1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O dia-a-dia de um responsavel de redes??!?! Como é?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por madafakapc, 22 de Janeiro de 2006. (Respostas: 61; Visualizações: 5684)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Olá!
    Como é o dia-a-dia de um técnico de redes ?!?!? Quem pode ilustrar o que faz durante um dia de trabalho como técnico/responsavel o que for da rede informatica de uma empresa ou entao ke seja freelancer/preste este serviço ?!?! É um dia inteiro em frente aos monitores a monitorar a rede, a ver os leds a piscar, fechado numa sala sozinho?!?!?! O que puderem descrever...tirando os intervalos....hehe!

:x2:

2. madafakapc

madafakapc Power Member

Nao ha ninguem por ai a trabalhar em redes?!?!?! Tantos gajos que ja leram isto e nao ha nenhum que keira avançar......

3. avantix

avantix Power Member

Não sou técnico de redes .... mas no sitio onde trabalham trabalham alguns e posso descrever um pouco o que eles fazem!

Efectivamente depois de uma rede estar montada e a funcionar em pleno, o que eles fazem é monitorização, manutenção de tabelas de roteamento, por vezes fazem alterações manuais de rotas, debug, testes de trafego, testes de carga, definição de roteamentos alternativos, resolução de problemas na rede. Manutenção de routers, switches, etc...

Não é um trabalho fácil, e tb não o considero chato ou monotono!

Mas depende. Se o tecnico de redes fizer um trabalho excelente na criaçõ e planeamento de rede, provavelmente terá muito menos trabalho de manutenção... mas isso é como em tudo! :D

4. VinE

VinE Power Member

Hmm... Posso dizer que técnico/administrator da rede daqui... E faz-se tudo, desde andar a mexer em políticas no 2003, a configurar squid's, até cravar cabos de rede que por qualquer razão do demo deixaram de funcionar.. Mas isto é uma coisa mais pequena, só tomo conta de cerca de 50 computadores...

5. firestorm

firestorm Power Member

boas.

eu tenho q monitorizar os switchs, routers, ver os erros nos logs, a qtd de trafego que passa em cada port, etc. Se a rede for bem montada só temos que ver essa componente activa e passiva de x em x tempo, como medida preventiva.

De resto , no meu caso, cravo fichas, mando excutar instalação de novs pontos de acesso onde são necessários, tenho q gerir a DMZ, o mail relay, o file server (win2003), o servidor lotus (solução de email), os componentes de segurança tanto nos postos clientes como nos servidores e DMZ, gerir eficazmente (o q é impossivel) o anti-spam, etc.

Tenho tb que configurar novas máquinas, meter aplicações clientes, office, mail, as400, configurar rede, printers, etc. Dar formação às pessoas sobre as novas aplicações a usar e alguns conselhos de boa utilização de PC e do perigo/responsabilidade do uso de internet no local de trabaho.

Actualizo a nossa pagina, o catálogo online, encomendo novos projectos informaticos, etc etc.

Não é um trabalho chato quando se é recompensado pelo trabalho.

Última edição: 23 de Janeiro de 2006
  6. eXcept

eXcept Power Member

O meu dia a dia passa por:

Verificar cablagem e condições.
    Verificar serviços ( DHCP, NAT, etc )
    Análises a erros dos switchs/routers
    Configurar e verificar tabelas de roteamento
    Configurar políticas de domínio
    Verificar problemas de NAT, proxy, firewall
    Limitar acessos a determinados ips/paginas
    Controlo das VPN de acesso à rede interna
    Monitorizar acesso à internet
    Gestão dos routers
    e muito,muito mais...

isto só relativo à rede.

A empresa onde trabalho tem escritórios no Porto e em Lisboa, e mesmo em Lisboa tem vários edifícios.

Fora isso tenho outros trabalhos, como gestão de servidores, mail, ftp, fileserver, as400, lotus ( parece que trabalhamos na mesma empresa, firestorm :P )

Última edição: 23 de Janeiro de 2006
  7. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Ate' agora falaram so de trabalho eu acho que se estão a esquecer de uma coisa bem importante, o enquadramento do que e' ser um tecnico de redes

A menos que realmente sejas bom e tenhas a sorte de ir parar a uma empresa que leva a parte de TI a serio ser um tecnico de redes (ou informatico em geral neste pais) e' a coisa mais frustrante 'a face da terra.

O teu trabalho NUNCA e' reconhecido, apenas e' criticado no caso de falhar alguma coisa, alias a parte de sistemas e' sempre o bode expiatorio de qqer outro departamento quando as coisas nao correm bem a frase mais habitual em qqer empresa e' "A culpa e' do computador" ou "A culpa e' de sistemas"

A tua relação com a administração e' do pior que pode haver:

a) Formação?? Formação ja tu tens ou não estavas onde estas... ha la dinheiro pra isso
    b) Backups?? Tudo bem... agora quereres por exemplo um set de tapes dlt para fazeres um esquema de backup rotativo com backups incrementais e integrais de maneira a teres a certeza que nada se perde... esquece... a 17 contos por tape DLT mandam-te janela fora... grava pra cdzinhos grava... disastering?? que e' isso? Redundancias?? Pra que??
    c) Projectos novos que impliquem custos... esquece... estamos em contenção de despesas... sempre
    d) Não fazer muito barulho pq la fora ha 1000 point-and-click-admins alguns ate com certificados microsoft que aos olhos da administração são tão ou mais capazes de fazer o teu trabalho pouco interessa que as principais aplicações da empresa corram sobre servidores em unix e eles se borrem todos ao verem uma linha de comandos, o que importa e' q pedem menos 400€/mes do que tu, afinal de contas as workstations ate são windowz xp e pro resto ha sempre a opção de outsorcing

A tua relação com os teus colegas não e' muito melhor devido ao facto de seres sempre "o gajo que lhes cortou acesso ao site da bola" ou que lhes chamou a atenção por terem mandado aquele PPS de 50 megas com imagems "interessantes" se bem que fora do ambito daquilo que são pagos para fazer para outras 50 pessoas dentro da empresa que por acaso estão noutras delegações e estão ligados atraves de uma linha de 64 atraves da qual têm de passar e-mail, acesso 'a net e aplicações dados das aplicações "levezinhas" que a empresa tem a funcionar. Metade do tempo estão a tentar sacar-te como raio e' q dão a volta 'a proxy e o resto do tempo estao a rebentar com as maquinas que tu passaste um tempão a configurar para ser o mais idiot proof possivel

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Porra ! O Triston acertou na mouche !

Acrescenta aquilo ainda mais algumas das tarefas que tinham dito acima e tás a ver... Depois tens os casos onde montaste aquilo assim melhorzito e pouco fazes, mas há sempre qq coisa pra fazer... Muitas vezes até vais servir de passa-cabos (N tenho nada contra isso, k remédio...)

A parte da administração já depende um pouco do tipo de empresa.. Mas é muito como ele refere infelizmente... Eu tenho a sorte de poder fazer backups à vontade sem tanta contenção de custos... Mas mesmo assim ainda é puxadote... A ultima alinea (d), bem... A meu ver é a pior e espero que venha a mudar com o tempo coisa que infelizmente n tenho visto nos ultimos anos...

9. madafakapc

madafakapc Power Member

LOL!
    Ok, podem ir dando as vossas experiencias por aki....tou a curtir....e a ver que isto realmente por muito que um gajo keira fazer mais qq coisa tá de maos atadas.....

Eu keria entender que um gajo certamente nao passa o tempo todo em frente ao monitor pq axo que isso (apesar do trabalho que deve haver para realizar como ja o descreveram aki) é muita rotineiro, mas se o ppl pode andar pela empresa a ver o que se passa e a resolver outras kestoes, ok....é que tenho ideia que o ppl passa o tempo todo a atrofiiar dentro de um cubiculozito com o monitor na frente....hehehe
    I:004: :004: :004: :004:

10. Morg2k2

Morg2k2 Power Member

EU falo por experiência própria, tenh a felicidade ou infelicidade de trabalhar na banca de investimento. E nesse sentido em primeiro lugar estão os $$$ dos clientes dai que se dá primazia a sistemas de backup altamente eficiente, embora caros é um facto, mas como se costuma dizer a imagem que demoram anos a ser construida , é destruida em segundos ...
    Dai que as minhas funções Administrador de sistemas assenta em:

2 grandes vertentes:

1) que é um pouco chato mas alguem tem que o fazer, que é suporte a end-users (utilizadores) desde a coisinha mais basica á mais complexa (claro que na óptica de um utilizador) e este tipo de apoio consome tempo que é uma coisa ridicula ( e eu que o diga):
    As tarefas aqui assentam em:

- verificar cablagem, patching, telefones em termos fisicos ou na na central do mesmo, porblemas com o office (nomeadamente excel) , ou mesmo formação , visto que muito utilizadores por vezes nem sublinharem uma frase sabem fazer....), depois por toners em impressoras, porque é uma tarefa dificilima para um utilizador, retirar e inserir da mesma forma o toner.... grrrrrrrrr (eheheh), passando por fotocopiaodoras, faxes e sei lá mais o quê...

E sim estas tarefas conseguem ser chatas e aborrecidas ao fim de algum tempo.

2) Administração de sistemas propriamente dito:

No meu caso Administro:

- Clusters e SAN (Storage area network)
    - Routers
    - Switches
    - Tabelas de rotas
    - Aplicações de negociação muito especificas
    - Dominio 2000/2003
    - Politicas de dominio
    - File Servers
    - Print Servers
    - Firewalls
    - Recomendações / sugestões de novas soluções em função de necessidades emergentes e/ou optimização de soluções existentes.
    - Ter cuidado extremo em máquinas criticas que estão em produção etc, etc.

No que toca ao enquadramento, por acaso tenho sorte, pois tenho anualmente direito a uma ou duas acções de formação de á minha escolha (Ex. Cisco, Microsoft, etc)

A questão do reconhecimento é o grande dilema Português, na medida em que o que corre bem não é quantificado como uma mais valia, dai que apenas e "reconhecido" o que falha, gera erros etc. Dai que qualquer tipo de avaliação é sempre muito subjectiva.

Espero ter conseguido esclarecer algumas duvidas existentes.

11. avantix

avantix Power Member

O Triston fala de uma coisa importante!

Mas não se aplica apenas ao pessoal ds redes .. aplic-se a too o ramo da informática!
    O Programador é sempre o culpdo de um software não funcionar, o Gajo das redes, pela rde não funcionar, o gajo da integração pelos dois ssitemas não comunicarem ... etc....

Uma coisa que já aprendi em TI é que a culpa nunca é dos outros ... é sempre nossa!
    Depois de passarmos a fase de ficarmos tremendamente ofendidos por nos estarem sempre a colocar as culpas, o resto da profissão faz-se bem!

Eu fui Programador (Software / WEb) durante 3 anos! Trabalhava nos dias bons, cerca de 12/14 horas por dia ( 2 trabalhos ). Cansei-me e mudei! Mudei para uma Multi-Nacional para um departamento de Intgração de sistemas, onde Formação é ao Pontapé, onde temos sido reconhecidos pelo trabalho desenvolvido.

Para já contentissimo ... por isso Triston ... Procura um outro emprego onde pelo menos sejas reconhecido no que fazes ... mas na minha opinião esquece lá a historia de teres sempre a ciulpa ... a unica forma de te livrares disso e ires trabalhar para uma padaria .. e mesmo assimm ...... :D

12. eXcept

eXcept Power Member

Por acaso tenho a sorte de trabalhar numa empresa que, embora a sua area de actuação não tenha nada a ver com informática, preocupa-se e de que maneira com a evolução tecnologica, sistemas de backup e redundância, tal que, fora postos de trabalho normais, dos quais temos 2 máquinas de backup para cada sector, temos uma de duas coisas: ou routers/switchs/outros equipamentos de backup, ou contratos de manutenção 24/7 com reposição de equipamentos em menos de 4 horas. É uma boa mentalidade da Administração no que toca a este departamento.

Agora em relação aos users, claro que somos sempre o bode expiatório. Obvio que a Administração já sabe perfeitamente o que a casa gasta, e por isso temos as costas guardadas, mas para os users a culpa é sempre nossa.

13. VinE

VinE Power Member

Aqui não me posso queixar.. tendo em conta que nao havia absolutamente ninguem pra tomar conta disto, e regra geral tinham que esperar 15 dias até q alguém viesse buscar um computador, pra o entregar 1 mês depois.. Portanto tratam-me bastante bem.. LoL

Até pq sabem q essa "coisa de arranjar pc's" não é o meu trabalho, nem o de administrar a rede, sou sound designer :s Mas fui, na medida do desespero, aprendendo a mto custo sozinho este merdum todo de redes...

14. zoidberg

zoidberg Folding Member

Ora aqui está um belo tópico sim senhor,

Triston, tas completamente lá!

Isto realmente é = em todo lado :|

Por acaso aqui até se fazem muitos backups e gastam-se mtas tapes, mas a realidade é um pouco essa por este Portugal fora..

Esta Empresa axo que funciona bem pq o capital é espanhol , senao la tava eu a fazer backups em cds ..

Infelizmente é assim :| alguem aqui numa empresa Portuguesa que funcione bem?

15. xupetas

xupetas Banido

Hmmm aqui onde estou existem sempre projectos novos a entrar...

Que é que eu faço...

Admin de Clusters em HPUX
    Admin de Slowlaris
    Admin de Linux

Coço-me como o caralh ;-)

E viva o Openview operations :joker:

16. madafakapc

madafakapc Power Member

E voces nao teriam hipoteses de prestar antes este serviço em outsourcing?!?!? Pq nao tentar essa vertente...diversificavam as experiencias.....hehehe

17. eXcept

eXcept Power Member

Poucas empresas recorrem ao outsourcing. As boas empresas tem departamento interno, as empresas "menos boas" recorrem ao filho do patrão.

18. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

outsourcing means? Utilizar software proprio?

19. madafakapc

madafakapc Power Member

Curiosidade: já agora, em que plataformas voces andam a mexer/tipo de makinas ?!?!? E por exemplo, a banca procura que tipo de serviços mais em particular: segurança e devem recorrer muito ao outsourcing ou nem por isso. Deve ser um meio muito fechado o deste sector não???
    Muita cena top secret?!?!?!:004: :004:

20. firestorm

firestorm Power Member

Outsorcing é recorreres a empresas especializadas para determinados serviços, ex. gestão de redes. Existem firmas que têm pessoal em outsorcing, onde o gajo vai lá duas horas por dia por exemplo ver se está tudo bem, ver logs, etc. Se houver erros entao é chamado. O caso ds backups é outro exemplo dum outsorcing muito comum.

Concordo no que foi falado.
    Eu infelizmente ou felizmente trabalho numa empresa da velha economia, por isso eu sou akele gajo que gasto milhares e não dou lucro, pq a administração não vê dinheiro. As pessoas keixam-se dos computadores sou eu que nao faço nada (nao é administração que nao muda para xp com pc com mais memoria, nem os proprios utilizadores que nunca correm um scandisk ou desfragmentador).
    concordo 100%, qtas vezes já me apeteceu mandar tudo akele sitio e já respondi mal ao boss, mas depois de acalmar tudo volta ao normal... mas para ele sou sempre o gajo que nao faz nada.
    Já lhe disse que se a produção insere os dados, se a comercial emite facturas, etc etc, é pq o meu trabalho anda a ser bem feito pois se a rede nao funcionasse ele nao teria nada, mas enfim.

O q importa mesmo é a nossa consciencia, fazermos o mlhor que sabemos, e se queremos formação pagamos do nosso bolso pois estamos em contenção de custos.

Mas para eles nao existem contenção de custos, bons carros, bons jantares, etc etc. O que se vê na politica vê-se nas empresas...

é o pais que temos.

Outsorcing não dá muito, pq como ja disseram são poucas as firmas que recorrem a este tipo de serviços. Pq isto implica uma relação de extrema confiança entre as duas partes, pois na verdade, nós os TI, temos a empresa nas nossas maos por asism dizer, pois temos acesso a toda e qualquer informação.
    Km é q nos dias de hoje confia assim tanto em pessoal que nao conhece ? poucos.

[[]]

Partilhar esta Página