1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

NVU: Formatação do código

Discussão em 'Web Development' iniciada por Lagaffe, 10 de Outubro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 800)

1. Lagaffe

Lagaffe Power Member

Boas,
    Por acaso alguém usa NVU e tem problemas com a formatação do código html?
    Quis experimentar esta ferramenta como alternativa grátis ao Dreamweaver e reparo que me altera o código html e elimina a identação do mesmo. Pego num ficheiro com código limpinho e identado feito com o Notepad e quando o abro com o NVU fica o código todo faralhado e são inseridas tags que não estavam no original.

Por exemplo no original tinha:
    <table>
    <tr>
    <td>

Após abrir com o NVU fica assim
    <table>
    <tbody>
    <tr>
    <td>
    Também já vi esta questão colocada noutros foruns, sem resposta. Se isto é mesmo assim, não compreendo como é que há quem diga que é uma boa alternativa ao FP e Dreamweaver. Como é que alguém pode usar uma ferramenta que lhe modifica o código de tal forma que se torna extremamente difícil de ler?
    Alguém sabe se há volta a dar, ou o melhor é mesmo optar pelo dreamweaver pirata? (quem sugerir Frontpage leva um tiro!)
    :blubomte:

2. OldMan

OldMan Power Member

DW all the way!

3. ZoomBang

ZoomBang Power Member

Podes desligar e configurar a forma como o Nvu lida com o código.

Tools, Preferences, (abre uma caixa de diálogo "Options"), separador General, secção When Saving or Publishing Pages:
    • Retain original source formatting: This option preserves line breaks and the page's original formatting for the HTML source code. Select this if you want to preserve white space (extra lines, tabs, etc.) that makes the HTML source code more readable. This preference does not affect how your pages appear in a browser window.
    • Reformat HTML source: This option reformats the HTML source code to make it more readable, by inserting line breaks and indentation. This preference does not affect how your pages appear in a browser window.

Consegues encontrar isto no Help do programa.

4. Lagaffe

Lagaffe Power Member

Já mexi nessas opções, mas o resultado é péssimo.
    Numa das opções (não me recordo qual) o código fica identado, mas de forma diferente do original, altera a ordem dos atributos na definição de estilos e insere novas tags.
    Na outra opção, acontece o anteriormente descrito com a diferença que desaparece toda a identação (o código é apresentado encostado à esquerda com quebras de linha aparentemente aleatórias)

5. ZoomBang

ZoomBang Power Member

Eu uso a opção reformat e acho que faz um bom trabalho a manter as hierarquias das diferentes tags.

Ele parece é não preservar linhas longas. Já li em algum lado (mas não me lembro onde) que estas alterações são feitas para o código validar mais facilmente.

Última edição: 10 de Outubro de 2006

Partilhar esta Página