O melhor RPG / MMORPG para PC!

qualquer jogo bioware e black isle (com special mention do seu "filho" obsidian)

btw. há uma secção de PC. deverias ter posto lá
 
Última edição:
o meu voto vai para
The Elder Scrolls: Oblivion e Morrowind..
a capacidade de customização dos mesmos tornam os mesmos virtualmente infinitamente grandes :D
 
Mass Effect? RPG?

O melhor de sempre continua a ser o Baldurs Gate 2 com o Fallout 1/2 a andar lá perto.

Esse Baldur e a expansão são muito bons. Em termos de história, jogabilidade, e longevidade.
Passei-o só uma vez, mas um dia vou ter de o acabar novamente... jogava com um multiclass cleric/mage, para ter acesso a tudo o que fosse feitiços, e arrancar umas combos.
 
O Mass Efect é RPG sim.
Todos os que já disseram aqui são bons.
Desde os clássicos Diablo, Baldur's Gate, Planescape Torment, NeverWinter Nights até aos mais recentes The Witcher, KOTOR ou Mass Effect.

Depende do estilo de RPG que gostes mais. Se é mais na onda de mindless point'n'click, se é com elementos de A.D&D. ou jap style. Isso já depende das preferências.
 
Baldur's Gate II sem dúvida. O Planescape: Torment até podia ombreá-lo se não tivesse um combate tão atroz porque a nível de história e diálogos é do melhor que já vi. O Fallout 2 também é fantástico.
Dos mais recentes inclino-me para o Mass Effect (infelizmente o meu PC não me permite experimentar o The Witcher por enquanto). Do que tenho visto do Dragon Age: Origins (a sair por volta de Abril do próximo ano) acho que vamos ter mais um jogo monumental da Bioware.
Curiosamente todos os jogos que menciono estão ligados à Bioware e à Black Isle/Obsidian...porque será? :cool:

Os Final Fantasy VII e VIII sairam para PC por isso também me parecem opções válidas para fãs de jRPGs. Eu pessoalmente tenho um afecto especial pelo VIII.
 
Mass Effect
The Witcher
KOTOR I e KOTOR II
Gothic 3 (nunca cheguei a avançar muito, mas gostei bastante da jogabilidade, e do tamanho enorme do mapa )

Oblivion e Morrowind também adorei, mas tornam-se repetitivos ao fim de algum tempo. para muita gente, estes dois só duram enquanto durar aquele espanto inicial de ver um mundo tão grande...
 
Ok, não me interpretem mal... Diablo é o jogo que mais joguei num PC, assim como RPG é o meu estilo preferido, mas... juntar estes dois termos ainda me mete confusão (embora seja comum).

O Diablo é um hack n' slash... com elementos de rpg, sim, mas isso até o Dead Rising tem. Não queria alargar esta discussão mas acho que, quem procura um RPG, não procura um Diablo.

Respondendo à questão... Baldur's Gate!
 
Ok, não me interpretem mal... Diablo é o jogo que mais joguei num PC, assim como RPG é o meu estilo preferido, mas... juntar estes dois termos ainda me mete confusão (embora seja comum).

O Diablo é um hack n' slash... com elementos de rpg, sim, mas isso até o Dead Rising tem. Não queria alargar esta discussão mas acho que, quem procura um RPG, não procura um Diablo.

Respondendo à questão... Baldur's Gate!

Isso dava pano para mangas em termos de discussão. Há quem ache que o Dark Messiah tb não é um RPG, há quem ache que o Mass Effect tb não é um RPG assim como o Diablo. Bem, isso depende de opiniões uma vez que o conceito de RPG deriva de role playing game, e é extremamente vasto. Implica personificares um jogador com determinado skill, e cujas interacções durante o jogo modificam os teus atributos e a teu desempenho em acções futuras. Nesse aspecto tanto o Diablo, como o Dark Messiah ou Mass Effect cumprem os requisitos.

O problema é que o RPG está mto conotado ainda com as regras de D&D, que é mto mais do que isso que foi descrito. Há quem ache uma afronta que o Diablo seja conotado como RPG por exemplo, por ser demasiado mindless e puramente hack'n'slash desvirtuando um pouco o conceito de que um RPG é um jogo que intelectualmente deveria ser mais que isso. Há outros que não fere. Mas se formos pelos prismas antigos então um RPG tb é turn-based, o que não acontece na maioria dos casos.

Quem joga RPG's há uma série de tempo provavelmente lembra-se dos Darksuns, que eram algo mto próximo da essência do que um RPG devia representar. Assim como os próprios Baldur's Gate ou Icewind Dale's.

Já chega de meio off-topic. :P O melhor RPG: Baldur's Gate, o RPG com curva de aprendizagem mais rápida e mais viciante de todos os tempos: Diablo. Recentes, definitivamente The Witcher e Mass Effect, sendo este último muito bom na componente de diálogos à semelhança do que já tinha acontecido com os KOTOR's.
 
Ok, não me interpretem mal... Diablo é o jogo que mais joguei num PC, assim como RPG é o meu estilo preferido, mas... juntar estes dois termos ainda me mete confusão (embora seja comum).

O Diablo é um hack n' slash... com elementos de rpg, sim, mas isso até o Dead Rising tem. Não queria alargar esta discussão mas acho que, quem procura um RPG, não procura um Diablo.

Respondendo à questão... Baldur's Gate!
concordo
 
Isto é tudo uma questão de gostos. Na minha opinião é o DIABLO II com a expansão. Actualmente ainda jogo. É pena não marcar o tempo de jogo.. ja devo ter uns belos meses de jogo lol. Simplesmente um CLÁSSICO e EXCLUSIVO PC :D
 
Back
Topo