1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

o mehor CPU

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por kakashi18, 16 de Janeiro de 2009. (Respostas: 25; Visualizações: 1046)

1. boas

eu andava a pensar em comprar um processador novo, mas ando indeciso entre dois processador, são eles os seguintes:

INTEL CORE2DUO E8500 45NM FSB1333MHZ - 3.16 GHz, Cache : 6 MB L2, FSB 1333 MHz

INTEL CORE2 QUAD CORE Q9300 - 2.50 GHZ, Cache : 6 MB. FSB 1333 MHz

gostava de saber a vossa opiniao sobre cada um deles, e na vossa opiniao o que ganharia um pc com cada um deles!!

obrigado desde ja

2. RSC

RSC Power Member

Se não fores fazer OC: E8400/E8500
    Se fores fazer OC: Q6600

3. vascorama

vascorama Power Member

Q6600=lol!
    3.2ghz nesses cpu´s a ar é uma fezada...enquanto que 4ghz num E8400 é o prato do dia...um 8500 apontaria aí para os 4.2ghz, coitadinho do Q6600...

ps: e antes que venham as piadas do costume, tenho um Q6600 no trabalho num rig bastante jeitoso, logo acho que estou qualificado para falar...

4. Lcrosspt

Lcrosspt Power Member

5. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Boas!!

Um ponto importante, é saber qual será a/as utilização/ões principal/ais do PC, e durante quanto tempo está a pensar não o actualizar, pois, quanto a mim, consoante estas duas variáveis, a melhor opção varia.

Cumprimentos.

6. antoniopat

antoniopat Power Member

boas.
    keres o cpu essencialmente para fazer o quê?
    Se for para jogar o e8500 e a melhor escollha.
    Se for para multitarefa tip codificar/descodificar audio e video, comprimir/descomprimir ficheiros o Q9300 e a melhor escolha.
    Em termos de capacidade de overclock os 2 processadores estam muito identicos visto que sao os 2 de 45nm.
    Cumps e boa escolha.

7. Lcrosspt

Lcrosspt Power Member

8. GlassPrisioner

GlassPrisioner Power Member

Se ele conseguir fazer OC não precisa de um dual core para nada, o Q6600 chega e sobra. Joguem um jogo que suporte quad core num quad core, óbviamente, e vêm como aquilo corre como manteiga. O Q6600 a 2.4 já dá para tudo (falo por mim), mas até um simples OC para 2.8 faz ganhar vários FPS. Logo agora que o mercado começa a dar lugar aos quads (quanto a jogos), acho que alguém que saiba fazer OC não devia pensar duas vezes.

9. vascorama

vascorama Power Member

Eu já acho que deviam continuar a pensar, é que um quad a 3ghz(quase todos dão, a partir daí é preciso haver sorte e/ou água) está longe e bem longe de ter o mesmo desempenho de um 8400/8500 a 4ghz.
    Como tenho os dois(um no trabalho e outro em casa) sei bem o que estou a dizer...

10. GlassPrisioner

Achas? Se um jogo dá suporte a quad, é óbvio que um quad a 3ghz vai ter mais desempenho que um dual a 4ghz. Agora, se disseres assim; os jogos que até hoje só suportam dual, um dual a 4ghz vai ter mais desempenho que um quad a 3ghz, tens toda a razão.

11. Serod

Serod Banido

Se não estiveres a pensar fazer upgrade durante uns bons anos, vai pelo quad dá-te uma garantia para o futuro.
    Se fores fazer nova upgrade daqui a 1 ano então vai pelo dual.

Eu pessoalmente acho que cada vez vale menos a pena investir em dual cores, que a maior parte dos jogos que vão sair daqui pá frente já vão usar os 4 cores, mas isso sou eu.

Última edição: 16 de Janeiro de 2009
  12. vascorama

vascorama Power Member

Ok, em 10 jogos e aplicações há 1 que tira partido(quando tira bem) dos quad.
    A partir daí entramos no campo das suposições, uma vez que, que eu saiba, nenhum de nós(que postámos neste tópico) somos, ou estamos em contacto directo com software developers.

A menos que quando se referem a quad se refiram aos i7, acho mau investimento.

13. Serod

Serod Banido

Não acho que seja preciso ser bruxo para perceber que pela ordem natural das coisas, os jogos e programas daqui pá frente cada vez mais vão tirar partido de mais de 2 cores, é a evolução. Se calhar daqui a 1 ano ainda não vai ser tanto, mas daqui a 2 ou 3 tenho a certeza que já vai aparecer nos requesitos "Quad core".

14. vascorama

vascorama Power Member

Não sei se tens estado atento, mas pelo menos há 2 anos para não dizer mais que ouço essa cantiga dos "bruxos" cá do sítio...e onde estamos?
    Pois...
    E há outra vertente, mais vale ter um pc rápido agora e daqui a 1 ano e meio trocar de cpu(100 e picos euritos, na altura se calhar bem menos) do que ter um pc já de certa forma ultrapassado, só por dizer que é um quad, que para uso "vulgar" pouco serve(excepto para os pseudo-renderers).
    E daqui a 3 anos, se formos entrar nesse campo até o socket 775 deve estar a ficar descontinuado...

15. RSC

RSC Power Member

vascorama, ainda me hás-de explicar que jogo é que um Q6600 @ 3.2Ghz corre mal... ;)

16. Blasar

Blasar Colaborador
    Staff Member

Verdade.

Por isso é que se deve, na minha opinião, responder às duas questões que coloquei anteriormente:
    - finalidades principais do PC;
    - tempo estimado de duração sem actualizar hardware.

E a partir daqui dar-mos a nossa opinião fundamentada.
    É óbvio que o consenso é quase uma utopia, mas podemos esforçar-nos um pouco, pois senão, o utilizador que veio cá para tentar tirar algumas dúvidas, ainda sai daqui mais confuso.

Cumprimentos.

17. vascorama

vascorama Power Member

Não disse que corre mal, vamos lá ver se nos entendemos.
    O pessoal ouve falar em quad, especialmente que tem poucos conhecimentos e só o facto de ter quatro núcleos entra-lhes pelos ouvidos como uma sinfonia de beethoven, o que está errado.
    Os quad(q6600) apenas em 2 ou 3 tipos de aplicação é que ganham aos E8xxx, sendo que estes ultimos, qualquer noob os mete a 4Ghz, e caso não seja para OC nem se fala sequer.
    Não digo que os quad correm mal jogos, só digo é que um E8xxx a 4ghz os corre melhor, e gasta menos energia para o fazer.

18. GlassPrisioner

Ninguém diz o contrário vascorama, mas é óbvio que o rumo que os jogos vão tomar é os 4 cores. Os jogos que têm saído já suportam quad, e é claro que os mesmos superam os dual em performance nesse campo. A saída dos i7 diz-nos isso mesmo, que o mercado vai começar ainda mais a apostar em 4 cores. Não é preciso ser bruxo...

19. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Eu comprei um Q9300 e estou arrependido. Devia era ter comprado um Q9450 ou um E8600.

20. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

Porquê?

Partilhar esta Página