O maior bug de sempre no Leopard.

Fork

What is folding?
Leopard’s Finder has a glaring bug in its directory-moving code, leading to horrendous data loss if a destination volume disappears while a move operation is in action. I first came across it when Samba crashed while I was moving a directory from my desktop over to a Samba mount on my FreeBSD server.

http://tomkarpik.com/articles/massive-data-loss-bug-in-leopard/

É um bug de putos. E a ser verdade que se mantem desde o 10.3 só demonstra como nem sempre a maçã faz a coisas como deve ser.
 
A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)
 
A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)

É sempre uma má ideia porquê? É uma ideia como outra qualquer. Podes ter duas máquinas, uma windows e um mac, e estares a mover coisas de um lado para o outro. É uma tarefa bem simples. E em linux simplesmente diz-te que a pasta de destino desapareceu e cancela a tarefa.
Ou só porque é um bug da apple já não é tão bug assim? bahhh ...

Ps: para não falar em discos de backup via network
 
Última edição:
E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes
No windows não sei, mas em Linux (Slackware) não existe o Finder.
Não testei com o Samba porque não tenho aqui à mão, mas testei (para confirmar o que já sabia) o seguinte:

boxA tem uma pasta teste;
boxB monta (NFS) a pasta boxA/teste em boxB/teste;
boxB move (mv) boxB/lixo boxB/teste
[...enquanto está a escrever...]
boxA elimina a pasta teste
boxB diz que não consegue escrever no destino e aborta.
boxB não perdeu os ficheiros

(ambos os sistemas de ficheiros são ReiserFS)
 
Última edição:
Por acaso ainda ontem fiz isso da má ideia

Já se sabe que a Apple não é conhecida pela sua rapidez ou vontade em corrigir bugs. O melhor é envergonhá-los em público e a coisa resolve-se.
 
Não acontece em windows nem em linux: os ficheiros só são apagados após uma cópia com sucesso. Realmente isto é uma grande falha do sistema operativo, sem dúvida nenhuma.
 
Isto sim é um senhor bug! Algo tão destrutivo devia ser rapidamente corrigido, e se já vem de trás (pelo que investiguei já do 10.1) é bastante estúpido...

P.S. Acabei de o testar com uma drive externa firewire, acontece exactamente o mesmo, não é só com NAS... 8|
 
Eu percebi, o título é que está mal, maior bug de sempre do LEOPARD é estúpido devido à sua vida. Ele queria dizer do OS X em geralm, leopard, tiger,etc.
Pode ser do OS X em geral, tudo bem, mas de certeza que é uma vergonha que o magnifico OS X 10.5, que tão gabado foi tenha este bug ridiculo.

Eu chumbava se tivesse uma falha deste genero.
 
A meu ver é apenas alarmismos. Quem é que faria um move de ficheiros para um volume na network? É sempre uma má ideia. E depois, não sei se alguém já testou isto no Linux ou no Windows, mas eu acho que se iriam deparar com cenários semelhantes ;)
Pois, é o facto de tu não moveres ficheiros entre volumes diferentes (não necessariamente de rede), que torna isto aceitável.
E, ah e tal, só há problemas se se remover o volume a meio, e não sei quê, ou a luz for abaixo. Muito bom, o Windows e o Linux são SOs todo-o-terreno. Conseguem mover ficheiros durante tempestades... No Inverno, com Mac OS, só se podem mover ficheiros quando a meteorologia permitir...
 
Pois, é o facto de tu não moveres ficheiros entre volumes diferentes (não necessariamente de rede), que torna isto aceitável.
E, ah e tal, só há problemas se se remover o volume a meio, e não sei quê, ou a luz for abaixo. Muito bom, o Windows e o Linux são SOs todo-o-terreno. Conseguem mover ficheiros durante tempestades... No Inverno, com Mac OS, só se podem mover ficheiros quando a meteorologia permitir...
Por acaso até uso network mounts com relativa regularidade, mas nunca movo, copio sempre. Como já dizia a minha avó, o seguro morreu de velho ;)
 
Ainda pode explicar para um utilizador diário de Mac( apartir do dia 8:D) que bug é este?
Se moveres dados para um destino amovível ou de rede, e esse destino deixar de ficar acessível, todos os ficheiros que estavas a copiar são apagados na fonte (quando isto só devia acontecer após uma cópia total com sucesso para o destino).
 
Se moveres dados para um destino amovível ou de rede, e esse destino deixar de ficar acessível, todos os ficheiros que estavas a copiar são apagados na fonte (quando isto só devia acontecer após uma cópia total com sucesso para o destino).

Então e se fizeres copiar, acontece a mesma coisa?
 
Back
Topo