1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O Futuro da segurança no mac OSX?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por 3dhouse, 2 de Abril de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 2181)

  1. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Nas últimas semanas vários meios de comunicação noticiam que há malware para mac (mesmo que seja preciso dar autorização por parte do utilizador), que um macbook air foi hackeado em 1 dia e que o safari apresenta diversas falhas de segurança. O que queria saber e discutir é se há mesmo motivo de preocupação...Será que com cada vez mais gente a mudar para a plataforma mac isso despertará a curiosidade de hackers e afins?
    O mac OSX é mesmo seguro ou é mais o marketing da Apple a funcionar? Até agora não tenho motivos de queixa, não me preocupo com a bixarada da internet desde que fiz o switch... mas haverá motivos de preocupação??
     
  2. Xkorp

    Xkorp Power Member

    Na minha opinião, há coisas que estão nas nossas mãos, outras nas mãos da apple. A falha do safari já devia ter sido "patchada" há algum tempo, isso é uma falha que toda a gente lhes aponta, o facto de demorarem imenso tempo a aplicar patchs nas comopnentes open source do OS.
    De resto, bom senso nunca fez mal a ninguém, e este conselho é válido para qualquer OS.
     
  3. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Não foi um dia, foram 2 minutos e nao foi preciso autorização do utilizador, pq nao se podia mexer nos portateis.
    O windows demorou 18h e o Linux ainda nao tinha sido pirateado.

    Tb em 2007 o OSX teve 5 ou 10x mais patches tapa-buracos que o Windows.
     
  4. Watermelon

    Watermelon Power Member

    Ninguém conseguiu hackar nada durante o primeiro dia. Só no segundo. Daí o vencedor só ter 10 000$ em vez do 20 iniciais ;)
     
  5. Catacang

    Catacang Power Member

    Enquanto não apanhar virus de forma mais ou menos "automática", ou seja, estar a navegar na net e de repente ser infectado ou abrir um email e ficar logo infectado não me preocupo muito com estas notícias.
    Enquanto for preciso instalar software meio obscuro, ter de sacar o virus da net, meter a minha pass de administrador e coiso e tal não acho que haja motivo para alarme...

    Agora para a Apple, enquanto companhia que faz da segurança um dos seus argumentos publicitários, é bom que se preocupem com isto e que talvez repensem a estratégia de updates de segurança ou actualizações de sistema operativo, que como sabem é bastante espaçada, se calhar mais tarde ou mais cedo vão ter de lançar pequenas actualizações para corrigir uma ou outra falha muito grave que se descubra em vez de fazer um security update "grande" de quando em vez, talvez tenham de criar "mini-"security updates para corrigir falhas urgentes que se venham a descobrir.

    Cumps.
     
  6. Romani48

    Romani48 Power Member

    isso também não acontece em mais nenhuma plataforma...
    tens sempre de aceitar alguma coisa.. um exe, um com, um activeX...


    nesse caso já não é automatico.. estas a abrir o email (neste caso deve trazer um attachment) com consentimento próprio ;)

    sinceramente?
    hoje em dia só está (relativamente) seguro quem percebe minimamente da coisa...

    eu a unica vez que apanhei um virus... nem era bem um virus.. foi um CD do windows Millenium que estava mal gravado, e o erro num ficheiro provocava uma especie de virus.. não se alastrava.. mas o AV que usava na epoca dava me sempre como virus

    e não! não foi a navegar na internet... até porque nao tinha internet
     
  7. Tuaregue

    Tuaregue Power Member

    E que tal leres algumas coisas antes de vires para aqui mandar bocas

    TODOS os SO passaram neste teste, TODOS.

    A Apple caiu neste, ao segundo minuto do dia 2, já agora diz como se testa um cliente de email um browser e um IM se este não for utilizado?

    O Vista caiu neste por culpa do Flash, e como o concurso proíbe o seguinte:
    Logo não se pôde testar o mesmo bug no Ubuntu.

    LINKS:
    http://cansecwest.com/
    http://dvlabs.tippingpoint.com/blog/2008/03/19/cansecwest-pwn-to-own-2008
     
  8. syMMys

    syMMys Banido

    ... e corre o rumor que a vulnerabilidade utilizada para comprometer a segurança do Macbook reside algures no Java/Javascript. Possivelmente também é cross-plataform.

    O macbook caiu ao 2 minuto do segundo dia porque o hacker em causa já levava trabalho de casa feito.
     
    Última edição: 2 de Abril de 2008
  9. Romani48

    Romani48 Power Member

    não é por ser cross plataform que se "desculpa" ou "culpa" um SO ou dois..

    a realidade é esta, hackers há em todo lado.. e quanto mais enfatizarmos um determinado software mais hackers/crackers vai haver para este..

    não é por nada que não há cracks/hacks para software opensource... para que vão hackear? o que vão desbloquear?
     
  10. syMMys

    syMMys Banido

    Acho que não percebeste. O bug explorado para entrar no Macbook vem do open-source. No caso concreto do exploit usado, estava na biblioteca PCRE, open-source, que implementa as expressões regulares à Perl em C. Há ainda muito código e pessoas agarrado ao PERL. :D

    Links:

    www.pcre.org

    que tem/teve muitas vulnerabilidades.

    http://www.securityfocus.com/bid/26346
     
  11. rasputine

    rasputine ChiefCaster

    Das coisas que estão nas nossas mãos o que podemos fazer logo à partida é utilizar um router, activar a firewall do OS X, e finalmente utilizar uma conta sem privilégios de administrador no dia-a-dia... Da parte da Apple, sinceramente, eu fico contente que hajam estes concursos e que estes especialistas de segurança se concentrem mais no Mac OS X, é que assim a pressão está do lado da Apple para reparar essas deficiências, e rapidinho se faz favor... ;) É que se não houver esta malta a demonstrar em ambientes mais ou menos controlados que o OS X tem deficiências de segurança, como in the wild não aparecem aos utilizadores normais, a Apple não sentirá qualquer pressão para as reparar. Quando daqui a alguns dias estiver a descarregar um Software Update com os patches de segurança para o Safari sentir-me-ei mais seguro... mas não deixei de utilizar o Safari ;)
     
  12. Romani48

    Romani48 Power Member

    percebi sim.. mas a verdade é que foi encontrado num SO mac.. por isso é que digo que nada destá seguro.. se eles não conseguem directamente, vão indirectamente..

    nao quero dizer assim que MAC OSX nao vale nada.. afinal tem virus... se fosse por isso bem..

    vendia o meu pc..
     
  13. slack_guy

    slack_guy Power Member

    WOW!! Tens a fonte dessa informação para confirmar? é que isso é segredo :-D .. ou era ... :003:
     
  14. Catacang

    Catacang Power Member

    Refiro-me a virus como aquele que aqui há uns anos mal ligavas o computador à net não demorava muito a aparecer aquele contador de 59 segundos que desligava o computador, não me lembro o nome (Sasser?, Blaster?), depois a partir do SP2 o XP passou a estar imune, mas lembro-me perfeitamente de acabar de formatar o meu portátil, ir à net na univ. sacar os updates ao windows update e pumbas... 59, 58, 57... não aparecia nenhuma caixa a perguntar se o queria instalar... desse tipo de virus é que tenho medo!

    Lembro-me dos virus tipo I Love You que mal o email era aberto no Preview Pane do Outlook já estavas a ser automaticamente infectado, não tinhas de abrir explicitamente o anexo... ele fazia-o sozinho... eu selecionava a mensagem para a apagar, mas ao selecionar ela era pre-visualizada e eu era infectado...

    Este tipo de virus crítico que se espalha à velocidade da luz é que me mete medo, seja em que plataforma for, agora software manhoso que é preciso instalar não me preocupa muito.

    Cumps.
     
  15. 3dhouse

    3dhouse Power Member

    Mas um sistema UNIX é seguro? Isto é, o facto de não haver virus para mac tem a ver porque os hackers não se interessam por esta plataforma ou isso é um mito urbano?
     
  16. syMMys

    syMMys Banido

    Obviamente que é mito urbano. Não há sistemas seguros. Afinal são feitos por humanos e todos nós erramos. Há uns piores que outros, apenas isso. No caso concreto da Apple, era bom que ela começasse a ser mais rápida a "tapar" as vulnerabilidades conhecidas. Mas é como tudo. Quem vai a sítios estranhos e sombrios na Net arrisca-se.
     
  17. Rui_Carlos

    Rui_Carlos 1st Folding then Sex

    Em mac e linux nunca tive problemas em ir a "sítios estranhos e sombrios na Net", e até hoje não tenho razões de queixa.
     
  18. Kaiput

    Kaiput Power Member

    eu também tenho mac.... mas vejamos bem a realidade... Quando o windows surgiu também não havia preocupações até que no ano 1970 e tal boom..... Mac é um bom computador... mas não perfeito... tudo tem as suas falhas... e qualquer dia seremos obrigados a dizer... "era um vez um mac 100% seguro que agora so é 99% seguro..."

    é a minha opinião....

    cumps... ;)
     
  19. RaaR

    RaaR Power Member

    1970 e tal? Quando é que tu achas que o primeiro Windows começou a ser vendido?
     
  20. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    ontopic pliz
     

Partilhar esta Página