Problema O controlador de visualização deixou de responder e (NÂO) recuperou...

Kitoko

Power Member
Boa tarde,

Na verdade o controlador não recuperou mesmo...
Passo a explicar: à umas semanas, montei uma máquina nova que esteve a funcionar a 100% (com as drivers que vem no CD de instalação) até que, passado 3 ou 4 semanas, eu ia jogar (como quem diz puxar pela gráfica) e quando voltava ao ambiente de trabalho, depois de navegar no pouco na Internet, o ecrã ficava intermitente até que depois acabava por ficar: ou todo azul, ou todo cinza, ou ás ricas azuis, ou ás riscas cinzentas. Digo isto, porque variava.

Como não conseguia voltar a ter acesso a um ecrã límpido (depois de verificar a conexão dos cabos), restava-me reiniciar o computador no botão. Às vezes conseguia ter uma utilização normal, depois do reboot forçado, outras, logo a seguir a entrar no ambiente de trabalho, ou quando aparece a breve mensagem "Bem-vindo" o problema voltava a surgir.
Tentei voltar a instalar as drivers, fazendo download do site da AMD, incluindo o AMD Catalyst mas tive sucesso momentâneo. Quando vou jogar Skyrim ou Shogun2 (por exemplo), consigo jogar normalmente, e depois o problema surge. Já quando jogo Trine, o problema surge logo assim que inicio o jogo, ficando o ecrã com riscas em apenas alguns pontos de grafismo. Acontece o mesmo quando jogo Dota2: consigo estar um tempo sem que o problema me apareça.
No final, após várias reboots e o ecrã na mesma, acaba por iniciar em Modo de Segurança e desligava o computador por completo, até ao dia seguinte (sendo que em Modo de Segurança, ás vezes tinha as cores trocadas em alguns pontos do monitor, mas nem sempre me acontecia o descrito).
De salientar que tenho também, o Nvidia PhysX instalado (não sei se tem relevância para o caso).

As spects são:
Maximus V Gene
i5-3570k
8G DDR3
AMD HD 7970 DirectCU II 3GB DDR3
OCZ Agility 3 120G (SO + programas)
Caviar Blue (Storage + Instalação de jogos)
XFX Pro 650w Core Edition
Monitor: Asus VH222D

Adiciono ainda uma imagem do problema, que consegui captar:
http://imageshack.us/photo/my-images/16/foto0240w.jpg/

tenho andado a adiar o problema por falta de tempo, mas agora chegou a um ponto que não dá mais...
O meu obrigado desde já e as minhas desculpas pelo post longo.
Kitoko
 
Última edição pelo moderador:
Suspeito de algum problema na gráfica, mas entra em Modo de Segurança e no gestor de dispositivos apaga/desinstala a placa gráfica.
Reinicia em modo normal e deixa o Windows reinstalar os controladores.
Resolveu?
 
Tenta baixar os clocks da gráfica no Catalyst, só para ver se isso continua com esses sintomas.

Eu ainda não fiz overclock, pelo que está tudo de origem no GPUTweak. Apenas mexi na velocidade das ventoinhas da gráfica.
Neste momento tenho o Catalyst desinstalado.
Eu efectivamente fiz download no site da AMD, mas poderei estar a fazê-lo incorrectamente. Poderão indicar-me o link para download, só para ver se estou a instalar a versão correcta?

Vou entrar no portátil para vos comunicar e em seguia fazer o que me aconselhas-te.
Como o problema demora um bocado a aparecer (por norma só umas horas depois de estar a trabalhar) vou tentar entrar no Trine (que é o jogo em que o problema acontece logo) e ver resultados.
Em seguida já comunico.
 
Mesmo que a placa esteja em stock, ela pode vir com problemas em manter a estabilidade mesmo em stock, por isso tenta baixar a ver se acontece o mesmo.
 
Última edição pelo moderador:
Bem, desinstalei a gráfica no gestor de dispositivos, reiniciei e deixei que o computador instala-se tudo normalmente.
Fui jogar um jogado e estava tudo 5 estrelas. A steam até detectou que não tinha tudo instalado da gráfica e fez o download do Catalyst automaticamente.

Até que...
Até que o ecrã fica-me cinzento do nada, no momento em que estava a navegar na internet.
Tive de reiniciar o computador forçadamente: ele chega ao ambiente de trabalho e quando está a carregar as coisas, volta novamente a ficar ás riscas.
Alguém tem mais sugestões? Começo a ficar seriamente triste com a situação.

Mesmo que a placa esteja em stock, ela pode vir com problemas em manter a estabilidade mesmo em stock, por isso tenta baixar a ver se acontece o mesmo.
E como faço isso? Poderias-me indicar por favor?
 
No Catalyst Control Center, vais à aba do Desempenho, e metes AMD OverDrive, depois Ativas o Graphics OverDrive, e nos clocks do GPU e memória baixas em 50mhz. Depois experimenta se voltas a ter problemas. Se tiveres, tenta baixar mais uma vez, se não tiveres, tens que enviar a gráfica para RMA, porque ela não aguenta os clocks padrões.
 
tens que enviar a gráfica para RMA

Fiz como disses-te: reduzi os clocks em 50mhz e ao fim de algum tempo voltou a falhar. Queria agora voltar a reduzir, mas não consigo porque nem chega ao ambiente de trabalho...
Penso que o melhor a fazer é amanha passar na loja onde comprei e esclarecer a situação. Por certo me irão ajudar...

Fico realmente triste é de ter um sistema novo e quando finalmente tenho tempo para desfrutar dele e acontece-me isto.
O meu muito obrigado a todos os que me ajudaram.

E se alguém tiver mais alguma ideia... Não hesite!
 
Apenas sugiro que tires outro programa de gestão de clocks, deixando apenas o da AMD. Eu por exemplo tinha o Ati Tray Tools, e sempre que via videos no youtube, ou algo que utilizasse flash player, o controlador reiniciava e recuperava. Ou seja, tinha OC a gráfica no ATT e deixava default no CCC.
Tirei o ATT do arranque auto do windows, e resolvi o problema, tenta ver se tens algo parecido no teu caso. Mas barras cinzentas, hmm. Cheira-me a hardware
 
O problema era mesmo da gráfica: tenho defeito.
Embora alguns programas como indicas-te podessem criar um conflito futuramente...

A loja substitui-ma sem quaisquer tipo de problemas.
Só tenho a agradecer a todos os membros que me ajudaram neste problema passageiro e á loja em questão, que me o solucionou.

O meu muito obrigado
 
Back
Topo