"O Linux é muito mais difícil que o Windows!"

Confirmo que o Portátil em questão não trás nenhum CD. Apenas a tal partição.

Tb achei ridículo.

Ok, não estou a dizer que não acredito, mas se estás a pagar o sistema operativo (porque o pagas, em todos os laptops de marca) tens direito ao cd. Aqui em casa há um HP com cerca de um ano e trazia o cd de recuperação (que é o tal cd a que tens direito) mais um cd com toneladas de software e drivers, mais o cd do quickplay e ainda cd do power dvd e do Microsft works ...
 
PrOdG, ja deste uma vista de olhos aqui ou aqui?

quer o windows quer o linux podem ser instalados por PXE, é assim que eu me tenho safado. tu podes fazer a mesma coisa, à falta de melhor.
mas o sistema do windows é substancialmente mais complexo, imho que o do linux. no linux so tenho que correr o tftp32, apontar para a pasta com o PXE, e a partir daí está a andar, le vai buscar os pacotes todos à net (ainda não o sei por a ir buscar as cenas ao CD-rom do servidor).

tu com o windows, ainda tens que arranjar uma marosca para lhe dar os drivers dos controladores do disco (esse felizmente é um problema que eu n tenho)...
 
Última edição:
Ok, não estou a dizer que não acredito, mas se estás a pagar o sistema operativo (porque o pagas, em todos os laptops de marca) tens direito ao cd. Aqui em casa há um HP com cerca de um ano e trazia o cd de recuperação (que é o tal cd a que tens direito) mais um cd com toneladas de software e drivers, mais o cd do quickplay e ainda cd do power dvd e do Microsft works ...

O meu Acer comprado o mês passado também não tem CD nenhum, só traz uma partição invisível ao sistema que tem a instalação do XP MCE com toda a tralha da Acer, dá é a possibilidade (e enquanto não o fizermos está sempre a avisar) de fazer um backup dessa partição para CDs ou DVDs.

Quando o liguei a 1ª vez ele fez a instalação, e se quiser repetir a re-instalação tem que se fazer uma combinação de teclas durante o boot.

Deve ser nova política das marcas.
 
O meu Acer comprado o mês passado também não tem CD nenhum, só traz uma partição invisível ao sistema que tem a instalação do XP MCE com toda a tralha da Acer, dá é a possibilidade (e enquanto não o fizermos está sempre a avisar) de fazer um backup dessa partição para CDs ou DVDs.

Quando o liguei a 1ª vez ele fez a instalação, e se quiser repetir a re-instalação tem que se fazer uma combinação de teclas durante o boot.

Deve ser nova política das marcas.

Estou a ver que sim. Já nem o raio do cd entregam ... Mas a Toshiba entrega, que eu saiba :)
 
Penso que seja isso, conheço mais 3 pessoas com o mesmo portátil que eu e nenhuma teve direito a qualquer disco. Agora trazem a partição e o pessoal que grave o DVD em casa ;)

Koncaman, thanks pelos links. Ficam aqui para futura referência da próxima vez que precisar de reinstalar o Windows (o que, pelo pouco uso que lhe dou, espero que seja daqui a muito tempo :P).
 
Eu axo que ainda dava uma grande vista de olhos ao Cedega ou como raio se chama isso agora (Mudam de nome todos os dias) para jogar PES6 antes de ter tanto trabalho com o Windows :P

De qq forma, a mim faz-me bastante mais confusão trabalhar em Windows que em Linux, meu rico apt ou emerge que tanta falta faz...
 
permitam-me meter a colherada no assunto!!!

voltando ao topic original:

não acho que o Linux seja mais difícil que o Windows, o problema está no interface utilizador->máquina->utilizador.
estou a relatar uma experiência de incursão no Linux aqui: http://gil-berto.blogspot.com/search/label/Experi%C3%AAncia%20Linux
e um ponto fulcral em qualquer "problema" é a utilização da consola!!! enquanto no Windows temos todo o grafismo dos "next's" e afins e instalação completa e já está no Linux vemo-nos arrastados para um ambiente retro que me faz lembrar o velhinho ms-dos!!!! não considero que exista uma diferença de "facilidades" na utilização, considero sim que existe uma diferença de abordagens que tem entre si um "gap" muito grande tal é o nível de habituação que temos com o windows!!!!
É claro que existem situações que dão cabo da cabeça a um gajo, no caso do PrOdG foi essa coisa das Satas MAS o problema era com o Windows (LOLOL) para variar....
O linux ainda peca por falta de suporte de drivers em muito hardware mas isso deve-se mais a quem fabrica o hardware do que à comunidade open-source!!! Não custa nada incluir no mesmo cd uns drivers de suporte para Linux.

agora off-topic:
já corri n foruns e nada com isto, lembrei-me de perguntar aqui. Se deram uma saltada à "experiência linux" de que falo devem saber a que me refiro.
Depois de correr mundos e fundos consegui, finalmente, ter a funcionar a 100% o meu Logitech MX1000 - nunca pensei que instalar um rato fosse tão complicado!!!! e virei-me para o prblema do teclado:
- tenho um Teclado Genius SlimStarPro (http://www.genius-kye.com/deta_prod.asp?id_producto=77&id_tipoprod=4&id_general=5) que simplesmente se passa dos carretos no Ubuntu (6.10 Edgy Eft - é o q uso). se o ligo em PS2 nem sequer é detectado se o ligo em USB parece que tem o diabo nas teclas, ora bloqueia e repete a tecla ad eternum ora demora meia hora para escrever um caracter...
estou com dual-boot (Ubuntu+Win XP) e "dual-keyboard" também (LOLOLOLOL) se for para o Linux tenho q usar o velhinho ps2, se for para o windows já posso curtir o meu usb :)

será que alguém tem conhecimento de uma solução para este problem???? agradecia :)

@God_lx
O Cedega é muito fixe mas é pago e acho que é um bocado non-sense estar a utilizar o Linux e toda uma parafernália de software open-source e/ou freeware e ter lá o Cedega "crackado" :)

experimenta o WINE, por exemplo!!!! (se a memória não me falha podes correr lá o PES à vontadex).


aaaahhhh, esqueci-me de dizer uma coisa: um problema recorrente no Linux é a formatação e reinstalação do dito. são umas horas a fazer downloads de pacotes para isntalação e o diabo a sete, mas se fazemos uma asneira e precisamos de formatar o disco (ou a partição) lá vamos ter que instalar tudo outra vez... (não há uma forma de fazer um disco de restauro de sistema em Linux??)
 
Última edição:
aaaahhhh, esqueci-me de dizer uma coisa: um problema recorrente no Linux é a formatação e reinstalação do dito. são umas horas a fazer downloads de pacotes para isntalação e o diabo a sete, mas se fazemos uma asneira e precisamos de formatar o disco (ou a partição) lá vamos ter que instalar tudo outra vez... (não há uma forma de fazer um disco de restauro de sistema em Linux??)

Huh? Qual é a situação em que tens de reinstalar tudo outra vez?

É que assim de repente não me lembro de nada cuja unica solução seja o format...nem um kernel panic :P
 
man já fiz tantas asneiras a "brincar" na consola que nada me arrancava, mas tb ainda sou mto noob em linux e se calhar entro em panico com facilidade e formato logo (LOLOL). mas ainda ninguém me soube responder à pergunta: existe alguma maneira de fazer um backup do disco através do linux??? (tipo norton ghost ou assim....)
 
Código:
# dd if=<source> of=<destination>
E a única situação que me consigo lembrar em que a única solução é um format (e às vezes nem isso) é se te instalarem um rootkit.
 
ó pá, confesso que sou um noob do caraças nesta cena do linux...mas noob à força toda!!!! volta e meia qq coisa q faço corre mal e quando reinicio o X o bicho n1 arranca!!!! como n1 pesco nada do assunto era format por tudo e por nada (LOL)!!!!
 
Linux só se instala uma vez, e raramente voltas a precisar de, so precias de pesquisar um bacado sobre o problema.

E vais ver q passado um bocado nao podes passar sem um consola ao lado.

Eu tenho uma consola por area de trabalho e em alguma ate tenho com varias tabs xD.

perde um cadito de tempoa explorar o mundo do linux e vais ver como te maravilhas ;)
 
man já fiz tantas asneiras a "brincar" na consola que nada me arrancava, mas tb ainda sou mto noob em linux e se calhar entro em panico com facilidade e formato logo (LOLOL). mas ainda ninguém me soube responder à pergunta: existe alguma maneira de fazer um backup do disco através do linux??? (tipo norton ghost ou assim....)

O Metro utiliza o Ghost e parece que fica tudo bem. Eu ainda não experimentei.
 
Boas...

Acho que alguns utilizadores se lembram de mim (os mais antigos)... I'm back.. :D

Bem, eu agr sou linux based...lol

Eu desde setembro de 2005 que trabalho com linux (gentoo), mas...Por sou obrigado..Porque? *****, o sistema e' em linux..Porque?Porque e' bom e estavel...Ao tratamento k elas levam...Ainda rola com o kernel (muito antigo) 2.6.8.1 hehehe sem crashes...

Bem, desde Outubro que me decidi entrar no mundo linux... Como nao jogo (tenho PS2), decidi passar pa gratis, e instalei o ubuntu numa maquina virtual com o xp de fundo, mas rapidamente me apercebi que era excelente e devia instalar numa particao. Mal percebia das coisas, mas la me safava. Pesquisa atras de pesquisa, la resolvia as coisas...

No inicio ainda formatava quando fazia shit, como instalar os drivers da Nvidia, e configuralos po Beryl 3D, mas agora faco as coisas tao...Normalissimas, que ja configuro, ja reparo as cenas normalmente. Ja vai com uma instalacao de 1mes (lol recorde) mas com muita coisa testada, programas instalados e desinstalados, etc etc...

O que me motivou mais para passar pa linux, foi o Beryl/Compiz...Agora nao consigo viver sem ele..O efeito das janelas, o movimento das janelas, a chuva, a neve (LOL), agora e' o Kiba-Dock, que e' qualquer coisa como o Stardock do Windows mas 40vezes melhor...

Voltando po topico...Linux e' muito facil...Instalar as coisas? Meu riquinho APT-GET... LOL
A impressora HP, foi na hora...Audigy a bulir nas horas, qualidade de som e' muito boa... Discos em NTFS? A bulir...Ler escrever etc etc...

Nos inicios, quando ia a instalar o linux numa particao a' parte do windows, eu tinha um problema, que era "/dev/cdrom0 appear to be confused" ao qual resolvi rapidamente acedendo ao forum do ubuntu. Linux? Rula muito, e cada vez mais adoro.

Sem mais de momento, ja que leram como o carai, depois eu respondo :D

Abracos
 
Quem é vivo sempre aparece :D
Para mal de muita gente o hábito chamado linux complica muitas vezes. Por ex, o meu pai não pescava gda coisa de windows, lá lhe meti ubuntu. Estranhando no ínicio, actualmente gosta daquilo, e ja mexe em tudo :D (lol)
 
Back
Topo