1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O Folding e o Hyperthreading

Discussão em '[email protected]' iniciada por DekkeR, 12 de Novembro de 2005. (Respostas: 92; Visualizações: 6340)

1. DekkeR

DekkeR Power Member

Eu sei que esta questão já foi muito discutida por aqui mas queria partilhar uma coisa que vi hoje.

Estava a navegar pelo fórum da Folding Community quando me deparei com uma thread onde um user dizia que tinha várias máquinas com 16 CPUs (4 CPU + Dual Core + HT) e perguntava como fazer para correr 16 clientes na máquina visto que o cliente do Windows só deixava correr 8.

A resposta do Bruce (Administrador do Fórum) foi esta:

Eu lembro-me que há uns tempos o Cruzeta andou a fazer experiências com o HT onde ligava e desligava o HT para ver as diferenças nos tempos, mas sinceramente não me lembro das conclusões.

Mas posso dizer-vos as minhas:

Eu tenho o HT sempre ligado e com 2 consolas ligadas faço cerca 30min por frame nas QMD (1910/1911/1912).
    Há uns tempos atrás decidi usar apenas 1 consola a correr no CPU emulado e não é que me deparei com tempos de 13min por frame e por vezes de 11min ?

Com isto fiquei vim a provar que o Bruce tem razão e que ao correr apenas 1 consola reduzo os tempos por frame e ainda tenho % livre no 'outro' CPU para o resto das aplicações.

Mais alguém costuma fazer experiências com o HT ? Já agora, quem puder fazer experiências destas com os Dual Core eu agradecia, de modo a ficarmos com a percepção da performance com vários processadores, sejam eles físicos ou emulados.

:kfold:

2. shello

shello %erador
    Staff Member

16cpus :o :o :o
    que cena... lol... o bacano deve ser doido varrido...

Em HT, o rendimento quando o cpu é partilhdo por duas consolas é menor por cada uma, mas fica sempre maior, pois ha duas a correr...

Mas 16 cpus... UAU! :P

Abraços!

#edit: a minha explicação ao dekker que me quer ofender, no IRC:

se o core e o mesmo, o HT a uncia coisa que faz é deixar duas instruções correrm ao mesmo tempo... mas não como se fossem em cores separados... logo... se uma consola faz x duas consolas no mesmo cores (mas em HT) vão fazer menos cada uma (menos do que sse estivessem sozinhas), mas no fundo vão produzir mais, pois o "desgaste" de rendimento de cada uma é pouco, logo, é como se tivesses algo como uma consola e meia a correr...

Mas como isto parece não ser o que acontece com o nosso amigo Dekker... :|

Abraços!

Última edição: 12 de Novembro de 2005
  3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Deve ser quad Xeon dual core!

Muito estranho!! No SETI acontece precisamente o contrário, com HT a performance é "animal" e com cliente optimizados então "varre" os AMD 8o

É pena que estes projectos com WU demasiado "gordas" não sejam multitask ready, ou seja correr apenas 1 WU, mas utilizando os 2 cores :P

Última edição: 12 de Novembro de 2005
  4. DekkeR

DekkeR Power Member

Quem te disse isso? Provas? :P
    O Bruce diz exactamente o contrário e eu também comprovei a teoria dele.
    olha que eu ofendo-te mesmo

O que eu quero é que mais pessoas com HT façam essa experiência de usar apenas 1 consola e digam a diferença de tempos para ver comprovar esta teoria :)

5. shello

shello %erador
    Staff Member

A pedido do Dekker no IRC, cá vai um desenho... em PAINT!!
    ora isto era o que eu tava a dizer (ou o que eu queria dizer, para vós, dr dekker)...
    Na "consola sozinha", so temos o que está rodeado a preto.
    Por outro lado, na "duas consolas em PIV HT", a primeira consola está a fazer menos que a que está sozinha em cima, mas visto estarem duas (supondo que ambas estão com a mesma %), é sempre maior... visto serem dois...

Matemáticamente...

1 consola: 100
    2 consolas: 75 + 75 = 150
    logo: 50% a mais

isto fazendo com valores abstractos... Isto nunca chega a aconetcer se fossem valores reais...

dei-me a entender..
    se continuar errado, corrije-me!

Abraços!

Última edição: 13 de Novembro de 2005
  6. DekkeR

DekkeR Power Member

Ok, já percebi o que queres dizer.

Isso em teoria está correcto e comprova o que o destr0yer disse em relação aos P4 'varrerem' os AMD no SETI, mas o Folding não aproveita esse aumento de 50% como o SETI e o melhor exemplo que te dou são os tempos do FahMon:

2 consolas com QMD: 32min por frame em 100 frames ~= 2 dias e 5h para fazer 900 pontos
    1 consola com QMD: 13min por frame em 100 frames ~= 22h para fazer 450 pontos = 1 dia 20h para fazer 900 pontos

9h de diferença em 900 pontos ainda é um bocado :p

Será que é desta? :o

7. shello

shello %erador
    Staff Member

Ya até ai ja eu tinha chegado, mas isso porque estas a usar o pc... eu deixo o pc ligado (sem tar nele) mais de 12 horas por dia, logo as minhas consolas devem chegar aos 70% as duas...

Quanto ao teu caso, se é assim, passa apenas a foldar 1 Wu de cada vez :P

Abraços!

P.S: tanto tempo para escrever um postzinho desse tamanho? tas com os dedos partidos e escreves com a ponta do nariz ou quê? xD

8. DekkeR

DekkeR Power Member

Então faz-me a vontade, deixa só uma consola a bombar durante uns 3 dias no máximo, diz-me os tempos que fazes e eu prometo que não te chateio mais com este assunto :o

PS: Eu não estive o tempo todo a escrever este post, tive intrusões msnónicas pelo meio :p

9. shello

shello %erador
    Staff Member

Tu tas em que lugar mesmo da equipa? E eu... tou onde.. ah pronto :P
    LOL xD

Eu até fazia isso.... Até fazia... let me tinque....

10. DekkeR

DekkeR Power Member

Se eu tiver razão depois até me agradeces por produzires mais :D

Abraço e :kfold:

11. shello

shello %erador
    Staff Member

Já esta
    Pus -oneunit na minha mais avançada que deve acabar dentro de 3,4 horas...
    vamos ver...

abraços!

12. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Embora eu não conheça bem a tecnologia HTT, a minha visão das coisas é:

Tens 1 consola, logo 50% do CPU para utilizar, e como tens 50% de sobra, podes fazer tudo que o folding não "corta" os 50% para ele

Se tiveres duas, ele vai tentar correr 50%+50%.... Sempre que exigires do CPU, ele (o folding) vai baixar-te o uso do CPU para poderes correr as outras aplicações!!! Supondo que ele não faz distinção das duas consolas, ele vai retirar um pouco de CPU a cada uma delas, logo ficas com (ex:) 40%+40%, isto resulta que na soma das duas demores mais de o dobro do tempo a efectuar as duas consolas do que tivesses 1 consola e trabalhasses WU a WU

Por outros termos:

-Com duas consolas: 53h = 900pontos
    -Com uma só consola: 22h = 900pontos

Se
    53h - 100%, então
    22h - ?

? = 41% de utilização de cada consola ao teres as duas ligadas....Se tivesses só uma estavas a fazer no minimo 50%

:kfold:

13. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Embora tenha lido a thread na diagonal, posso dizer-vos que confirmo a tese que o Dekker falava, recentemente tb em experiências com o HT 3,0 da minha cunhada pude comprovar que com uma consola tirava mais proveito.

Ou seja meti o gajo a foldar 2 wu exactamente iguais durante algum tempo sem absolutamente mais nada em uso, posteriormente coloquei apenas uma consola a foldar durante o mesmo período sem mais nada tb para que num caso e noutro obtivesse tempos minimos. Tirando os benchmarks de uma e outra comprovei que a soma de ppd das 2 consolas a trabalhar era inferior ao da consola sozinha.

Embora o desenho do shello esteja muito bonito :) há um factor a considerar, HT não é dual core e as 2 partes que ele representa são apenas virtuais sendo que apesar de o task manager indicar apenas 50% da ocupação do processador está a aproveitar os 100% e como 1 consola tira mais proveito da memória (não sendo dividida por 2 serviços) e sistema em geral obtemos melhor proveito apenas com uma consola.

Nos dualcore a história é outra.

Cumps ppl :kfold:

14. DekkeR

DekkeR Power Member

Não foi isso que eu disse :P

2 consolas: 53h = 900 pontos
    1 consola: 22h = 450 pontos ou seja 44h = 900 pontos

Menos de 1 dia para fazer 900 pontos era óptimo :D

Então:

- 53h com cada uma das consolas a 41%
    - 44h com uma só consola a 50%

A diferença ainda é significativa :rolleyes:

EDIT: Mais uma confirmação :D É isso mesmo Fontemourisca.. é desta que o shello me paga o próximo almoço

15. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm :D

Da ultima vez que dicutimos aqui o assunto não acontecia isto. Mas penso que naquela altura ainda não tinhamos o core QMD. Imagino que tenha havido algumas opimizações no código para isto suceder. Neste momento tenho o meu P4 enconstado pq a board depois de mais de 3 anos de bons serviços decidiu avariar.

Como já alguem apontou ter HT não é ter dois CPUs. Mas tb é verdade que o folding ainda não nos arranjou nenhum cliente que aproveite os P4 na totalidade pq apesar de um cliente ser melhor do que dois o cpu aparece só a 50%. Há aqui qq coisa que não bate certo. Deveria aparecer 100%.

Falta saber como é com dual core. Por um lado a implementação é melhor nos AMD por isso deveriamos ver uma maior diferença neles mas por outro lado a falta de optimização do código e nomeadamente por os cores serem compilados num compilador Intel drão vantagem aos P4.
    Mas imagino que 2 consolas nos dual core não mostre os mesmos resultados do que nos P4 com HT pq ai temos mesmo 2 cpus.

Pedia para mais pessoas darem feedback aqui pq pelos vistos temos andado a desperdiçar pontos e tempo para o projecto. Temos demorado mais tempo sem querermos.

Depois temos que colocar isto em destaque aqui e no site então:)

Well done DekkeR:)

16. shello

shello %erador
    Staff Member

Muhahaha isso era o que tu querias :D
    Ele já fechou a consola 2, a que ontem à noite estava com +/- 97%
    Código:
    [06:23:07] [email protected] Core Shutdown: FINISHED_UNIT
    [06:23:10] CoreStatus = 64 (100)
    [06:23:10] Unit 9 finished with 88 percent of time to deadline remaining.
    [06:23:10] Updated performance fraction: 0.888538
    [06:23:10] Sending work to server

[06:23:10] + Attempting to send results
    [06:23:10] - Reading file work/wuresults_09.dat from core
    [06:23:10]   (Read 68386 bytes from disk)
    [06:23:17] - Uploaded at ~9 kB/s
    [06:23:17] - Averaged speed for that direction ~7 kB/s
    [06:23:17] + Results successfully sent
    [06:23:17] Thank you for your contribution to [email protected]
    [06:23:17] + Number of Units Completed: 8

[06:23:21] Trying to send all finished work units
    [06:23:21] + No unsent completed units remaining.
    [06:23:21] + -oneunit flag given and have now finished a unit. Exiting.***** Got a SIGTERM signal (2)

[email protected] Client Shutdown.
    Vamos ver então como corre isto...

Ah, dekker, lembra-te que o meu CPU é mais quente que o teu, apesar de serem na mesma P4 a 3.2 (o meu é 775 e o teu é um 478), e alem disso, tu tens WaterCooling no PC e eu tenho AirCooling rasca no meu. :|

Vamos lá ver o que sai desta experiencia...

BTW, vejam esta animação: http://www.intel.com/personal/desktop/dualcore/demo/popup/demo.htm

Abraços!

17. DekkeR

DekkeR Power Member

Eu não te cheguei a perguntar quanto é que fazias com as 2 consolas ligadas.

Depois posta a diferença de tempo entre as frames que o FahMon mostrar ;)

18. shello

shello %erador
    Staff Member

Posso já aqui adientar que era +/- 100ppd...
    Não me perguntes os temmpos, pus uma vez na thrad dos benchs, mas acho que não ta la nd, vou ver...

Abraços!

#edit: uma das duas (a outra e daqueles erros, 3000ppd era a loucura)

Nick: shello
    CPU: Intel Pentium 4 3.20GHz
    RAM: 2*512Mb DDR PC3200
    Cliente: consola (texto)
    Sistema Operativo: Microsoft Windows XP Professional SP2

Console#2 ->
    Min. Time / Frame : 55mn 38s - 116.47 ppd
    Avg. Time / Frame : 55mn 38s - 116.47 ppd

#EDIT2: just for reference, a outra...

Nick: shello
    CPU: Intel Pentium 4 3.20GHz
    RAM: 2*512Mb DDR PC3200
    Cliente: consola (texto)
    Sistema Operativo: Microsoft Windows XP Professional SP2

Console#2 ->
    Min. Time / Frame : 01mn 49s - 3566.97 ppd
    Avg. Time / Frame : 18mn 23s - 352.49 ppd

Abraços!

19. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Pronto....troca ai as 22h para as 44h mas o raciocinio é este.... Era tarde :(

20. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Epa isto para mim é a lógica da batata. Temos duas situações: HT ON e HT OFF.

HT ON:
    Correm duas consolas a 50% cada uma e cada consola faz imaginemos 30 minutos por frame, contudo, estão a correr duas consolas, logo, em cada 30 minutos fazem 2 frames.

HT OFF:
    Correm uma consola a 100% e essa consola faz 12 minutos por frame (menos do que 15 minutos que seria metade) porque tem todos os 100% para ele e porque sózinho segundo vocês dizem sózinho dá mais rendimento do que em conjunto, logo, em 30 minutos vão fazer 2 frames e mais um bocadito (12m + 12m = 24m ... 30m - 24m = 6minutos). Ou seja, com HT OFF têm um ganho de 6 minutos em relação a HT ON.

Ainda restam dúvidas? Se realmente a performance em HT OFF for maior do que metade de apenas uma consola em HT ON, então, HT OFF é mais performante que HT ON ...

Partilhar esta Página