Gráfica NVIDIA Turing (GTX 1600 series, RTX 2000 (Super) series, Quadro RTX)

No mercado de segunda mão está tudo a tentar vender aos preços pré ampere.

Quando saírem as placas da nova geração vai acontecer o mesmo que aconteceu com as 2080ti...
 
Arrisco a dizer que quem está a tentar vender ao preço das novas é quem vai perder mais dinheiro.

Vejo 2070 super a "vender" quase ao preço de novas... Quando saírem as 3070, vai ser difícil vender por 350€, enquanto que agora a 350€, penso que vendia rápido.

Quando saírem as sucessoras das 1660 nem 250€ vale.
 
Vendi a minha 2070 Super com 8 meses por 300€ há 1 mês atrás. Entretanto comprei uma 1060, mas como veio uma tv de 4k queria experimentar um outro jogo a 4k...

Fui aos classificados dar uma espreitadela e notei que derivada da falta de stock das 3XXX, o pessoal voltou a carregar nos preços nos usados.

Há um mês atrás era possivel no OLX ir buscar uma 2080Ti por ~400€.
 
@Torak

E então, que tal? Tu que tens sido tão critico com o ray tracing e neste caso DLSS, estás a jogar com isso activo?

Tendo jogado o Control, a minha opinião mudou um pouco.

Sobre o RT, este deve ser o jogo com melhor implementação que joguei até agora. Nota-se mais a diferença do RT no Control, do que o Metro 2033.
Mas mesmo assim, o impacto no desempenho é enorme, especialmente em resolução nativa, sem DLSS.
Se não fosse o DLSS, desligava completamente o RT para ter um bom desempenho.
Mas há momentos, em que a implementação do RT é um pouco fraca. O jogo já tem um sistema de cores muito estilizado e o RT em várias situações eleva isto para 11.
Há momentos, em que o RT consegue esmagar uma cena com demasiada luz.
É um pouco como quando apareceu o depth of field, quando muitos programadores exageravam no efeito e não sabiam bem quando o deviam usar.

Sobre o DLSS...
A questão de ser raro continua a ser válido. Apenas ainda temos uma dúzia de jogos com suporte para DLSS 2.0
O Control com DLSS 2.0, tem melhor aspeto do que o Metro Exodus com DLSS 1.0
Mas ambos forçam o uso de TAA e isto torna a imagem muito desfocada.
Sei que há pessoas que não se importam com o blur causado pelo TAA, mas eu desprezo este efeito.
Prefiro usar SMAA com um pouco de pixel shimmering, do que a perda enorme de claridade e os artefactos temporais que o TAA causa.
Por um lado, o DLSS (720p) no Control impressiona, por ter uma qualidade de imagem equivalente a resolução nativa, apenas com TAA.
Isto dá um aumento de desempenho enorme. Mas o problema é que a imagem continua desfocada e com artefactos temporais, tal como no TAA.
Sei que quando o Control usava o DLSS 1.9, os artefactos temporais eram bem piores, semelhantes ao que acontecia no Metro Exodus.
É quase como estar a jogar com, motion blur sempre ligado e eu abomino motion blur.

Até ter jogado o Control, a minha critica ao DLSS 2.0 era apenas a falta de jogos.
Após ter jogado, considero que o DLSS 2.0 não é uma solução adequada, pois fica com uma qualidade de imagem semelhante ao TAA e isso é muito mau.
Se um dia a AMD aparecesse com uma opção nas drivers que bloqueasse o uso de TAA nos jogos, seria o tipo de coisa que me fazia mudar de gráfica imediatamente.
Mas é que nem pensava duas vezes.
 

NVIDIA introduces its slowest graphics card in 2022

GeForce GTX 1630 set to occupy the lowest tier in NVIDIA lineup.

The GTX 1630 has officially launched. This card features a Turing TU117-150 graphics processor with 512 CUDA cores, even fewer than GTX 1650. It is otherwise a very similar graphics card based on the same architecture, similar TDP and even using the same PCB and cooling designs.

NVIDIA has reduced the memory bus on this model to a 64-bit bus. This means that the maximum theoretical bandwidth has been halved from 192GB/s to 96 GB/s. That’s even lower bandwidth than GTX 1050 Ti based on Pascal GP107 GPU released in 2016.
 
Veio um pouco tarde à festa a o preço estimado é mau, 150$ e o consumo não é grande coisa.

Épena que sempre há mercados para este tipo de chip
- maquinas que não precisam de GPU power mas CPU power e sem IGP relembrar os HEDT + zens non APU + intel F
- adicionar mais que 4 monitores na mesma máquina
- HTPC com um pouco mais de muscle power que um IGP
 
Pelo preço, isto é das piores coisinhas que já vi.
Já lá vai mais 2 anos que comprei a minha 1650 Super e custou 170€.

Ridiculo o mercado atual
 
Back
Topo