1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

PS3 O futuro da PS3?

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por Houaiss, 21 de Outubro de 2018. (Respostas: 7; Visualizações: 477)

  1. Boas, visto que estou a chegar ao fim dos jogos que me interessam para a PS2, queria investir agora na PS3 e comprar jogos que me interessam, só que tenho receio quanto ao seu futuro...

    Será que daqui a 15 anos poderei meter o disco na consola e sentir como se tivesse numa ps2?

    Muitos colecionadores dizem que nem se vao meter nas geraçoes após a PS2/Xbox, porque os DLCs / Patches vao nos deixar limitados quanto à experiencia total nos jogos.

    Fico a pensar se apostar numa coleção da PS3 valerá a pena.. se nao valer... terei que migrar para o PC.
     
  2. Lich King

    Lich King Power Member

    Vieste aqui tocar num ponto que eu acho interessantíssimo debater: o coleccionismo de jogos que estão de certa forma "obrigatoriamente" incompletos.

    Há duas coisas que hoje em dia deixam os jogos incompletos para os colecionadores do suporte físico: patches e DLCs. Qual delas a pior? Sinceramente, e pensando muito bem sobre o assunto, acho que os patches ainda conseguem ser o pior mal dos dois (apesar de ser aquilo que à partida chama menos a atenção e é menos lembrado).

    Está bem que a posterior saída de DLCs faz muitos jogos ficarem incompletos em relação à sua duração, o que para mim é uma tremenda dor de cabeça, mas o lançamento de patches ao longo do tempo para correção de vários problemas, como bugs, quedas de frame rate, ajuste de mecânicas mal polidas, entre outros, acaba por deixar a versão física eternamente desactualizada, e em muitos casos, mal acabada!

    Lá está, para quem compra os jogos apenas com a intenção de os jogar e posteriormente vender, isso acaba por perder um pouco a importância (e até podem ter a sorte ou não de, na época em que os jogaram, já terem apanhado patches para lhes proporcionar a melhor experiência possível).

    Mas para quem pretende ter os jogos na colecção com a possibilidade de os jogar ou rejogar bastante tempo mais tarde, ou sem acesso à internet, ou até numa altura em que os patches já não estejam disponíveis nos servidores para download, estará preso a uma versão do jogo completamente desactualizada e com vários problemas não corrijidos.

    Para mim como coleccionador isto é bastante triste, mas mesmo assim não me tem desmotivado a coleccionar.

    Existem ainda os casos em que ALGUNS jogos recebem mais tarde edições "completas" com "todos" os DLCs até ao momento e os seus respectivos patches, mas para além de serem apenas alguns títulos (estando longe de abranger tudo o que existe no mercado dos video-jogos), o que é certo é que muitos desses DLCs nem estão presentes nos discos, e são sim fornecidos através de vouchers com códigos para o seu respectivo download, ainda com agravante de em alguns casos serem lançados patches mesmo depois dessas edições completas estarem no mercado!

    Enfim, apesar de tudo isto, na minha opinião devias avançar com a compra e aproveitar os excelentes jogos que essa geração nos trouxe, independentemente dessas situações que aqui referi. Se pensas também em coleccionar, já sabes ao que estás limitado.
     


  3. Desde já agradeço a tua ajuda, ainda hoje tive numa loja e fiquei com ideias em levar 2 jogos...

    Aconselhas alguma coisa que possa prevenir?

    Como falei, estive na loja e estive a olhar quer para a ps3 e a xbox 360, e reparei que um jogo na 360 dizia "Downloadable content", e presumi para mim mesmo que este é um fator logo a fugir. Por isso, estou correto que devo estar atento à traseira da caixa para ver se tem conteúdo para ser transferido?

    Eu sou colecionador mas apenas o que me interessa, ou seja, se comprar apenas 50-100 jogos para a ps3... (presumo que nao passe de uma centena) fico bastante feliz e sinto que tenho uma geração que poderei jogar e re-jogar para daqui a muitos anos (até o bluray dar o berro ahah), mas esses 50 jogos se estiverem inacessiveis... sinto que perdi mais investimento (investimento para mim mesmo, nao para revenda) que um colecionador, diremos.... full-set... as compras irão ter sempre valor emocional(embora a minha infancia tenha sido na ps2) que ficará à quem se nao poder ter acesso.

    As DLCs, pesquiso e faço questao de pegar as "GOTY edition" que pesquiso previamente no google a ver se tem as dlcs... por isso presumo que sejam um "must-go".

    Com tanta coisa para tu leres (desculpa, descontrolo-me), que cuidados devo ter, para além dos que enumeraste.

    Obrigado!
     
  4. Lich King

    Lich King Power Member

    Não entendi...

    Não há nenhum tipo de jogos/edições de que precises de fugir. Isso que viste na caixa do jogo provavelmente indica que ele vinha com vouchers para descarregares DLCs, que quase de certeza já foram descarregados pelo primeiro dono dessa cópia, fazendo com que tu não os possas descarregar na tua conta.

    Se assim for, tens a opção de comprar os DLCs na store online da consola, tendo sempre em conta que há jogos que já viram os seus DLCs retirados da store, e muitos mais ainda verão. Assim de repente lembro-me que os DLCs do Dante's Inferno e Alan Wake já foram à vida. Quem comprou pode jogá-los até se fartar (ou até o HDD avariar, ou mesmo até lhe apetecer desinstalá-los); quem não comprou, azar! :(

    No teu jogo base ninguem mexe, vais poder jogá-lo para sempre (enquanto fores vivo lol). Os DLCs é que se não vierem de origem no disco blu-ray (mesmo algumas GOTY/Complete Edition/Definitive Edition/Etc não trazem os DLCs no disco do jogo mas sim em vouchers), terás que comprá-los na store online (caso faças mesmo questão de os jogar).

    Tens é que ter em conta que um dia mais tarde poderás não ter a possibilidade de os descarregar novamente para o HDD da consola (caso necessites por alguma razão, como trocar o HDD devido a avaria, ou teres desinstalado por falta de espaço), pois podem já ter sido retirados da store online.

    Quem diz os DLCs, diz os patches, que como expliquei no meu primeiro post, para mim ainda é o pior no meio disto tudo.
    O que podes fazer é uma lista com as ediçoes completas/definitivas/remasterizadas/etc que têm os DLCs em voucher, e os que têm em disco, através de uma pesquisa no google, por exemplo com as palavras "Castlevania Lords of Shadow Collection DLCs on disc". Rapidamente te digo que essa colecção, apesar de trazer todos os DLCs, são sim num voucher e não no disco.

    Nesse caso, ou escolhes comprar a versão normal do jogo (e depois comprar os respectivos DLCs na store online se te interessarem), ou então optas por comprar a Collection que referi, tentando a sorte numa cópia usada (que pode ter os vouchers por usar), ou comprando uma cópia selada, jogando assim pelo seguro em relação aos vouchers. Eu neste caso comprei esta Collection porque queria mesmo os DLCs, e ficava mais barato assim do que comprar o jogo standard e depois os DLCs na store online.

    Resumo da estória: o digital não é infinito (no meu ponto de vista é quase um aluguer, ainda que isso seja muito discutível para muita gente, e eu respeito qualquer opinião contrária à minha), enquanto que os discos CD/DVD/BR são eternos (até os partires/riscares lol).
     
    Última edição: 23 de Outubro de 2018


  5. Respondeste a todas as minhas duvidas, obrigado!

    O objetivo é mesmo evitar o digital, porque apesar das suas vantagens... sinto sempre que nao possuo o jogo e que um dia vai deixar de ter acesso. Já o fisico, fico descansado que irei ter sempre o jogo.

    Basicamente se evitar vouchers, jogos que precisam de serem descarregados e dlcs por via download e nao no disco, posso viver descansado.

    Já agora, que falamos nisto, uma última pergunta, se daqui a uns 2 anos, meter-me na geração da PS4, é possivel encontrar jogos em disco?
     
  6. llWantedll

    llWantedll Power Member

    Sim, tirando alguns indies todos os jogos tem formato físico e digital
     
  7. goliath_2k

    goliath_2k Power Member

    Atenção que conteudo comprado, mesmo que tenha sido retirado da store online para compra, quem o comprou pode sempre ir à area de cliente e instalar de novo. Eu por exemplo, na PS3, comprei o Outrun que já não se encontra disponivel na store, mas já me aconteceu ter de reinstalar tudo e lá estava ele no meu histórico. Penso que acontece com todos os titulos. Eventualmente quando a plataforma deixar de ser suportada é que pode ser pior, inevitavelmente devem cortar os servidores à PS3, mas neste momento ainda não é um problema.
     
  8. Alexrd

    Alexrd Moderador
    Staff Member

    Muitas vezes, pelo menos no que diz respeito à Xbox 360, o aviso de 'game-content download' é apenas patches (e muitas vezes direccionados para o serviço online), não necessariamente DLCs.

    A acrescentar que em muitos casos, as linhas Classics/Best-Sellers/Platinum Hits podem trazer versões dos jogos já com os últimos patches. Isto para a Xbox 360, não sei se na PS3 também é o caso.
     

Partilhar esta Página