O estado da nação.

Boa Noite.
Apocalypse, obrigado pela dica.
Eu tb pinto quadros (telas) e fiquei maravilhado
com essa imagem.
Acho que já a vi algures, mas tb já não sei onde.
Um abraço.
 
O que eu também acho que contribui para o facto de muitas pessoas se afastarem da programação é a relação próxima que ela tem com a matemática e com o pensamento lógico (mais ou menos complexo isso agora n interessa), quando se calhar ao entrarem neste mundo pensam que é só clicar nuns botõezinhos e já está... Hoje em dia já aparece muito aquele pessoal que entra em Informática pq "gostam de computadores" (isto é gostam de jogar :rolleyes: )... Eu estou em LEEC, isto é não aprofundo tanto a programação como o pessoal de LEI, mas ainda pego bastante em C++ e já fiz 2 cadeiras que usam o Delphi (q é um ambiente bastante agradável para dar a conhecer o Pascal), nas quais aprendi entre outras coisas como programar transferência de dados em protocolos como TCP/IP e UDP...
Isto tudo ainda são os primórdios do meu curso, e só sei que, em relação á programação, que ainda tenho muito que aprender...

Mas quem o disse melhor foi o AVxAMD não há nada como veres o programa a crescer ali á tua frente, a tomar forma, e mesmo quando já arrancaste mãos cheias de cabelo, apenas para descobrir que o erro estava num ponto-e-vírgula >( (isto são recalcamentos, n liguem), tudo isto vale a pena quando chegas ao fim e vês ali algo que saiu da tua cabecinha....
 
epa...

arrancas cabelos porke falta um ponto e virgula ....porra...deves ter um compilador um bocado para o estranho...para nao avisar q falta um ponto e virgula ....:)
 
Re: epa...

Originally posted by john
arrancas cabelos porke falta um ponto e virgula ....porra...deves ter um compilador um bocado para o estranho...para nao avisar q falta um ponto e virgula ....:)

não, é tipico do pascal, se te falta o ponto e virgula dá o erre é no ciclo, é que o problem muitas vezes não a falta do ;; mas sim a presença deste (nos if então é uma maravilha antes do else, que não pode possuir o dito cuja)
 
Zombie, a boquinha do "logo abaixo do hardware" epah adorei...
gosto de programar... mas ás vezes qd alguem leva as cenas ao extremo dá sempre pra responder..."ok corre lá o teu software sem o meu hardware" ;)

é que ainda gosto mais de hardware, sem dúvida alguma.

Apocalypse,
epah ainda nao te tinha visto por aqui...
mas responde lá, corre o teu software sem ....

;) kust kidding
 
Re: epa...

Originally posted by john
arrancas cabelos porke falta um ponto e virgula ....porra...deves ter um compilador um bocado para o estranho...para nao avisar q falta um ponto e virgula ....:)

LOLOL!! john, eu sei que foi um exemplo um bocado extremo, mas serve só pa ilustrar certas situações (principalmente quando já se está com umas belas noitadas de programação em cima :P). Acontece ainda mais quando se é um autodidata (tive um colega meu que passou 11 horas há volta de uma combo-box no Delphi!! O homem tava já a entrar em parafuso :-D :-D).
 
epah essas porras acontecem e são do pior.

nos bons velhos terminais de consola, passei uma tarde para tirar um erro num prog de FORTRAN, no fim...

em vez de "subroutine" tinha "subrotina", porra tinha escrito aquilo em portugues.

uma tarde...
 
É, são estas as pérolas da programação que afujentam a malta logo ao inicio. é um bocado como aprender o Unix quando toda a vida se mexeu em Windows 9x.
Uma vez também passei uma noite agarrado ao Visual Basic por causa duma ligação que queria fazer a uma base de dados criada em Access e que não funcionava de maneira nenhuma. Bem, no fim descobri que o problema era que o VB 6 não é compativél com bases de dados criadas em Access XP. E lá tive de sacar o Patch do VB 6 que são mais de 50 MB.
Hoje, farto-me de rir com isso, mas na altura...:mad:
 
Originally posted by jcab
e esse circuito integrado definitivo é uma FPGA ! A cadeira é Electrónica de Computadores e é uma cadeira obrigatória. Sou de LEEC ramo SEC (sistemas electrónicos e computadores) e não de LEIC.
FPGA - Field Programmable Gate Arrays
Como o nome diz é um hardware programavél, que pode ser reutilizado quando quiseres para outra função.
Quando falei em C.I. definitivo falei mesmo num circuito integrado fixo (como os processadores e memórias normais)
Estou a ver que apanhaste o Prof. Leonel Sousa :) Foi o meu prof. de TFC que era em VHDL :) É um prof. fixe.
 
Re: Re: epa...

Originally posted by possessed


não, é tipico do pascal, se te falta o ponto e virgula dá o erre é no ciclo, é que o problem muitas vezes não a falta do ;; mas sim a presença deste (nos if então é uma maravilha antes do else, que não pode possuir o dito cuja)

isso e muito mau mesmo.... se um gajo nao passar a fonte do programa a pente fino, nunca mais chega la.... ja me aconteceu tantas vezes que e logo a 1º coisa que faço quando ha um bug: "isto so pode ser uim ; num for ou qualquer coisa...." em C++ ou pascal....


bom, voltando ao assunto inicial, eu por acaso sofro de um prob: sou jogador compulsivo desde os meus 3/4 anos ( a culpa nao foi minha .... :'( .... meteram-me um spectrum a frente, o ke keriam que fizesse????? :rolleyes: ) e so recentemente e que tive o meu primeiro pc ( antes ainda veio o commodore Amiga :D ) a prai a uns 5 anos. o que se passou foi que so quando entrei para informatica (curso tecnologico) e que descubri que programar era lindo!!!!! :) . so nao me podiam era meter teoria a frente :mad: (isso baixou logo a minha media para 16 a programaçao >( >( >( >( >( )
mas isto de pascal era basico, e logo no ano seguinte C++ in the house!!! horas que passei a "brincar" com programas meus....

mas o inevitavel aconteceu. o vicio de jogar continoou e se nao tinha desafios para desenvolver programas, nao me despertava akela adrenalina de programar.... e ia jogar UT :P
o que me vazia mover eram os exercicios dos stors e os exercicios das olimpiadas da informatica que me arranjavam :cool: , e um o outro programa que tomava a iniciativa de fazer, pq depois, UT....

ja desde a pascoa que nao toco em c++ (entretanto ja estive a mexer em html) mas falta-me akela pica de programar que tinha dantes, akele fogo, akela força motora e inspiradora que me fazia mover horas em frente ao computador, a barafustar e andar as voltas com coisas do tipo "type mismatch" e "function cannot return value" :005:
nervous.gif
aeh.gif


bons tempos, agora tenho jogado UT, GTA3, JKII, UT, MOHAA, UT, SOF2... ja mencionei o UT??? :rolleyes:

pro ano e visualbasic :001: .... :confused: talvez volte a rush de antigamente....

xi!!.... onde e que eu ja vou.... ja chega, i rest my case :003:
 
boas....

Obviamente que a presença dum ;; tem um significado diferente em muitos sitios, por exemplo :

{
char* a = new char[sizeof(...)];
char*b = new char[sizeof(...)];
int j=2;
for(int i=0; i<10; ++i)
a=b[j++];

}

{
char* a = new char[sizeof(...)];
char*b = new char[sizeof(...)];
int j=2;
for(int i=0; i<10; ++i);
a=b[j++];

}

Acho que toda a gente sabe que estes dois exemplos fazem coisas completamente diferentes, so por causa dum ;; estar ou nao no fim dum dor... mas nao era isto que eu queria dizer com a conversa do compilador ....
 
Re: Re: Re: epa...

Originally posted by Dan


bom, voltando ao assunto inicial, eu por acaso sofro de um prob: sou jogador compulsivo desde os meus 3/4 anos ( a culpa nao foi minha .... :'( .... meteram-me um spectrum a frente, o ke keriam que fizesse????? :rolleyes: ) e so recentemente e que tive o meu primeiro pc ( antes ainda veio o commodore Amiga :D ) a prai a uns 5 anos. o que se passou foi que so quando entrei para informatica (curso tecnologico) e que descubri que programar era lindo!!!!! :) . so nao me podiam era meter teoria a frente :mad: (isso baixou logo a minha media para 16 a programaçao >( >( >( >( >( )

entao, e nunca usas-te o basic no spectrum, que vergonha, aquilo é que bombava, era um dia inteiro a programar para no fim gravar aquilo para um cassete de 90 minutos junto com uns 15 jogos :D

16 a programação no 10 ano, isso é muito mau :P :P :P :P

temos de jogar uma utzada, não tens nada a ver com o Danman, ou tens?
 
16 de media por causa da TEORIA!!!
nos programas tinha 19.5 , e mesmo assim o stor era lixado e nao queria dar 20!!! >( "OH Daniel, 19.5 chega, para que queres mais???" *****... :mad: :P
este ano a mema m3rd@... 19 nos trabalhos e tou a ver que a stora (este ano é uma ELA ;)
love.gif
, e é gira!!!!) me vai dar tb um 16...

no spectrum nao cheguei a programar... :( talvez ainda o encontre aí e va dar uma vista de olhos :)

danman na sou eu.... mas para uma utzada estou sempre pronto :D

PS: Avelino, e restantes, desculpem la a asneirada, mas quando se trata de coisas destas deixo-me levar um bocado...
 
Originally posted by Dan
16 de media por causa da TEORIA!!!
nos programas tinha 19.5 , e mesmo assim o stor era lixado e nao queria dar 20!!! >( "OH Daniel, 19.5 chega, para que queres mais???" *****... :mad: :P
este ano a mema m3rd@... 19 nos trabalhos e tou a ver que a stora (este ano é uma ELA ;)
love.gif
, e é gira!!!!) me vai dar tb um 16...

lol, por acaso aconteceu-me algo parecido no ultimo exame de programação que fiz, tive 19,8 porque esqueci-me de fechar a declaração de variaveis (deixava sempre aberto, nunca sabia ad ia precisar de acrescentar mais) e depois fachava no fim, mas daquela vez passou. grrrr >( >( >( :mad: :mad: >( :mad:
 
lolll ... o problema classico do ; ....

as notas do secundario ... credo ao ler a thread parece ja tao distante ... agora é mais algoritmos estrutras dados , fazer gestores de memorias , passar mais tempo com o C do k no mundo os vivos ... e dar com o belo SEGMENTATION FAULT .. nao há nada a fazer .. nova shell e gdb .... e muita paciencia

:)

www.cidadela.org conhecem ?
 
Back
Topo