@possessed Que se queira, quer não, a necessidade de AA vai sempre existir, além de mais estamos a falar de post AA, estamos a falar de TAA, FXAA ou SMAA que são soluções que consomem poucos frames.
O LOD e distância dos jogos vai continuar a aumentar como aconteceu até hoje, e cada vez mais será sempre necessário mais resolução.
Quando comprei o meu ecrã de 1080P, também achava que 1080P só por si mesmo com soluções fracas de Post-AA como o FXAA já dava para erradicar a maior parte do aliasing, porém com o decorrer do tempo, os jogos foram incluindo mais e mais e mais objectos no mapa, com geometrias mais complexas e hoje 1080P com FXAA quase parece a mesma coisa que jogar a 720P à uma decada atrás.
Basta pegares no AC Origins e olhares para a distância e veres que mesmo em resoluções elevadas vais ter aliasing, porque o LOD é tão grande a uma distância tão superior que a densidade de pixeis simplesmente não chega para fazer um bom trabalho.
Por isso o AA vai ter de continuar a existir e a ser usado.
Para além demais faz-me um bocado de confusão que ainda se veja o AA como se fosse o bixo papão de frames que atormenta qualquer gráfica.
Se falar-mos em MSAA ou SSAA sim, mas hoje em dia os jogos só usam na generalidade post-AA, soluções como FXAA, SMAA, MLAA, TAA consomem pouco mais de que 1 ou 2 FPS e o consumo de VRAM nulo, hoje em dia chega a consumir mais frames passar de SSAO para HBAO+ e quase sem aparente diferença visual do que simplesmente espetar TAA num jogo.
Além demais soluções como o TAA são excelentes a resoluções elevadas porque embora seja "blured" a 1080P erradica todos os jaggies, mas quem já testou a 4K dizem que o "blur" nem se nota e que jaggies nem vê-los.
Infelizmente é uma solução é que ainda continua a apresentar alguns artefactos com vegetação quando se movimenta, mas tirando isso é a solução perfeita!