1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O estado das “coisas” no preço dos equipamentos.

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por JoaoVr, 13 de Agosto de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1185)

1. JoaoVr

JoaoVr Power Member

Ultimamente tenho reparado que, cada vez mais, as lojas de telecomunicações recorrem a "truques" para a apresentação dos preços dos seus equipamentos.

Depois de já nos termos habituado ao preço com retoma, já lhe sucederam novas “modas” ainda mais criativas.

Alguns exemplos onde grande parte da culpa é dos operadores:

- Campanhas de verão nas quais o telefone fica a 1€ ou mesmo 0€! No entranto, num telefone de 200€ é necessário carregar 400€ durante 3 meses para receber o valor!

- Placas de Banda larga a 0€* -> *O valor do equipamento é devolvido na factura durante 24 meses (se o contrato é apenas de 12 meses). É que já nem se dão ao trabalho de colocar o preço das placas! É 0€ e pronto!

Outros exemplos por culpa das lojas:

- 9,90€* -> * Preço inclui 10€ de desconto na subscrição do seguro. Se fizer seguro são os 9,90€ mais o preço do seguro, se não fizer não vou ter direito ao desconto dos 10€. Porque raio está um cartaz de 3 metros a dizer “9,90€” se em nenhum dos casos fica a esse preço?

Desculpem o desabafo e o nome do tópico um pouco “manhoso” mas esta malta devia ser obrigada a colocar o preço do “toma lá dá cá”: eu dou o guito, eles dão o telefone sem qualquer tipo de complicação.

2. Pedrocas

Pedrocas Banido

Chama-se a isso marketing e se vires alguma coisa que vá contra a lei do consumidor, apresenta queixa no livro de reclamações. A mim não me faz comichão, não sou um comprador compulsivo, não vou em modas de promoções e descontos e cartões, só compro quando tenho que comprar e só compro o que quero comprar. Quero lá saber se a Optimus faz uma promoção com telemóveis a zero euros, mas que depois tens que os pagar na mesma e só recebes o total do valor do telemóvel quando fores velhinho. Só compra quem quer.

3. Qtherc

Qtherc Power Member

nem mais! Só compro quando quero e preciso.

Só me desanima o facto de essa publicidade aparecer com tanta frequencia na televisão portuguesa, porque de resto só é enganado quem quer.

4. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Estas a confundir as coisas e ainda por cima a denegrir a imagem da Optimus. Se há empresa que é leal com os seus clientes e não usa dessas artimanhas sem escrúpulos é a Optimus.
    A promoção da Optimus é devolver o valor do telemóvel excepto um euro à medida que o cliente carrega o telemóvel (25% do valor do carregamento). Já a concorrência devolve o valor integral pago pelo telemóvel (50% do valor dos carregamentos), mas tens até 31 de Dezembro de 2008 para os fazer. Ou seja como foi dito, o fica a zero euros é apresentado de uma forma muito manhosa já que seria necessário carregar 400 euros em 3 meses para recuperar os 200 euros investidos no telemóvel.

Alias em outras situações a Optimus é das 3 operadoras a que tem a postura mais correcta ao por exemplo libertar os clientes das obrigações contratuais em caso de incapacidade de prestação de um serviço de qualidade.

5. Pedrocas

Pedrocas Banido

Mas onde é que estou a denegrir a imagem da Optimus. Apenas disse a verdade e tu vieste confirmar isso mesmo. A Optimus devolve o carregamento, mas para o receberes todo de rajada, tens que carregar uma exorbitância de valor num curto espaço de tempo, senão se andas a fazer pequenos carregamentos só vês o valor total do telemóvel quando fores um velhinho de 90 anos.

6. I_T3k

I_T3k Power Member

Antes de mais quero vincar que tb não concordo nada com este tipo de publicidade!

Porém, verdade seja dita, o telemovel fica realmento por 0€ (ou 1€, conforme o operador) porque apesar de ter q carregar aquela quantia exorbitante num determinado prazo, essa quantia é toda gasta em proveito próprio! O que acontece é que estas campanhas não são mais de que um chamariz ao consumo (carregamentos) e à fidelidade (prazos de fidelização).

7. theforbidden1

theforbidden1 Banido

Estas a ser injusto com as Optimus, pois a TMN e a Vodaphone estão com um esquema muito mais manhosos. Alias na Vodaphone e na TMN ou carregas logo de rajada ou nunca mais ves o dinheiro, pois nesses 2 operadores só são validos carregamentos efectuados até 31 de Dezembro de 2008.
    Tu apontas-te o dedo à Optimus, e fechas-te os olhos à Vodafone e TMN que estão num esquema muito mais manhoso de publicidade enganosa.

8. AJDias

AJDias 1st Folding then Sex

Este tópico serve para? Alertar para as manhas do marketing?
    Cada uma das operadores ganha o pão à sua maneira, se umas são mais manhosas que as outras não quer dizer que as outras não o sejam.

9. Craven

Craven Power Member

mas ainda há quem ache que os telemóveis ficam realmente a 0 ou 1€?

mas então pensem lá um bocadinho comigo.

não tpagam o valor do equipamento no acto da compra?

ficam isentos de carregamentos no valor do equipamento?

não, nenhuma destas acontece.
    o que eles oferecem é a falsa ilusão da borla, ao oferecerem em saldo extra o valor. e depois em 99% (sondagem feita por mim num universo de 2 pessoas aqui em casa ;) ) dos casos, as pessoas ficam todas contentes porque acabam por ter de "oferta" algo que não lhes serve para nada.

no final não pouparam nada, porque o saldo extra, em situação normal não seria necessário e não o iriam gastar.

10. Pedrocas

Pedrocas Banido

Eu ali em cima referi a Optimus como exemplo apenas, podia ter posto a TMN ou a Vodafone que ia dar ao mesmo. Se nestas duas tens mesmo que carregar de rajada para receber o valor total do telemóvel senão acabas por ficar sem grande parte do dinheiro da promoção, na outra as vantagens também não são muitas, visto que vais precisar de muitos e muitos meses para receber o dinheiro e durante esse tempo todo muita coisa pode acontecer e acabares por não o receber na mesma.

11. canhoto10

canhoto10 What is folding?

por essas e por outras é que eu cago bem alto para essas "promoções"...

essa dos 0€, por exemplo...pagava o telemóvel e depois carregava quando desse ou quando me lembrasse...e acabava por gastar menos no telemovel, porque recebia o bonus nos carregamentos e gastava aquilo que ja teria de gastar de qualquer maneira quando o carregasse. claro que nunca ficava a 0€ mas sempre seria mais barato...

pior acho os pontos, que na tmn são berrantes...uma pessoa já gastou um cú de dinheiro(literalmente) a carregar o telemovel para ter entre 3000 a 6000 pontos e depois ainda tem de pagar mais ou menos metade do preço do telemóvel...ou seja ele sai bem mais caro do que se o comprassemos normalmente... é como é impossível arranjar esses pontos todos num ano, ficamos a contar com os pontos de anos anteriores...so que os pontos so teem validade de 3 anos...ora quem apenas carregue o telemóvel nos prazos de carregamento, nunca consegue ter os pontos necessários porque eles vão desaparecendo...eu por exemplo, nunca conseui passar dos 500 pontos e picos...e já tenho isto há uma data de anos...

12. JoaoVr

JoaoVr Power Member

Não é que seja enganado por estas promoções! Sei bem ler o "*" bem pequenos no fundo.
    Mas se toda a malta fosse obrigada a usar o preço "toma lá dá cá" - dou o guito certo e trago o telefone - as coisas funcionavam bem melhor.

13. _Nikon_

_Nikon_ Whole lotta BOINC

Explica lá exactamente como fizeste essas contas. :x2:

14. manipulo

manipulo Banido

Porque razão eles devolvem a quase totalidade menos 1 euro ?!

Eles fazem isso porque realmente eles nada devolvem ... esse valor dito devolvido sai-lhes a custo zero .

Uma promoção a sério seria o cliente ir á loja e dar apenas esse 1 euro .

A promoção a 1 euro entra em contradição a meu ver no seguinte ... se o equipamento custa 1 euro .

Porque tenho de gastar mais para receber menos .?!

A Optimus tal como qualquer outra ... dá um chouriço a quem lhes dêr um porco .

15. lord_zed

lord_zed Power Member

O marketing está muito agressivo, no entanto ha 1s anos quando comprei 1 GD90 o valor que paguei por ele foi-me de facto devolvido! Acho que foram 40 contos (na altura)!
    Agora as coisas estão diferentes, não ha propriamente concorrência, ha 3 operadores mas virtualmente so há 1, não há nada que os distinga, pelo menos para mim, não há nenhum que me ofereça algo diferente.

16. Craven

Craven Power Member

percebeste não percebeste? :x2:

17. AwakE

AwakE Banido

Exactamente. Todas têm a promoção dos 0 euros (1 euro whatever....), todas têm o TAG/Extrav/Moche, é tudo a mesma porcaria.

E sinceramente acho que a promoção dos 0 Euros da TMN e da Vodafone já passa os limites do razoável, e é borderline publicidade enganosa. Como já disse noutra thread, se comprares um Samsung Omnia na TMN tens 4 meses para fazer perto de 1000 euros em carregamentos, o que é inconcebivel, mesmo para alguém que gaste muito telemovel. Com os tarifários de antigamente ainda conhecia pessoal que gastasse isso (muito poucos), mas com os preços mais competitivos é completamente teórica. O telemóvel só vai ficar realmente a 0 euros para alguma ave rara, o que para mim acaba por ser publicidade enganosa (ou pelo menos completamente não-ética).

Ao menos na Optimus podes demorar 20 anos a receber o dinheiro....

Última edição: 16 de Agosto de 2008

Partilhar esta Página