1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

O melhor software.

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por L3wa, 15 de Maio de 2009. (Respostas: 16; Visualizações: 1939)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Boas,
    A carreira de n00b é uma carreira que existe em qualquer pessoa no inicio do treino das suas capacidades :p, e por isso, sendo um bocado n00b, gostava que, num jeito de "discussão" sobre o melhor software para cada tipo de utilização (desde edição 3D até compressão e descompressão de ficheiros).
    Gostava que me dessem a vossa opinião fundamentada e/ou testemunhos de casos onde esse software se destacou.
    Desde já aplaudo o freeware e o open source, mas como tudo na vida a qualidade tem um preço e software pagos são uma grande aposta hoje em dia devido à sua qualidade e gostava que, se utilizam ou preferem deste tipo de softwares que incluissem tambem na vossa opinião.

    Fico à espera das "respostinhas" :007: e espero que criem um bom "debate" que eu considero fundamental "debater".
     
    Última edição pelo moderador: 20 de Maio de 2009
  2. campista [PT]

    campista [PT] Power Member

    os programas freeware estão cada vez melhores, tens o exemplo do OO.
     
  3. petersaints

    petersaints Power Member

    Já para não falar que o melhor é um pouco relativo e que possivelmente já há tópicos do género abertos com bastante informação ;)
     
  4. flak

    flak Power Member

    Posso deixar-te aqui a minha opinião relativamente a vários programas que considero fundamentais para o meu uso habitual, tanto no meu pc de casa como nos pc's que me aparecem para limpar/formatar.

    Compressão - Winrar. Apesar de existirem boas alternativas freeware (7-zip é muito bom), o Winrar continua a ser o meu compressor de eleição. É bastante bug-free, tem uma interface simples e organizada, e tem muita funcionalidade, além de ter uma excelente performance para uso geral.

    Spyware - MalwareBytes AntiMalware. Nunca tive um programa anti-spyware fixo, por assim dizer. Normalmente experimentava o que estava mais à mão. Isto até ao dia em que tive que limpar um pc que estava num estado como eu nunca vi. Spybot, SuperAntiSpyware e AdAware, nenhum deles conseguiu limpar o pc. O MalwareBytes deixou o pc como novo, foi uma coisa impressionante. Daí que actualmente só uso este.

    Gravador de CD's/DVD's - ImgBurn. Depois de muitos anos a usar o Nero, e sempre a ver a quantidade de tralha que o Nero instala a aumentar de versão para versão, cheguei a um ponto que tive que deixar de o usar. Uma tez tive um problema com a instalação do Nero, e tive que usar o RevoUninstaller para remover manualmente cada uma das aplicações que o Nero instala. Para cada uma delas o Nero deixava pra trás mais de uma centena de entradas no registo do Windows. A partir daí procurei alternativas; depois de uma breve utilização do BurnAware, descobri o ImgBurn. É grátis, muito leve e pequeno, e repleto de funcionalidade. À partida fiquei logo satisfeito por ver que a interface parecia a do "falecido" DVD Decrypter, e depois de explorar melhor o software é fácil de ver que é mesmo muito completo.

    Audio player - Foobar. Usei o Winamp nos seus tempos áureos da versão 2.x. Entretanto passei para o WMP11. Quando comecei a preocupar-me mais com a organização da minha biblioteca de MP3, vi que o WMP é bastante limitado. Tem um aspecto bonito e é organizado, mas não permite controlo absolutamente nenhum em cenas básicas como ReplayGain, tags, album art, lyrics, etc.. eu sei que existem plugins para algumas coisas, mas o programa na sua essência não foi feito para que o utilizador possa mexer em tudo à sua vontade. O foobar é SUPER personalizável, gasta muito poucos recursos, é grátis, etc.. o único contra é que não é fácil de começar a usá-lo, não é propriamente noob-friendly como o WMP.

    MP3 Tagging - MP3Tag. Nem vale a pena falar dos outros, para ser sincero. Grátis, leve, MUITO completo a nível de features, e bastante flexível. Não tem concorrente (o Tag&Rename fica a milhas, na minha opinião).

    Gestor de partições/Discos - Acronis Disk Director Suite. Usei o Partition Magic durante bastante tempo, mas o DDS nunca me deu problemas e é muito poderoso. O Partition Magic é um bocado mais básico, não funciona bem no Vista, e chegou a dar-me problemas em certas operações.

    Backups - Acronis True Image. Deixei de usar o Symantec Ghost que usava já há muito tempo quando o Acronis me fez em 15 minutos o que o Ghost não me fez em duas horas. Long story, não vale a pena elaborar.

    Assim de repente, foram os que me lembrei. :)
     
  5. Ricmann

    Ricmann [email protected] Member

    7Zip - Compressão de ficheiros - Muito rápido a comprimir e particularmente a descomprimir ficheiros (mais rápido a descomprimir ficheiros .rar que o próprio WinRAR).

    Foxit Reader - Ler ficheiros .pdf - Interface muito agradável (separadores e tal). Bastante leve em termos de instalação erápido a abrir ficheiros (vence claramente o Adobe Reader).

    VLC Player - Vídeo player - Não necessita codecs e lê quase tudo.

    Firefox e Opera - Internet browsers - Dispensam apresentações. Os melhores.

    CCleaner, Defraggler e Recuva - Ferramentas de manutenção do S.O. - Os melhores para remover ficheiros temporários, desfragmentar e recuperar ficheiros, respectivamente. Utilizo estes 3 utilitários da mesma "editora" e tenho plena confiança neles.

    GIMP - edição de imagem - tem mais ferramentas que o MS Paint e é bastante fácil de usar.


    Não me parece que este tópico vá durar muito já que há muitos tópicos sobre o assunto. Ainda assim fica aqui o meu contributo.
     
  6. John Silva

    John Silva Power Member

    Recorro cada vez mais a programas OpenSource/Freeware e tenho obtido excelentes resultados! Inicialmente estranhei a mudança porque as alternativas não são clones, mas é perfeitamente natural, há sempre um período de tempo de adaptação.
    Sendo assim, eis a minha lista onde aparecem os programas que trabalhava à uns tempos atrás e os que agora uso:
    MS Office -> Open Office
    Photoshop -> Gimp
    Corel Draw -> InkScape
    Winrar -> Winrar/7Zip
    Outlook ( à muitos e muitos anos atrás ) -> Thunderbird + Lightning

    Apesar de não usar programas para 3D, dá uma olhadela ao Blender, o feedback deste programa é muito positivo.

    NOTA: Tal como aqui referiram, não há melhores ou piores, tudo depende do uso que lhe vamos dar. Para mim, as alternativas revelaram-se mais do que satisfatórias, conseguiram sem qualquer problema substituir o software proprietário e o custo de investimento foi ZERO!
     
  7. Sim, eu uso dos dois tipos, tanto freeware/open source como shareware, e acredito nas possibilidades e capacidades dos programas pelo qual não precisamos de pagar. Um dos casos mais simples é o open office que respondendo ao John Silva ao campista [pt] é um progama grátis e que a ultima versão é quase uma cópia do Microsoft Office 2003. Outro exemplo é o blender, eu uso e acho extrodinário o que esse software faz, para alem do preço que ele é: de graça.
    O software free é relativamente dificil de uma pessoa se habituar com é o extremo exemplo de quem usa Photoshop e depois vai usar o gimp... e quando isto acontece com windows users e que passam a linux users muitos deels desistem.
     
  8. John Silva

    John Silva Power Member

    Não se trata de ser um software gratuito, é por ser diferente ! O problema é que estamos habituados a fazer determinadas tarefas de uma certa forma que quando somos obrigados a fazê-la de forma diferente, parece que o cérebro dá um nó ! Ou seja, somos um pouco comodistas e não gostamos de alterar os métodos aos quais já estamos habituados.
    Usei durante muitos anos o Corel e quando passei para o InkScape parecia-me tudo muito estranho, muitas coisas que fazia no Corel com alguma simplicidade por já conhecer os passos que tinha que dar, no InkScape ficava ás aranhas tentando perceber como fazê-las. Claro que inicialmente desanimei um pouco, mas por ter insistido e perdido um pouco de tempo a apreender a trabalhar com o InkScape, foi altamente recompensador.
     
  9. Sim , o caso é esse. É uma pessoa estar habituada àquele software mesmo que seja pago e depois o chamamento do freeware e open source acontece. Bem ... na minha opinião o software grátis tem todas as capacidades dos pagos mas é mais difícil para quem usa os pagos e passar a free.
     
  10. Lloyd

    Lloyd Power Member

    A primeira barreira á utilização de software freeware é a desconfiança. Se há um produto que foi desenvolvido para gerar lucro, um que seja desenvolvido sem fins lucrativos será inferior em vários aspectos, pensa-se. Foi essa uma das minhas primeiras barreiras à utilização deste tipo de software. Agora uso todo o software gratuito que posso, e vejo que é regularmente o mais adequado às minhas necessidades. E regra geral é "melhor" (palavra muito ambígua) que o software pago.
     
  11. RAphaeli

    RAphaeli Power Member

    Free

    Eu uso muitos programas grátis, para mim fazem a mesma coisa, mas custa um bocado habituar não sei porque mas pronto.
    Ficam aqui alguns dos que uso:

    OpenOffice
    Malwarebytes' Anti-Malware
    Express Burn
    Foxit Reader
    Gimp

    Não sei se há algum messenger para Windows sem ser o Windows Live Messenger, mas gostava de saber.
     
  12. Sim, há .. tens por exemplo o aMSN (http://www.amsn-project.net/download.php) e o emesene (http://www.emesene.org/download.html), que são referencias no Linux (ubuntu por exemplo) e que fazem a mesma coisa, só não tens a comodidade do servidor da Microsoft para as funções do live, etc. Recomendo vivamente estes dois instant messengers pois, apesar de o Windows Live Messenger ser grátis e sendo um pouco anti-egemonia-microsoft, usas estes que até ja ficas preparado se fores usar o linux. =)
     
  13. RAphaeli

    RAphaeli Power Member

    :)

    Eu uso linux (kubuntu) mas esses em linux so o amsn e que tem suporte de webcam, e esses em windows tem ?
     
  14. Dá pois, tem lá, pelo menos na ultima versão.
    http://img43.imageshack.us/img43/8329/postq.png


    Embora ache estranho não dar para fazer ligações com webcam na versão kubuntu, tens a certeza que é a ultima versão?
     
  15. RAphaeli

    RAphaeli Power Member

    No Linux dá webcam sim, mas estou a falar do emesene em Windows se tem. Porque em linux não tem para enviar video so receber. Percebes-te ?
     

  16. Tipo tive agora a ver e se quiseres um Instant Messenger com bons recursos mas um bocadito mais pesado (nada que se compare a live messenger) usa o aMSN que sim dá para conversaçoes por webcam, se quiseres um IM mais levezinho com capacidade de levares para todo o lado (o aMSN tambem dá) usa o emesene que, respondendo-te à pergunta não dá para conversaçoes por web cam.
     
  17. redshot

    redshot Electromoderator
    Staff Member

    Boa tarde.

    Este tópico poderia ter-se tornado interessante, mas está a tomar o caminho do OS e do Freeware. Para tal já existe um tópico que fala exactamente disso em sticky.

    Portanto, se alguém tiver a iniciativa de querer pegar nisto e fazer dela uma thread séria (e original), que se centre no "Best Of" dos Softwares pagos (para assim evitar a redundância), em vez de um repost, Contacte o Staff.

    Cumprimentos
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página