1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

O famoso ecrã azul...

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por gldxh4ck3r, 21 de Novembro de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 848)

  1. gldxh4ck3r

    gldxh4ck3r Power Member

    Boas.
    O meu primo veio cá a casa com um TOSHIBA Satellite L300 do programa e-escolas, dizendo-me que, a certa altura depois de inicializar o Sistema Operativo, aparecia o ecrã azul de erro fatal, e numa fracção de segundos, o computador reiniciava.
    Ele tinha o Windows Vista Home Premium, e eu pensei que a questão ficava resolvida se eu formatasse o computador, e instalasse o Windows XP SP3.
    No princípio, parecia estar tudo em ordem, e fui instalando as drivers e os programas básicos para o computador funcionar correctamente. Só que depois de instalar o Kaspersky Internet Security, faço uma verificação completa ao sistema, e aos 67%, o tal ecrã azul aparece de novo e o computador reinicia. Tentei fazer novamente a verificação, e aconteceu o mesmo.
    Ignorei a verificação, e continuei a instalar os programas.
    Ao tentar instalar o Nero, aparecia-me um erro de ficheiro corrupto. Tentei instalar outras versões, e para todas elas, erros de todo o tipo, para não falar do tal ecrã azul que aparecia de vez em quando, ao instalar um qualquer programa.
    Fiz actualização da BIOS no site da TOSHIBA, e ao tentar instalar o Nero, estava correndo tudo bem, só que aos 65% a instalação dá erro, e pede para desinstalar o que já tinha sido instalado até então.
    Também fiz instalação do software actualizado do chipset, entre outros tantos programas feitos para a versão XP deste portátil, e mesmo assim continuo sem encontrar a razão de todos estes problemas.
    Só não fiz actualização do firmware, porque pedia um outro programa para verificar a versão. De resto, fiz tudo o que podia e sabia.
    Duvido muito que alguém consiga arranjar solução para este problema, mas se houverem sugestões, seriam muitissimo bem vindas.
    O meu muito obrigado, desde já, pela vossa disponibilidade e coragem..;)
     
  2. Blue Zee

    Blue Zee Power Member

    Qual é a mensagem de erro no ecrã azul?
     
  3. gldxh4ck3r

    gldxh4ck3r Power Member

    O ecrã azul aparece tão de repente e por tão pouco tempo, que é impossível ler o que lá está escrito.
    O que consegui notar é que o ecrã não aparece com texto estático. Pela fracção de segundo que me é permitido ver, reparei que o texto é gerado, como nos créditos finais de um filme, só que a velocidade a que passa é rapidíssima, e menos de um segundo depois, o computador reinicia...
     
  4. Blue Zee

    Blue Zee Power Member

  5. gldxh4ck3r

    gldxh4ck3r Power Member

    Obrigado pela dica. Infelizmente, o meu primo acabou por ir embora e levou o portátil com ele, mas logo que tenha oportunidade, falo com ele e volto cá para relatar o que aparece no ecrã azul.
    Cumps;)

    [edit]: será que, interpretando o que aparece no ecrã azul, conseguimos resolver o problema? É que esse ecrã azul aparecia frequentemente no Windows Vista, mesmo sem fazermos nada, e agora, com o portátil recém-formatado e com o Windows XP SP3, continua a aparecer, principalmente quando estamos a meio de uma qualquer instalação...
     
    Última edição: 22 de Novembro de 2008
  6. Boleador

    Boleador Power Member

    Provavelmente será algum problemas no disco!
     
  7. Lusitanius

    Lusitanius Suspenso

    Na pasta Minidump em C:\Windows em princípio ficaram lá os crashdumps. Se tiveres acesso a eles, podes colocá-los num hosting tipo Rapidshare e meter aqui o link que eu posso ver a causa do BSOD.
     
  8. Ruimofernandes

    Ruimofernandes Power Member

    Boas.

    É bem provavel que seja memórias. Pois é quando o pc inicia e também quando o pc instala algo, ou seja quando o pc usa um maior numero de recursos.

    Quando tiver o portátil faca um teste ás memórias com o memtest86+ a versão mais recente.
    Para tal tem que gravar o ISO num cd através por exemplo do nero e depois reiniciar o pc e arrancar pelo cd e o programa fará o resto, esper e veja o resultado se dá pass ou não.
    Se verificar-se este problema e o portatil tem garantia não hesite em mandar-lo para a garantia, caso não tenha pense em comprar uma memória nova so-dim.

    Abraço.
     
  9. gldxh4ck3r

    gldxh4ck3r Power Member

    Boas a todos.
    Só ontem consegui que o meu primo trouxesse o portátil cá a casa, e quando lhe perguntei se ele o tinha deixado cair alguma vez, ele disse que houve de facto uma vez em que a fita da mala lhe deslizou do ombro, e o portátil foi ao chão.
    Fiz o que o Ruimofernandes sugeriu, fiz o teste às memórias, em modo Dual Channel, e logo no início era só erros, então experimentei com um módulo de memória de cada vez, e enquanto que um deles passou a 100%, o outro nem chegou a iniciar, porque reiniciava logo o PC.
    Também experimentei ligar o computador com um módulo de memória de cada vez, e instalar um programa, neste caso o Nero*.
    Com um dos módulos de memória, tudo correu bem e o programa instalou com sucesso.
    Depois, substituí esse módulo pelo outro, e instalei o Office*, e dava erro. Então voltei a colocar apenas o outro módulo e instalar o programa, e correu bem.
    Já removi o módulo de memória que estava a causar todos estes problemas, e agora o meu primo vai comprar outro, mas será que a garantia cobre este tipo de problema?
    Assim ele já poupava algum dinheiro, embora as memórias compatíveis com a motherboard dele sejam relativamente baratas.

    Muito obrigado pela sugestão, Ruimofernandes, e também a todos os outros pela disponibilidade.
    Abraço
    ;)
     
    Última edição: 28 de Novembro de 2008
  10. Xilles

    Xilles Power Member

    Boas.

    Em principio a garantia vai cobrir esse defeito, como estamos a falar em Hardware, agora convêm meteres o módulo da memória no sitio, senão ficas sem garantia. Como andas-te a abrir o portátil, o fabricante pode implicar sobre isso...
     
    Última edição: 28 de Novembro de 2008

Partilhar esta Página