O Folding e o Hyperthreading

Stanford recommends that you do not run two tasks on a HyperThreaded processor. The speed reduction for each WU is just too significant. In some cases, the total performance is actually lower, but it depends on which combination of assignments happen to be assigned to that CPU and how much RAM bandwidth you have.

humm..
n creio que o problema seja o CPU ser single ou o HT roubar desempenho.
Penso mesmo que seja a ram que nao aguente tanta largura de banda.
Experimentem com Dual Channel. De certeza que o HT rendera mto melhor que sem ht
 
luminoso disse:
humm..
n creio que o problema seja o CPU ser single ou o HT roubar desempenho.
Penso mesmo que seja a ram que nao aguente tanta largura de banda.
Experimentem com Dual Channel. De certeza que o HT rendera mto melhor que sem ht

:x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2: :x2:
 
E da jeito ter um giga de ram embora ultimamente as proto n sejam mt pesadas a nivel de espaço em ram mas lembrem se das QMD, 450mb cada uma :D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
Mas continuo a dizer q HT divide o processamento e que so reduz performance nas consolas. Mas voces é que sabem.
 
Bubu disse:
Mas continuo a dizer q HT divide o processamento e que so reduz performance nas consolas. Mas voces é que sabem.

Espero que tenhas muitos P4 HT para dizer isso

O que eu verifiquei hoje:

(p993)

Com HT
1ªConsola - 629s = 10,48(3) min
2ªConsola - 742 = 12,3(6) min

Portanto tempo médio de cada cada = 11,425 min

Quando tirar o HT espero fazer menos de metade desse tempo (para compensar tirar o HT)
ou seja menos de 5,7125 min

Sem HT
1ªConsola - 432s = 7,2 min


Ups...

Factos: menos 2ºem full load

Especulação: provavelmente a overclockabilidade do cpu aumentará desactivando o HT, mas isso é para experimentar no próximo Inverno :)
 
E uma consola mas com o HT ligado...? O que eu digo é q nao compensa duas consolas num p4 c HT, la por ter HT isso nao é um dual core.
 
Nas antigas QMD, 1 consola com HT ligado é o que compensa mais, conclusão tirada nesta thread. Sinceramente, acredito que em qualquer outra WU a conclusão será a mesma mas nada como começarem a testar ;)
 
WindWalker esse comparativo não faz sentido a não ser que as wu's sejam ixactamente iguais com os mesmos pontos por dia que não me parece a ver pelos tempos de cada uma. O que faz que estejas a comparar, por exemplo os tempos medios de 2 wu's (uma melhor e uma pior) com o tempo de uma pior, por exemplo.

As 2 consolas terão que ter exactamente o mesmo projecto com os mesmo pontos para se poder comparar o tempo de uma com metade do somatorio das 2 em HT.

Esse serviço já o fiz uma vez num pc que não era grande coisa e os resultados eram favoráveis a ter apenas uma consola. É claro que isto poderá variar de pc para pc e de wu para wu.

Alias vejo uma vantagem em termos de usar 2 consolas com o HT, como esse pc não está perto em termos de acesso que tenho a ele e não está constantemente ligado à net para enviar as wu's, não tenho que estar constantemente a ir lá ligar para enviar fazendo-o num maior intervalo de tempo pq demora mais tempo a roer 2 wu's (então com estas de 44 pts era uma festa de tentativas de ligação falhadas por acabar numa altura em que ng estava lá para as enviar) e a diferença de produção a menos neste caso compensa o que se perdia por não estar a foldar qd acabasse uma.

Cumps
 
Fonte, é exactamente isso.
Há WUs que uma consola s/HT é melhor, outras WUs para outras situações.
Depende de WU para WU.
 
sn3ak3r disse:
se calhar mas pronto eu vou deixar o HT ligado ja que isto continua a fazer 7min


não se esqueçam

:kfold: :kfold:

Não há problema em deixar o HT ligado, ele faz o mesmo serviço que se o tivesses desligado, embora no Task Manager indique apenas 50% de uso do CPU isso não corresponde há verdade. A questão é entre 2 consolas ou 1 consola.

Cumps
 
Eu diria que deixassem o HT ligado porque é optimo para o dia a dia. O PC responde bem melhor do que sem HT.
Para o folding usar apenas uma consola que é a recomendação de Stanford.
 
Conclusão

Cheguei a conclusão que ter duas consolas a correr num P4HT é benéfico, especialmente para aqueles utilizadores que apenas usam aplicações office.

Cheguei a seguinte conclusão num P4 524 3.06Ghz a 3.4Ghz:

Protein: p3042_supervillin_03 - consola 1

Quando a correr uma única consola: Tempo por frame - 28min

Protein: p3042_supervillin-03 - consola 1
Protein: p3040_supervillin-03 - consola 2

Quando a correr duas consolas: Tempo por frame 38min

28min x 100% = 2800min = +/- 47h = 186pts

38min x 100% = 3800min = +/- 64h = 186pts + 186pts = 372pts em 64 horas

Se estivesse a correr so uma consola demoraria 94 horas para fazer os mesmos pontos

Os meus ppd's subiram de cerca 110ppd's para 170ppd's, já é algo.

As conclusões foram tiradas quando a correr office e Firefox com 4 tab's abertas.
 
Era bom era ver com WUs do mesmo projecto, ou de projectos completamente diferentes (que usem cores diferentes).

Psycop, pedia-te que à medida que fosses recebendo novas WUs, desses aqui o feedback, tal como fizeste para este caso, sff.
Bom trabalho :)
 
Boas
Novato na área :joker:

Pentium 4 (com HT) a bombar desde as 11 da matina +/-

Project : 2080
Core : GBGromacs
Frames : 100
Credit : 226


-- 1 --

Min. Time / Frame : 20mn 42s - 157.22 ppd
Avg. Time / Frame : 26mn 05s - 124.77 ppd
No Cur. Time / Frame
No R3F. Time / Frame


-- 2 --

Min. Time / Frame : 27mn 13s - 119.57 ppd
Avg. Time / Frame : 27mn 13s - 119.57 ppd
No Cur. Time / Frame
No R3F. Time / Frame
Como perceberam, tenho 2 consolas a correr, o que me dá +/- 30 mins de intervalo entre cada step, de início só tinha uma consola e esse intervalo andava na casa dos 20 mins.
Ah, e trata-se de um P4 2.8 @ 3.2...asrock não deixa puxar mais plo bixo :'(

Cumps
 
Então malta, e esses pentium's 4 ainda são vivos ou quê?

Após mais um tempinho a foldar, decidi-me ficar mesmo plas 2 consolas, visto ter HT.
Experimentei correr uma consola sozinha, o mínimo que consegui para um step foram 17 mins e qualquer coisa. Depois pus a segunda consola a foldar em simultâneo com a primeira, andam agora as duas na casa dos 25 mins por step :007:

Fui fazer as contas e para ser sincero, a conclusão a que cheguei nem foi muito esclarecedora.
Então cá vai disto:

A vermelho estão assinalados os tempos feitos com um consola apenas a correr. Depois desse step, passei a usar as duas consolas em simultâneo.



Então saquei da calculadora e pus-me a fazer contas.
Com uma só consola, o meu melhor tempo foram 17.5 mins
, que me renderam ~ 185 ppd. Fazendo uma regra de 3 simples...

em 17.5 mins tenho 185 ppd
em 60 mins terei x.

x = 60*185/17.5 <=> x = 634 ppds numa hora. Multiplicando por 24 (horas do dia), temos 15216 ppd num dia.

Pegando nos valores obtidos com 2 consolas a correr em simultâneo...
(usei o valor "Cur. Time" da 2ª consola, pareceu-me o mais equilibrado)

em 24.3 mins tenho 133.8 ppd
em 60 mins terei x.

x = 60*133.8/24.3 <=> x = 330 ppd numa hora. Multiplicando por 2, uma vez que serão 2 consolas a trabalhar ao mesmo tempo, obtêm-se 660 ppd numa hora. Multiplicando por 24 (horas do dia), temos 15840 ppd num dia.

Antes de mais nada, não dei barraca em nenhum aspecto pois não? Se a resposta for "sim", tenham paciência pois sou um noob no que diz respeito a foldar, e rectifiquem ;D

Agora, analisando isto... Há uma diferença de sensivelmente 600 ppd por dia. Como já referiram neste tópico, compensa usar apenas uma consola na medida em que o HT entra em acção, a consola só consome 50% do cpu e consegue-se mexer à vontade no pc sem problemas.
Se estiverem 2 em simultâneo, o pc começa a molengar (como seria de esperar) :zzz:.

600 ppd por dia valem a pena? Para quem, como eu, for usando o pc para dar uns tirinhos de vez em quando e ir vendo uns fóruns, penso que seja melhor usar apenas uma consola...

Ah, só para acabar, em background tinha a correr o eMule, Msn e firefox, volta na volta...

Venham de lá esses comments!

ps: oops, ganda testamento :lol:
 
Como disse o Metro, esta thread foi baseada nas antigas QMD onde se notava bastante a diferença entre 1 e 2 consolas.

Penso que nesta altura, essa diferença não deve ser tão significativa em máquinas com HT ;)
 
Segundo a minha experiência, a diferença era de menos de 3 mins por frame. Obviamente que quanto mais tempo se folda mais compensa.

Aqui nunca molengou com duas consolas. Vê lá a temperatura disso.
 
Back
Topo