Streaming / Cloud Gaming - Tópico Geral

Lembro-me que pagava a mensalidade do Star Wars Galaxies via MbNet, completamente seguro, gera um cartão de debito virtual, ora bem... desde 2005 talvez, até a maioria dos cartões Portugueses não permitem compras com os seus dados, já mesmo por razões de segurança, temos dos sistemas bancários mais avançados do mundo, isto não são os Estados Unidos da America em que tudo usa cartões de crédito com essas credenciais expostas e de fácil acesso. A sério, já há mais de 15 anos, que saiba, é perfeitamente seguro fazer compras online, digo até que o MBNet é de tal forma avançado que a Blizzard não entendia porque raio os meus dados de pagamento mudavam sempre e bloquearam o pagamento por razões de segurança, quando lhes falei no MBNet a conversa do género , "ah, certo, okey, já não lhe chateamos com isso", ou foi com a Valve? Bem, um deles foi.
 
Eu tou a dizer isso por que ele custa a ganhar! Através de sites como a Steam é claro que não há problema, quando quero comprar um jogo uso um Paysafe. Sinto-me mais seguro.

Inclusive quando encomendei os tinteiros para a minha impressora, foi pagá-los ao multibanco. Todos os sites deveriam oferecer este opção. O site que eu estou a falar tinha todos os métodos de pagamento e mais algum, e correu bem, a encomenda chegou a casa.
 
Também achava isso... há 10 anos atrás, agora tanto tenho um comando wireless como também tenho um rato wireless, até já há comandos / adaptadores wireless para consolas clássicas que foram originalmente desenhadas tendo em consideração o uso de comandos sem latencia.

Tecnologia wireless já existe desde o século XIX, não é por ai.

Esta questão das consolas tem duas vertentes, ainda não há condições para tal, pelo os comentários que se vê, ninguém está a falar em falta de tecnologia, mas sim em falta de condições. Que dificilmentese terá num futuro próximo como diz o artigo.

E depois foi o que já mencionei acima, há muita malta que prefere o formato fisico ao digital, e as empresas teem de ter isso em conta. É uma grande fatia ( e acredito que ainda seja a maioria) de mercado que podem perder.
 
Lá está o que eu estava a dizer. Isto são os problemas do presente. Não podes avaliar a viabilidade de um serviço no futuro, pelo que acontece no presente. É o mesmo que há 20 anos dizeres que não poderiam haver FPS competitivos online, porque não havia internet para isso. Daqui a 20 anos duvido que exista sequer outro tipo de ligação que não seja fibra, com uma estabilidade quase perfeita, etc etc etc. Criadas as condições para um serviço deste tipo.

Não sou o mais entendido em matéria desta , mas o problema que vejo é que daqui a 20 anos , a fibra será como é a ADSL agora , obsoleta .

Verdade que a velocidade será melhor que a de agora , mas também a qualidade dos jogos será muito , muito melhor e vai requerer uma muito maior transmissão de dados .

E aí , o problema que temos agora , que inviabiliza o serviço , repete-se .

Tal vomo foi dito , acho que apenas se fosse feito um real upgrade aos serviços de internet , a nível global , seria possível .

Num futuro mais distante ? Provável , mas acredito que ainda vá demorar um bom bocado .
 
Verdade que a velocidade será melhor que a de agora , mas também a qualidade dos jogos será muito , muito melhor e vai requerer uma muito maior transmissão de dados.

Mas tu em streaming não transmites o jogo todo, transmites apenas a imagem (e áudio, mas é irrelevante) do mesmo. É indiferente se o jogo precisa de maior capacidade gráfica ou de processador, o que vai influenciar é a resolução (estás já a chegar ao limite do que os olhos diferenciam), framerate (também estás já no limite físico dos teus olhos) e porventura HDRs e afins. Não vais precisar de muito mais do que já tens hoje em dia nesse aspecto. É o mesmo que transmitir quase um filme, adicionando a responsividade aos inputs
 
Mas tu em streaming não transmites o jogo todo, transmites apenas a imagem (e áudio, mas é irrelevante) do mesmo. É indiferente se o jogo precisa de maior capacidade gráfica ou de processador, o que vai influenciar é a resolução (estás já a chegar ao limite do que os olhos diferenciam), framerate (também estás já no limite físico dos teus olhos) e porventura HDRs e afins. Não vais precisar de muito mais do que já tens hoje em dia nesse aspecto. É o mesmo que transmitir quase um filme, adicionando a responsividade aos inputs

Talvez esteja enganado em como funciona exatamente .

Pensei que jogar num serviço assim implicava ir "sacando" o jogo enquanto se ia jogando .
 
Resumidamente, como funciona é: em vez de teres tu um PC/consola em casa a correr o jogo, haveria um PC topo de gama nas instalações do fornecedor do serviço a correr o jogo por ti e a fazer o streaming da imagem e do som para a tua TV, tal como se fosse uma Netflix.
 
Tal como diziam que a realidade virtual era o futuro, e hoje ve-se o que se ve... A geração de gaming não passa por streaming, isso era "matar" a indústria durante um tempo, porque certamente, muita gente deixaria de jogar! E apesar de cada vez mais haver jogadores ativos, uma grande parte são jogadores casuais, isto é: jogadores que não estão dentro deste "mundo" a 100%, jogadores que nem acompanham este mercado... jogam e divertem-se. Agora, acham que estes jogadores, viriam para um sistema assim?? Aliás, pagar por um serviço??

Nem acabar com os jogos físicos conseguem... ou mesmo que consigam, ainda vai demorar uns bons e largos anos! E depois, estamos a esquecer, que para streaming, é preciso haver uma internet capaz disso! Coisa que, o mundo está a anos luz de atingir! Nem os EUA estão perto disso. Basta olharmos para o PS NOW, que foi o fracasso total! Agora, que possa coexistir?? aí, pode ser que sim... mas substituir não!


O futuro passará por, "irmos" para dentro do jogo, e sermos nós a personagem! :D
 
Tal como diziam que a realidade virtual era o futuro, e hoje ve-se o que se ve... A geração de gaming não passa por streaming, isso era "matar" a indústria durante um tempo, porque certamente, muita gente deixaria de jogar! E apesar de cada vez mais haver jogadores ativos, uma grande parte são jogadores casuais, isto é: jogadores que não estão dentro deste "mundo" a 100%, jogadores que nem acompanham este mercado... jogam e divertem-se. Agora, acham que estes jogadores, viriam para um sistema assim?? Aliás, pagar por um serviço??

Nem acabar com os jogos físicos conseguem... ou mesmo que consigam, ainda vai demorar uns bons e largos anos! E depois, estamos a esquecer, que para streaming, é preciso haver uma internet capaz disso! Coisa que, o mundo está a anos luz de atingir! Nem os EUA estão perto disso. Basta olharmos para o PS NOW, que foi o fracasso total! Agora, que possa coexistir?? aí, pode ser que sim... mas substituir não!


O futuro passará por, "irmos" para dentro do jogo, e sermos nós a personagem! :D

Sou obrigado a concordar com a maior parte disto .
 
Ainda ontem na E3 a MS disse que estava a desenvolver o seu serviço de jogos via streaming.

Qualidade Xbox a correr em qualquer equipamento, desde o PC até ao smartphone.
 
Ainda ontem na E3 a MS disse que estava a desenvolver o seu serviço de jogos via streaming.

Qualidade Xbox a correr em qualquer equipamento, desde o PC até ao smartphone.
Mas também confirmaram que estão a trabalhar numa nova consola. E ainda hoje o Phill Spencer diz que, apesar os jogos de consola estarem a chegar outros dispositivos, as consolas tradicionais estão para durar.
 
as consolas não vão desaparecer a não ser que consigam descobrir uma forma de reduzir o delay e espaço que todas os servidores iriam ocupar.
eu só queria uma coisa.... uma consola portátil com uma boa performance, quase equiparável a uma caseira, que pudesse jogar p. e. os meus jogos associados à minha conta da ps4/xbox one sem aquela coisas do remote play, etc. mesmo que corresse apenas a 720p 30 fps. na minha opinião os smartphones não conseguem preencher este gap enorme, os jogos são muito superficiais, a base é ganhar lucro com microtransações. a switch é boa, mas falta-lhe o poder e um género diferentes de jogos (por favor não me interpretem mal). No passado consolas portáteis estavam por todo o lado, agora nem vê-las, e não consigo perceber isto, a tecnologia não evoluiu o suficiente? Especialmente no que diz respeito à duração das baterias?
 
Pode ser o futuro, mas atualmente acho que jogos por stream é quase utópico.
Ainda existem muitas diferenças da qualidade da rede entre os país, ali´s dentro do mesmo pais as diferenças são abismais.

Com as noticias que vão saindo, até acho que as consolas estão para durar, vão ter ciclos cada vez mais curtos, sendo opção de cada um manter a consola A ou comprar a A+.
 
Tal como diziam que a realidade virtual era o futuro, e hoje ve-se o que se ve...

Sim, de entre 1001 inovações que vingaram, vir pegar numa que falhou, é um comentário intelectualmente honesto. Até te ajudo mais, os filmes 3D também falharam! Toma lá streaming! Com esta é que te lixaste! Como existiram inovações que falharam antes, vamos todos parar no tempo e não inovamos mais nada.

A geração de gaming não passa por streaming, isso era "matar" a indústria durante um tempo, porque certamente, muita gente deixaria de jogar! E apesar de cada vez mais haver jogadores ativos, uma grande parte são jogadores casuais, isto é: jogadores que não estão dentro deste "mundo" a 100%, jogadores que nem acompanham este mercado... jogam e divertem-se. Agora, acham que estes jogadores, viriam para um sistema assim?? Aliás, pagar por um serviço??

Tal como a maioria do pessoal que vê filmes é super casual, ou a maioria do pessoal que ouve música. No entanto vai lá ver quantos utilizadores têm spotify ou netflix. Pagar por um serviço??? Onde já se viu!

Nem acabar com os jogos físicos conseguem...

Como é óbvio! Ainda há N mercados que não conseguem suportar um serviço 100% digital, no PRESENTE. É um processo gradual, não é dum dia para o outro, mas é óbvio que os jogos físicos vão acabar num futuro próximo. Toma lá:

https://www.statista.com/statistics/190225/digital-and-physical-game-sales-in-the-us-since-2009/

E repara que isto são as vendas nos EUA, o tal país em que a internet ainda é uma maravilha.
 
No passado consolas portáteis estavam por todo o lado, agora nem vê-las, e não consigo perceber isto, a tecnologia não evoluiu o suficiente?

Penso que seja mais uma questão de mercado. Posso estar errado, mas penso que as consolas portáteis são mais populares na Ásia que na Europa/EUA.
 
Em portugal é complicado aderirem em massa ao streaming! Eu por exemplo, só tenho net de 12mb e no dia que acabar as consolas eu deixo de jogar! Tão simples como isso. Não sou obrigado a ter um serviço que não quero e não acredito que as consolas acabem! Ou melhor, poderam acabar, mas nao para já! Ainda será preciso melhorar muito coisa antes! Primeiro ainda virá a PS5 e ainda nos iremos fartar dela!!!
 
Back
Topo