o "bug" que não esperava enfrentar em OSX

N.E.R.D

Power Member
Para mim o pior bug do OSX - ontem alterei o nome da Home Folder e deu por mim face a um reset quase total de tudo e mais alguma coisa...(até as preferências do rato perdi)... estava a ver que tinha perdido informação... só sobreviveu aquilo que tinha como especificado para ser utilizado por vários utilizadores...
Portanto, newbies como eu, não se metam a mudar o nome... No entanto, acho que vergolhoso isto acontecer num SO moderno...
Pelos visto tudo não passou de um bug para o qual a própria Apple já apresentou uma "solução":

http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.5/en/8767.html

http://docs.info.apple.com/article.html?path=Mac/10.4/en/mh1952.html
 
Não é bug nenhum, tu é que devias ter feito os trabalhos de casa e estudado um bocadinho de sistemas UNIX.

Se querias mudar o nome da pasta criavas um novo utilizador com o nome desejado, copiavas tudo da pasta "antiga" para a nova e apagavas o utilizador antigo.
 
Há um tempo atraz já se falou aqui no fórum sobre isso, e a apple sempre avisou sobre esse "problema", se e´que se pode chamar problema.

Abraço
 
Não se deve mudar o nome da home folder em sistemas baseados em unix.

Poder pode-se mas só isso não basta. É necessário alterar uns ficheiros de configuração para que o SO saiba onde está a "home folder" de qualquer utilizador.

Mas chamar isto bug é no mínimo hilariante. É quase como um gajo mudar de morada e esperar que tudo o que antes era enviado por correio para a antiga morada ir para à nova sem nada fazermos. Claro que se pode informar os correios que mudamos de morada, e na maioria das vezes o reencaminhamento até funciona. Nos Unix também é "possível informar o SO que mudamos de morada". :D
 
Poder pode-se mas só isso não basta. É necessário alterar uns ficheiros de configuração para que o SO saiba onde está a "home folder" de qualquer utilizador.

Mas chamar isto bug é no mínimo hilariante. É quase como um gajo mudar de morada e esperar que tudo o que antes era enviado por correio para a antiga morada ir para à nova sem nada fazermos. Claro que se pode informar os correios que mudamos de morada, e na maioria das vezes o reencaminhamento até funciona. Nos Unix também é "possível informar o SO que mudamos de morada". :D

Bem explicado hehe
 
Mas não há maneira de a Apple prevenir isto? Será muito difícil de colocar um aviso quando o user tenta mudar o nome da home folder?

Realmente... para prevenir situações como esta... Já pede palavra-chave se andar a mover coisas de um lado para outro em algumas pastas, como /System... bem podiam também pôr esse warning! :P
 
Realmente... para prevenir situações como esta... Já pede palavra-chave se andar a mover coisas de um lado para outro em algumas pastas, como /System... bem podiam também pôr esse warning! :P


Por acaso era bem pensado. Mas de certeza que ainda ia haver pessoal com este problema lol!
 
epa bug, ou nao, que tal um avisozito?
nem toda a gente pode saber estas coisas antes de haver azar... um SO ser user-friendly passa também por estas coisas...
vamos a ver que não conseguia resolver isto sozinho... tinha de ir colocar na assistência e, para além de expor os meus ficheiros pessoas, teria, muito provavelmente, de pagar pelo "arranjo". Tudo porque a Apple se esqueceu de colocar um aviso ou, pior, teima que nao e preciso colocar.
Nao faz sentido colocar a solução para o problema online, desde há várias versões do OSX, e nao aproveitar para acrescentar um aviso.

mas isto é só a minha opinião...
cumprimentos
 
epa bug, ou nao, que tal um avisozito?
nem toda a gente pode saber estas coisas antes de haver azar... um SO ser user-friendly passa também por estas coisas...
vamos a ver que não conseguia resolver isto sozinho... tinha de ir colocar na assistência e, para além de expor os meus ficheiros pessoas, teria, muito provavelmente, de pagar pelo "arranjo". Tudo porque a Apple se esqueceu de colocar um aviso ou, pior, teima que nao e preciso colocar.
Nao faz sentido colocar a solução para o problema online, desde há várias versões do OSX, e nao aproveitar para acrescentar um aviso.

mas isto é só a minha opinião...
cumprimentos

Eu acho que estas cheio de razão. Bug ou não, a Apple deveria "contornar" este "problema". Afinal, o OS X é um *nix para "nerds" que deveria avisar/evitar/resolver este tipo de problemas. No entanto uma solução sem gastar muitos recursos não é simples.
 
Eu acho que estas cheio de razão. Bug ou não, a Apple deveria "contornar" este "problema". Afinal, o OS X é um *nix para "nerds" que deveria avisar/evitar/resolver este tipo de problemas. No entanto uma solução sem gastar muitos recursos não é simples.

Muito pelo contrário, o OS X foi feito com base na pessoa comum. E se reparares todo o seu marketing é com base nisso.
E por isso mesmo é que deveria haver esses avisos.

abraço
 
Pá, desculpem lá, no windows a microsoft também avisa que não se pode mudar o nome às pastas de sistema? A sério, se há coisas que um gajo tem que tirar da cabeça, esta é uma delas ... E então chamar-lhe bug ...
 
Pá, desculpem lá, no windows a microsoft também avisa que não se pode mudar o nome às pastas de sistema? A sério, se há coisas que um gajo tem que tirar da cabeça, esta é uma delas ... E então chamar-lhe bug ...
A questão não é se a MS o faz ou não... :)
A Apple não tem que se reger pelo que a Microsoft faz ou deixa de fazer para corrigir bugs/falhas/whatever no OS. A questão é que a Apple pode muito facilmente alertar para esta "limitação" e ainda não o fez.
 
Última edição:
A questão não é se a MS o faz ou não... :)
A Apple não tem que se reger pelo que a Microsoft faz ou deixa de fazer para corrigir bugs/falhas/whatever no OS. Não custa nada pôr um aviso... Nada mesmo.

O que a Microsoft faz ou deixa de fazer a mim já me é indiferente à muito tempo, mas só referi isso porque foi falado isso por alguém acima ... Se mudares o nome da pasta "Windows" também acontece alguma coisa má, e se o OSX é user friendly, o windows é utilizado por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, e no entanto não tem lá esses avisos.
É só para reforçar a ideia de que é uma coisa tão óbvia que nem eles pensam que alguém vai ser estúpido ao ponto de o fazer.
 
não vejo o que tem de tão impensável alterar o nome da home folder... então pq razao tenho, no meu caso, de ter o meu nome todo colado, sem espaço no meio? faz sentido poder-se mudar e pelo que vi, em varios forums la fora, muita gente passa por este acidente.
quanto ao windows, se avisa ou não, acho isso irrelevante uma vez que, por algum motivo troquei para mac.

o que safa nestas coisas é que a internet está la sempre para ajudar... agora imaginemos que não estava... que se tinha de aceder a um ficheiro e por uma alteraçao de nome não se conseguia.

acho que o OSX é espectacular mas devemos, sempre, salientar o eventuais defeitos para que estes possam ser resolividos.
 
Back
Topo