O futuro da Techzone começa hoje

Status
Fechado a novas mensagens.
Apesar do título espanpanante a ideia é que leiam este post.

Como todos podem constatar a Techzone cresceu imenso, em particular nos últimos anos, tanto em número de utilizadores como em actividade. Esse crescimento reflecte-se também nas necessidades cada vez mais exigentes para manter a Techzone online, tanto em termos de recursos de hardware como em conectividade.
Evoluimos por isso desde um alojamento partilhado nos EUA, com os últimos dias do mês sem tráfego disponível e por isso offline, para um alojamento em troca de publicidade até à situação actual de alojamento em servidor próprio com housing contratado em datacenter nacional.

A decisão de alojamento em servidor próprio e com ligação independente revelou-se a melhor opção, não só em em termos de performance/preço mas também a melhor forma de garantir a independência e liberdade da Techzone face a qualquer empresa ou marca, sendo um dos passos dados com vista à manutenção e auto-sustentação da Techzone por muitos e bons anos. Esta solução (como qualquer outra) representa no entanto custos elevados pelo que há outros passos que se tornam necessários com vista à auto-sustentação.

A dependência dos anúncios do Google complica-se, sobretudo com o baixo valor do dólar e quando temos que pagar a conta em euros. Por outro lado é um desperdício não aproveitar mais o potencial do fórum, não em proveito pessoal, mas para a comunidade, no sentido de melhorar a usabilidade de todo o site e acrescentar benefícios à comunidade.

Tem por isso sido trabalhada uma solução, que é a de colocar publicidade directa no fórum alternada com os ads do Google. Para tornar isso possível foi necessário criar uma entidade, neste caso uma empresa para gestão da Techzone. Após a informação da admissibilidade do nome, e criação da empresa, foram registados vários domínios (com/net/org/pt/etc) bem como a marca em Portugal, nome esse que será oportunamente anunciado.

É também do conhecimento geral que foi criada há algum tempo uma empresa em Portugal com o nosso nome e que tem o dominio .pt. No país em que vivemos pouco podemos fazer para demonstrar que o nome deveria ser nosso. Desejamos o maior sucesso a essa empresa mas aprendemos a lição. Não vamos mudar o nome do fórum amanha mas é possível que isso venha a acontecer, com a única justificação de que não faz sentido, indirectamente fazer publicidade a essa empresa, até porque se a representação é minúscula, amanha poderá ser comprada por alguém grande com dois dedos de testa. Mas aproveitamos para dizer que a verdadeira não está à venda. Nunca esteve e não vai estar.
Esta é uma comunidade enorme e vai ser maior se isso depender de nós. Iremos fazer tudo para que possa continuar a ser a maior comunidade e melhor comunidade em Portugal. Queremos dar mais coisas à comunidade mas não vamos fazer promessas. Digamos que temos umas ideias, sendo a mais visível o Portal que está em desenvolvimento e que renovamos o pedido de colaboração na sua conclusão, mas que não será a única e que contamos com todos para fazer crescer ainda mais esta comunidade.

Basicamente estás a preparar terreno.
Não podes é esperar que venham améns de todos os lados quando não se sabe concretamente o que aí vem.
 
Sou utilizador activo e regular há muitos anos e fico muito contente ao constatar que o crescimento desta comunidade parece ser feito de forma sustentada.

Quanto à questão do nome, é a meu ver, uma questão menor. O nome não faz a comunidade mas é a comunidade que faz o nome e tenho a certeza de que se tal ocorrer, rapidamente o novo nome vai adquirir o momento necessário e relegar para segundo plano o antigo nome.

De resto só posso agradecer por me terem aturado durante estes anos bem como aos acessos de mau feitio que infelizmente por vezes expresso e espero que a evolução da comunidade continue em direcção ao sucesso.
 
Pois, já me tinha apercebido disso... Basta ir ás paginas amarelas para ver uma Techzone que não é nossa.

Estamos cá para o que vier :D
 
Basicamente estás a preparar terreno.
Não podes é esperar que venham améns de todos os lados quando não se sabe concretamente o que aí vem.

Jintro:

Este tópico serve para isso mesmo. Coloca as tuas questões que podem ser as questões de mais elementos que responderei com todo o gosto.

Para a comunidade o que pode vir é mais coisas. Assim nós tenhamos capacidade para as conseguir. Mudar para a comunidade não muda nada a não ser eventualmente o nome.
Mas como é óbvio as coisas devem ser explicadas á comunidade e é isso que estou a fazer.


Sou utilizador activo e regular há muitos anos e fico muito contente ao constatar que o crescimento desta comunidade parece ser feito de forma sustentada.

Quanto à questão do nome, é a meu ver, uma questão menor. O nome não faz a comunidade mas é a comunidade que faz o nome e tenho a certeza de que se tal ocorrer, rapidamente o novo nome vai adquirir o momento necessário e relegar para segundo plano o antigo nome.

De resto só posso agradecer por me terem aturado durante estes anos bem como aos acessos de mau feitio que infelizmente por vezes expresso e espero que a evolução da comunidade continue em direcção ao sucesso.

Assino por baixo a parte que coloquei a bold.
 
Independentemente do nome, o que importa é a manutenção e crescimento positivos desta comunidade. Cá estarei para apoiar isso mesmo no que puder. ;)
 
Ok, e quais são os nomes que estão em cima da mesa?
já agora, tem o meu apoio :D

cUMPS;)
Acho que é obvio que se houver nomes em cima da mesa nunca vão ser ditos antes de serem tomadas todas as providências para o registo dos domínios com esse nome além da marca para que não volte a acontecer o mesmo que aconteceu com o nome "techzone"...

O domínio .pt foi um bocado por culpa do sucesso rápido que esta comunidade teve, alguém a ver o seu sucesso, sendo um bom e não estando registado, aproveitou...
Um processo contra eles podia ser feito, até porque a intenção do registo com aquele nome parece óbvio, ganhar com o esforço dos outros... Mas as probabilidades de ganhar seriam baixas já que não existe nenhuma marca com o nome desta comunidade, apenas a empresa tem este nome registado.
 
A mudar (o que plos vistos já está decidido), espero que tenham escolhido algo inteligente, a ultima coisa que queria era que o techzone virasse techland ou techkingdom ou uma coisa assim foleira :D
 
Jintro:

Este tópico serve para isso mesmo. Coloca as tuas questões que podem ser as questões de mais elementos que responderei com todo o gosto.

Para a comunidade o que pode vir é mais coisas. Assim nós tenhamos capacidade para as conseguir. Mudar para a comunidade não muda nada a não ser eventualmente o nome.
Mas como é óbvio as coisas devem ser explicadas á comunidade e é isso que estou a fazer.

A única questão que se coloca é "que raio vai acontecer?". É que a conversa de que o mundo é um sitio feio e sombrio onde nada é fácil torna-se um bocado redundante quando (e eu já te disse isto) há tanta coisa que se pode fazer para dinamizar a comunidade e os dias têm-se limitado a passar sem que nada aconteça.
Espero que o que vem aí seja melhor que o que temos actualmente.
 
A marca Techzone está registada no INPI no entanto o registo foi posterior à criação da empresa e o processo de registo foi impugnado pela mesma. O INPI está há 2 anos para tomar uma decisão... como estamos em Portugal ninguém sabe quanto mais tempo vai demorar... enfim. Será que se pode processar o INPI por inércia?

Relativamente a alterações eventuais no futuro, se eventualmente mudarmos de nome será apenas uma questão de hábito até nos adaptarmos ao novo nome, um redirect de www.techzonept.com para o novo nome ajudará. Quanto a outras eventuais alterações, serão apenas as que considerarmos como melhorias em prol da comunidade, sempre com a garantia que a independência e liberdade que fizeram da Techzone o que é hoje se manterá.
 
Última edição:
A marca Techzone está registada no INPI no entanto o registo foi posterior à criação da empresa e o processo de registo foi impugnado pela mesma. O INPI está há 2 anos para tomar uma decisão... como estamos em Portugal ninguém sabe quanto mais tempo vai demorar... enfim. Será que se pode processar o INPI por inércia?

Relativamente a alterações eventuais no futuro, se eventualmente mudarmos de nome será apenas uma questão de hábito até nos adaptarmos ao novo nome, um redirect de www.techzonept.com para o novo nome ajudará. Quanto a outras eventuais alterações, serão apenas as que considerarmos como melhorias em prol da comunidade, sempre com a garantia que a independência e liberdade que fizeram da Techzone o que é hoje se manterá.
Poder-se até se pode, duvido é que daí resultasse uma decisão rápida, fosse em que sentido fosse. Dependendo das situações, por vezes a única forma de levar certas questões a bom termo a avançar um pouco à revelia das instituições. Claro que este tipo de atitude é jogo perigoso, devendo ser por isso jogado com muitas cautelas e pelo que vejo neste caso em particular, não acredito que valesse a pena tal ousadia.
 
Com a mudança de nome podia era vir o portal :P
Já houve mais que uma tentativa para ter um portal mas se bem me recordo, nunca teve grande adesão. Contra mim falo porque eu pessoalmente gosto muito do formato em fórum e ligo pouco a portais generalistas mesmo que seja na área tecnológica, que é como se vê neste fórum, extremamente ampla.
 
Era uma pena se a Techzone se visse obrigada a mudar o nome, mas por outro creio que a força que esta comunidade tem não seria facilmente abalada por essa alteração. Afinal de contas, quem já cá anda desde o principio, e quem leu a história da Techzone (e o meu caso é o 2º) sabe bem que esta comunidade começou com um nome bem diferente. Façam o que tiver de ser feito, terão certamente o apoio da maioria da comunidade.
 
Eu acredito que uma eventual mudança de nome não traga grandes consequências em termos de comunidade. As pessoas são as mesmas, os objectivos também. Somente o nome muda.

De qualquer forma, aqui fica um voto de confiança para o que quer que seja decidido. ;)
 
Bem, depois de ler tudo isto e tentando fugir um pouco ao assunto da mudança de nome, venho aqui expressar a minha opinião.

Penso que ao lermos o primeiro post desta thread percebemos que aquele fórum que todos estimamos e ajudamos a construir e levar cada vez mais alto está antes de mais em boas mãos. A todos os niveis. Se estamos onde estamos, há que agradecer a todos e a cada um de nós, mas também a quem em situações em que é preciso uma decisão e liderança, demonstra estar apto e levar a Techzone no rumo certo. Os meus parabéns em primeiro lugar.

Em segundo, é necessário perceber que todos os passos que possam vir a ser tomados(digo isto por aquilo que já li aqui) têem como horizonte a manutenção daquilo que temos hoje e a possibilidade de virmos a ter ainda mais. É não só um passo(s) que protege o que temos mas que também vai criando caminho para que o futuro possa ser ainda mais risonho.
É pelo menos o que percebi e espero estar correcto. Existem diversos problemas que surgem concerteza todos os dias ás pessoas que admnistram o fórum, problemas esses a que a maioria da comunidade acaba por estar alheia, e que é preciso dar resposta. O alojamento, custos, etc, a que é preciso responder agora e ter capacidade para dar resposta no futuro e tudo que vier nesse sentido, é portanto bem-vindo.

Por último, a mudança do nome. É certamente algo importante e a ter em conta mas não penso ser um factor significativo. De que servirá mantermos o techzone e sermos obrigado a muda-los daqui a uns tempos?
Como já disseram e muito bem, não é o facto de sermos X ou Y que nos faz quem somos, e concerteza que com uma mudança de nome o espirito e a entreajuda continuaria presente e continuariamos a ser o grupo a que estamos habituado a chamar comunidade techzone. É pelo menos a minha opinião que está a ser uma questão sobrevalorizada.
(De qualquer maneira continuo ansioso para saber o que irá sair desse cofre de confidencialidade :P)

Escrevi bastante. Mas eu até sou um tipo que gosta de escrever portanto. ;)
Aqui fica a minha opinião.
 
Isto não será uma tempestade num copo de água? Eu só ouvi falar da referida empresa aqui no forum quando criaram uma thread referente a esse assunto. Eu pelo google não consegui ir ao site deles. Isto é tipo a loja Microsoft Informatica que detem o nome cá em portugal e não a Microsoft que todos conhecemos. Nós estamos na nossa, eles estão na deles. Não me parece que possa haver qualquer confusão. Vocês como admins e moderadores estão mais por dentro da coisa, mas imho não estou a ver problemas futuros.
 
Estou totalmente de acordo.

Mais vale antecipar possíveis jogadas de baixo nível do que arranjar uma solução à pressão.

No que puder ajudar, disponham. :)
 
Estou é ansioso por saber o novo nome. :D

Mas apoio a 100% esta iniciativa e problemas destes acontecem na vida e não se pode fazer muito para se controlar isto. Vamos lá para outro nome, mas não me mudem o layout e nem me tirem os smylies. :D

Techzone ou seja lá o que for, o que importa é quem está lá dentro.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo