O fim da VIA ?

blastarr

Power Member
VIA might abandon chipset business

Unconfirmed rumours have been spread like wild fire that VIA, famous for its KT266 followed by "A" KT266A, KT333, KT400A might abandoned their desktop chipset plans and concentrate on other businesses.

Sources from various companies familiar with VIA chipsets indicated to us that the new chipsets are being removed from its roadmap.

If that is the case, we will be left with SiS as the only Taiwanese chipset maker for desktop boards especially for the Intel LGA775 processors.

Current chipset makers are AMD (acquired ATi), INTEL, SIS, and NVIDIA (acquired ULi).

http://my.ocworkbench.com/bbs/showthread.php?p=416752#post416752

Outra fonte independente:
VIA rumored to leave chipset business

Rumorville citizens are very active in these hot summer days and the latest info to come from these 'undisclosed sources' is that VIA may stop designing and manufacturing chipsets. Although its has enjoyed a golden era in the days of the Slot A and Socket A Athlons, VIA has seen the competition take the market by storm and pushing it towards the bottom of the pit.

Low sales and low interest are the reasons for this dark though that, according to some, has already led to the cancellation of a few chipsets that we're in development and slated for release later this year. The word is now out, we just have to wait and see whether it turns out to be true.

http://www.tcmagazine.com/comments.php?shownews=15314&catid=6


Pergunto-me o que acontecerá à licença X86 que adquiriram com a compra da Cyrix nos anos 90... :D
 
mmm...não é nada supreendente =|

o mercado está agressivo..preços baixos e performance superior à dos ***** que a VIA produz é uma combinação complicada de contrariar..
 
lol é mesmo a AsRock ja vai fikar sem os VIA
isto anda mau.. a Epox ke era uma marca fixita fexou (foi a falencia..)..
 
Não vejo o que é que essa notícia tem de feliz, para alguns users andarem com smiley's. A VIA pode não fazer os melhores chipsets do mundo (longe disso), mas é graças a ela e à ASRock que muita gente está a transitar de DDR e AGP para PCI-e e DDR2. E vai fazer falta ao mercado.
 
quanto maior a concorrência, melhor são servidos os consumidores, daí só temos razões para estar tristes...

Com o nível de concorrência que a VIA dá (menos de 2 % do mercado), não se vai perder grande coisa.
Então com os resultados financeiros mais recentes, ter uma empresa destas no mercado a despejar lixo ultra-low cost só serve para abrandar a inovação e o progresso com tecnologias ultrapassadas.
 
Com o nível de concorrência que a VIA dá (menos de 2 % do mercado), não se vai perder grande coisa.
Então com os resultados financeiros mais recentes, ter uma empresa destas no mercado a despejar lixo ultra-low cost só serve para abrandar a inovação e o progresso com tecnologias ultrapassadas.

Ya Blastarr, vamos combater a info-exclusão lançando apenas hardware ultra high-end a ver quem compra, so porque favorece a inovação...
 
A VIA pode não fazer os melhores chipsets do mundo (longe disso), mas é graças a ela e à ASRock que muita gente está a transitar de DDR e AGP para PCI-e e DDR2.

Diz-se que essas ASRock se vendem "às paletes".

Não percebo como é que a VIA vai deixar os chipsets...a não ser que não seja lucrativo :confused:
 
Equivoco

Reparem bem no que diz:
desktop chipset

A VIA tem outro mercado, provavelmente bastante mais lucrativo e certamente com menor concorrência, o formato mini-itx, nano-itx e o novo pico-itx (10cm x 7.2cm).

Dêem uma olhadela http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/


Podem ser usada nos carros (http://www.cappuccinopc.com/solutions/carpc.asp), media-centers ou simplesmente para ter um PC único (http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=5&ArticleID=528)

O baixo consumo aliado à pequena dimensão abrem inúmeras possibilidades.
Eu tenho uma "VIA EPIA SP8000EG" como media-center e servidor de partilha de Internet em casa e estou satisfeito.
 
Sustentar uma opinião de nível tecnológico em dados financeiros é de mestre... :rolleyes:

LOL, estás mesmo a leste do assunto.
Pergunta-te a ti próprio de onde vieram muitas das "inovações" da VIA:

- P4X400 (um chipset para Pentium 4 criado sem autorização oficial da Intel, pois a VIA não tinha licença do bus "Quad-Pumped").

- KT600; K8T880/890; PT890, PM890, etc - Adiados n vezes, até que, quando sairam, já a concorrência estava dois anos à frente.

- Gráficos ? Compraram a S3 Graphics, que já ela própria era um case study de como não fazer investigação e desenvolvimento no campo da renderização gráfica em tempo real -vulgo, "jogos"-.

- CPU's ? Compraram a Cyrix (um fabricante de clones dos Intel 486 e Pentium nos anos 90) e limitaram-se a "mascarar" a falta de progresso no desenvolvimento criando versões em processos de fabrico mais pequenos da mesma CPU, vezes sem conta.
Porque é que acham que o actual C7 não passa dos 1.5GHz ~ 2.0GHz, sendo que a performance é a de um Pentium III a 800~1000MHz (com sorte) ? Fazer CPU's que consomem pouco não tem nada de mais quando não se adicionam features, mas se o termo "performance per Watt per mm^2" da indústria em geral se limita a ser "Watt per mm^2" na VIA, então é porque algo está errado...
Mais: o bus e socket dos C3/C7 foi durante anos copiado sem autorização do dos Pentium M, até a Intel bater com o pé no chão e dizer basta, ameaçando com um processo em tribunal para impedir a venda de produtos VIA.

A tudo isto podemos acrescentar os sucessivos bugs sérios com chipsets VIA, que eles nunca resolveram e inclusivé continuaram a "despejar" no mercado após a sua descoberta, indiferentes aos protestos dos clientes. Exemplos ?
A linha 693/694 de Northbridges, as Southbridges 686B (usados nos chipsets para Pentium III e Athlon/Athlon XP), o bug do bus AGP.



Como estão a ver, a VIA pouco ou nada tem de empresa inovadora. Durante anos após a queda do seu domínio nos chipsets para AMD e Intel low-cost limitaram-se a copiar ou a "reciclar" tecnologia alheia, ou então a comprar a tecnologia e integrá-la desajeitadamente nos seus produtos.

E não me venham com essa de que a perda de produtos da VIA vai fazer aumentar os preços.
Hoje em dia o preço de uma motherboard de entrada de gama é muito acessível em qualquer fabricante, da Intel à AMD, passando pela Nvidia ou pela SiS.
Aliás, esta última ganhou a confiança da Microsoft (que integrou a sua Southbridge na Xbox 360) e da Intel, com a combinação motherboard+CPU Intel D201GLY.


Uma coisa é desenhar "low-cost". Outra coisa é desenhar low cost bem.
 
Última edição:
Não vás por ai. Os K8T800PRO (754 e 939) e os KT880 (Socket A) venciam o nForce 3 Ultra e nForce 2 400 em desempenho e apenas tinham umas features a menos (no caso do KT880, faltou-lhe o soundstorm, principalmente)

Eu falei em K8T800 ? Não.
Falei em K8T880 e K8T890...

Nem tudo era mau, claro. Mas nunca conseguiram elevar os padrões de qualidade.
 
Como estão a ver, a VIA pouco ou nada tem de empresa inovadora. Durante anos após a queda do seu domínio nos chipsets para AMD e Intel low-cost limitaram-se a copiar ou a "reciclar" tecnologia alheia, ou então a comprar a tecnologia e integrá-la desajeitadamente nos seus produtos.

Uma coisa é desenhar "low-cost". Outra coisa é desenhar low cost bem.

Eu falei em K8T800 ? Não.
Falei em K8T880 e K8T890...

Nem tudo era mau, claro
. Mas nunca conseguiram elevar os padrões de qualidade.
mmm...do I smell contradiction?
 
Back
Topo