Korben_Dallas
Zwame Advisor
Já algum tempo que se têm verificado várias mudanças no universo dos videojogos... a indústria passou a ser das mais rentáveis e cada vez mais se vêm produções mais caras e alguns "gigantes" estão a entrar no negocio (Nokia, MS).
Ou seja isto dá dinheiro e pelos vistos não é pouco!
Numa primeira análise até vi isto de forma positiva... mais dinheiro significa (ou deveria significar) melhores jogos com melhores actores, melhores enredos e melhores efeitos visuais.
Depois de ter visto o estrondoso sucesso do Enter the Matrix é que comecei a pensar no "perigo" que correm os gamers.
É que antigamente os jogos pouco marketing tinham e normalmente os melhores jogos eram mesmo os que mais vendiam... mesmo assim já na altura haviam os movie licenced games (Terminator, Jurassic Park, Home Alone...) mas não faziam grande mossa.
Tal como em todas as coisas mta gente compra games sem sequer se informar antes sobre eles... simplesmente vão à loja e se gostarem da capa e das pics levam o jogo.
Isto não quer dizer que nos devemos guiar cegamente pela imprensa... devemos consultar várias fontes e obter o maior número de opiniões e se possível recorrer a demos.
O problema é que hoje em dia até as revistas/sites são biased e muitos deles só dizem barbaridades.
A questão que coloco é se os bons jogos vão conseguir sobreviver ao marketing das produções big budget. Será que o conceito de qualidade de um jogo vai mudar de "jogabilidade" para a "super produção hollywoodesca"?
O Enter the Matrix é um bom exemplo de como um jogo não precisa de ser bom para vender... basta ter o nome X na capa que se vendem logo 3 milhões.
Se continuarmos assim as pequenas companhias não vão sobreviver e os jogos vão passar a ser feitos apenas por quem tem os milhões para investir.
Será que isto vai ficar como o cinema, onde filmes como o Donnie Darko, White Oleander e afins passam despercebidos?
Ou seja isto dá dinheiro e pelos vistos não é pouco!
Numa primeira análise até vi isto de forma positiva... mais dinheiro significa (ou deveria significar) melhores jogos com melhores actores, melhores enredos e melhores efeitos visuais.
Depois de ter visto o estrondoso sucesso do Enter the Matrix é que comecei a pensar no "perigo" que correm os gamers.
É que antigamente os jogos pouco marketing tinham e normalmente os melhores jogos eram mesmo os que mais vendiam... mesmo assim já na altura haviam os movie licenced games (Terminator, Jurassic Park, Home Alone...) mas não faziam grande mossa.
Tal como em todas as coisas mta gente compra games sem sequer se informar antes sobre eles... simplesmente vão à loja e se gostarem da capa e das pics levam o jogo.
Isto não quer dizer que nos devemos guiar cegamente pela imprensa... devemos consultar várias fontes e obter o maior número de opiniões e se possível recorrer a demos.
O problema é que hoje em dia até as revistas/sites são biased e muitos deles só dizem barbaridades.
A questão que coloco é se os bons jogos vão conseguir sobreviver ao marketing das produções big budget. Será que o conceito de qualidade de um jogo vai mudar de "jogabilidade" para a "super produção hollywoodesca"?
O Enter the Matrix é um bom exemplo de como um jogo não precisa de ser bom para vender... basta ter o nome X na capa que se vendem logo 3 milhões.
Se continuarmos assim as pequenas companhias não vão sobreviver e os jogos vão passar a ser feitos apenas por quem tem os milhões para investir.
Será que isto vai ficar como o cinema, onde filmes como o Donnie Darko, White Oleander e afins passam despercebidos?