[Media Player] Nvidia Shield 4K HDR

Julgo que já tinha comentado sobre o facto da ventoinha da minha Shield (2017 - 16GB), estar continuamente em funcionamento e a fazer um ruído semelhante à das que se aplicam nas placas gráficas de 2.000€, com alimentação de meio kW. Além do ruído, a superfície do equipamento aquecia de tal forma, que não permitia sequer que se lhe tocasse durante alguns segundos. O equipamento também reiniciava frequentemente, e sem motivo aparente. A própria pen USB, que usava como armazenamento externo, desconetava de forma intermitente, e ficava também extremamente quente.

Admiti sempre que se tratasse de uma faulty unit, e como está para sair a nova Google Sabrina, que acredito possa ser uma alternativa interessante (para o meu tipo de uso) À Shield, decidi fazer uma limpeza interior do equipamento, antes dele ir para À reforma :)
Eis o que encontrei:






Em resumo, a zona de descarga da ventoinha, e que é contígua ao dissipador do processador, estava completamente colmatada devido à acumulação de pó. Removi o pó, substituí a massa térmica do processador, e remontei.
Resultado, com cerca de 2h de uso: Ventoinha inaudível e temperatura da superfície exterior do equipamento, ao toque, perfeitamente tolerável

Nota: Desmontagem conforme:

Fica registada a dica, a quem suceder o mesmo problema.
 
Última edição:
Epá como entrou assim tanto pó ao ponto de bloquear tudo?
Até parece que usavas a box como aspirador. [emoji1787]

Sinceramente não sei. No meu caso, a Shield está numa prateleira junto ao pavimento, completamente isolada dos outros equipamentos. Parece-me defeito de conceção. A perda de calor pelo dissipador está excessivamente dependente da ação da ventoinha, e a mesma, a jusante, tem um canal muito estreito, que facilmente colmata conforme é visível nas fotos. Podiam ter posicionado a grelha de entrada, de forma a promover a circulação natural de ar sobre o dissipador.

Há vários anos que outros utilizadores se queixam do mesmo no forum da Nvidia, e o despiste sugerido passa sempre por alterações ao nível do software. Deviam deixar em aberto a possibilidade de desmontar o equipamento, para proceder à limpeza. Comigo funcionou muito bem. Já tenho máquina para mais alguns anos :)
Nota: Além disso, talvez a Google Chromecast não seja bem capaz de substituir a Shield, mas vamos esperar pelas reviews...
 
Tenho aqui uma pequena dúvida que penso que me podem ajudar..

Tenho a Nvidia Shield TV Pro 2019, eu passo a vida a pegar num disco externo de 2.5" e a meter lá coisas, vejo na TV com a Shield, repetir o processo...

Isto não seria mais fácil em ter em rede (NAS) algo sempre disponível para ser acedido? A minha questão aqui é, dado que vai servir apenas para armazenamento, não faz diferença a qualidade da NAS certo? Dado que vai ser a Shield a fazer a reprodução, apenas necessita de saber o local onde ir buscar os ficheiros para reproduzir.

Isto vale alguma coisa?

Obrigado!
 
Sim, é o ideal ter tudo partilhado em rede. Na minha opinião, em termos de soluções prontas a usar e com melhor suporte, a opção seria synology. Um DS220j deve ser suficiente para o que pretendes.
 
Aquilo será mesmo só para armazenar, quem irá fazer a reprodução é a Shield, portanto o desempenho da NAS não irá fazer diferença certo? Pergunto, porque tenho bastantes conteúdos em 4K HDR.

Aquele da WD pareceu-me porreiro porque já tem com dois riscos WD Red de 4TB, mas estou aberto a sugestões que possam ser melhores/mais baratas para o que pretendo. Penso que no mínimo 4/5TB chega-me.
 
Tenho aqui uma pequena dúvida que penso que me podem ajudar..

Tenho a Nvidia Shield TV Pro 2019, eu passo a vida a pegar num disco externo de 2.5" e a meter lá coisas, vejo na TV com a Shield, repetir o processo...

Isto não seria mais fácil em ter em rede (NAS) algo sempre disponível para ser acedido? A minha questão aqui é, dado que vai servir apenas para armazenamento, não faz diferença a qualidade da NAS certo? Dado que vai ser a Shield a fazer a reprodução, apenas necessita de saber o local onde ir buscar os ficheiros para reproduzir.

Isto vale alguma coisa?

Obrigado!

Eu tenho um desses precisamente.
Podes sempre comprar sem discos que encontras por cerca de 130€.
Até tenho a servir como Plex server e como vejo ou pela shield ou fire TV stick 4k não precisa de transcoding (esse NAS também não o suporta transcoding).

Não tenho razões de queixa mas acredito que os NAS de marca synology e qnap possam ser superiores, pelo menos são as marcas mais conhecidas para NAS.
 
Isso pode ser desligado na boa durante a noite ou em qualquer altura sem consequências? É que não gosto de ter nada a fazer barulho durante a noite, e pelo que percebo isso faz tanto como um PC.
 
Boas. Tenho a shield TV 2019 pro e queria fazer aqui uma pergunta reparei que desapareceu a parte em que diz no GeForce Now free on shield pretendia saber se essa opção desapareceu ou se eu tirei alguma configuração .Obrigado
 
Isso pode ser desligado na boa durante a noite ou em qualquer altura sem consequências? É que não gosto de ter nada a fazer barulho durante a noite, e pelo que percebo isso faz tanto como um PC.
O wd my cloud EX2 ultra raramente a ventoinha arranca, mesmo estando a ver um filme ou ele a fazer torrents não faz barulho.
E também pode ser programado para se desligar estando sem actividade ou por um horário programável nas configurações.
 
Tenho aqui uma pequena dúvida que penso que me podem ajudar..

Tenho a Nvidia Shield TV Pro 2019, eu passo a vida a pegar num disco externo de 2.5" e a meter lá coisas, vejo na TV com a Shield, repetir o processo...

Isto não seria mais fácil em ter em rede (NAS) algo sempre disponível para ser acedido? A minha questão aqui é, dado que vai servir apenas para armazenamento, não faz diferença a qualidade da NAS certo? Dado que vai ser a Shield a fazer a reprodução, apenas necessita de saber o local onde ir buscar os ficheiros para reproduzir.

Isto vale alguma coisa?

Obrigado!

Correto, funciona perfeitamente com NAS de gama baixa, desde que o servidor Plex esteja localizado noutro local (e.g. Shield ou PC Desktop), e que a tua rede de casa seja minimamente aceitável.

Relativamente À NAS que sugeriste, não, não vale... Mas tudo depende do que pretendes fazer com a NAS. Os equipamentos da QNAP e da Synology permitem um leque de opções extremamente extenso, e são marcas que investem imenso no software. Tinha uma NAS da WD, passei para uma QNAP, e foi como passar de um Clio para um Ferrari. Nem imaginava o potencial de um equipamento destes, mesmo para uso não empresarial. Nem precisas de ter um PC Desktop. Estas NAS (qnap e synology), excluindo as de gama baixa, suportam teclado e rato, e permitem-te instalar as máquinas virtuais que quiseres.
 
Boas. Tenho a shield TV 2019 pro e queria fazer aqui uma pergunta reparei que desapareceu a parte em que diz no GeForce Now free on shield pretendia saber se essa opção desapareceu ou se eu tirei alguma configuração .Obrigado

Também já reparei no mesmo, quando o puto ia jogar Sonic.


Alguém sabe alguma coisa acerca disto?
 
Correto, funciona perfeitamente com NAS de gama baixa, desde que o servidor Plex esteja localizado noutro local (e.g. Shield ou PC Desktop), e que a tua rede de casa seja minimamente aceitável.

Relativamente À NAS que sugeriste, não, não vale... Mas tudo depende do que pretendes fazer com a NAS. Os equipamentos da QNAP e da Synology permitem um leque de opções extremamente extenso, e são marcas que investem imenso no software. Tinha uma NAS da WD, passei para uma QNAP, e foi como passar de um Clio para um Ferrari. Nem imaginava o potencial de um equipamento destes, mesmo para uso não empresarial. Nem precisas de ter um PC Desktop. Estas NAS (qnap e synology), excluindo as de gama baixa, suportam teclado e rato, e permitem-te instalar as máquinas virtuais que quiseres.

Esse NAS serve perfeitamente como servidor plex desde que não precise de transcoding.
É o NAS que tenho à 3 anos e a funcionar como Plex server e faço os torresmos.
Como só vejo os filmes ou na Shield ou em um Fire TV Stick 4K é em direct play.

Pode não ser tão bom como os qnap e synology como dizes mas serve perfeitamente para uso doméstico, não tenho razão de queixa.
Ainda por cima para quem queira gastar o mínimo é uma boa opção.
(Pode não ser um Ferrari mas um Fiat também te leva onde quiseres desde que não tenhas pressa).

Ps: ele referiu que a Shield é que iria fazer a reprodução por isso é sem stress.
 
Back
Topo