MMO O mercado dos MMOs - numeros vs mitos

Vassago

Power Member
Tenho notado que aqui pelas bandas da Zwame há uma imensa confusão no que diz respeito aos números de subscrições dos mmos.
Isto é basicamente explicável pelo facto da maioria dos jogadores que frequentam este forum terem entrado no género através do WoW, e muitos nem sequer conhecerem mais mmo nenhum.

Tenho notado que é muito frequente referirem-se a números de subscrições na casa das centenas de milhar como maus resultados, o que na realidade é um completo disparate apenas explicável pelo "fenómeno" WoW que tem uma adesão anormal dentro do mundo dos videojogos, e por isso mesmo não pode de forma alguma ser considerado para efeitos de análise de sucesso dos restantes mmos.

Como palavras de nada valem sem numeros a apoiar, aqui ficam algumas estatísticas que embora desactualizadas continuam a servir bem o propósito de desmitificar este mercado:

Subscriptions_8846_image001.png


Neste 1º grafico podem ver o numero de subscritores dos mmorpgs de com maior adesão em Abril de 2008.
Como podem reparar o WoW atinge valores completamente inéditos, mas observemos então o grafico seguinte:

Subscriptions_11327_image001.png


Este gráfico contem apenas os mmos com menos de 700k de subscritores, ou seja a maioria dos jogos. Apenas WoW, Lineage 1 e 2 e Runescape atingem valores acima e por isso sao excluídos do grafico.

É engraçado analizar os valores deste 2º gráfico.
Títulos de indiscutível qualidade como UO, SWG, DAoC e EQ2 tiveram picos na ordem dos 300k e mesmo assim são indicutíveis sucessos e verdadeiros marcos da industria dos mmos.
Mais engraçado ainda será reparar nos 2 mmos da Turbine, o LotrO e o DDO. O 1º conta com uma média de 150k e o 2º apenas 50k, no entanto a Turbine é sem qualquer dúvida a compania que mais e melhores content updates oferece e no total dos 2 jogos tem apenas 200k de subscrições...

Agora um pouco de cálculo:
13€ x 100.000 subscrições dão uma receita de 1.3 milhões de euros todos os meses.
Sinceramente acreditam que os servidores e updates de um mmo representam custos que sequer chegem perto desses valores? Penso que ninguem é tão ingénuo a esse ponto...
Mais, acham que um negócio que gera uma receita de 1.3 milhões de euros mensais não é um negócio de rentável e por isso um sucesso? :rolleyes:
E tudo isso com "apenas" 100.000 subscrições.

Deixo mais um gráfico, desta vez com o numero de subscrições em jogos com menos de 120k:
Subscriptions_12180_image001.png


Enraçado não é? a quantidade de jogos que segundo a maioria dos leitores deste forum são fracassos :rolleyes:
Pois aparentemente a SOE é uma cambada de burros pois mantêm o Vanguard online com apenas 40k... e o Anarchy Online que é um reconhecido marco do género e afinal nem aos 40k chegou depois do pico inicial? E o Neocron 2 que nem a 10k chega, será tambem uma porcaria? E mais engraçado ainda, então o "gigante" Second Life que afinal anda abaixo dos 100k?

Enfim, espero que com isto aprendam um bocadinho sobre a realidade dos mmos e pensem duas vezes antes de postarem da proxima vez comentários depreciativos e sem qualquer nexo tipo:
- "O AoC tem 400k, logo = fail, lolz"
- "O Tabula Rasa fechou os servers pq tem 70k, lolz"
- "O WAR tem 300k, é preocupante" :rolleyes:


E por fim termino com uma pequena reflexão:
Penso que estaremos todos de acordo que mais subscrições deveria signficar melhor suporte pós-lançamento, certo?
No entanto o melhor suporte vem de uma companhia com um dos mais baixos índices de subscrições (Turbine: LotrO e DDO). Como será isso possível?
Não se interrogam onde vão parar os 143 milhoes de euros que todos os meses entram nas contas da Blizzard?
Não será no mínimo hilariante que ainda por cima tenham de pagar pela re-utilização do mesmo conteudo (Naxx na Wotlk)?

PS: a fonte desta informação é http://www.mmogchart.com/charts/ e os numeros referem-se a Abril de 2008.
 
Eu não sei onde é que no gráfico aparece Age of Conan, disseste 400k = fail. Eu não acho, eles dizem que tiveram em dois meses ou no arranque 400 mil assinaturas. O jogo ainda agora começou e a comunidade esta a aumentar e cada vez a funcon esta a lançar patches melhor para o Age of Conan ( esta informação foi dada aqui por alguns users obg :P). Eu nao sei se o AoC que disseste representa o Age of Conan mas, se for eu acho que nao representa um fail, significa que em dois meses ou mais conseguiram 400 mil assinaturas e eles querem que suga mais, se nao for o Age of Conan cuidado com as abreviaturas.
 
Só estranho realmente o facto do Second Life estar presente... wtf? Não é de desmentir o que disseste pois realmente concordo contigo, mas só este facto leva-me a considerar a credibilidade dos autores dessas estatísticas... lol.

Anyways, bom post. ;)
 
Tu sabes que esse site não tem qualquer informação oficial certo?

Nem tudo o que está na Internet é a verdade. Da próxima vez e antes de postar algo do género verifica as tuas fontes e acima da tudo verifica as fontes das tuas fontes.

Tirando as companhias publicas (cotadas em bolsa) nenhum dos outros numeros tem uma fonte fiável de forma a tirar essas conclusoes.

Esse site não é nem nunca foi de confiança.
 
Eu não sei onde é que no gráfico aparece Age of Conan, disseste 400k = fail.

Eu não escrevi isso. Ora lê lá outra vez mas com mais atenção e vê se percebes o significado dessa frase...
Estou a condenar quem considerou que 400k = fail, ao contrário daquilo que afirmas. Esse teu erro é muito comum neste forum: as pessoas lêem as coisas por alto e postam coisas desadequadas. :rolleyes:

Já agora:
AoC = Age of Conan, saiu no final de 2008 e as estatísticas reportam a Abril de 2008 por isso não está incluído como é natural.
DAoC = Dark Age of Camelot, não confundam os 2.


Só estranho realmente o facto do Second Life estar presente... wtf? Não é de desmentir o que disseste pois realmente concordo contigo, mas só este facto leva-me a considerar a credibilidade dos autores dessas estatísticas... lol.

Anyways, bom post. ;)

Revenant, interpretaste mal o gráfico e nao prestaste atencao aquilo que escrevi. Neste gráfico estao os mmos e nao apenas os mmorpgs. Second Life é um mmo, logo está muito bem na lista.

Quanto á fonte é credível e está incluída no fundo do meu post.
 
Tu sabes que esse site não tem qualquer informação oficial certo?

Nem tudo o que está na Internet é a verdade. Da próxima vez e antes de postar algo do género verifica as tuas fontes e acima da tudo verifica as fontes das tuas fontes.

Tirando as companhias publicas (cotadas em bolsa) nenhum dos outros numeros tem uma fonte fiável de forma a tirar essas conclusoes.

Esse site não é nem nunca foi de confiança.

As fontes desses numeros estao totalmente especificadas no proprio website. Algumas sao oficiais outras sao das contagens mais aproximadas que foi possível apurar.

Tanto quanto sei é o estudo mais fidedigno e completo sobre esta matéria que está actualmente disponível na internet.

Seja como for, para os efeitos a que se destina este tópico estes dados sao mais que suficientes, pois pretende-se demontrar uma ordem de grandezas e nao especular sobre valores exactos.
Se quiseres saber as margens de erro tambem estao disponíveis nesse website.
Se tens dados contrários, mais actuais ou mais precisos aproveita e contribui com informacao factual pois é de factos e desmitificacao que este tópico trata.
 
Última edição:
As fontes desses numeros estao totalmente especificadas no proprio website. Algumas sao oficiais outras sao das contagens mais aproximadas que foi possível apurar.

Tanto quanto sei é o estudo mais fidedigno e completo sobre esta matéria que está actualmente disponível na internet.

Seja como for, para os efeitos a que se destina este tópico estes dados sao mais que suficientes, pois pretende-se demontrar uma ordem de grandezas e nao especular sobre valores exactos.
Se quiseres saber as margens de erro tambem estao disponíveis nesse website.
Se tens dados contrários, mais actuais ou mais precisos aproveita e contribui com informacao factual pois é de factos e desmitificacao que este tópico trata.

Ok, vou-te dar um exemplo muito especifico, do próprio site:

The Lord of the Rings Online (Accuracy Rating: B)
Launched on April 24, 2007, LotrO has been a big success for Turbine, winning several awards and garnering many positive reviews. While exact subscriber numbers have never been officially released, in August 2007 Turbine claimed LotRO was the second largest MMORPG developed in North America. This leaves out games like RuneScape, Dofus, and EVE Online; essentially, Turbine was indicating that the game had more current subscribers than EQ or EQ II, but less than World of Warcraft. Based on this statement, I estimate that as of August 2007 LotRO had approximately 200,000 subscribers. Inside sources place the number of active subscribers at 150,000 as of December 2007. http://www.lotro.com/


B – This indicates that while some of the data points shown may be official, a substantial number come from press articles, unproven inside sources, or other indirect means. The numbers may not be exact for the MMOG in question, but are certainly in the ballpark.


Ou seja, baseado numa unica frase o autor do site adivinha que o numero esteja algures entre os 200.000. Eu acho que ele pode nao andar muito longe. Mas eu tb posso adivinhar da mesma forma. Achas que sou uma fonte fidedigna?

Volto a repepetir: Apenas os numeros de empresas cotadas em bolsa poderão ser fidedignos. Tudo o resto o autor tirou da cartola.

Empresas como a Blizzard/Activision, Funcom, EA e Sony teem de dar esses numero publicamente. Empresas privadas como a Turbine ou a CCP não são obrigados a divulgar esses numeros e muitas das vezes nunca o fazem.
 
Acabaste de confirmar exactamente aquilo que tinha dito: as fontes estao todas indicadas e como demonstras no teu quote até classificam os dados com graus de certeza.
Isso é prova mais que evidente que é um estudo sério, e os valores são os mais fidedignos que é possível apurar.

No meu entender estes dados são mais que suficientes para demonstrar que a grande maioria dos mmos tem subscricoes inferiores a 300k e isso nao faz deles fracassos ou maus jogos ao contrário do que normalmente se apregoa nos vários tópicos aqui da Zwame.

Mais uma vez te lanço o desafio de corrigires e colocares valores ainda mais aproximados, só temos todos a ganhar com isso, e mais uma vez te lembro que o objectivo deste tópico é explicar a ordem de grandezas dos números de subscrições e nao discutir valores exactos pois nesse caso nem se podem usar estes dados visto que datam de Abril de 2008.
 
Acabaste de confirmar exactamente aquilo que tinha dito: as fontes estao todas indicadas e como demonstras no teu quote até classificam os dados com graus de certeza.
Isso é prova mais que evidente que é um estudo sério, e os valores são os mais fidedignos que é possível apurar.

No meu entender estes dados são mais que suficientes para demonstrar que a grande maioria dos mmos tem subscricoes inferiores a 300k e isso nao faz deles fracassos ou maus jogos ao contrário do que normalmente se apregoa nos vários tópicos aqui da Zwame.

Mais uma vez te lanço o desafio de corrigires e colocares valores ainda mais aproximados, só temos todos a ganhar com isso, e mais uma vez te lembro que o objectivo deste tópico é explicar a ordem de grandezas dos números de subscrições e nao discutir valores exactos pois nesse caso nem se podem usar estes dados visto que datam de Abril de 2008.

Olha, desculpa meu ter entendido mal isso, é que eu estou para comprar o AoC a um fail (foi o que percebi) questionei isso porque muitos dizem que ele é muito bom foi so isso. Mas, como ves admito que falhei e nao entendi bem. xD

Aqui ninguem tem estatisticas das subscrições mais actuais.
 
Acabaste de confirmar exactamente aquilo que tinha dito: as fontes estao todas indicadas e como demonstras no teu quote até classificam os dados com graus de certeza.
Isso é prova mais que evidente que é um estudo sério, e os valores são os mais fidedignos que é possível apurar.

No meu entender estes dados são mais que suficientes para demonstrar que a grande maioria dos mmos tem subscricoes inferiores a 300k e isso nao faz deles fracassos ou maus jogos ao contrário do que normalmente se apregoa nos vários tópicos aqui da Zwame.

Mais uma vez te lanço o desafio de corrigires e colocares valores ainda mais aproximados, só temos todos a ganhar com isso, e mais uma vez te lembro que o objectivo deste tópico é explicar a ordem de grandezas dos números de subscrições e nao discutir valores exactos pois nesse caso nem se podem usar estes dados visto que datam de Abril de 2008.

Eu não vou mandar números para o ar como o autor desse site fez.

Vou concatenar a frase para perceberes melhor de onde ele tirou o numero magico de 200k subscritores:

"In August 2007 Turbine claimed LotRO was the second largest MMORPG developed in North America. (...) Based on this statement, I estimate that as of August 2007 LotRO had approximately 200,000 subscribers."

Ora, a Turbine dizer que tem o 2º maior numero de subscrições dos jogos criados na América do Norte poderia ser qualquer numero desde 0 até aos 11M do WoW. De onde ele tirou exactamente ou aproximadamente 200k, ele não explica... porque tb não sabe. Inventou. Isto para mim é claro.

Eu não duvido que o numero de subscritores na altura não andasse por volta desses números. Mas como não sou adivinho é apenas isso, a minha suposição. Agora para saberes a razão do autor e dos seus números tens de ler uma FAQ com 1000+ linhas. Acho que a maioria das pessoas não a vai ler e, como o nosso OP fez, vai tomar esses números como verdade cósmica e irrefutável, o que não é verdade.

No entanto concordo contigo quando dizes que não é preciso milhoes de subscrições para um MMO ter sucesso. Acho que qualquer coisa acima dos 75-100k já é muito bom e bastante sustentável.

Para quem estiver interessado encontrei este estudo durante esta semana. Também são apenas suposições de uma empresa financeira sobre os 10 MMO's mais lucrativos de 2008.

Resumo:

1. World of Warcraft, launched 2004
Genre/Platform: Western MMORPG; client install with 3D graphics
Revenue sources: Monthly subscription, retails sales, prepaid cards (in Asia)
DFC estimated 2008 revenue: $500 million-plus


2. Fantasy Westward Journey, launched 2004
Genre/Platform: Asian MMORPG, client install with 2.5D graphics
Revenue sources: Prepaid cards
DFC estimated 2008 revenue: $150-$500 million


3. Maple Story, launched 2003
Genre/Platform: Asian MMORPG for kids, client install with 2D graphics
Revenue sources: Microtransactions, prepaid cards, international licensing
DFC estimated 2008 revenue: $150-$500 million


4. Shanda (company, includes Legend of Mir and World of Legend series), launched 2003
Genre/Platform: Asian MMORPG, client install with 2.5 graphics
Revenue sources: Prepaid cards, virtual item sales, freemium subscriptions
DFC estimated 2008 revenue: $150-$500 million


5. Lineage I and Lineage II , launched 1998 and 2003
Genre/Platform: Asian MMORPG, client install with 2.5 graphics (Lineage) and 3D graphics (Lineage II)
Revenue sources: Subscription, prepaid cards
DFC estimated 2008 revenue: $150-$500 million


6. Runescape
Genre/Platform: Western MMORPG for kids, web-based with 2.5D graphics
Revenue sources: Premium subscription, prepaid cards, real-world advertising
DFC estimated 2008 revenue: $50-$150 million


7. Club Penguin, launched 2006
Genre/Platform: Virtual world for kids, web-based 2.5D graphics
Revenue sources: Premium subscriptions, prepaid game cards
DFC estimated 2008 revenue: $50-$150 million


8. Lord of the Ring Online
Genre/Platform: Western MMORPG, client install with 3D graphics
Revenue sources: Subscription, retail sales
DFC estimated 2008 revenue: $50-$150 million


9. Warhammer Online
Genre/Platform: Western MMORPG, client install with 3D graphics
Revenue sources: Subscription, retail sales
DFC estimated 2008 revenue: $50-$150 million


10. Age of Conan
Genre/Platform: Western MMORPG, client install with 3D graphics
Revenue sources: Subscription, retail sales
DFC estimated 2008 revenue: $50-$150 million





 
Nao percebo qual é o teu objectivo e perseguição ao LotrO, mas como tu proprio indicaste o autor divulgou totalmente os seus critérios de estima. Nao está nada ocultado de ninguem, cabe a cada um avaliar cada uma das estimas que lhes interessem.
A mim esse numero de 200k tambem parece adequado, e ao contrario do que dizes conheco bem esse website á muito tempo e já o li na íntegra muito antes de colocar este topico.

Criei este topico nao para divulgar esse website mas sim porque já me andavam as cansar os argumentos que vejo constatemente na Zwame a dar a entender que todos os mmos que nao ultrapassem o milhao das subscricoes sao automáticamente maus e considerados fracassos, o que demonstra uma completa ignorancia do mercado dos mmos!

No entanto mais uma vez digo, o que interessa para este tópico é a ordem de grandezas, e como tu próprio dizes o numero de 200k parece minimamente adequado.
Isso basta para este comparativo uma vez que o que se está a tentar provar é que a maioria dos mmos nao ultapassa sequer 1milhao de subscricoes, qto mais 11 milhoes.
Se no caso concreto do LotrO sao 100k, 200k ou mesmo 500k isso em nada afecta as conclusoes deste tópico, por isso embora interessante nao é este o local para essa discucao.
 
Nao é perseguição. Apenas acho que as formas de como são achados os numeros de subscritores nesse site são tirados da cartola. A maioria desses numeros são suposições como tu e eu temos sem nenhum fundamento de verdade.

De resto, como já disse, concordo contigo. Um jogo com 75k+ subscrições já vai muito bem na vida.

Por exemplo, estima-se que o AoC tenha à volta de 125 mil subscritores actualmente. 125k subscritores são €1.850M por mês... nada mau.
 
Revenant, interpretaste mal o gráfico e nao prestaste atencao aquilo que escrevi. Neste gráfico estao os mmos e nao apenas os mmorpgs. Second Life é um mmo, logo está muito bem na lista.

Quanto á fonte é credível e está incluída no fundo do meu post.

Pessoalmente não considero sequer o Second Life um MMO. Até porque se voltarmos às origens do que realmente é suposto ser o Second Life veremos que nada tem a ver com jogos. Mesmo não tendo conseguido cumprir todos os seus objectivos de "uma realidade alternativa activa" onde tudo é possivel, especialmente negócios, o Second Life não deixa de ser apenas um MSN com muitas features.
MMO implica ser Massive Multiplayer Online, termo esse que remete para jogo por isso é que não considero ser correcto o facto de ele integrar essa lista.


Quanto ao facto da fonte ser credivel ou não a mim parece-me ser, pelo menos no minimo aceitavel pois como toda a gente sabe estas estatisticas são apenas isso: estatisticas. São sempre susceptiveis a influencias e não representam os dados exactos reais. Já para nem falar que estes numeros são realmente antigos e já datam de há meio ano.
Os factos apontados pelo Vassago verificam-se. O unico ponto que poderá ser dubio é realmente discutir qual os mmos que se verificam marcos e com baixo numero de subscrições. Mas uma coisa é certa e nisso concordo a 100%, os numeros não fazem de forma alguma o jogo. Muita gente num jogo no máximo apenas implica duas coisas: Servidores mais lotados (e toda a gente sabe os problemas que se podem originar com isto) e atendimento ao cliente menos rentável.
 
Pessoalmente não considero sequer o Second Life um MMO. Até porque se voltarmos às origens do que realmente é suposto ser o Second Life veremos que nada tem a ver com jogos. Mesmo não tendo conseguido cumprir todos os seus objectivos de "uma realidade alternativa activa" onde tudo é possivel, especialmente negócios, o Second Life não deixa de ser apenas um MSN com muitas features.
MMO implica ser Massive Multiplayer Online, termo esse que remete para jogo por isso é que não considero ser correcto o facto de ele integrar essa lista.

Compreendoo teu ponto de vista, mas continuo a concordar com o autor do website ao incluir o Second Life, pois embora fuja aos objectivos habituais em videojogos continuas a ser um "roleplayer" pois estás a "jogar" um papel de um alter-ego virtual, e se és um "roleplayer" num mundo virtual onde te cruzas com centenas/milhares de outros roleplayers, então estamos claramente perante um massive multiplayer online ;)

Mesmo assim e não sendo o Second Life um jogo por essencia, continua a ser interessante nestas estatísticas pois ajuda a reforçar que os numeros normais de um mmo andam na ordem dos 100-300k e não na ordem dos milhões como pensa a grande maioria da população da Zwame.
 
Última edição:
Compreendoo teu ponto de vista, mas continuo a concordar com o autor do website ao incluir o Second Life, pois embora fuja aos objectivos habituais em videojogos continuas a ser um "roleplayer" pois estás a "jogar" um papel de um alter-ego virtual, e se és um "roleplayer" num mundo virtual onde te cruzas com centenas/milhares de outros roleplayers, então estamos claramente perante um massive multiplayer online ;)

Mesmo assim e não sendo o Second Life um jogo por essencia, continua a ser interessante nestas estatísticas pois ajuda a reforçar que os numeros normais de um mmo andam na ordem dos 100-300k e não na ordem dos milhões como pensa a grande maioria da população da Zwame.

Farfetched mas aceitável. :P
 
Pessoalmente não considero sequer o Second Life um MMO.
e que tal Massive Multiuser Online? *gasp* tambem tem as iniciais MMO, como é isso possivel? OMG!!!111oneoneone

O Second Life pode nao ser um jogo em si, mas é uma plataforma para os mais variados jogos online multiplayer, incluindo concursos de creatividade, RPGs, FPSs, etc. Neste programa dá para brincar (play -> player?) com formas geometricas e outras coisas para criar objectos.
não se pode dizer que não é um MMO.
 
e que tal Massive Multiuser Online? *gasp* tambem tem as iniciais MMO, como é isso possivel? OMG!!!111oneoneone

O Second Life pode nao ser um jogo em si, mas é uma plataforma para os mais variados jogos online multiplayer, incluindo concursos de creatividade, RPGs, FPSs, etc. Neste programa dá para brincar (play -> player?) com formas geometricas e outras coisas para criar objectos.
não se pode dizer que não é um MMO.

Não deves ter bem noção de onde é que nasceu a sigla e qual o seu objectivo...

Pensa antes de falar:

A massively multiplayer online game (also called MMOG or simply MMO) is a video game which is capable of supporting hundreds or thousands of players simultaneously. By necessity, they are played on the Internet, and feature at least one persistent world. They are, however, not necessarily games played on personal computers. Most of the newer game consoles, including the Xbox 360, PlayStation Portable, PlayStation 3, Nintendo DS and Wii can access the Internet and may therefore run MMO games.
MMOGs can enable players to cooperate and compete with each other on a large scale, and sometimes to interact meaningfully with people around the world. They include a variety of gameplay types, representing many video game genres.

Para além do mais que eu falei de opinião pessoal, não tens nada que vir para aqui dar ares de inteligência.
 
Última edição:
Não deves ter bem noção de onde é que nasceu a sigla e qual o seu objectivo...

Pensa antes de falar:
Second Life representa todas as caracteristicas presentes nesse quote. Claro, parcialmente não o programa base em si, mas o que as pessoas fazem dele.

Para além do mais que eu falei de opinião pessoal, não tens nada que vir para aqui dar ares de inteligência.
opiniões pessoais existem para ser desafiadas. Quando duas pessoas tem opiniões divergentes cada uma apresenta factos que suportam a sua opinião e daí nasce uma discussão. Claro isso, ou pode-se simplesmente deixar :P
ok admito que vim um pouco smartass, mas o unico outro comentario que tinha é algo que ja foi dito e discutido: os dados usados nos graficos não são necessariamente verdadeiros e como tal não se pode dar total confiança nisso.
 
Back
Topo