Nvidia Turing overclocking

JPgod

Moderador
Staff
A pedidos de muitas famílias, crio esta thread para centralizar o overcloking/optimizacão/tweaking de placas gráficas baseadas na arquitectura Turing (RTX 2000 séries).

Info útil pode ser adicionado nesta thread.
 
Andei a fazer alguns testes e cheguei ao seguinte OC estável:

Core: +60 -> Boost efectivo: ~2000MHz
Memória: +800 -> Velocidade efectiva: 15600MHz -> Largura de banda: ~695GB/s

Consegui correr também estável +65/+850 mas em alguns jogos como o shadow of tomb raider ficava com frame times estranhos e via mesmo a animação andar um pouco aos soluços nalgumas partes. O efeito é bem visível mesmo no gráfico do bench:
n1MFheH.jpg


Edit: já agora aqui fica o resultado com OC mais estável que até ficou com média superior:

kIUTLQy.jpg
 
Última edição:
Porque haveria de ter?

- Ainda não está bem claro do que se trata as falhas e qual a verdadeira extensão de unidades afectadas.

- Não é algo generalizado ou caso contrário não teríamos apenas alguns casos de avarias mas sim grandes percentagens.

- Não é claro que OC despoleta o problema.

- Não me vou querer limitar no uso de algo desta gama/preço.

- Se tenho uma unidade afectada quero que dê sinal disso o quanto antes para mandar para RMA e dar uso à 1080ti durante o processo enquanto a tiver à mão.


Isto sou eu e cada um que faça a sua decisão.

Seja como for esse assunto já está a ser discutido no tópico de novidades por isso vamos evitar off-topic nesta thread ;)
 
Arranjei uma Zotac 1660 Ti AMP para backup e vender a Vega 56 enquanto vale alguma coisa.
Claro que irei ver se consigo pegar uma 3070 ou RDNA2 se vier competitiva daqui uns tempos. embora agora e um timming péssimo para comprar gráficas, a pandemia não acabou, o real ta desvalorizado, as lojas estão a aproveitar a escassez e o mais importante, ainda estou de 1080p 144hz.

só que tem um problema, a placa não tem fan stop. Nem é pelo barulho, a placa e silenciosa, mas sabendo que a placa passa muito mais tempo em idle do que em gaming, e desgaste e acumulação de poeira desnecessário. A vega 56 mesmo depois de 1 ano e 9 meses tinha pouco pó, em poucos minutos deu para limpar e nem foi preciso desmontar e lavar. A ultima grafica sem fan stop que tive. uma eVGA GTX 760 estava muito mais cagada.

Até é de estranhar o porquê de uma gráfica lançada ano passado não ter fan stop, ja as ASUS Strix 970 de 2016 tinham...

Achei esta guia para trocar a BIOS por uma da MSI Gaming X e funcionou perfeitamente.
https://www.reddit.com/r/ZOTAC/comments/f6yn8m/tutorial_flashing_msi_gtx_1660_ti_gaming_x_into/

Com isso a placa está totalmente silenciosa e temps entre 48 e 50 graus. Ajustei o fan curve para arrancar aos 55 graus e com um pouco mais de RPM. Mesmo com OC de 2040 mhz no core e 1650 na memória, não passou dos 65 graus com a fan a 1800 rpm, que faz-se ouvir, mas pouco. Até 1400 rpm faz menos ruido que o resto das fans da caixa.

Curiosamente a pessoa neste post também reportou melhoria na performance, mas foi essencialmente igual. Os clocks de boost ficaram pelos 1900-1950 mhz e a ram a 1500 mhz.

Entretanto fui fazer OC Manual. +125 mhz no core e + 600 nas memórias e o Superposition passou de 8600 para 9400 pontos. Capaz de dar mais, há relatos que fazem mais de 1300mhz nas memórias, embora o core não passa dos 2040 mhz, mas prefiro um perfil conservador ainda mais com calor tropical.

Embora seja mais lenta que a Vega 56, a diferença e muito pouca (Ela faz 10xxx pontos neste benchmark com OC + UV leve), o consumo e muito menor, 130w vs 180w.

como vou migrar para ITX e vem ai o verão, vem ajudar.

Bom era criar um perfil de undervolt, mas acho que nem precisa. O Afterburner nem deixa mexer na voltagem.

EDIT: A jogar deu crashes com +125 no core, ajustei para +100 e até agora ok!
 
Última edição:
Tinha aqui um Artic Cooling Accelero Twin Turbo 3 mas como achei que talvez fosse fraquinho (250w TDP) para uma 2080Ti, mandei vir um Accelero Xtreme III (300w TDP).

A minha ideia seria aproveitar os heatsinks que vêm com o Xtreme III e aproveitar para lhe meter o backplate do Accelero Twin Turbo III.

O Xtreme III trás um género de cola para colar os heatsinks... mas isso seria uma solução final e como não costumo ficar muito tempo com as gráficas, posso querer algum dia destes vender com o cooler original instalado.

Assim, a solução foi usar fita cola dupla face térmica. É um verdadeiro pain in the ass e tenho a certeza que qualquer dia vai acabar por descolar mas prefiro do que deixar os VRM´s expostos. Na ram, os VRM´s batiam no cooler pelo que tiveram que ficar assim (vou mandar vir uns mais baixinhos).

Fotos:

DFI56vr.jpg


UM8LjYH.jpg


NWLA1di.jpg


ucwhmwn.jpg


sDMxKIE.jpg


1xjPR9Q.jpg


Esta última foto da ventoinha é só mesmo para arrefecer as RAMS e ficar mais descansado.

É no entanto perfeitamente seguro ter as RAMS/VRM´s sem qualquer tipo de dissipação. (sem overclock)

O resultado:

5hXRfNR.png


Em termos de voltagem estou com isto:

QYm8dwM.png


O que é mesmo frustrante é que mesmo com estas temperaturas a gráfica começa na mesma a fazer underclock quando chega aos 50cº.
 
Back
Topo