@Torak
E então, que tal? Tu que tens sido tão critico com o ray tracing e neste caso DLSS, estás a jogar com isso activo?
Tendo jogado o Control, a minha opinião mudou um pouco.
Sobre o RT, este deve ser o jogo com melhor implementação que joguei até agora. Nota-se mais a diferença do RT no Control, do que o Metro 2033.
Mas mesmo assim, o impacto no desempenho é enorme, especialmente em resolução nativa, sem DLSS.
Se não fosse o DLSS, desligava completamente o RT para ter um bom desempenho.
Mas há momentos, em que a implementação do RT é um pouco fraca. O jogo já tem um sistema de cores muito estilizado e o RT em várias situações eleva isto para 11.
Há momentos, em que o RT consegue esmagar uma cena com demasiada luz.
É um pouco como quando apareceu o depth of field, quando muitos programadores exageravam no efeito e não sabiam bem quando o deviam usar.
Sobre o DLSS...
A questão de ser raro continua a ser válido. Apenas ainda temos uma dúzia de jogos com suporte para DLSS 2.0
O Control com DLSS 2.0, tem melhor aspeto do que o Metro Exodus com DLSS 1.0
Mas ambos forçam o uso de TAA e isto torna a imagem muito desfocada.
Sei que há pessoas que não se importam com o blur causado pelo TAA, mas eu desprezo este efeito.
Prefiro usar SMAA com um pouco de pixel shimmering, do que a perda enorme de claridade e os artefactos temporais que o TAA causa.
Por um lado, o DLSS (720p) no Control impressiona, por ter uma qualidade de imagem equivalente a resolução nativa, apenas com TAA.
Isto dá um aumento de desempenho enorme. Mas o problema é que a imagem continua desfocada e com artefactos temporais, tal como no TAA.
Sei que quando o Control usava o DLSS 1.9, os artefactos temporais eram bem piores, semelhantes ao que acontecia no Metro Exodus.
É quase como estar a jogar com, motion blur sempre ligado e eu abomino motion blur.
Até ter jogado o Control, a minha critica ao DLSS 2.0 era apenas a falta de jogos.
Após ter jogado, considero que o DLSS 2.0 não é uma solução adequada, pois fica com uma qualidade de imagem semelhante ao TAA e isso é muito mau.
Se um dia a AMD aparecesse com uma opção nas drivers que bloqueasse o uso de TAA nos jogos, seria o tipo de coisa que me fazia mudar de gráfica imediatamente.
Mas é que nem pensava duas vezes.