Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

@JPgod

A população em geral do Brasil tem muito mais com que se preocupar.

O streaming vai existir (ou melhor, já existe), independentemente de não ser a tua realidade.
 
@JPgod

A população em geral do Brasil tem muito mais com que se preocupar.

O streaming vai existir (ou melhor, já existe), independentemente de não ser a tua realidade.

Por isso que eu penso que pensar que o "futuro e só streaming!" é demasiado forte ainda, dado que mais de metade do planeta tem mais que se preocupar do que levar internet gigabit para todos.

E o Brasil tem um mercado de consolas muito forte.

Podem não estar totalmente mortos, mas estão claramente ligados às máquinas. Há anos que não conheço ninguém que compre música ou filmes em formato físico, é claramente um nicho.

Na minha vida inteira mal comprei filmes, porque sempre achei um exagero comprar algo para veres 2 ou 3x. Só mesmo coisas exóticas como o set do LOTR extended edition.

Musica física que "consumi" mais, dado que é natural ouvir o mesmo CD anos a fios.

Os clubes de vídeos por si só sempre sufocaram o mercado de compra de filmes e séries físicos, depois o streaming e a internet de alta velocidade deram o golpe de quase misericórdia, um uma pequena influencia da pirataria.

mas ainda se vende, embora lá está, é um nicho.

Já o streaming de jogos é um monstro muito maior, porque tem o problema do lag e exigir drasticamente mais largura de banda.

Começando por um filme típico: 1080p, 24 fps, logo tens 49,766,400 bits/s (sem compressão)

Agora escalando para gamming, ainda mais que hoje é obrigatório jogares a 4K ou a 144 até 240 hz!

1080p, 240hz: 497,664,000
1440p, 144hz: 530,841,600
2160p, 60hz: 500,256,000

Multiplicando por 8 bate ou ultrapassa os 4 GIGABITS/s taxa de transferência sem compressão. E ainda falta o áudio!!!

Portanto logo de caras é necessário cerca de 10x mais largura de banda. Se considerar a exigência de menor compressão para ter melhores gráficos, provavelmente vai ser preciso largamente muito mais que isso!

Portanto, se a Netflix recomenda 15 mbps para 1080p, vai precisar de 150 a 300 mbps para gamming por stream, e mesmo 300 mbps é menos de 10% da BW sem compressão. não me admiro que no setting máximo vai ser preciso internet de gigabit.
 
Última edição:
Credo, és um pouco exagerado!

Primeiro, quantas pessoas conheces que jogam algo a 240fps? 0.001% de todos os gamers? Hoje em dia as consolas (o objectivo do tópico) mal correm os jogos a 30fps e já queres quase multiplicar por 10? Ok, têm jogos a correr quase aos 60fps, mas ainda são poucos.

Depois, os teus números estão muito acima.
Vamos pegar na netflix que é o exemplo mais presente nas nossas vidas. Pegando nestes tipos que testaram (https://www.howtogeek.com/338983/how-much-data-does-netflix-use/)

Um stream 1080p tem uma largura de banda até 5.8Mbps para os 24fps de cinema. Refazendo as tuas contas estão bastante longe disto.



A largura de banda actualmente não é problema para o streaming (isto em países civilizados e com boa internet, óbvio). Prova disso são os testes da Google com o ACO. Maior problema será de longe a latência para jogos multiplayer e/ou competitivos.
 
Atenção queiroga, ele mencionou especificamente sem compressão, com compressão, os valores variam bastante. Por outro lado, o netflix pode fazer algo que não podes fazer em streaming de jogos: buffering. E isto é uma diferença crítica, que destrói ainda hoje o problema dos tempos de resposta. No netflix, youtube, etc, podes sempre meter logo uns quantos megas guardados, que uma pessoa poderá ver a seu tempo. Não é um serviço de verdadeiro tempo real, é um serviço desfasado. O problema dos jogos é ser verdadeiro tempo real. E aí é que estão os problemas todos.

Num serviço de tempo real, o mais importante não é teres mais banda, é teres banda com consistência suficiente. E é aqui que as redes normais têm problemas... É que o princípio das redes TCP e UDP são sempre na ideia de "será entregue em best effort". E este best effort implica que tanto podes ter um RTT de 20ms, e receber sempre consistentemente, como podes ter um pico, e de repente tens 200 a 500ms, e isto rebenta completamente a resposta. E se tiveres um pico destes, nem a 30 fps te safas... É que a brincar, a brincar, 30 fps -> 1/30 = 33,(3)ms. Tudo o que esteja acima disto (e numa situação de uma rede IP, podes bem contar com valores de 50ms para cima, mesmo com fibra) vai ser um problema. Esquece os 60 fps. Nem a 30 consegues a consistência necessária em termos de resposta.
 
Atenção queiroga, ele mencionou especificamente sem compressão, com compressão, os valores variam bastante

Tens toda a razão, não reparei nessa parte. De qualquer forma ele editou o post a meio da minha resposta (é o que dá andar por aqui no trabalho, lol), eu respondi a um post ligeiramente diferente, com outros números.

Mas compressão vai haver sempre. Seja para filmes, seja para música, seja para jogos. Duvido que assim não seja, agora ou no futuro. Agora entre a qualidade apresentada numa consola, ou a apresentada num PC topo de gama com compressão, sinceramente acho que a última opção será a melhor (obviamente dependerá da compressão feita). Isto para comparar o que terá melhor qualidade visual, o streaming ou uma consola.

Em relação ao que dizes depois, concordo contigo, aliás vais de encontro ao que digo no último parágrafo, que o problema não estará na largura de banda mas na latência.
 
Fonte resetera:

In a recent interview Phil Spencer was asked:

"Do you think the time is near where consoles will simply disappear at one point, and we will use screens only to run games from remote servers?"

Phil Spencer answered:

No. There are certain scenarios where a stream game is the best answer. On a console the best scenario for you is to download that game and play. If you are on a PC that`s capable of download and play that game, download and play that game. Not all devices are capable of playing the most demanding games that we see here on the show, so streaming is an option in those scenario, and there are some scenarios of like instant start and trials where maybe streaming on a device might be interesting, but I think for years and years the best way to play a game will be to download that game and play it. The same thing on PC. I think streaming is something that is further out in terms of it becoming a really mass marked where everybody`s doing it, and even way further out before it`s the best way to play that game, if it ever is.

It`s about giving you a choice as a player, not about replacing what you do today.

The entire interview can be found here:

 
BR UHD/4K sff [emoji14]

É a transição para as várias versões da X2 que aí vêem...

Será mesmo?

Ainda não vi o vídeo como deve de ser... Mas ir a uma loja e trocar o disco do jogo por um código para download? Será que muita gente troca a colecção física pela biblioteca virtual?

Uma One "SS" em PT acho que nem a € 99 se vendia.
 
Um drive BR custa uns 15 $, a diminuição de tamanho não justifica os 85$ extra..

30 a drive da One S e X. Se calhar cortar para uma hdd de para aí 250 gigas(para alguém full digital mesmo os 1 e 2 tb que existem hoje em dia é curto,por isso perdido por cem perdido por mil) para o OS e pouco mais.Talvez tirar o IR blaster?
Mas 100 euros é muita fruta.

BR UHD/4K sff [emoji14]

É a transição para as várias versões da X2 que aí vêem...

Será mesmo?

Ainda não vi o vídeo como deve de ser... Mas ir a uma loja e trocar o disco do jogo por um código para download? Será que muita gente troca a colecção física pela biblioteca virtual?

Uma One "SS" em PT acho que nem a € 99 se vendia.

Eh,espero bem que isto não seja o futuro(ou isto seja uma versão One da tal Scarlett Stream). Preferia consola streaming+ consola menos potente mas a para aí 350 euros+consola aviao a 500 ou 600 euros no início da gen.


Eu pessoalmente estou a virar-me para o 100% físico e desde já digo que estou a começar a duvidar da minha escolha.Dependendo de como as coisas correrem até tinham um cliente aqui.

Já o ultimo paragrafo,aqui no fórum a 200 tinhas clientes,quanto mais a 100. E com lábia por parte dos vendedores não sei se a esse preço não voava também para os mais casuais. Basta ser 50/100 euros mais barata que as Ones/PS4s mais baratas.
 
(...)

Já o ultimo paragrafo,aqui no fórum a 200 tinhas clientes,quanto mais a 100. E com lábia por parte dos vendedores não sei se a esse preço não voava também para os mais casuais. Basta ser 50/100 euros mais barata que as Ones/PS4s mais baratas.
Neste fim-de-semana,

A Xbox One S + 2 comandos + 1 jogo à escolha esteve a € 200.

A PS4 Pro + 1 comando + 1 jogo à escolha esteve a € 320.

Adivinha qual ficou a apanhar pó e qual vendeu que nem pãesinhos quentes.
 
Neste fim-de-semana,

A Xbox One S + 2 comandos + 1 jogo à escolha esteve a € 200.

A PS4 Pro + 1 comando + 1 jogo à escolha esteve a € 320.

Adivinha qual ficou a apanhar pó e qual vendeu que nem pãesinhos quentes.


Por esse preço até eu comprava a Pro. Mas não invalida que o que eu disse esteja certo.
 
Portugal sendo a sonylandia não é difícil acertar.

A S até podia estar a 100eur.
A PS4 Pro é muito superior à Xbox One S, qual a dúvida? Não é por ser em Portugal, lá fora também vendia mais de certeza.
Não te esqueças que a One S corre o RDR2 com resolução inferior a 900p. A Pro corre em 4K com recurso a checkerboarding.
 
A PS4 Pro é muito superior à Xbox One S, qual a dúvida? Não é por ser em Portugal, lá fora também vendia mais de certeza.
Não te esqueças que a One S corre o RDR2 com resolução inferior a 900p. A Pro corre em 4K com recurso a checkerboarding.

Vamos chamar o boi pelos nomes,a Pro corre o RDR2 um pouco acima de 1440p. Se a memória não me falha é 1600p ou algo do gênero.E o framerate não é 30 locked.
Para um consola que mete em letras grandes na caixa "4K gaming" as coisas estão tremidas de 2016 para cá.

Mas por 320 euros com um jogo recente e um comando,era na hora. Vendia os extras e a consola ficava por 240 euros. Abençoado negocio.
 
Vamos chamar o boi pelos nomes,a Pro corre o RDR2 um pouco acima de 1440p. Se a memória não me falha é 1600p ou algo do gênero.E o framerate não é 30 locked.
Para um consola que mete em letras grandes na caixa "4K gaming" as coisas estão tremidas de 2016 para cá.

Mas por 320 euros com um jogo recente e um comando,era na hora. Vendia os extras e a consola ficava por 240 euros. Abençoado negocio.
A coisa pelo nome é 4k checkerboarding.

Mas não sei o que isso interessa para a conversa. É muito superior aos 800p e qualquer coisa da One S. Dai mesmo sendo mais caro, ser preferível.
 
Back
Topo