O Futuro é TPM? E agora?

E lá se vai a industra do entretetimento/software/hardware pro crl... Porque em vez de terem 100 milhões de user's, passam a ter 1

Ou eles esperam vender BLU-ray's and stuff às massas aos preços ENORMEMENTE proibitivos!

E depois? Nem posso efectuas cópias de backup dos MEUS discos, para evitar degradar os mesmos/ouvir no carro/leitor portátil/mais aparelhos ao mesmo tempo...

Eles estão a cavar a própria cova...
 
Se isso funcionar bem lá pra 2008 é sorte... Mas como já disseram duvido k façam isso, era o maior tiro no pé da história da informática...
 
O blastarr já disse o principal, mas aconselhava a todos a lerem bem o artigo acerca do TC e afins porque explica bem as implicações, até a nivel económico, mais a fundo.

O simples desligar da funcionalidade na BIOS, usar outro SO e/ou software non-TC enabled também não resolve a questão pois estes não vão conseguir aceder aos conteúdos protegidos. Dead-end!

Naturalmente isto não será algo implementado de um dia pro outro e assim a seco. As questões de privacidade e de direitos também não estão 100% esclarecidas, mas penso que o consórcio envolvido nesta nova tecnologia já tem o plano para este ataque bem definido. Outro aspecto que me preocupa é que isto nem tampouco vem ajudar no problema dos virus e spam. Parece-me que é algo que só dificulta e complica a vida a nós utilizadores finais, somente com beneficios para os "content owners", nomeadamente os nomes grandes da industria.
 
SilveRRIng disse:
O simples desligar da funcionalidade na BIOS, usar outro SO e/ou software non-TC enabled também não resolve a questão pois estes não vão conseguir aceder aos conteúdos protegidos. Dead-end!

Não vejo porque será um dead end... não duvido nada que apareçam formas de converter esse conteudos protegidos em conteudos nao protegidos, como aqueles que "circulam" agora... seja com um S.O diferente, um firmware especial para a drive HD-BR-XPTO ou uma Bios modificada... e mesmo que a conversão seja feita num S.O. específico, a leitura posterior será feita da mesma forma que hoje
 
The second, and most important, benefit for Microsoft is that TC will dramatically increase the costs of switching away from Microsoft products (such as Office) to rival products (such as OpenOffice). For example, a law firm that wants to change from Office to OpenOffice right now merely has to install the software, train the staff and convert their existing files. In five years' time, once they have received TC-protected documents from perhaps a thousand different clients, they would have to get permission (in the form of signed digital certificates) from each of these clients in order to migrate their files to a new platform. The law firm won't in practice want to do this, so they will be much more tightly locked in, which will enable Microsoft to hike its prices.

Para mim esta parte do texto sobre o TC diz tudo. DIE TC DIE!!!!
 
Última edição:
O mundo dos certificados e chaves simétricas e etc é muito bonito, aqui o problema é que quando houver uma maneira de contornar o esquema de segurança têm de inventar um esquema ainda mais complicado. E aí começa a corrida pela superioridade, coisa que sempre esteve do lado do pirata.

Sempre que inventam uma protecção nova ela é desmanchada em pouco tempo, o poder de computação quase que duplica de 2 em 2 anos e surgem novas técnicas todos os dias, se um esquema de segurança (com alta exposição) durar 4 anos é uma sorte brutal.
 
24

epá... se não houver pirataria não há divulgação dos produtos.é verdade..

e sem pirataria o nosso nivel cultural vai diminuir..á pois, vejam só.. deixamos de ver filmes.. de jogar jogos etc..e depois nãot emos assunto pra falar..

nme quero pensar em filmes de segunda linha que ninguem ir´+a pagar pros ver..portanto se não é a piratatia nem sequer sabiamos da existência deles, tal como os jogos..um jogo que não tenha 95% de classificação, não será vendido..porque ninguem quer dar 50 euros por um jogo de maravilha
 
blastarr disse:
Nos HD-DVD e Blu-ray, aquilo funciona de forma muito semelhante em conceito ao sistema Private-key/Public key do PGP.
Cada leitor tem uma chave encriptada em hardware. O mesmo se passa para cada disco óptico Blu-ray ou HD-DVD.
Assim, se um disco específico for comprometido, tudo o que o fabricante do mesmo (suponhamos que é um filme) tem de fazer é emitir uma nova série de discos com uma nova chave, e que inclui também uma lista actualizada das chaves comprometidas ("flashadas" silenciosamente no leitor, quase como o firmware da Playstation Portable, mas este último não é tão seguro pois não usa o sistema public/private key dinâmico nos discos UMD).

N necessitas de crackar nenhuma chave, basta k consigas sacar o TV OUT pelo DVI, claro k isso implica algum equipamento, mas dps de haver uma rip na net espalha-se.
Agr para quem n tem equipment xapeu, tem k esperar pelas rips...
 
Zar0n disse:
N necessitas de crackar nenhuma chave, basta k consigas sacar o TV OUT pelo DVI, claro k isso implica algum equipamento, mas dps de haver uma rip na net espalha-se.
Agr para quem n tem equipment xapeu, tem k esperar pelas rips...

Excepto que na norma HDMI c/HDCP, não há saídas analógicas do sinal, sejam elas TV-out standard, ou saída HDTV por componentes.
E se o sinal for sempre digital e encriptado, não há hipótese (é precisamente o chamado "analog hole" que tem vindo a ser fechado por diversas leis e lobbies, no congresso americano).
 
Kursk_crash disse:
epá... se não houver pirataria não há divulgação dos produtos.é verdade..

e sem pirataria o nosso nivel cultural vai diminuir..á pois, vejam só.. deixamos de ver filmes.. de jogar jogos etc..e depois nãot emos assunto pra falar..

nme quero pensar em filmes de segunda linha que ninguem ir´+a pagar pros ver..portanto se não é a piratatia nem sequer sabiamos da existência deles, tal como os jogos..um jogo que não tenha 95% de classificação, não será vendido..porque ninguem quer dar 50 euros por um jogo de maravilha

Estás a falar a sério...OMG :rolleyes:
 
MeY-ZiNG disse:
Não vejo porque será um dead end... não duvido nada que apareçam formas de converter esse conteudos protegidos em conteudos nao protegidos, como aqueles que "circulam" agora... seja com um S.O diferente, um firmware especial para a drive HD-BR-XPTO ou uma Bios modificada... e mesmo que a conversão seja feita num S.O. específico, a leitura posterior será feita da mesma forma que hoje
O que aqui dizes é o que parece mais obvio e natural e é o primeiro reflexo quando se ouve falar nestas novas "techs". O problema é cada vez mais as coisas estão online, será cada vez mais trabalhoso cracka-las. Ter-se-á que alterar tudo, SO, software e as camadas intermédias (firmware, BIOS, drivers) e esperar que não saiam "updates" online a qualquer um deles. Depois de ter lido o artigo é que deu para ter a noção de todas as implicações. Isto já não é um simples código digital "estático" num DVD. É incriptação dinâmica online que envolve desde o CPU, passando por todo o software e chegando à media.
 
blastarr disse:
Excepto que na norma HDMI c/HDCP, não há saídas analógicas do sinal, sejam elas TV-out standard, ou saída HDTV por componentes.
E se o sinal for sempre digital e encriptado, não há hipótese (é precisamente o chamado "analog hole" que tem vindo a ser fechado por diversas leis e lobbies, no congresso americano).

N ha saídas mas tu podes criar essas saídas, capturando o sinal que chega ao painel TLF, ou um conversor DVI -> analógico home made ou até com drivers hackados na gráfica k salvem o stream para o disco.
E tens sempre a maneira mais básica, filmar o ecran :)
 
Rudzer disse:
tá visto que es daqueles que preferem ver filmes em cams manhosos.... :joker:

Rudzer deixa de ser :joker: estava só a referir as possibilidades, neste momento só necessitas de software para fazer a rip, o futuro pode passar por uma solução se software e hardware o k n está ao alcance de todos e é para isso k isto serve.

101 DRM for dummys
 
Bem isto pode ser um grande disparate ou se calhar até o óbvio, mas depois de ler o artigo sobre o TC percebi o motivo da vinda do bill gates cá a PT, simplesmente veio "comprar" o governo, visto k a M$ deve saber o ninho de pirataria k o nosso país é.

Esta citação mostra um pouco o k eu kero dizer, se bem k eu n baseie so nisto para a minha afirmação
Such rigidity doesn't work very well in large complex organisations like governments, as the access controls get in the way of people doing their work, but governments say they want it, and so no doubt they will have to learn the hard way
 
Porque será que isto não me mete receio algum?Quem é que no seu perfeito juizo vai querer uma maquina de topo para estar assim tão "capado"...Quem é que não pensa duas vezes se achar que os seus preciosos €uros estão a ser mal aplicados(ou que não esta a tirar o melhor partido deles),seja em pc´s,seja em carros,seja numa casa nova?
Acho que aqui passa a ser uma questão de senso comum.
Tirando a parte tecnica,isto tem tudo para não vingar...quem manda ainda é o consumidor,as empresas limitam-se a jogar com a elasticidade(ou não) da reação do consumidor para fazer "o que querem" (e nem sequer estou a admitir a possibilidade de o TC poder ser ultrapassado)
Há ainda a parte legal:suponho que do lado de ca do Atlantico isto,se passar,irá fazer correr alguma tinta
Ver para crer...ver para crer.Até la continuo a coçar a micose enquanto leio noticias deste genero :cool:
 
kidloco disse:
Comprem Apple pá ... pode ser que venham menos capados :p

Apple ? lol
Engraçado, então uma plataforma que precisa de música e/ou vídeo para se mostrar, ía ficar sem TPM ?
Era bom, era...
Mas, na verdade, até os dev kits iniciais da Apple para x86 já possuíam um TPM básico da Infineon. Imagina quando o LaGrande das CPU's Intel estiver activo...
 
Back
Topo