Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

Quando falamos em inputs, estás a falar no carregar de um botão do comando (por exemplo), certo?
Certo.
O servidor processa essa informação, gera a imagem resultante desse premir do botão, e envia para nós a essa mesma imagem. Porque tem ele de nos enviar de volta o input original?
No post anterior já tinha esclarecido melhor que o que o servidor envia de volta é a imagem (do respetivo input) e som claro.
Num jogo por streaming (ou actualmente a jogar online) enviamos isso para o servidor para o servidor saber que carregámos nesse botão, tal como num jogo offline actualmente é enviado do comando para a consola.
Descontando a parte a riscado, certo. Com um jogo online agora, geras um input através do comando que é enviado para a consola, sendo a consola responsável por apresentar a ação correspondente desse input no monitor (bem como enviar esse mesmo input para o servidor).
No entanto, falando em streaming, o trabalho que a consola faz acima passa a ser feito pelo servidor. Vais ter o servidor a receber o sinal do input e processar a ação correspondente, gerando uma nova imagem que tem de ser enviada para o monitor. É esta parte que adiciona mais latência.

Consola: carregar num botão do comando -> input enviado para a consola (que depois também envia para o servidor) -> processamento do input -> consola gera uma nova imagem -> imagem é apresentada no monitor
Streaming: carregar num botão do comando -> input enviado para o servidor -> processamento do input -> servidor gera uma nova imagem -> imagem é enviada para o cliente (tv, monitor, "pc" de 20 euros, o que for, tem de haver sempre algo a receber e tratar o sinal) -> cliente mostra a imagem no monitor
 

Lá está, tu estás a assumir que daqui a "10 anos" continuarás a jogar na tua velhinha TV 4K de 50" e som stereo.

Eu estou a imaginar que poderemos ter projecçoes holográficas, ou displays 360º que necessitariam de resoluções muito superiores, e multiplos canais de som. Tanta coisa diferente que pode, e vai ser inventada, que necessitará de mais largura de banda.
 
Certo.

No post anterior já tinha esclarecido melhor que o que o servidor envia de volta é a imagem (do respetivo input) e som claro.

Ah ok, é que na primeira citação dá a entender que estavas a dizer que o input voltava ao cliente, e era isso que não estava a perceber. Depois também disseste que recebíamos os inputs de outros jogadores...recebemos é a imagem processada desses inputs, não os inputs especificamente. Assim concordamos a 100%.

Lá está, tu estás a assumir que daqui a "10 anos" continuarás a jogar na tua velhinha TV 4K de 50" e som stereo.

Eu estou a imaginar que poderemos ter projecçoes holográficas, ou displays 360º que necessitariam de resoluções muito superiores, e multiplos canais de som. Tanta coisa diferente que pode, e vai ser inventada, que necessitará de mais largura de banda.

Não estou a assumir nada, apenas não estou a imaginar nem inventar, e basear-me no que se está a discutir (fim das consolas...). A resolução já está a chegar a um ponto em que os nossos olhos não diferenciam, a frequência idem, e o som é meio irrisório (quando comparado com vídeo) em termos de largura de banda.

O que estás a falar já são produtos totalmente diferentes de consolas de jogos, não é algo que podemos estar sentados no sofá a olhar para um ecrã e desfrutar, são produtos de VR ou parecido que precisas de um espaço próprio.
 
Lá está, tu estás a assumir que daqui a "10 anos" continuarás a jogar na tua velhinha TV 4K de 50" e som stereo.

Eu estou a imaginar que poderemos ter projecçoes holográficas, ou displays 360º que necessitariam de resoluções muito superiores, e multiplos canais de som. Tanta coisa diferente que pode, e vai ser inventada, que necessitará de mais largura de banda.

Só que tenha todos os jogos a 60fps nas consolas para mim já era excelente. É que há mais de 20 anos que andamos nos 20-30fps na grande maioria de jogos!
 
Os rumores recentes são que a Microsoft já na próxima geração vai lançar uma "Xbox Two" (normal) e uma "(x)Box Stream" (mais barata).

Afinal o futuro está mais perto do que imaginamos.
 
(...)
Acredito que a determinada altura teremos o stream como complemento de oferta. Quem quiser e morar numa zona com boa qualidade de serviço poderá adquirir uma PS6 Stream , mais barata, que só permite adquirir jogos digitais e jogar via Stream, e quem não quiser ou não puder compra uma PS6 Standard, que permite correr jogos fisicos / digitais em download.
(...)

https://www.thurrott.com/xbox/163896/details-microsofts-xbox-scarlett-game-streaming-service
 
A próxima geração de consolas deverá focar-se em 4K e estão a falar em correr jogos por streaming? Fazem ideia dos recursos necessários para gerar, processar e enviar um sinal 4K? Há que aliar a isso a implementação de funcionalidades como Sincronismo Adaptativo que irá tornar-se padrão num futuro próximo, à adversão em conteúdos puramente digitais para quem compra um consola, um filme e serie via Netflix uma pessoa aceita e compreende, não é algo que se consome sempre, muitos filmes vê-se uma vez e acabou, o mesmo com várias séries, agora um jogo podes querer voltar a jogar de vez em quando, seja para o correr numa maior resolução, maior / melhor monitor, correr modificações / DLC e afins, um serviço de streaming não ira suportar isso.

Filmes e séries são um formato que aliou-se bem ao streaming pois é algo que não requer muitos recursos, é algo continuo e sem interrupções, e como já referi, são conteúdos que as pessoas não se importam de perder acesso caso não paguem a subscrição, agora em relação a jogos? Não, eu cá seria fortemente contra essa noção, formato digital como o Steam / GOG / Origin / Desura é uma coisa, agora streaming? Estar à mercê de ter acesso à internet, latência e afins? Não poder modificar a imagem do jogo ao meu gosto (todos os meus jogos têm o ReShade a correr por cima deles, há anos que não corro um jogo com a imagem original), não poder aplicar modificações? Não, nem pensar...
 
Última edição:
A próxima geração de consolas não vai só focar-se só em 4k. Já estão aí a chegar as consolas de streaming. Penso que vem aí uma xbox mais barata que a normal para jogar por streaming.
 
Esse post está um pouco confuso, misturas muita coisa em vez de a separar por pontos diferentes...

Fazem ideia dos recursos necessários para gerar, processar e enviar um sinal 4K?
Os mesmos que existem actualmente para Netflix/Hulu/Amazon/etc?

um filme e serie via Netflix uma pessoa aceita e compreende, não é algo que se consome sempre, muitos filmes vê-se uma vez e acabou, o mesmo com várias séries, agora um jogo podes querer voltar a jogar de vez em quando
Ninguém te garante que um serviço de streaming só exista por subscrição. E mesmo que seja, qual é a diferença? Não entendo o ponto aqui.

Filmes e séries são um formato que aliou-se bem ao streaming pois é algo que não requer muitos recursos, é algo continuo e sem interrupções, e como já referi, são conteúdos que as pessoas não se importam de perder acesso caso não paguem a subscrição, agora em relação a jogos?
Qual é mesmo a diferença? Já existem jogos por subscrição há que tempos, e a esmagadora maioria deixa de pagar acesso quando quer, depois volta quando quer, etc.

Estar à mercê de ter acesso à internet, latência e afins?
Isso já tens hoje em dia, com DRM, jogos online, etc.
 
Os mesmos que existem actualmente para Netflix/Hulu/Amazon/etc?

Netflix que te envia 4k com um bitrate entre os 8000 e 16000 kbps? Isso é bitrate apropriada para 1080p, nunca para 4k. Ou seja, vais ter imagens completamente comprimidas, o que gera artefatos, pixelização etc etc.

A única maneira de funcionar por streaming é sem qualquer tipo de compressão para dar uma qualidade de imagem igual à que temos actualmente nas consolas/PC.

Depois temos outra limitação. Andamos ali no topico dos monitores a discutir a diferença de input lag entre 1ms dos TN e 5ms dos IPS/VA e como isso pode fazer muita diferença e de um momento para o outro adicionamos mais uma fonte de input lag que por sinal não vai ser nada pequena?
 
Netflix que te envia 4k com um bitrate entre os 8000 e 16000 kbps? Isso é bitrate apropriada para 1080p, nunca para 4k. Ou seja, vais ter imagens completamente comprimidas, o que gera artefatos, pixelização etc etc.

Ele apenas falou, e cito "dos recursos necessários para gerar, processar e enviar um sinal 4K". Eu apenas respondi que isso já existe hoje em dia.
Em relação ao bitrate, está conforme a largura de banda que temos hoje em dia. Havendo uma maior largura de banda no futuro (ou se toda a gente tivesse a melhor ligação possível do presente) já haveria condições para aumentar o bitrate.

Depois temos outra limitação. Andamos ali no topico dos monitores a discutir a diferença de input lag entre 1ms dos TN e 5ms dos IPS/VA e como isso pode fazer muita diferença e de um momento para o outro adicionamos mais uma fonte de input lag que por sinal não vai ser nada pequena?

Isto sim, é um problema à séria para a implementação do streaming. A latência é a meu ver o único obstáculo para que isto seja a realidade do futuro.
 
Netflix que te envia 4k com um bitrate entre os 8000 e 16000 kbps? Isso é bitrate apropriada para 1080p, nunca para 4k. Ou seja, vais ter imagens completamente comprimidas, o que gera artefatos, pixelização etc etc.

Isto é o Netflix, mas os métodos de compressão estão a melhorar a olhos vistos e a largura de banda a aumentar. Ao ponto dos videofilicos dos fóruns internacionais estarem a cederem ao Apple 4k e ao Vudu TV (maioritariamente nos EUA, onde ainda por cima têm o "Movies anywhere")

So I have been an avid movie collector/ hoarder for years and years (VHS, Laserdisc, DVD, HD disc, Blu ray and finally UHD Blu ray) but since I bought an Apple TV4k and got super fast fibre broadband I have found myslef turning more and more to digital.

I had enough of buying movies at £20-£25 that are £10 on Apple TV.
Picture quality i'm not seeing a big difference, and have a 4K TV, and until a few days ago a 4K THX projector.
Sound quality maybe not as punchy and crisp, but honestly I might just want it to be worse.

So gave my first Vudu 4k Marvel film a spin last night in Thor Ragnarok and I have to say I was really impressed with the quality, unless you had the UHD Br playing side by side you would be hard pushed to tell the difference.

Isto para dizer que com o tempo não vai haver media que não seja possível obter por streaming com qualidade. O audio foi o primeiro, a seguir os filmes e por fim os videojogos. Continuarão a existir as collection editions nas lojas que nos permitirão exibir o produto como um troféu na sala, mas a maioria dos utilizadores irão optar por streaming.
 
Isto é o Netflix, mas os métodos de compressão estão a melhorar a olhos vistos e a largura de banda a aumentar. Ao ponto dos videofilicos dos fóruns internacionais estarem a cederem ao Apple 4k e ao Vudu TV (maioritariamente nos EUA, onde ainda por cima têm o "Movies anywhere")







Isto para dizer que com o tempo não vai haver media que não seja possível obter por streaming com qualidade. O audio foi o primeiro, a seguir os filmes e por fim os videojogos. Continuarão a existir as collection editions nas lojas que nos permitirão exibir o produto como um troféu na sala, mas a maioria dos utilizadores irão optar por streaming.

Música e filmes, a única limitação é a largura de banda, mais nada. É algo bastante fácil de ultrapassar, basta teres uma net mais rápida e já está.

Vídeojogos é completamente diferente porque vai adicionar latência. Hoje em dia, clicas no botão no teu comando, ele manda logo a informação para consola, depois Tv e já estás a ver o personagem a disparar o tiro.

Em streaming, clicas no botão, manda a informação para a consola de streaming, que envia essa informação para um servidor algures no mundo, esse servidor processa o comando, e envia a nova imagem com o comando processado de volta para a consola streaming que depois manda para a tv.

Que latência isto adiciona? Vamos saber em breve.

Conheces alguma tecnologia secreta que vai retirar a latência das redes? Redes com mais largura de banda, toda a gente sabe que é sempre a aumentar com o passar dos anos, agora a latência...


PS: Já me ia esquecer de dizer que os servidores lá fora que processam o jogo, vão ter de fazer compressão on the fly do video em 4K, o que mais uma vez, adiciona mais latência. Por muito potentes que sejam os servidores, é impossível fazerem compressão e esse processo ter 0ms de latencia.

Se forem pela via da não compressão(imagem pura igual às consolas/PC), cada frame de uma imagem 4K com 8 bits de cor(o usual), necessita de 24 Mbits. A 30fps, são 720 Mbits constantes e a 60fps são 1,44 Gbits.

Nem é bom pensar no que necessitaria para 10Bits de cor. HDR vai ser o usual em breve.
 
Última edição:
Estás a tentar dar um caso isolado como exemplo para a maioria? Isso é claramente uma anormalidade, uma excepção que nunca devia ter ocorrido. Se formos a buscar esse tipo de coisas, também muitos ficaram sem os seus jogos quando lhes assaltaram a casa, quando levaram com um terramoto, cheia, incêndio ou qualquer outra coisa. Se fossem jogos digitais não os perdiam.

Há sempre prós e contras para os 2 lados.
 
Segundo a GFK Portugal,

Filmes:
- Formato físico em declínio (-17%)
- Formato digital a crescer (videoclubes e streaming)

Jogos:
- Formato físico em crescimento (+9%)
- Formato digital não há informação

Na minha opinião, o digital também cresceu. E quando aparecer o streaming mais ainda. Nesse futuro, o físico deve baixar um pouco e manter-se para os jogadores mais tradicionais e coleccionadores.

https://tek.sapo.pt/noticias/negoci...gos-em-alta-os-filmes-em-disco-estao-a-morrer
 
@gif eu por exemplo não compro nada em formato digital, por mais rentável que seja a promoção.
Possuir algo em formato físico para mim é mais seguro e mais 'clássico', tens a vantagem que dá para emprestares os jogos e/ou vender como usado, eu não vendo mas compro bastantes jogos em segunda mão e até agora não tenho nada a apontar.
 
@gif eu por exemplo não compro nada em formato digital, por mais rentável que seja a promoção.
Possuir algo em formato físico para mim é mais seguro e mais 'clássico', tens a vantagem que dá para emprestares os jogos e/ou vender como usado, eu não vendo mas compro bastantes jogos em segunda mão e até agora não tenho nada a apontar.



Digital há o game sharing,por isso os empréstimos é um argumento que vai perdendo força.
 
Back
Topo