E sim, já sabemos que para muita gente só vai ter pernas para andar e ser uma boa tecnologia se a amd lançar uma placa com suporte. Ai magicamente já passa a ser bom.
Talvez porque quando a AMD lançar suporte para isso, o Raytracing já seja possível adotar por várias gamas de gráficas e mesmo assim pode ainda não ser suficiente.
Para que o raytracing se torne interessante é preciso tambem as consolas usarem, e isso não vai acontecer se ambas as consolas foram de Ryzen + Navi.
Isto porque é exatamente a mesma historia do tesslation.
Pre-PS4 o tesslation servia para dar algum relevo nas texturas que já usavam POM ou para arredondar um item ou outro, a implementação era minima ou focava-se simplesmente em trocar X tecnica por tesslation.
As implementações eram ridiculas, foi usado no stalker para arrendondar as mascaras, no dirt 2 para as bandeiras ficarem mais redondas ou a crowd nas bancadas para não ser tão quadrada (lol como se alguem tivesse a olhar para isso) e isto tudo patrocinado pela AMD na altura e também nunca achei que fosse um selling point!
Hoje em dia graças ao facto de estar widespread e as consolas conseguirem correr tesslation mais ou menos bem, tem usos bem mais inteligentes da tecnologia do que simplesmente arredondar coisas com mais precisão que o POM já fazia antes, como por exemplo ser atualmente utilizado para os buracos na neve ou na lama e a interação com a personagem.
Embora não aprove muito ser feito com raytracing, mas os godrays do Fallout 4 são feitos com tesslation (e são da nvidia) mas como qualquer consola pode executar, temos uns godrays, tipo raymarch que são "pré"-raytracing style (a maioria dos jogos usa raymarch para os fazer atualmente).
O problema do RTX aqui não é ser bom ou ser mau, o problema aqui é o preço necessário e o custo em frames, e não, a 2070 com RTX a low tem uma qualidade miserável de reflexos perde a maior parte dos Lightrays, e o denoise não fica grande espingarda, ou seja oferece resultados ao ponto que quase faz equacionar regredir para screen space reflections
, por isso efetivamente para o BF V tem de ser a 2080ti e a partir do momento que não segura 60fps a 1080P com o RTX a medio, high e ultra ninguem ou uma percentagem irrisoriamente baixa vai usar para o online, e por muito que defendas e dês voltas e esperneis e por muitos posts que faças, isso não vai mudar.
Se o Shadow of the tomb raider também não melhorar o RTX, também poucos vão usar porque ninguem vai ligar para jogar a 30fps para ter Raytraced shadows, que na realidade pouco difere das proprias soluções da Nvidia e da AMD (PCSS/HFTS e CHS) que já tem em consideração a fatores de distância e diferentes penumbras consoante as distâncias dos objectos.
A ultima vez que a DF pegou no Metro Exodus, disse que estavam com um Raytracing a 1080P e a sub-30fps, se não melhorarem também ninguem vai ligar para jogar a sub-30fps (ver nas entrevistas da DF).
Quanto ao DLSS enquanto continuar a ser uma forma diferente e gira de a nvidia fazer "checkerboarding", ninguém vai achar isto um selling point, aliás, não o é.. porque o DLSS é suportado na AMD e intel, porque é uma feature do DX12, apenas levou um stamp com um nome bonito da nvidia, da mesma maneira que a AMD deu o nome de Freesync a uma tecnologia que é da VESA XD.
A utilização do Raytracing tem quase tanta utilidade como uma techdemo, é bonito de se ver, mas ninguem vai jogar com isso.
Quando sair uma nova gen, as implementações forem mais inteligentes, a história poderá efetivamente mudar dependendo se mais pessoas vão ficar satisfeitas com o performance e quanto é necessário a termos financeiros para puderem usar a tecnologia.
E quer acreditem ou não, eu quero muito que o raytracing vinge, especialmente pelos reflexos, estou farto de screen space reflections só reflectirem o que está no ecrã e não reflectir o que realmente deviam.