Multi O lado negro do Retrogaming

jabun

Power Member
Com a chegada à maturidade deste meio de entretenimento, é natural que se erguam inúmeros saudosistas que recordem com nostalgia os tempos passados com videojogos na sua infancia e juventude. Neste contexto, o Retrogaming tornou-se uma espécie de moda, trazendo inúmeros aspetos positivos a esta indústria, dando a possibilidade aos novos jogadores de conhecerem os clássicos do passado, que marcaram gerações e ajudaram este meio a evoluir.

No entanto, este amor pelos jogos do antigamente faz com que os apreciadores retros mais devotos por vezes se esqueçam de algumas caracteristicas dos jogos mais antigos que hoje simplesmente não seriam aceites. Assim de repente lembro-me da falta de saves em inúmeros titulos (alguém tem saudades de ter de jogar um jogo de plataformas de enfiada na Mega Drive? Eu nem por isso), os bons tempos a sintonizar o canal da consola com o velho cabo RF ou os fios dos comandos que, volta e meia, eram vitimas de um puxão por parte de uma familiar um amigo mais distraido, o que levava ao estatelamento da consola no chão.

outro dos pontos marcantes do retrogaming que não deixa saudades nenhumas: perder os nossos saves. Nos cartuchos isto era raro de acontecer, mas na geração da PS1 isto era mato, principalmente para os putos que quando pediam aos pais um cartão de memória lá tinham de levar com um de marca branca, porque era muito mais barato.

O meu primeiro cartão de memória para a PS1não era oficial. E tinha lá tudo o que era importante e com várias horas de jogo: FFVII, FFVIII, FFIX, Star Ocean, Gran Turismo, Vagrant Story, Metal Gear Solid... E do dia para a noite o bicho formatou-se sozinho e quando fui fazer load a um jogo tinha o cartão a zeros... Contemplei o suicídio

Outro aspeto que penso ninguém ter saudades era os preços dos jogos. Sim, hoje podem ser caros mas nos anos 80 e 90 eram muito mais. E não havia a concorrência do mercado online, logo tinhamos de nos sujeitar aos preços praticados pelas grandes superficies. Eu bem me lembro do dia em que com 10 contos consegui comprar 2 jogos da Mega Drive em promoção no Toys R Us do CascaisShopping (Sonic & Knuckles e Rocket Kinghts Adventure) e ter achado que tinha feito o negócio do século.

A febre do Retrogaming trouxe também uma inflação enorme do preço dos jogos das gerações passadas, havendo vários caramelos a tentar vender jogos comuns e que venderam milhares de cópias, como se de verdadeiras raridades se tratassem. A maioria dos jogos que comprei "fora do seu tempo" (sendo artigos retro portanto) foi, mais ou menos, no período entre 2002-2008. E fiz negócios fantásticos. Se por um lado é verdade que havia mais desconhecimento do valor de mercado de alguns jogos e havia mais gente a querer se desfazer dos seus jogos antigos que só estavam em casa a ocupar espaço e volta e meia lá aparecia um Panzer Dragoon Saga a preço de saldo, a verdade é que, no geral, o preço dos jogos era muito mais justo.

Parece que agora é muito mais dispendioso conhecer a historia dos videojogos. Eu vou agarrar-me bem aos meus

E a vocês? Quais os aspetos do Retrogaming que mais vos chateiam?
 
O que me chateia mesmo é a parte que referiste de gente a vender gato por lebre. Há coisas absolutamente inacreditáveis a nível de preços de certos jogos. Acho que nós, colecionadores, tb temos culpa no cartório. Se aqueles preços existem é porque alguém paga e portanto enquanto a malta não se “juntar” no sentido de recusar pagar por excesso é difícil reverter esta situação.
 
Sem dúvida @b0ktai

Cabe-nos votar contra isto com a nossa carteira. Só sei que, devido a esta inflação, já raramente compro jogos antigos (mas também já tenho a maioria dos que queria)


O drama, o horror!
 
Eu há uns poucos anos atrás andei a gastar algumas centenas em jogos mais retro, principalmente da PS1. Mas cheguei a um ponto em que pensei "Pah, o preço que esta malta pede é absurdo." Então parei. Foi a melhor coisa que fiz. Tenho uma boa coleção com algumas memórias da minha infância, e de vez em quando pego nos jogos e vou falando com uns amigos sobre esse jogo.
 
@Snake Link e estás a falar da PS1! A par da Mega Drive são as consolas cujos jogos, no geral, são mais baratos de colecionar.

(Claro que também há muitos jogos PS1 que são bem caros para arranjar. RPGs não-Final Fantasy então…)

Quem quiser comprar jogos completos da NES ou da SNES está bem arranjado.
 
@Snake Link e estás a falar da PS1! A par da Mega Drive são as consolas cujos jogos, no geral, são mais baratos de colecionar.

(Claro que também há muitos jogos PS1 que são bem caros para arranjar. RPGs não-Final Fantasy então…)

Quem quiser comprar jogos completos da NES ou da SNES está bem arranjado.
Eu cresci na Era da Mega Drive, mas foi na PS1 onde mais joguei. Há jogos que venderam imenso mas as pessoas pedem muito por eles. E outra coisa, encontrar um jogo Black Label em bom estado é muito complicado.
 
E a vocês? Quais os aspetos do Retrogaming que mais vos chateiam?

Este

HVvoRHKN3ssFmBdb.medium


Isto é que irritava.

Boa parte do retro graming é como aqueles séries dos 80s. É melhor ficar na memória porque quando se vai ver outra vez um gajo fica...fdx... como era possível.
 
Ahah bem lembrado @timber !

E sim, muitos jogos não envelheceram bem, quer graficamente, quer na jogabilidade, quer devido às restrições da época.

Adoro pegar na minha Mega Drive, mas ninguem aguenta passar um jogo se enfiada! Voltei a pegar recentemente no Dynamite Headdy e preferi pegar na compilação da Switch para poder jogar um nível por dia
 
Para além dos preços exorbitantes para se adquirir coisas da quinta geração para baixo, há também o problema que se deve mais a mudanças do analógico para o digital (e consequente transição para o HD) do que das próprias consolas em si: ligar uma consola antiga a uma TV moderna é quase pedir para ferir os olhos com um X-ato.

Felizmente já vamos tendo mods que permitem trazer HDMI e scaling a consolas antigas (ou vídeo RGB junto depois de um scaler externo como um OSSC), por isso, quem tiver pachorra e algum dinheiro que queira gastar para jogar em hardware real, é sempre uma óptima solução. Para outros o estado da emulação e das consolas baseadas em FPGA já é capaz de trazer o retromodding para o mundo digital de forma bem competente.
 
É um tema controverso e embora se tenha debatido bastante ao longo destes anos é daqueles assuntos que gosto sempre de participar. Se me perguntarem se gostava que o mercado retro estivesse mais parado e acessível? Sim, mas por outro lado, também prefiro que o tempo gasto que perdi a selecionar e a comprar tudo ao longo destes anos, seja valorizado de alguma maneira um dia. Não podemos é colocar tudo no mesmo saco, muitos dos pseudo colecionadores de agora só estão neste mundo pelo lucro fácil. Não quero entrar em grandes detalhes mas já viram a evolução no mercado das cartas de Pokemon? Aquilo é uma autêntica selva, não é colecionar por prazer de ter bicho A ou B.

Já falei bastante neste forum sobre o que tenho e o que me levou a colecionar e a deixar de lado muito do material que tinha. Embora tenha entrado tarde, mais propriamente entre 2012/14 e nessa altura ainda se encontravam bastantes bundles e trocava-se tudo e mais alguma coisa, o que acontece é que actualmente esses lotes estão cheios do "lixo" que ninguém quer, já não existe esse mercado paralelo, parece que somos quase forçados a comprar e a vender ao preço estipulado de ebays e outros sites.

Sinceramente não faço ideia de qual será o futuro do retro, o que hoje vale 5 amanhã vale 50 e vice versa, acaba tudo por andar de mãos dadas com as tendências de cada ano. Por outro lado, se a componente da emulação também não acabou com isto, só podemos constatar que vai haver sempre lugar para estes mercados, mas aqui já começamos a entrar no físico vs digital e na forma como estas gerações vão abraçar estes estilos.

Para finalizar e falar de como a tendência tem sido para piorar em todos os aspectos por este mundo fora, não falo só nos valores praticados nesta área de entretenimento mas também no contexto geral no nosso mundo, acho que devemos aproveitar e ser felizes com o "pouco" que temos, porque hoje estamos aqui e amanhã é incerto.

Este é o único lado negro que encontro no retrogaming, sentir a nostalgia e não poder aproveitar esses momentos que outrora tive com família e amigos.
 
Última edição:
Colecionei bastante durante uns bons anos, talvez entre 2006 e 2011, sendo que acabei por quase parar de comprar jogos na altura em que entrei para faculdade, não só por ter ganho outros interesses como por motivos monetários.

Há uns 2-3 anos o interesse voltou e foi como bater contra uma parede. Chateia-me não ter jogos que quero há bastante tempo porque não consigo justificar a mim próprio gastar 50 ou 60€ num jogo que há uns anos custava 20-25, e nem sequer vou a exemplos mais exagerados, estou a falar de jogos relativamente comuns. E o pior deste boom é a falta de conhecimento e noção, a quantidade de Sonics e Fifas da MD a 20-30€ no OLX é assustadora, jogos do mais banal que praí há.

Outra coisa que não percebo são os preços do gameboys, o que raio aconteceu no mundo? A maior parte das consolas subiu relativamente pouco, com jeitinho consegue-se comprar por pouco mais do que na altura, agora gameboys advance a 100€ e pior, os Gameboy Micros a 150€ e mais, sendo que há 10 anos atrás havia literalmente montes deles nas lojas por 29.99, lembro-me perfeitamente de quase comprar um, mas já tinha um SP e o ecrã do micro era demasiado pequeno pra alguma vez o usar.
 
Última edição pelo moderador:
Sim é complicado comprar, eu apenas compro quando está num preço justo.
até nas versões PC por vezes já se vê a inflação ...
 
Outra coisa que não percebo são os preços do gameboys, o que raio aconteceu no mundo? A maior parte das consolas subiu relativamente pouco, com jeitinho consegue-se comprar por pouco mais do que na altura, agora gameboys advance a 100€ e pior, os Gameboy Micros a 150€ e mais, sendo que há 10 anos atrás havia literalmente montes deles nas lojas por 29.99, lembro-me perfeitamente de quase comprar um, mas já tinha um SP e o ecrã do micro era demasiado pequeno pra alguma vez o usar.
Do que tenho reparado, o modding de Game Boy para inserir ecrãs LCD com backlight tem crescido imenso nos últimos anos. Pode explicar essa tendência de subida de preços.
 
Parece-me de acordo com o tema, especialmente aos 6:33


A velha discussão de "jogos serem ou não arte" tendo em conta o preço de alguns, diria que é quase como investir em obras de arte.
 
O que me chateia são os scalpers... E o pessoal que esta a vender um joguinho de caca e pensa que esta a vender 1kg de ouro..
Desisti de páginas de leilões etc.. preços mega inflacionados..
Doentios..
 
Colecionei bastante durante uns bons anos, talvez entre 2006 e 2011, sendo que acabei por quase parar de comprar jogos na altura em que entrei para faculdade, não só por ter ganho outros interesses como por motivos monetários.

Há uns 2-3 anos o interesse voltou e foi como bater contra uma parede. Chateia-me não ter jogos que quero há bastante tempo porque não consigo justificar a mim próprio gastar 50 ou 60€ num jogo que há uns anos custava 20-25, e nem sequer vou a exemplos mais exagerados, estou a falar de jogos relativamente comuns. E o pior deste boom é a falta de conhecimento e noção, a quantidade de Sonics e Fifas da MD a 20-30€ no OLX é assustadora, jogos do mais banal que praí há.

Outra coisa que não percebo são os preços do gameboys, o que raio aconteceu no mundo? A maior parte das consolas subiu relativamente pouco, com jeitinho consegue-se comprar por pouco mais do que na altura, agora gameboys advance a 100€ e pior, os Gameboy Micros a 150€ e mais, sendo que há 10 anos atrás havia literalmente montes deles nas lojas por 29.99, lembro-me perfeitamente de quase comprar um, mas já tinha um SP e o ecrã do micro era demasiado pequeno pra alguma vez o usar.

Tenho lá para casa um GB colour e um Advance SP. Nem fazia ideia que tinham algum valor.
Outra coisa que me espantou o preço são as cartas magic. Coisa que que eram relativamente normais qeu hoje valem 500+€....
 
Tenho lá para casa um GB colour e um Advance SP. Nem fazia ideia que tinham algum valor.
Outra coisa que me espantou o preço são as cartas magic. Coisa que que eram relativamente normais qeu hoje valem 500+€....
Nem mais.. Cheguei a comprar no Ebay GB o primeiro que saiu a 7 ou 8 £ !! Agora pedem 100€.. Doentio..
 
Back
Topo