1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O meu 1º Mac, um MacBook. Algumas questões.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por nulio, 1 de Dezembro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 2066)

1. nulio

nulio I quit My Job for Folding

Boas ppl,

Liguei hoje pela primeira vez o meu MacBook.

Duas coisas que me saltaram logo à vista:

-o MacSafe deu logo luz vermelha em vez da amarela ou verde, já pesquisei pelo fórum e pelo suporte da Apple mas não encontrei nada. O que quer dizer? Edit: já está verde. Será que a tradução para português não está certa e deveria dizer laranja escuro ou vermelho em vez de amarelo? É que aquilo era tudo menos amarelo. :P

-notei nas primeiras imagens, nos fundos lisos cinzentos e azul, que a parte inferior, especialmente perto dos cantos, parecem mais claros, talvez um pouco de backbleeding? Parecem umas gotas de água do tamanho dos polegares a sairem dos cantos em direcção ao centro do ecrã.

Ainda sobre o ecrã já corri o PiXel Check e não encontrei nenhum pixel morto :) No entanto em todos os fundos menos o preto notei os cantos inferiores mais escuros e com as cores menos vivas.

Será que tenho algum problema com o ecrã?

Umas outras pequenas questões:
    -mesmo em "Better Performance" quando ligamos e desligamos o MacSafe é suposto o ecrã mudar o "brilho"?
    -dá para esconder a dock para ter maior área de trabalho em determinado software? Como se tira a "base" para ficarmos apenas com os ícones?

Já agora, algumas dicas que queiram dar aqui ao tenrinho?

Cumps

Última edição: 1 de Dezembro de 2007
  2. OldMan

OldMan Power Member

Quanto à luz creio que o normal é ser um laranja avermelhado quando está a carregar e verde quando está a bateria completamente carregada.

Essa do brilho mudar creio que tem a ver com as configurações de energia do system preferences.

Em relação à dock podes usar uma app chamada ClearDock que te deixa mudar a cor/opacidade da dock/border.
    Para esconder a dock podes usar o cmd+alt+d

3. nulio

Ok. Erro na tradução, o manual diz amarelo.

No energy saver podemos alterar o tempo inactivo necessário para o monitor entrar em modo sleep tanto em carregamento ou em bateria mas não vejo opção para perder ou ganhar brilho quando se liga ou desliga o cabo de alimentação.
    Será que é suposto mesmo com better performance em ambos os modos, o monitor nunca ficar com o brilho máximo quando apenas com a bateria? Edit: estive a ver o "displays" no "system preferences" e ele baixa automaticamente o brilho quando se desliga o cabo. Não dá para mudar isto?

Era mesmo esse o programa que estava a ver se encontrava. Xii já tinha visto isso nas opções mas o "Turn Hiding On" a minha parecia-me um "Turn Hiding: On".

Edit: instalei o clear dock mas depois não consigo correr o .ape. Supostamente era com o application enhancer né? Mas acho que li algo a dizer que não corre no Leopard. Edit2: já vi no site dos criadores do Clear Dock que este não corre mesmo no Leopard.

Uma outra questão, estou agora a usar ArchiCad e pergunto-me se haverá alguma maneira de maximizar totalmente o programa e juntar as várias barras? Isto para maximizar a área de trabalho e não carregar acidentalmente no desktop que aparece nas brechas entre as várias janelas e barras do programa.

Thanks & Cumps

Última edição: 1 de Dezembro de 2007
  4. OldMan

OldMan Power Member

My bad, não sabia que tavas com o leopard... mas há por aí algumas threads a falar sobre dock e leopard, faz um search que pode ser que encontres algo útil.

Quanto ao brilho: system preferences > energy saver > settings for: battery > verifica o check na opção "reduce the brightness of the built-in display when using this power source". Mais uma vez, não sei se no leopardo está assim.

Em relação ao CAD a única coisa que posso dizer e' que normalmente no canto inferior direito tens maneira de com um click e arrasto mudar o tamanho da janela, fora isso não sei dizer mais nada.

5. nulio

Sobre o brilho, está assim também, eu é que ainda não encontro muitos dos cantinhos :mad: hehe uma coisa resolvida, thanks :)

Pois já arrastei uns quantos, mas parece ficar sempre umas frechas que são chatas.

Em Mac OS X dá para maximizar as janelas como em windows? Carrego no mais e ficam apenas um pouco maiores. Existe também alguma maneira de mudar rapidamente de janelas? Tipo o alt+tab, é que ter de ir à dock procurar não me está a parecer muito rápido.

Cumps

6. g4j0

g4j0 Power Member

F9 para escolhe-las com a ajuda do Exposé, ou mesmo alt-tab fazendo cmd+tab :P

7. nmat

nmat To fold or to FOLD?

Command-< se quiseres alternar entre janelas da mesma aplicação.

8. nulio

Hehe já domino o cmd+tab :D mas acontece uma cena pouco lógica, minimizo tudo e depois ao seleccionar algo com o cmd+tab não abre, aparece na menu bar mas continua minimizado.

Não consegui, abri duas janelas do finder e depois tentei cmd+ < (e cmd+ -) mas não alternou.

Cumps

Última edição: 2 de Dezembro de 2007
  9. g4j0

g4j0 Power Member

isso é um problema do cmd+tab mesmo.
    pelo que sei, tens duas opções:

1) passar a fazer "hide"(cmd H) em vez de minimizar, e assim ao fazeres cmd+tab elas aparecem;
    2) sacar o Witch que te serve de "alt+tab enhanced", e que tem opção para desminimizar janelas :)

10. nmat

nmat To fold or to FOLD?

O atalho é cmd+< ou cmd+>. No Tiger está a funcionar bem, só se não dá no Leopard...

11. nulio

O cmd+h já ajuda com o cmd+tab :) mas não esconde é a última janela aberta :(

Ver se saco o witch :D

Pois se calhar não dá no Leopard, faço cmd+(tecla ><) e cmd+shift+(tecla ><) e não alterna as janelas.

Thanks pela paxorra :)

Só tenho pena que o minimizar e o maximizar não funcionem como no windows, pode ser por não estar habituado mas acho menos útil desta maneira. Agora não saber uma boa maneira de rapidamente e com o teclado abrir algo minimizado é chato.

Cumps

12. Demio

Demio Power Member

No Mac OS X não precisas de minimizar coisas. Quando mudei de Windows para Mac OS X foi das primeiras coisas que me fez confusão.

No Mac OS X é mais fluido o trabalho: se queres ir para outra App, clicas no icon dela na Dock e pronto já tá. Troca-se entre apps pela dock e pelo cmd+tab. Quando é entre janelas da mesma App, usa-se o exposé (F10), ou o menu Window.

As únicas vezes que uso o minimize é quando muito raramente quero esconder uma certa janela e poder voltar a aceder-lhe rápidamente.

13. OldMan

OldMan Power Member

Isso do minimizar por acaso não me fez confusão quando me mudei porque no windows tinha que usar a barra com tamanho duplo, por causa das janelas todas que tinha aberto.

Como o Demio disse, depois que descobri o cmd+h nunca mais minimizei janela nenhuma, o que às vezes minimizo são janelas do finder para poder aceder mais directamente à janela que preciso. De resto cmd+tab ou cmd+shift+tab (para andar da esquerda para a direita ou ao contrário) resolvem bem.

Ahh, e já agora, também podes clicar cmd+tab e passar o rato por cima dessa janelinha para selecionar a janela que queres abrir, isto a mim não me dá assim tanto jeito porque se mexer o rato sem crer ele muda-me para aquela app.

14. nulio

Pois, é uma quesão de hábito :) Thanks por partilhar ;)

Acho que agora apenas curtia saber como mudar entre janelas da mesma aplicação sem ter de mexer no rato, tipo o ctrl+tab do windows. Edit: descobri cmd+shift+`. Ver se depois o mudo se der. Dá para mudar este tipo de "atalhos"?
    É pena que o hide não funcione para o último programa por esconder.

Depois é ver se atino com as várias barras do archicad que deixam desktop à mostra por trás em vez de ser tudo archicad como no windows. Será que o photoshop também fica assim?

Cumps

15. OldMan

OldMan Power Member

A cena do hide só acontece com algumas app, pelo menos com o iTunes, Mail e Camino dá para esconder sendo a única.

16. kidloco

kidloco Power Member

Sim. E depois de te habituares não vais querer outra coisa.

17. nulio

Yeop afinal também consigo esconder o iTunes. É pena não dar mesmo para fechar o Finder para deixar de aparecer no cmd+tab.

18. nulio

Mas não se pode tornar chato ir parar sem querer ao desktop?

E tem sido uma chatice adicionar novas barras, sempre que adiciono uma tenho de estar a arranjar as restantes para ter onde colocar a nova. Em windows era só enfiar entre as outras.

19. JPCarvalhinho

JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

pois... não existe o conceito de maximizar para o ecrã completo em Macosx (excepto em programas de video)

Vais-te habituar, mas vaiº-te acontecer muitas vezes...

Existem três estados de funcionamento da visualização:
    activo - visíviel
    Escondido -
    Minimizado - Recohido para o dock esta última deverá ser usada mesmo quando a aplicação não é necessária.

Por vezes vais-te assustar com a quantidade de janelas abertas, mas nada que o exposé não ajude... e agora o spaces.

20. nulio

Agora não me vou habituar a nada, ecrã avariado e toca a esperar que a fnac receba mais MacBooks. :(

Já houve alguma vez algum MacMeet? Era uma cena fixe para dar e trocar dicas, mostrar software "ao vivo" e troca de ficheiros, tanto para pessoal já mais habituado ao mundo mac e principamente para os tenrinhos.

Cumps

Partilhar esta Página