O futuro dos jogos

computador000

Power Member
http://pc.ign.com/articles/965/965535p2.html


Ainda no outro dia tinha falado nisto com um amigo e por mero acaso surge isto :).

Para quem não está com muita vontade de ler é basicamente um serviço pago, em que podemos comprar jogos, jogos esses que não são sacados com download (nem com nada), visto que não ficamos com o jogo em si.

O que acontece é que ficamos com acesso a um "video" do jogo a correr sempre que o queremos jogar, jogo esse que está a ser "jogado" num servidor ( e não no nosso pc ).

Assim o que se passa é que o controlo do próprio jogo é feito via upload, ou seja, ao carregarmos no rato para disparar, é feito o upload dessa acção ( para o servido) pelo que no servidor onde o nosso jogo está a correr, dá-se um disparo no jogo.

Basicamente com esta tecnologia todos poderemos correr bestas tipo crysis e afins, com detalhes no máximo, num netbook pc !! Parece-me uma ideia espetacular. Leiam o artigo e vejam o filme para ficarem a perceber melhor :P

Também existirá uma "peça" que pode ser ligada directamente à televisão permitindo assim jogar todos os jogos sem ser necessario um pc, ou consola. Pensem no que isto implica para a Indústria e é fácil perceber que se isto funcionar, vem aí uma revolução.

O que isto implica é uma boa ligação de Internet, e com as velocidades cada vez mais altas e a net mais barata, parece-me que este projecto tem pernas para andar. O que acham?



gdc-09-onlive-announcement-and-details-20090323081224356-000.jpg


gdc-09-onlive-announcement-and-details-20090323081008017_640w.jpg
 
Última edição:
Espero que tenham sucesso, parece-me que isto sim é o futuro. Até é ecológico, para que comprar grandes processadores e placas gráficas que consomem o suficiente para iluminar uma pequena cidade quando basta um PC de 300 euros para jogar Crysis, agora é esperar para ver se os preços dos jogos serão mais baixos.
 
à primeira isso nao me parece que seja uma boa ideia, 1º O lag que haveria na imagem e no inputs dos perifericos nao deixavam ninguem jogar em condições, so mesmo com uma rede super super rapida, mais rapida que uma lan.... ex: ja experimentei fazer assintencia remota a um pc que estava em lan e o rato era lento a mexer-se e as imagens aparecer.
2º ia dar ao mesmo que comprar um pc pois tu terias de ter um pc remoto só para ti, o que é o mesmo que ter um pc só para ti. A não ser que hajam servidores que consigam correr varios crysis no máximo ao mesmo tempo :D
 
Já existe Topico sobre isto no Gaming Geral "Penso Eu (Gameonlife)", isto tem muito que se diga...

1- As grandes empresas de Hardware não sei se vão gostar muito de podermos jogar Crysis num PC de 300€ (exemplo)
O que vai dar é pessoal não gastar muito dinheiro com Computadores e as grandes marcas (Nvidia, Asus..etc) não devem achar piada

2- As Ligações a internet por menos em Portugal terão de dar um grande pulo Fibra Optima para todo o Portugal.

3- Um bom ponto que isso têm a favor, visto o jogo estar alojado num server e correr apartir de lá (CHEATERS é NULO VAI ACABAR A PAPA DOCE)

4- A ver onde isso acaba se é projecto com fim? Vamos lá ver se uma empresa grande como a Microsoft não agarra nesse projecto e enterra na areia como muitos outros...
 
1- As grandes empresas de Hardware não sei se vão gostar muito de podermos jogar Crysis num PC de 300€ (exemplo)
O que vai dar é pessoal não gastar muito dinheiro com Computadores e as grandes marcas (Nvidia, Asus..etc) não devem achar piada


Sim esta tecnologia tem muitas implicações e grandes nomes da industria saem bastante afectados com isto, mas não quer dizer que não se possa chegar a um consenso. Aliás haverá sempre gente que não se interessará por esta novidade pelo que terão na mesma os seus super-pcs.

Ao user em cima que diz que isto não funciona pelo delay de resposta digo para ler o artigo do ign e ver como eles dizem que funciona perfeitamente. Sabendo que a internet está sempre a melhorar os seus desempenhos, não vejo o porquê de isto não ser o futuro.
 
Bem.. eu as vezes tenho um streaming lento como tudo no youtube ou entao noutro website qualquer (nao, not porn LOL)m tou para ver entao numa coisinha dessas eheheh
 
Ainda no outro dia me surgiu esta ideia.

É algo que realmente me parece ter pernas para andar, é uma questão de esperar 1/2/3 anos até que as ligações à Internet se tornem mais robustas.
 
50-100 Megas com fibra óptica não te chega? :cool:

Não é só questão de downloads, é também de lag e pings/tempo de resposta...

Eu agora tenho 8Mb, mas se tivesse só 1 ou 2 Mb também adsl daria para jogar bem melhor do que com os 3 Mb que tinha da banda larga vodafone.........




O Servidor correr o jogo e enviar o video para ti > tu receberes, veres e fazer os inputs nos comandos/teclado e enviar essa info para o servidor > o servidor processar os teus inputs e continuar a enviarte as imagens.

Não é tão simples assim..



Para além de que um Crysis quando saiu poucos eram os pc's que não se borravam todos para correr o jogo acima de 28/30 fps..
Agora imaginar um servidor que seja capaz de lidar com centenas de milhares de jogadores ao mesmo tempo......


E a questão da distância.. Os pings da fibra optica cá em pt até podem ser bacanos, mas este serviço se tiver apenas servidores nos EUA e pessoal da UE, japão, china a jogar e tal..
Duvido que a geração da fibra que está a chegar agora seja capaz de viabilizar uma coisa destas..

[e de recordar que portugal a nivel de net não está tão mal assim, há varias zonas e cidades bem maiores que as nossas em paises 'mais civilizados' que não tem as velocidades que temos por cá..]
 
Nos USA por ex,nao e assim tao normal pessoal com velocidades acima dos 5mbs,quando ca ja muita gente tem isso,o que me intriga e que esta empresa diz que com 1,5 mbs ja se consegue jogar com o videos a 450p e com 5 mbs jogas na boa a 720p em hd,eles dizem que demoraram 7 anos a desenvolver esta tecnologia em segredo,sera que descobriram alguma forma milagrosa de compressao de video??
 
Nos USA por ex,nao e assim tao normal pessoal com velocidades acima dos 5mbs,quando ca ja muita gente tem isso,o que me intriga e que esta empresa diz que com 1,5 mbs ja se consegue jogar com o videos a 450p e com 5 mbs jogas na boa a 720p em hd,eles dizem que demoraram 7 anos a desenvolver esta tecnologia em segredo,sera que descobriram alguma forma milagrosa de compressao de video??

O problema nem passa tanto pela largura de banda mas sim pelo lag.

Eu não me estou a ver a carregar num botão do pad, chegar ao servidor e voltar para a box em tempo decente...
 
Back
Topo