Gráfica NVIDIA Turing (GTX 1600 series, RTX 2000 (Super) series, Quadro RTX)

Quando vi esse preço pelas 2060, fiquei deveras preocupado. Chips de x60, a serem vendidos acima do que eram os chips x70 das 970, por exemplo... É bom que as pessoas se lembrem que os chips para gráficas x70 eram vendidos a 300-350€...

E? Se calhar a 2070 atual tem mais racio performance/preço que uma GTX 970 na altura. Já vi 2070´s por menos de 500€.

Esta escalada lunática não vai parar enquanto o pessoal continuar a decidir irracionalmente na hora da compra. Para eles manterem estes preços é porque há procura...

Tens no entanto outras opções de compra nos 200€ e ficas igualmente bem servido.
 
Tens no entanto outras opções de compra nos 200€ e ficas igualmente bem servido.

Ainda tens sim. Mas elas não vão durar para sempre, e depois hão-de vir outras que daqui a 1 ou 2 anos secalhar nem 60fps fazem a 1080p nos jogos recentes. Passa a ser o entry level das actuais gtx 1050 rx560 a estar nesses 200€-250€. Preocupante, deveras.
 
Eu até acho que o hardware de hoje se mantém por muito mais tempo que antigamente, portanto sou da opinião que tudo isso é irrelevante.

Ainda para mais, quando a maioria de nós joga a 1080p, vai ficar bem servido durante anos... Mas eu também sou daqueles que prefere um bom negócio no OLX do que ir comprar novo.
 
Infelizmente a inflação gráfica veio para ficar... Com a AMD também a entrar no preço premium não há escapatória a não ser esticar o máximo do que existe ou ir pro console gamming.

De lembrar que as 5700 são mid end, Polaris replacement. As 5800/5900 (se vier a existir), ou seja Vega replacement deve ter os preços insanos de 800 a 1200$ também.

Provavelmente termos em PT este cenário:
2060 Super: 450 a 500 euros
2070 Super: 620 a 700 euros
2080 Super: 820 a 1000 euros!
 
Não sei porque continuam a culpar a Amd, onde só há um culpado, nós, consumidores. Se não houver vendas de certeza absoluta que descem de preço. Por isso não vale a pena culpar as concorrências quando na verdade é o consumidor que o permite.
 
A AMD foi inteligente ao não começar uma guerra de preços: toda a gente sabe que quem anda a choramingar mais por a AMD ter as Navi tão caras, é pessoal que iria sempre, em qualquer circunstância, comprar as Nvidia Turing e só estava que os preços das Nvidia baixassem com a introdução de gráficas AMD baratas.

A AMD não foi nessa, e está a aproveitar o estado atual do mercado para fazer dinheiro, para baixar preços há tempo.

Um efeito secundário positivo para a AMD é que este clima de preços demenciais empurra o consumidor para o mercado das consolas, onde a AMD domina em toda a linha, e com o passar do tempo estando a maioria do dinheiro e do talento no mercado das consolas, os jogos vão começar a sair muito mais otimizados para a arquitetura das Navi, permitindo que a AMD recupere eventualmente, mais tarde, a primazia da performance nos PC...
 
os jogos vão começar a sair muito mais otimizados para a arquitetura das Navi, permitindo que a AMD recupere eventualmente, mais tarde, a primazia da performance nos PC...

Já oiço isso desde 2013 quando se soube que a AMD ia equipar as consolas e no entanto, 6 anos depois, a Nvidia tem cada vez mais quota de mercado no PC e mais performance/eficiência geral!
 
Já oiço isso desde 2013 quando se soube que a AMD ia equipar as consolas e no entanto, 6 anos depois, a Nvidia tem cada vez mais quota de mercado no PC e mais performance/eficiência geral!

Sim, mais em DX11, porque em API mais "low level", que são muito mais aproximadas às API das consolas, as AMD, em muitos desses jogos equiparam-se à gráfica da Nvidia do tier superior...
 
A AMD foi inteligente ao não começar uma guerra de preços: toda a gente sabe que quem anda a choramingar mais por a AMD ter as Navi tão caras, é pessoal que iria sempre, em qualquer circunstância, comprar as Nvidia Turing e só estava que os preços das Nvidia baixassem com a introdução de gráficas AMD baratas.

A AMD não foi nessa, e está a aproveitar o estado atual do mercado para fazer dinheiro, para baixar preços há tempo.

Um efeito secundário positivo para a AMD é que este clima de preços demenciais empurra o consumidor para o mercado das consolas, onde a AMD domina em toda a linha, e com o passar do tempo estando a maioria do dinheiro e do talento no mercado das consolas, os jogos vão começar a sair muito mais otimizados para a arquitetura das Navi, permitindo que a AMD recupere eventualmente, mais tarde, a primazia da performance nos PC...

Há quanto tempo já se diz isso e nunca acontece? O pessoal que gosta da AMD tem tendência para sonhar muito alto.
 
Sim, mais em DX11, porque em API mais "low level", que são muito mais aproximadas às API das consolas, as AMD, em muitos desses jogos equiparam-se à gráfica da Nvidia do tier superior...

Depende dos jogos, não tem só a ver com a API. Há jogos em Vulkan e DX12 onde as Nvidia se dão bastante bem (e as Turing ainda mais)!

O mesmo se passa em DX11, há títulos que favorecem mais um hardware do que outro. Não devia ser assim é verdade, mas infelizmente é deste modo que funciona.

Esses casos que falas, onde existe uma enorme discrepância de performance nas "low level" entre AMD e Nvidia, não está somente ligado à API, até porque encontras outros casos semelhantes em DX11.

Por exemplo, tens aqui alguns jogos DX12 e Vulkan bem conhecidos, tirados da review da RTX 2060, onde as placas da Nvidia dão bem conta de si.

We used DirectX 12 in our testing.

sniper-elite-4_2560-1440.png


Wolfenstein II is probably the first AAA game that supports no other API than Vulkan

wolfenstein-2_2560-1440.png


We tested the game with its new DirectX 12 renderer.

hitman_2560-1440.png


We used the DirectX 12 renderer.

strange-brigade_2560-1440.png


We are testing in DirectX 12 mode.

deus-ex-mankind-divided_2560-1440.png


Não estou com isto a dizer que Nvidia é que é fixe ou a tirar méritos à AMD, mas sim que este tema não é tão linear como por vezes se faz crer! Tal como no DX11, nas APIs "low level" há jogos e jogos.

Nem a AMD é tão maravilhosa assim em tudo o que não seja DX11, nem a Nvidia é tão má como se pinta.

Tudo vai depender do motor de jogo, favorecimentos de hardware vão sempre acontecer, seja para um lado ou para o outro!
 
Última edição:
E o pessoal que gosta da Nvidia continua alimentar este oportunismo

O pessoal compra o que quer dependendo da sua necessidade. Sempre foi assim e sempre será assim.

Eu estou à vontade para falar, tenho uma 1070 Ti no meu computador e uma RX 570 no da mulher. Podia-lhe ter comprado a 1050 Ti, mas a RX 570 estava mais barata e é superior. Tal como disse, tendo em conta a necessidade, cada um faz a sua escolha.
 
Os lucros dos gpus media/top gama dão mais lucros que AMD a equipar consolas( Ainda bem que AMD tem as consolas que é o que tem salvado a mesma nos gpus) , fora o negocio da nVidia na parte do IA . Tal vantagem dx12/vulkan Amd já se foi algum tempo .
Verdade que a nVidia não dormiu como a intel , mesmo dominando o mercado .
Pena pelo menos AMD não lançar a tempo mesmo perdendo por algum , falta essa concorrência de ter as coisas a tempo e não meses/ano depois e nVidia lança uns pozinhos e domina de novo .

Cumps

Esta escalada lunática não vai parar enquanto o pessoal continuar a decidir irracionalmente na hora da compra. Para eles manterem estes preços é porque há procura...

Tens o exemplo da Apple por puxar os preços se viu a diminuir as vendas .
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo