Gráfica NVIDIA Turing (GTX 1600 series, RTX 2000 (Super) series, Quadro RTX)

Só reparei agora nas áreas dos chips Turing.
A TU106 tem quase a mesma área que a GP102 (445mm2 vs 471mm2). Isto é, o chip da 2070 tem quase a mesma área da 1080Ti.
A TU102 é um monstro de 754mm2. Só para comparação, um Xeon Platinum 8180 (XCC) de 28 cores, que custa 10 mil $ tem um die size de 698 mm2.

Não admira que estas placas sejam caras.....

EDIT: Grande parte da área destes GPUs é ocupado com RT e Tensor cores, que ainda se está para ver se vai ser importante para gamers.
Não esquecer que o TU102 e TU104 completos irão para quadros, logo placas de milhares de $.

O refugo que vai para o consumidor, a preços elevados mesmo assim.

O curioso é mesmo a TU106, que é um TU102 com metade do hardware e 2/3 dos canais e por sua vez pouco difere da TU104. Quebrou totalmente o que era feito desde as 900 para ca, com as x80 serem chip completo e a x70 o mesmo chip, mas cortado.

daí a especulação, o que vão fazer com TU106 parcialmente defeituosos? Uma RTX 2060 (ti)? a RTX 2070 mobile?

Já o TU104 com ainda mais unidades desativadas devem surgir mais a frente como RTX 2070 ti, com uns 2688 ou 2816 shaders.

Provavelmente daqui um ano a nvidia lança as 3000, um die shiring puro a 7nm...
 
É um "risco" grande por parte da nVidia. Tens 2 features (DLSS e RTX), nunca antes utilizadas, que ocupam tanto die size. Se o mercado não for atrás dessas 2 features, vai-se poder dizer que estes GPUs poderiam ser bem mais pequenos e assim, bem mais baratos, tendo a mesma performance.

Sem dúvida, mas se o mercado adoptar estas features adaptando-se já de raiz às abordagens da nvidia, ainda mais supremacia conseguirá.

Pra mim, ficava mais desapontado se fosse só mais do mesmo inflacionado como tem acontecido nas últimas gerações, o pior uso de uma posição dominante para o consumidor.
Assim, parece o regresso a um tempo entusiasmante do hardware em que havia introdução e aposta em nova tecnologia.

Já vamos é ficando mal habituados com os standards que de alguma forma param a inovação. :berlusca:
 
Com grande numero de jogos já a suportar e muitos deles DLSS que faz a performance subir face taa ou etc e alguns jogos rtx com suport e depois amd lançara algo para competir semelhante nessa área .
Penso que que nVidia vai vingar com esta ideia .
 
parece que o pessoal daqui se esquece que a nVidia é uma empresa que tal como as outras quer fazer lucro, sim, pode ter a adição de DLSS e RTX mas não é por isso que o preço deixa de estar inflacionado, é uma tecnologia que trabalharam anos e anos e provavelmente nem será assim tão cara quanto isso, quem pensa que em futuras gerações o preço high end possa voltar ao "normal" está muito enganado, basta ver no mundo do tlms em que a coisa parece estar a correr bem.
 
Não esquecer que o TU102 e TU104 completos irão para quadros, logo placas de milhares de $.

O refugo que vai para o consumidor, a preços elevados mesmo assim.

Não esquecer que a 1080Ti eram GP102 de "refugo" e tem um die size mais ou menos igual à TU106. :)

O curioso é mesmo a TU106, que é um TU102 com metade do hardware e 2/3 dos canais e por sua vez pouco difere da TU104. Quebrou totalmente o que era feito desde as 900 para ca, com as x80 serem chip completo e a x70 o mesmo chip, mas cortado.

daí a especulação, o que vão fazer com TU106 parcialmente defeituosos? Uma RTX 2060 (ti)? a RTX 2070 mobile?

Não sei o que vão fazer às TU106 defeituosas. Ontem a nVidia lançou as Tesla T4, mas são TU106 completas.

Sem dúvida, mas se o mercado adoptar estas features adaptando-se já de raiz às abordagens da nvidia, ainda mais supremacia conseguirá.

Sim, isso é bem visto. É um risco interessante por parte da nVidia. Sinceramente, nos dias de hoje, não esperava que a nVidia lançasse gráficas que não fossem só do agrado dos "agarrados pelos FPS".

parece que o pessoal daqui se esquece que a nVidia é uma empresa que tal como as outras quer fazer lucro, sim, pode ter a adição de DLSS e RTX mas não é por isso que o preço deixa de estar inflacionado

Eu já sei que vou ser linchado :D , mas tendo em conta a área dos chips, os preços estão excelentes. :)
500$ por uma placa com um GPU que tem quase a mesma área de uma GP102 da 1080Ti e é a versão "completa" do GPU.
1000$ por uma placa que tem um GPU que é maior que qualquer chip da Intel.
 
Estão semi-justificados, mas longe de excelentes.
Durante anos a nVidia vendeu GPUS de 500~600mm^2 por 500€~700€ e não faliu.
Os Pascal são chips relativamente pequenos para os segmentos que ocupam, comparando com gerações anteriores. (o que dá uma boa ideia do €€€ que a nVidia andou a fazer este ultimo par de anos :002: )

Já agora: preferem estes chips e preços com RTX, ou preferiam performance semelhante com chips mais pequenos sem RTX por muito menos €? Ou, ainda, chips do mesmo tamanho, com os mesmos preços, mas sem RTX com muito melhor performance "convencional"? :004:
 
Última edição:
NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti and RTX 2080 ‘official’ performance unveiled

In GeForce RTX reviewer’s guide, NVIDIA is not using any other resolution than 4K. So all benchmarks (except VRMark Cyan Room) were performed at 3840×2160 resolution. In fact, the RTX 2080 series were ‘designed for 4K’, as the document claims.

NVIDIA reference system includes: X299 Rampage VI Apex, Core i9-7900X 3.3 GHz, Corsair 16GB DDR4 (no frequency specified), Windows 10 (v1803), NVIDIA 411.38 drivers.



Settings
DirectX 12 Games

  • Battlefield 1 – Ultra Preset
  • Hitman – Highest Settings
  • Shadow of the Tomb Raider – Very High Preset, TAA
  • Star Wars: Battlefront II – Ultra Preset
DirectX 11 Games

  • Call of Duty: WWII – Render Resolution: Native, Pre-T2X Resolution: Native, Post Process AA: Filmic SMAA T2x, Texture Resolution: Extra, Normal Map Resolution: Extra, Specular Map Resolution: Extra, Sky Resolution: Normal, Shader Preload: On, Anisotropic Filtering: High, Shadows: On, Shadow Map Resolution: Extra, Shadow Depth: High, Screen Space Shadows: Always On, Screen Space Reflections: High, Cache Sun Shadow Maps: On, Depth of Field: High, Motion Blur: High Quality, Screen Space Ambient Occlusion: Hemo AO, Medium Distance Ambient Occlusion: On, Surface Scattering: On
  • F1 2018 – Ultra Preset, TAA, AF: 16x
  • Mass Effect: Andromeda – Ultra Preset
  • Middle-earth: Shadow of War – Ultra Preset
  • PlayerUknown’s Battlegrounds – Ultra Preset
  • Rainbow Six Siege – Ultra Preset
  • The Witcher 3 – Ultra Preset
Vulkan Games

  • Wolfenstein 2: The New Colossus – Mein leben Preset
DirectX 12 Synthetic Benchmarks

  • 3DMark – Timespy Extreme
  • VRMark – Cyan Room

https://videocardz.com/77983/nvidia-geforce-rtx-2080-ti-and-rtx-2080-official-performance-unveiled
 
Estão semi-justificados, mas longe de excelentes.
Durante anos a nVidia vendeu GPUS de 500~600mm^2 por 500€~700€ e não faliu.
Os Pascal são chips relativamente pequenos para os segmentos que ocupam, comparando com gerações anteriores. (o que dá uma boa ideia do €€€ que a nVidia andoua fazer este ultimo par de anos :002: )

Já agora: preferem estes chips e preços com RTX, ou preferiam performance semelhante com chips mais pequenos sem RTX por muito menos €? Ou, ainda, chips do mesmo tamanho, com os mesmos preços, mas sem RTX com muito melhor performance "convencional"? :004:
pelo que se especula a 2060 não terá RTX... por isso que ver se o preço desce exponencialmente :002:
 
NVIDIA GeForce RTX 2080 Ti and RTX 2080 ‘official’ performance unveiled

In GeForce RTX reviewer’s guide, NVIDIA is not using any other resolution than 4K. So all benchmarks (except VRMark Cyan Room) were performed at 3840×2160 resolution. In fact, the RTX 2080 series were ‘designed for 4K’, as the document claims.

NVIDIA reference system includes: X299 Rampage VI Apex, Core i9-7900X 3.3 GHz, Corsair 16GB DDR4 (no frequency specified), Windows 10 (v1803), NVIDIA 411.38 drivers.



Settings
DirectX 12 Games

  • Battlefield 1 – Ultra Preset
  • Hitman – Highest Settings
  • Shadow of the Tomb Raider – Very High Preset, TAA
  • Star Wars: Battlefront II – Ultra Preset
DirectX 11 Games

  • Call of Duty: WWII – Render Resolution: Native, Pre-T2X Resolution: Native, Post Process AA: Filmic SMAA T2x, Texture Resolution: Extra, Normal Map Resolution: Extra, Specular Map Resolution: Extra, Sky Resolution: Normal, Shader Preload: On, Anisotropic Filtering: High, Shadows: On, Shadow Map Resolution: Extra, Shadow Depth: High, Screen Space Shadows: Always On, Screen Space Reflections: High, Cache Sun Shadow Maps: On, Depth of Field: High, Motion Blur: High Quality, Screen Space Ambient Occlusion: Hemo AO, Medium Distance Ambient Occlusion: On, Surface Scattering: On
  • F1 2018 – Ultra Preset, TAA, AF: 16x
  • Mass Effect: Andromeda – Ultra Preset
  • Middle-earth: Shadow of War – Ultra Preset
  • PlayerUknown’s Battlegrounds – Ultra Preset
  • Rainbow Six Siege – Ultra Preset
  • The Witcher 3 – Ultra Preset
Vulkan Games

  • Wolfenstein 2: The New Colossus – Mein leben Preset
DirectX 12 Synthetic Benchmarks

  • 3DMark – Timespy Extreme
  • VRMark – Cyan Room

https://videocardz.com/77983/nvidia-geforce-rtx-2080-ti-and-rtx-2080-official-performance-unveiled

Caso seja verdade temos mostro na versão ti e a 2080 a ficar em cima da gtx 1080 ti .
Salto grande como dito pela nVidia e a ti a dar na maior 4k 60 fps ou mais .
 
Caso seja essa a situação não considero um grande salto, diria o salto expectável e mínimo (se não fosse assim seria uma vergonha, na minha opinião)
Grande salto foi das Maxwell para Pascal que uma 1070 equivaleu uma 980Ti
 
Caso seja verdade temos mostro na versão ti e a 2080 a ficar em cima da gtx 1080 ti .
Salto grande como dito pela nVidia e a ti a dar na maior 4k 60 fps ou mais .
pela análise do tomb raider acho que é melhor dizer que não vai ser possível 4k 60fps constantes em futuros jogos, ou seja está mais ou menos igual que a 1080ti quando saiu se tivermos em conta os jogos que saíram antes e depois, talvez ligeiramente melhor
 
Já agora: preferem estes chips e preços com RTX, ou preferiam performance semelhante com chips mais pequenos sem RTX por muito menos €? Ou, ainda, chips do mesmo tamanho, com os mesmos preços, mas sem RTX com muito melhor performance "convencional"? :004:

Esta é a pergunta de 1 milhão de € ( ou se calhar, de 1200€ :D ).
Para quem o RTX e o DLSS não tiver muito ou nenhuma importância, se calhar é melhor tentar passar por cima desta geração e esperar por um shrink a 7nm.
Se interessar, então é olhar bem para os preços.
 
Última edição:
Esta é a pergunta de 1 milhão de € ( ou se calhar, de 1200€ :D ).
Para quem o RTX e o DLSS não tiver muita ou nenhuma importância, se calhar é melhor tentar passar por cima desta geração e esperar por um shrink a 7nm.
Se interessar, então é olhar bem para os preços.

Que peca é mesmo o preço.
 
Há outra coisa que acho interessante: apesar do tamanho, os TDPs destes chips não são nada descontrolados. Deve haver ali forte gestão do que é que trabalha em cada momento (a nVidia é mestre nisso), porque custa-me a crer naqueles TDPs com a artilharia toda a disparar ao mesmo tempo...
Vai ser interessante ver como é que os clocks reagem a diferentes tipos de carga.

Edit: ou então a performance com RTX cai tanto que o resto do chip fica sem grande coisa para fazer, de qualquer maneira... :002:
 
Última edição:
On average across 14 benchmarks on 4K SDR only:

* 2080 Ti is 45% faster vs 1080 Ti
* 2080 is 15% faster vs 1080 Ti
* 2080 Ti is 84% faster vs 1080
* 2080 is 46% faster vs 1080
 
iFKkIWD.png

Mais 9 jogos anunciados com suporte para DLSS, sendo agora 25 no total!Vai dar belo boost nos gpus da nVidia com dlss
13e06e5b-9bec-4c7a-9403-34965fd58565.jpg

Da lista os novos são:
  • Darksiders III (Gunfire Games / THQ Nordic)
  • Deliver Us The Moon: Fortuna (KeokeN Interactive)
  • Fear The Wolves (Vostok Games / Focus Home Interactive)
  • Hellblade: Senua's Sacrifice (Ninja Theory)
  • KINETIK (Hero Machine Studios)
  • Outpost Zero (Symmetric Games / tinyBuild Games)
  • Overkill's The Walking Dead (Overkill Software / Starbreeze Studios)
  • SCUM (Gamepires / Devolver Digital)
  • Stormdivers (Housemarque)
 
https://forums.geforce.com/default/...vailability-update/?ncid=so-twi-rx20tdl-58775

Hi Everyone,

Wanted to give you an update on the GeForce RTX 2080 Ti availability.

GeForce RTX 2080 Ti general availability has shifted to September 27th, a one week delay. We expect pre-orders to arrive between September 20th and September 27th.

There is no change to GeForce RTX 2080 general availability, which is September 20th.

We’re eager for you to enjoy the new GeForce RTX family! Thanks for your patience.
 
Back
Topo