O computador deixa de responder e não desliga

Khalie

Membro
Boa tarde a todos.

Esta situação começou a ocorrer ontem e ocorreu 2 vezes até agora, o que já foram 2 vezes demais.

O que se passa é o seguinte: O computador deixa de responder (freeze), pelo que o rato e teclado deixam de responder e tudo o resto praticamente mas o ecrã fica normal, nao há nenhum BSOD nem blackscreen, nada.

Assim que carrego no botão da torre para reiniciar, o computador reinicia e antes do POST, o computador arranca e passado 1-2 segundos, desliga e depois liga novamente e arranca.

A situação ocorreu exactamente da mesma maneira das 2 vezes. A única vez que algo semelhante ocorreu, foi quando a minha fonte fritou mas o computador arrancava, desligava, arrancava, desligava.

Sugestões para o que possa experimentar para isolar o problema sem ter que levar o PC a uma loja? :(

Obrigado pelo tempo despendido.
 
Corri o CPUID HW e as 4 cores do CPU estão entre 40 e 46 graus, a grafica está a 42 graus.

Hoje aconteceu-me o mesmo problema normalmente, o PC deixou de responder e desta vez o ecrã ficou todo distorcido.

Tinha também a data em 2019 por qualquer razão. Não encontrei nada com o AVG, Nod32, Malwarebytes e Adaware.
 
Corri também o memtest82+ e não há problemas com as memorias. O Event Viewer mostra-me que os shutdowns foram todos como "Source: Kernel-Power" e Event:41. Creio que o problema possa ser com a fonte de alimentação, mas como posso ter a certeza?
 
Quanto tempo depois do freeze deste ao PC para voltar a responder? Suponho que tenhas usado ctrl-alt-del quando se da o freeze ou não? Não tenho assim nenhuma solução ou teoria para ja mas a umas semanas atras deu-me um freeze tambem a meio de um jogo e eu antes de resetar esperei prai 3 ou 4 minutos e ele acabou por responder ao ctrl-alt-del ao que eu depois reparei o cpu tava com 99% de uso pelo kernel ou system... ja não tenho a certeza mas o processo acho que era mesmo kernel qualquer coisa.
 
i would bet on that
quase de certeza que tens algum processo a pendurar, que coloca o cpu a 100% ou perto
entra em safe mode, e vê se acontece o mesmo
 
Lembro-me que freezou durante o memtest82+ e ficou assim uns bons 10 minutos pois nao tinha a certeza se estava a correr ou não.

Safe Mode e Selective Startup sem os startup items eram no mesmo. Não tenho nenhum freeze à 2 dias mas não me conformo com isso, queria saber o que aconteceu para evitar a situação. O meu palpite é mesmo o PSU que está a ir à vida mas não ha forma de comprovar.
 
Aconteceu mesmo agora. Não estava a jogar, ouvir música ou ver videos. Simplesmente estava a ler um artigo num site.

A luz do teclado e rato foram à vida, ou seja, deixaram de responder. Esperei 5 minutos e nada. O pc não desligou. Passado 5 minutos carreguei no botão do reset e o PC desligou durante uns 2 segundos (normalmente recomeça logo após carregar no reset) e ligou. Agora.. isto acontece sempre que tenho um freeze destes, o PC começa a ligar pois vejo as fans do CPU e memoria a trabalharem e desliga passado 1-2 segundos. Depois de desligar, liga-se e está tudo bem.

Isto é o que tenho do Event Viewer:

General:
The system has rebooted without cleanly shutting down first. This error could be caused if the system stopped responding, crashed, or lost power unexpectedly.

Details:
-System
-Provider
[ Name] Microsoft-Windows-Kernel-Power
[ Guid] {331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}

EventID41
Version2
Level1
Task63
Opcode0
Keywords0x8000000000000002
-TimeCreated
[ SystemTime] 2012-08-14T23:49:32.036411400Z

EventRecordID570240
Correlation
-Execution
[ ProcessID] 4
[ ThreadID] 8

ChannelSystem
ComputerTom-PC
-Security
[ UserID] S-1-5-18


-EventData
BugcheckCode0
BugcheckParameter10x0
BugcheckParameter20x0
BugcheckParameter30x0
BugcheckParameter40x0
SleepInProgressfalse
PowerButtonTimestamp0
 
podes testar a fonte com um multímetro.
quanto aos freeze mete prime95 nisso a correr durante no mínimo 12 horas (recomendo 24) para ver se isso bloqueia quando o CPU vais aos 100% durante muito tempo.

PS: tira qualquer OC que tenhas feito, e faz update e reset à BIOS antes de começar o teste...
 
Pelo que tive a ler, uma das razões para o meu problema estar a ocorrer é o facto de ter mais do que um audio driver activo. Desactivei os audio drivers adicionais que tinha dia 15 e desde então, tudo 5 estrelas. Hoje precisei de tirar o Virtual Audio Cable para criar um dispositivo de audio virtual para fazer certas coisas e pouco depois o PC crashou.

Para que conseguisse ligar o PC novamente, foi um pesadelo. À primeira vez, ligou, desligou, ligou e crashou no logo do windows. À segunda vez, ligou, desligou, ligou e crashou logo antes de entrar no windows repair. À terceira vez ligou, desligou, ligou, desligou, ligou e funcionou.

Quando digo "ligou, desligou" refiro-me ao hardware começar a trabalhar e ir abaixo, antes mesmo de ver o POST. O tempo que demora a ligar e aparecer o post foi também de uns bons 2 segundos para uns 6.

Enfim, já desinstalei o Virtual Audio Cable e por agora está tudo ok. Vou fazer reset ao CMOS, fazer um update à BIOS e por o prime95 a correr enquanto durmo. Se isto acontecer novamente, vou formatar o PC já que não o formato à 1 ano. Se acontecer depois disto só consigo pensar em arranjar uma fonte nova, não estou a ver onde é que possa estar o problema. O que me leva a crer que seja a fonte é mesmo aqueles "arranques" todos que o PC tem depois de um crash. Não queria estar a gastar dinheiro num multimetro para testar a fonte também pelo que vou então por exclusão de partes.

Eu amanhã dou noticias em relação ao prime95.
 
olha as temps disso enquanto dormes, não vás fritar isso... XD

mas se é problema de conflito de drivers, não acho necessário fazer o prime95, desinstala os drivers em conflito e fica bom o PC...
 
Back
Topo