Multi O lado negro do Retrogaming

Queria só deixar uma nota (que não deve ser novidade para ninguém, mas às vezes penso nisto): o retrogaming só é possível porque a tecnologia da época assim o permitia, mas acho que não vai ser possível para sempre.

Tendo em conta que os jogos (pelo menos os AAA) agora precisam de "telefonar para casa" ou dependem por completo dos servidores, acho que vai haver uma lacuna no retrogaming no futuro: em 2050 vai continuar a ser possível jogar todos os jogos entre os 1970s e os 2000s, mas apenas alguns - principalmente os indie - de hoje em dia. Penso no único que jogo actualmente - o Rainbow Six Siege - e vou ter pena quando a Ubisoft eventualmente decidir desligar os servidores. No dia em que isso acontecer, não há Siege para ninguém, nem para quem o comprou, nem para quem eventualmente o queira jogar no futuro. É tudo efémero.

Os restantes jogos que joguei na vida - entre muitos outros, para MS-DOS o Outrun, Lode Runner, Sokoban, Prince of Persia, F29 Retaliator, e até para Windows como o Metal Fatigue, o Mortal Kombat 4 e o UT 1999 - são todos jogáveis hoje em dia, até mesmo em online multiplayer porque os servidores estão disponíveis. Já o Siege pode não ser jogável de todo daqui a 5 anos (e espero não estar a ser optimista).

Portanto, quando penso no lado negro do retrogaming, não penso nas partes chatas dos jogos antigos, isso faz parte. Penso no facto de que quem crescer com os jogos de hoje não deve poder revisitá-los no futuro.
 
Infelizmente isso é uma consequência da proliferação do conceito de "jogos como serviço" (games as a service, GaaS). Os primeiros foram os MMO, e hoje em dia vai desde jogos AAA até aos jogos mobile que dependem de servidores para as mais pequenas coisas (a larga maioria). Isto para não falar com integrações a certas plataformas e serviços como Steam, Google, Origin, Ubisoft Connect, etc...

Mas sim, para muitos casos não vai haver forma de preservar esses jogos.
 
Embora já não colecione praticamente nada de jogos e consolas, era algo que sempre fiz questão de voltar a ter.

Engraçado que há 4-5 anos se viam no OLX por 20-30€ (comprei algumas e completas em caixa) e ao dia de hoje estão caríssimas..

Comprei no Ebay por cerca de 100€ mas a consola está imaculada.

s-l1600-20.jpg
Tu vês é montes delas no OLX a preços absurdos e muitas delas com problemas.
Há uns 6 anos prai atrás andava atrás de uma mas só encontrava tipo acima de 60€ em condições decentes. Não sei se a malta pensa que tem ouro em casa ou não. Nunca a consegui comprar e queria mesmo a versão fat. Tive a sorte de há 3 anos atrás, na altura minha namorada, ofereceu-me a dela completa com caixa e a PSP sem um único risco. Mas tenho um problema, a bateria não carrega e já tentei com outra bateria e não carrega na mesma. Para jogar tenho de ligar sempre o carregador.
 
Tu vês é montes delas no OLX a preços absurdos e muitas delas com problemas.
Há uns 6 anos prai atrás andava atrás de uma mas só encontrava tipo acima de 60€ em condições decentes. Não sei se a malta pensa que tem ouro em casa ou não. Nunca a consegui comprar e queria mesmo a versão fat. Tive a sorte de há 3 anos atrás, na altura minha namorada, ofereceu-me a dela completa com caixa e a PSP sem um único risco. Mas tenho um problema, a bateria não carrega e já tentei com outra bateria e não carrega na mesma. Para jogar tenho de ligar sempre o carregador.

Mesmo, sem dúvida. Tenho estado em cima dos anúncios e pedem valores absurdos por consolas cheias de riscos, sem carregador e muitas delas com problemas, como botões presos, falta do joystick, etc. Se estiverem minimamente completas então, esquece. Eu não fiz grande negócio, pois também acabei por pagar 100€. Contudo, a consola parece que nunca foi usada.

Gostava de perceber este fenómeno. Até porque, certamente, a procura por PSP's não aumentou. Digo eu..

Mas o aumento é geral. Seja PSP's, Gameboys ou Playstation's 2. Pedem pequenas fortunas por qualquer coisa ..
 
Mesmo, sem dúvida. Tenho estado em cima dos anúncios e pedem valores absurdos por consolas cheias de riscos, sem carregador e muitas delas com problemas, como botões presos, falta do joystick, etc. Se estiverem minimamente completas então, esquece. Eu não fiz grande negócio, pois também acabei por pagar 100€. Contudo, a consola parece que nunca foi usada.

Gostava de perceber este fenómeno. Até porque, certamente, a procura por PSP's não aumentou. Digo eu..

Mas o aumento é geral. Seja PSP's, Gameboys ou Playstation's 2. Pedem pequenas fortunas por qualquer coisa ..
A malta quer fazer dinheiro a todo custo. Pensam que qualquer coisa de gerações antigas valem dinheiro, basta dizer que é retro, vintage que o tugão pensa que tem ali ouro.
O pior que já vi foi pedirem por um jogo 50€ quando ele novo em loja custa 39.90€ LOOL
 
Mesmo, sem dúvida. Tenho estado em cima dos anúncios e pedem valores absurdos por consolas cheias de riscos, sem carregador e muitas delas com problemas, como botões presos, falta do joystick, etc. Se estiverem minimamente completas então, esquece. Eu não fiz grande negócio, pois também acabei por pagar 100€. Contudo, a consola parece que nunca foi usada.

Gostava de perceber este fenómeno. Até porque, certamente, a procura por PSP's não aumentou. Digo eu..

Mas o aumento é geral. Seja PSP's, Gameboys ou Playstation's 2. Pedem pequenas fortunas por qualquer coisa ..
Já para não falar na Wii que foi das consolas mais vendidas de sempre a malta pede imenso dinheiro por elas.
 
Ontem encontrei o manual do Combat que jogava quando era puto, cheio de anos e anos de pó. Aquilo têm 40 anos.

Os manuais e todo a magia da apresentação fisíca que vende o produto, perde-se com o tempo e no final apenas restam cartuchos batidos por aqui e acolá, é a pior coisa para quem coleciona em muitas das vezes as memórias.
 
A malta quer fazer dinheiro a todo custo. Pensam que qualquer coisa de gerações antigas valem dinheiro, basta dizer que é retro, vintage que o tugão pensa que tem ali ouro.
O pior que já vi foi pedirem por um jogo 50€ quando ele novo em loja custa 39.90€ LOOL
Eu estou a um passo de deixar de procurar jogos e consolas por cá, porque toda a gente pensa que tem ouro nas mãos. Estive perto de desistir quando um chico-esperto me pediu mais de €100 por uma cópia usada do Bayonetta 2 para a Switch (quando o jogo ronda os €35, regra geral) no OLX.

PSP então, é uma vergonha. No eBay facilmente encontram-se modelos do Japão por €40 (já com portes) e num estado irrepreensível, quase a brilharem. Em Portugal pedem um rim por uma "para peças". Aliás, basta ir a sites de vendas de usados que permitem ver vendedores não só de Portugal, como de Espanha, que se nota logo as diferenças nos preços. Ou os espanhóis são todos pobres e vendem as coisas ao desbarato ou alguém andou a meter macacos na cabeça e a pensar que qualquer tralha que tenha em casa vale um rim e duas rendas de um T2 em Lisboa.
 
Última edição:
Eu estou a um passo de deixar de procurar jogos e consolas por cá, porque toda a gente pensa que tem ouro nas mãos. Estive perto de desistir quando um chico-esperto me pediu mais de €100 por uma cópia usada do Bayonetta 2 para a Switch (quando o jogo ronda os €35, regra geral) no OLX.

PSP então, é uma vergonha. No eBay facilmente encontram-se modelos do Japão por €40 (já com portes) e num estado irrepreensível, quase a brilharem. Em Portugal pedem um rim por uma "para peças". Aliás, basta ir a sites de vendas de usados que permitem ver vendedores não só de Portugal, como de Espanha, que se nota logo as diferenças nos preços. Ou os espanhóis são todos pobres e vendem as coisas ao desbarato ou alguém andou a meter macacos na cabeça e a pensar que qualquer tralha que tenha em casa vale um rim e duas rendas de um T2 em Lisboa.
E o problema dos espertos tugas é que se esquecem que o mercado retro é pequeno, lá fora é muito maior porque há mais gente a comprar. Encontrei hoje um bom jogo PS1 ao preço que via lá fora, Fear Effect a 15€. Não achei caro. Um amigo meu comprou o Dino Crisis por 20€ á mesma pessoa.
 
E o problema dos espertos tugas é que se esquecem que o mercado retro é pequeno, lá fora é muito maior porque há mais gente a comprar. Encontrei hoje um bom jogo PS1 ao preço que via lá fora, Fear Effect a 15€. Não achei caro. Um amigo meu comprou o Dino Crisis por 20€ á mesma pessoa.
Não sendo propriamente retro na altura em que isto aconteceu, um amigo meu em 2015 divertiu-se imenso numa feira de velharias na Alemanha. Comprou lá por €3 a €5 por título jogos de PS3 que por cá nos usados rondavam os €20 a €30 (quando não era mais).

Cada um fez o que quer com o que é seu, mas que não seja deixa ser um absurdo as diferenças de preço entre os usados de cá e os usados lá fora não deixa.
 
Não sendo propriamente retro na altura em que isto aconteceu, um amigo meu em 2015 divertiu-se imenso numa feira de velharias na Alemanha. Comprou lá por €3 a €5 por título jogos de PS3 que por cá nos usados rondavam os €20 a €30 (quando não era mais).

Cada um fez o que quer com o que é seu, mas que não seja deixa ser um absurdo as diferenças de preço entre os usados de cá e os usados lá fora não deixa.
Jogos PS3 vês malta a pedir sempre aos 5€ por eles, sejam quais forem. E vais a uma loja de usados e tem a vários prédios, desde 2€.
Mas agora hoje em dia jogos PS1 são muito raros de se encontrar a bons preços e com as caixas em condições, são caixas muito frágeis.
O maior “problema” é que o pessoal compra a esses valores normalizando assim esses preços.
Nem toda gente compra assim. Mas dou-te um exemplo recente, andava à procura de um Final Fantasy XVI usado, no OLX não encontro abaixo dos 50€ e os que já são poucos. Mal entro na Vinted vários a 40€ e abaixo disso.
 
Back
Topo