1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O início

Discussão em 'Programação' iniciada por Bl4cKtH0rN, 18 de Janeiro de 2004. (Respostas: 32; Visualizações: 2153)

1. Bl4cKtH0rN

Bl4cKtH0rN Power Member

:D Ola pessoal, sou um estudante de informatica e gostaria de aprende a programar, porem tenho uma duvida: Com que linguagem devo comeca ????? Desde ja eu agradeco a todos :D

2. Neokia

Neokia Power Member

Aproveito o tópico tb para pedir conselhos sobre o mesmo assunto. Já que, se tudo correr bem, devo mudar de curso para informática e queria para já ganhar alguns conhecimentos. Tb é do meu interesse aprender já alguma coisa pois quero trabalhar o mais rápido possível. Obrigado

3. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Pá, entrei este ano (vcs entenderam :P) pró IST e tamos a dar uma cadeira de Fundamentos de Programação com a linguagem Scheme. Desconhecida para a maior parte das pessoas, e preferida pelos profs, dado que muitas pessoas já sabem C e outras linguagens.

Já no proximo semestre começo com C e no 2º ano com Java

4. greven

greven Folding Artist

Antigamente no IST a introdução à programação era feita em PASCAL (no meu curso), hoje é feita em C. É uma questão de esforço e dedicação, pois chegas lá com qualquer uma destas (IMHO). Tenta o C, não perdes nada e ganhas bases para outras liguagens como o C++, Java, PHP... etc.

5. Karski

Karski Power Member

Madril o Scheme é dado para aprenderes a usar a cabeça e sim depois entrares em linguagens mais pesadas :D

Quanto à linguagem para começares eu diria aprende a usar a cabeça e depois começa com o que quiseres, nomeadamente as linguagens que mais uso deverão ter num futuro imediato (casos do java ou do .net).

Just my 2 cents

6. fap

fap Power Member

Scheme é bacano para te ensinar a pensar e ensinar certos paradigmas (like recursividade e companhias...) ...

eu diria para aprederes primeiro a pensar e em que é que consiste programação (ler livros like "principles for good programming" e cenas assim :D) e só depois te preocupares com a linguagem...

quanto à minha preferida... C :D :D :D

P.S. - quem for de [email protected] que me mande uma p.m. se precisar de mais ajudas :)

7. Biker_

Biker_ Power Member

És de informática e ainda não sabes programar nada? :rolleyes:
    Suponho que estejas no 10º ano. Já lá vai um período e não deram nada de nada?!
    No meu 10º ano começamos logo a programar. Eu dei Pascal.
    Dp no 11º foi C++.
    O conselho que te dou, é que como estás a começar e por vezes é difícil perceber-se as coisas de inicio, pelo menos cmg foi assim, aconselho-te a não trabalhares em mais nenhuma linguagem, para já, do que aquela(s) que fores dando nas aulas.
    Pq dp podes confundir tudo e dp nem uma nem outra. Consoante a linguagem que derem nas aulas, estuda bem, lê livros, faz exercicios, pq vão ser essas poucas bases do secundário (no meu caso foram mto poucas) que dp te vão dar imenso jeito na universidade.
    Apenas a minha opinião baseada no que vivi.

PS - No 10º e 11º não pescava mto de programação e odiava aquilo. Dizia eu que nunca seguiria programação... mal eu sabia que na universidade temos programação, programação e... programação! Agora gosto bastante, embora não me dedique a nenhuma linguagem em especial. :D

8. ctr

ctr Power Member

I vote C :D

Cmps.

9. NoMercy

NoMercy Power Member

para aprenderes o basico --> pascal, esconde certas complexidades k para começares não te interessam muito e é suficiente para aprenderes bem as bases d tudo o resto.
    Para começares a perceber como funciona a memória, C ou Assembly.
    De qualuqer maneira é bem provalvel k depois na universidade dês C e/ou assembly.

10. peter alien

peter alien Power Member

Programação é o que eu mais gosto... é pena é que as últimas linguagens que têm vindo a aparecer sejam cada vez mais confusas.

Vou-te dar a minha singela opinião:

aos 11 anos (acho que estávamos em 1982) comecei sózinho com o Basic e depois com o Pascal e o Assembly.

Pessoalmente acho que (e isto tendo em conta só linguagens generalistas) para se começar a perceber a lógica da programação que o Pascal é a linguagem de eleição.
    O C também é, mas a sua sintaxe sempre foi mais "estranha".
    Continuo a achar que o Pascal é a melhor linguagem para uma pessoa perceber os meandros da programação.

O porquê de o pessoal em termos de ensino se estar a virar para o C é porque ele dá-te "saida directa" para algumas das linguagens mais utilizadas hoje em dia como o C++ e o JAVA.

Por isso podes te "amandar" para uma das duas C ou Pascal, é contigo. Já agora a evolução do Pascal foi o Delphi.

Se gostares de Basic, aconselho-te que te ambientes com o Visual Studio.NET 2002 ou 2003, como eu estou a fazer.

Resumindo:
    ---------------

Linguagens que aconselho a-te iniciares se não pescares nada disto:

Pascal ou C

Se fores como eu... suicida :D :

VB.NET
    C++
    JAVA

e para programação web, podes ainda aprender:

Javascript
    ASP.NET
    PHP

Espero que te tenha ajudado. :)

11. Neokia

Neokia Power Member

12. fap

fap Power Member

boas,

VB é point and click e poucas coisas mais, é bastante fácil...

quanto a java...para quem nunca programou se calhar é até mais fácil de aprender uma vez que em java tem-se tudo bonitinho (desde as API's excelentes até aos IDE's excelentes e às tool's de refactoring e isso), não tens problemas com gestão de memória nem garbage colecting...não tens operator overlapping como em C++...etc...etc... :)

C e Pascal são as boas linguagens para se começar no mundo imperativo...

Scheme é muito bom para ensinar os paradigmas e ensinar programação funcional :)

just my 2 cents...

já agora volto a dizer (volto? não sei se já foi dito :D) que o importante é perceberem os conceitos e paradigmas...a partir dai as linguagens serão simplesmente sintaxe e sintaxe...um bom programador é bom programador usando Java, C# ou C...

13. peter alien

peter alien Power Member

Concordo plenamente contigo quando disseste isso, no entanto em relação ao VB.NET já não concordo tanto contigo, isto porque o point and click é só para quem quer fazer programas rápidamente. Quem se quer embranhar no código, dlls, etc... já não é bem assim.

Quanto á parte do "Suicida" tava a brincar, o que eu queria dizer mesmo era que eu normalmente utilizo a linguagem que mais gosto e se não sei uma linguagem amando-me de cabeça a ela, quer ela seja mais esquizita ou não.

Ainda me lembro que comecei a marrar no Assembly, só porque meti na cabeça que poderia ser interessante, e é , o problema é que na altura tinha apenas 13 para 14 aninhos e não estávamos em 2003 mas sim em 1985, com o pouco pessoal que eu conhecia ainda a matar a cabeça com o Basic do Spectrumzito.

Enfim há malucos para tudo, como dizia o outro.
    Aquilo que melhor me lembro dessa altura, era nas férias, ir para a praia e passar o tempo todo a ler os poucos livrinhos de linguagem assembly que nessa altura havia em Portugal ou a olhar prás girls.

Ah... já agora fico contente por a Secção de Programação ter voltado á Vida :D... durante uns tempos ela andou muito sossegadinha.

Última edição: 19 de Janeiro de 2004
  14. Bl4cKtH0rN

Bl4cKtH0rN Power Member

Ae pessoal, valeu mesmo :D , agora eu ja estou comecando a estuda programacao, muito bom! hehehehehehe, brigadao ae!

15. NoTe

NoTe Power Member

Suicidar só se for com ASM :/ mm

16. nothing

nothing Power Member

JAVA.

É orientada aos objectos e fácil de aprender. E migrar para C é acessível.

17. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

A minha opinião..

Edit:

começa pelo Pascal (nunca tive, nao sei, sei que é parecido com o C, linguagem funcional desenhada para se aprender a programar )
    (depois de saberes Pascal) C.
    3º apreender a programar com objectos, C++ ou JAVA. Apartir do C é só aprender a pensar em PO.

Última edição: 23 de Janeiro de 2004
  18. peter alien

peter alien Power Member

SoundSurfer, diz-me uma coisa.

Se não sabes e nunca tiveste Pascal, porque é que a puseste em 1º lugar !?!?

Para mim o Pascal continua a ser a melhor linguagem em que eu alguma vez meti as mãos, pelo menos em relação á parte técnica da mesma.

Também sempre gostei de Assembly, apesar de ás vezes me provocar alguns efeitos (cu)laterais :D

Actualmente estou a speedar mais com VB.NET e ASP.NET.

19. marzvolta

marzvolta What is folding?

eu entrei este ano para a faculdade e nao tinha bases nenhumas, nem pascal, basic, nada.... a unica coisa k fiz foi usar o python como calculadora :P (ainda nem sei bem o que e para que fiz isto ), começei a dar C (diga-se intensivamente) e pronto cá estou, um semestre findou e sou capaz de fazer qq coisita... n mt mas qq coista e acho k os basicos já domino, para mim a melhor linguagem para começar é o C... isto pk tb nc vi mais nenhuma e tb n me dei mal de todo...

por isso... guia-te pelos "gurus" aki do forum pois podem-te indicar o melhor caminho...

PS: don't forget : Hello World :D

20. NoTe

NoTe Power Member

mm assim prefiro em vez de c ou pascal, para comecar, axo melhor basic.

Partilhar esta Página