tá bom".

---

Mudando o rumo da conversa que já cansa, vocês usam o "channels" para IPTV com o TVirl ? Que experiência têm tido? Ou existem soluções melhores?
 
@bseixas
...
[*]Nem todas as aplicações trocam o framerate automaticamente para fazer match ao do vídeo, isto é algo que a NVIDIA não pode fazer nada e depende dos devs de cada app (acho que a app da Netflix não tem). Assumindo que sabes o que é isto, é uma valente bosta as apps não suportarem isto. E mesmo assim em certos casos acho que não funciona 100%. É outro problema que a box sempre teve desde o início e demorou à NVIDIA meses/anos a melhorar ...

Isto é algo que nunca percebi bem, a Mi Box tem o mesmo problema, (bem como todas aquelas boxes baratas mas isso já seria de esperar) já a Fire Tv ou mesmo um Firestick 1º geração não tem problemas de framerate (pelo menos nas apps que testei). Não poderá estar relacionado com o sistema operativo android tv? De outra forma porque razão os devs após detetar o problema não o corrigiriam?
 
@bseixas

  • Nem todas as aplicações trocam o framerate automaticamente para fazer match ao do vídeo, isto é algo que a NVIDIA não pode fazer nada e depende dos devs de cada app (acho que a app da Netflix não tem).
Sim isso é das apps, porque no kodi fiz experiência com 23.976fps; 24fps; 25fps; 29.97fps; 30fps; 50fps; 59.94fps e 60fps.
Tudo corre bem, mas no VLC não.
Ou seja no kodi a TV automaticamente muda a taxa de Hertz, enquanto no VLC não.
A netflix no nvidia também dá bem, em comparação ao netflix da xiaomi mi box jã não.
  • Defeitos mais técnicos, não tem suporte para SMB v2/v3 nem NFS Para quem tem um NAS isto é importante.
SMB só v1, mas NFS dá no kodi.
Tenho tudo num NAS e acesso no kodi ao NAS através do NFS.
No VLC só por SMB e UPnP.

Sobre color-space não noto nada de anormal, mas também pode ser por a minha TV ser 1080p.
Dolby Vision como já tinha referido a minha TV é 1080p, não tem.
 
Eu agora não posso testar porque já não tenho Netflix, mas a última vez, foi à mais de um ano.
Mas como também já foi referido aqui que com novas actualização eles corrigirem umas coisas e outra estragam, não sei se foi o caso.

Sobre o fire TV não sei se o Netflix dá cá em Portugal.
Pois a Amazon não vende para cá, o que dificulta a compra.

E pelos preços que praticam é um concorrente do Xiaomi mi box, pena é não fazem passagem de áudio HD, para quem tiver receiver AV.
 
Eu agora não posso testar porque já não tenho Netflix, mas a última vez, foi à mais de um ano.
Mas como também já foi referido aqui que com novas actualização eles corrigirem umas coisas e outra estragam, não sei se foi o caso.

Sobre o fire TV não sei se o Netflix dá cá em Portugal.
Pois a Amazon não vende para cá, o que dificulta a compra.

E pelos preços que praticam é um concorrente do Xiaomi mi box, pena é não fazem passagem de áudio HD, para quem tiver receiver AV.

Fire TV só ebay, amazon.de com parcel forwarding ou como eu fiz ter um amigo/familiar que traga. Tenho mi box no quarto e a fire na sala, a diferença que salta logo à vista é a dos frame rates que pelos vistos também afecta em parte a nvidia.

Netflix não testei porque uso na TV mas se o problema dos frame rates não é do OS, não compreendo o que leva, por exemplo uma VLC a não corrigir o problema. Para além do kodi (que não utilizo basicamente) há outras apps como a Sling ou Espn que já testei até em boxes de 30€ e correm na perfeição depois há apps que mesmo em boxes com todas as certificações oficiais são problemáticas no que ao frame rate diz respeito... mistério hehe.
 
Para além do kodi (que não utilizo basicamente) há outras apps como a Sling ou Espn que já testei até em boxes de 30€ e correm na perfeição depois há apps que mesmo em boxes com todas as certificações oficiais são problemáticas no que ao frame rate diz respeito... mistério hehe.


O que para ti é correr na perfeição? Qual é que é suposto ser o refrescamento de algo transmitido pela ESPN?
 
Back
Topo