"O Linux é muito mais difícil que o Windows!"

Por acaso esqueci-me de fazer um search aqui, mea culpa, mas o objectivo do tópico não era só esse ;) Thanks pelo link, vou tentar seguir esses guias!
 
Finalmente consegui instalar o Windows! Segui o segundo tutorial dessa página (desactivando o suporte para SATA na bios), com a solução do slipstream simplesmente não funcionava! Thanks pela ajuda pessoal ;)
 
Prodg seu noob :P

Eu consegui chegar ao final da instalaçao de gentoo (até consegui meter a ati a funcionar como deve ser, todos os suportes up and running) eu nao mudo para linux por causa do suporte ao meu hardware... e algum software não é assim tao polido :|
Por mais que defendam que posso fazer as mesmas coisas, o som que tenho no linux não se consegue comparar ao que tenho no windows.. Talvez daqui a mais uns 2 anitos :)
 
PrOdG:

Só não dá para jogar mas para teres o windows o VMware server deve dar para o que precisas.

Desta thread tiro a lição que já começa a ser altura de os fabricantes se preocuparem só um bocadinho com suporte para Linux.

Eu quando comprar um portátil novo antes de comprar vou saber se é suportado por Linux. Tudo o que preciso do Windows posso fazer no VMware. Não preciso de ter 3D.

Prodg seu noob :P

Eu consegui chegar ao final da instalaçao de gentoo (até consegui meter a ati a funcionar como deve ser, todos os suportes up and running) eu nao mudo para linux por causa do suporte ao meu hardware... e algum software não é assim tao polido :|
Por mais que defendam que posso fazer as mesmas coisas, o som que tenho no linux não se consegue comparar ao que tenho no windows.. Talvez daqui a mais uns 2 anitos :)

2 correcções:
O PrOdG trata o gentoo por tu e se é verdade que tens isso tudo em Windows diz-me quanto é que custa tudo o que tens em Windows...
 
já começa a ser altura de os fabricantes se preocuparem só um bocadinho com suporte para Linux.
Mas aí é que reside o problema ... Quem é que chega à frente em Linux para dialogar com as grandes empresas de hardware? Eles com a Microsoft têm acordos, etc, etc ...

E já paravam com essa conversa de o Linux não suportar este ou aquele hardware ... Está visto que o Win xp é pior nesse aspecto (está mais que comprovado que, pelo menos o Ubuntu, tem muito mais suporte de hardware que o xp). Depois é a questão dos drivers, mas isso é a tal história ...

Já agora, que estamos neste thread, vou fazer uma pequena comparação entre instalar a minha multi funções HP (hp psc 2175 all-in-one) em xp e no Fedora.
No xp, meto o cd de instalação, espero ... Next, next, next, espero ... Finalmente aparece o diálogo a dizer para ligar o cabo usb e a impressora. Ligo, next, espero ... ao fim de uns 3 minutos estão instalados uma panóplia de programas estranhos da HP, e lá se foram quase 600 megas de disco.
No Fedora 6, ligo o cabo usb, ligo a impressora, espero (alguns 4 ou 5 segundos) ... ohhhh ... Já está instalada !

:-D
 
Sem querer entrar em discussoes, porque também tenho a mesma opiniao dos 600mb de espaço em disco na minha hp psc, os drivers que instalas no fedora sao da propria HP?
E instalas todas as funcionalidades ou apenas impressora? É que eu se quiser também instalo a impressora no windows assim (aliás, coisa curiosa, depois de instalar a parafernalia de software de HP, ainda tenho de adicionar a impressoa se a quiser usar lolol).
Neste caso, julgo que não se deve meter as culpas no XP mas nos meninos da HP...
 
Sem querer entrar em discussoes, porque também tenho a mesma opiniao dos 600mb de espaço em disco na minha hp psc, os drivers que instalas no fedora sao da propria HP?
E instalas todas as funcionalidades ou apenas impressora? É que eu se quiser também instalo a impressora no windows assim (aliás, coisa curiosa, depois de instalar a parafernalia de software de HP, ainda tenho de adicionar a impressoa se a quiser usar lolol).
Neste caso, julgo que não se deve meter as culpas no XP mas nos meninos da HP...

Dude, eu não instalo nada. Ligas a impressora, e está feito. Chama-se "Plug & Play", no verdadeiro sentido da palavra. Os drivers já vêm embutidos no kernel.

E funciona a 100% (impressora, scanner, leitor de cartões).
 
Nada vai mudar enquanto os clientes não chegarem ás lojas e perguntares isto é suportado em Linux?... Se não sabe ou não é não compro.

É uma luta complicada sem dúvida. É mais simples fazer essa pesquisa antes de comprarmos. Eu farei isso sem duvida no futuro.
 
Nada vai mudar enquanto os clientes não chegarem ás lojas e perguntares isto é suportado em Linux?... Se não sabe ou não é não compro.

É uma luta complicada sem dúvida. É mais simples fazer essa pesquisa antes de comprarmos. Eu farei isso sem duvida no futuro.

Eu antes de comprar qualquer peça de hardware primeiro tento saber se é suportada correctamente, mas aí já depende de cada um. As coisas estão a melhorar, felizmente, e cada vez mais hardware "normal" (sem ser de marcas esquisitas) é suportado correctamente.
 
@ruimoura

Não são só os drivers que fazem funcionar o scanner, depois precisas de um programa... anyway, Há quanto tempo saiu o CD do windows e da tua distro de fedora? Drivers no kernel, sure...Compilado ha quanto tempo? Adaptando ao windows, uso o nLite e faço o meu cd de windows já com os ultimos drivers...
This is getting way offtopic....
 
@ruimoura

Não são só os drivers que fazem funcionar o scanner, depois precisas de um programa... anyway, Há quanto tempo saiu o CD do windows e da tua distro de fedora? Drivers no kernel, sure...Compilado ha quanto tempo? Adaptando ao windows, uso o nLite e faço o meu cd de windows já com os ultimos drivers...
This is getting way offtopic....

Para o scanner tenho o Xsane, que vem em qualquer distro normal. Quanto ao kernel tens toda a razão, certamente. É uma questão de idade ... Mas só nao curto quando chega pessoal "ah e tal no windows funciona tudo e tal ... " (não estou a dizer que foi o caso)

E então aquele pessoal que vem com a conversa dos mp3/filmes é que me irritam mesmo, porque nem sequer lhes passa pelo cérebro de ervilha que no windows também têm que instalar software/codecs para ver filmes e ouvir música ... Mas enfim ...
 
No fim disto tudo... PrOdG, a solução para os teus problemas é muito simples: compra uma drive de disketes USB. custa uns 20€, e garanto-te que dá imenso jeito nestas situações, uma vez que as drives de disketes USB são reconhecidas imediatamente pela maioria das BIOS de PC's.

eu agora remato com esta:
"as drives de disketes estão obsoletas!" <- o caraças! :P

se achas que isso é muito complicado, sempre te queria ver com o meu portatil, que não tem nem drive de disketes nem drive de CD's e o nº de utilizadores é bastante reduzido, pelo que é dificil encontrar informações em foruns na internet.

so preciso de ter wireless e uma drive de disketes :)
 
Última edição:
Xkorp disse:
Prodg seu noob

Eu consegui chegar ao final da instalaçao de gentoo (até consegui meter a ati a funcionar como deve ser, todos os suportes up and running) eu nao mudo para linux por causa do suporte ao meu hardware... e algum software não é assim tao polido :|
Por mais que defendam que posso fazer as mesmas coisas, o som que tenho no linux não se consegue comparar ao que tenho no windows.. Talvez daqui a mais uns 2 anitos
Olha m'este noobzeco! :D
Das duas uma, ou tens hardware muito (e digo mesmo muito específico), ou então foi falta de procura e/ou configuração..

Metro disse:
Só não dá para jogar mas para teres o windows o VMware server deve dar para o que precisas.
Pois, eu sei, o problema é que quero o XP mesmo só para jogar (vício do PES é lixado.. ;)). Por acaso também utilizo o Magic Draw, mas é secundário, e daqui a 2 meses em princípio tenho a cadeira feita (esperemos :D).

Koncaman disse:
No fim disto tudo... PrOdG, a solução para os teus problemas é muito simples: compra uma drive de disketes USB. custa uns 20€, e garanto-te que dá imenso jeito nestas situações, uma vez que as drives de disketes USB são reconhecidas imediatamente pela maioria das BIOS de PC's.
Tens razão, uma drive externa de diskettes dava imenso jeito, eu tava mesmo era a tentar não gastar mais dinheiro, 1200€ no portátil e depois ainda mais 20 para instalar um SO que ainda por cima só uso raramente..
E mesmo assim nesse teu portátil acho que instalava mais facilmente Gentoo (se tiveres ethernet, por ssh é mel) que Windows ;)
 
Sem querer entrar em polémicas, tentei iniciar-me no Linux agora aproveitando o novo portátil, e depois de sacar o Ubuntu sinto-me frustrado porque o PC empanca no ecrã do loader.

O Linux até é tecnicamente um sistema superior, mas ainda vai ter que melhorar muita coisa se quer vir para o mainstream.
 
Esse portatil HP não traz um cd de restauro do windows??

Deve de vir com uma imagem feita pela Hp, Se procurares de certeza que as drivers estão lá dentro. Também já instalei umas dessas imagens em que a bela maravilha dos programas hp se instala numa segunda fase. Estilo um "shit pack" para instalar depois do sistema operativo estar pronto. Experimenta a procurar no cd.
 
Já agora, chamo "shit pack" ou "cancer pack" porque depois de os instalar após a formatação e instalação do xispe, o pc fica lentissimo!!! E nem com actualizações do site nem com chamadas para a hp me conseguiram resolver. Mas isto já é muito fora do tópico. Sorry :P
 
Essas imagens de restauro vêm com o home edition quase de certeza e ele quer ter o Pro... Quanto q aos drivers foi aí que ele foi ver deles de certeza... continuo a dizer que deve ter feito barraca com o nlite... não sei bem..
 
O portátil não vem com CD de drivers nem sequer com um de recuperação, vem com o Windows MCE instalado com um software para criarmos nós o tal bootdisk de reparação, os drivers + software da HP vêm numa subdir do C:\ (que gravei logo para um DVD).

Acredito que possa ter dado borrada com o nLite porque nunca o tinha usado, mas da última vez segui um tutorial específico para os HP (o do link do Koncaman) e mesmo assim não funcionou. Só mesmo desactivando o suporte para SATA na BIOS é que consegui ter o Windows instalado.
 
Back
Topo