O meu 1º Overclock (algumas questões)

Pikeno

Power Member
Boas,

Montei há pouco tempo um pc para mim, que tem os componentes que podem ver no "My system".

Fiz uma primeira tentativa de overclock, aproveitando alguns tópicos que se encontram por aqui e noutros "cantos" da net...

Neste momento tenho o processador a 3 GHZ com o Tuniq, só que tenho visto por aqui temps mais baixas, mesmo a ar. Fiz o overclock utilizando apenas o FSB e depois fui reduzindo a voltagem do processador até ao mínimo. O Cpu-Z indica uma voltagem entre 1.280 e 1.288 e está perfeitamente estável.

No core temp, em full load, com o prime95, alguns dos cores vão a 50/51/52ºC. Também convém dizer que foi a 1ª vez que montei um cooler destes, num processador, por isso também pode não ter ficado a 100%. Usei a pasta que vinha com o tuniq mas utilizei a técnica de colocar uma linha de pasta a atravessar os cores e rodando ligeiramente o cooler para a esquerda e para a direita antes de o fixar.

Nos outros settings, baixei a voltagem do chipset que em auto, tal como o processador, pareciam-me com voltagem a mais. A única voltagem que mantive foi da memória, em 2.1v. O fabricante indica que as memórias são a 1066MHZ, 5-5-5-15 e 2.1v, que é como estão configuradas na bios.

O que eu pretendia saber era se acham que a temperatura do processador está boa e se acham que eu deva alterar alguns dos settings da memória para melhorar o desempenho.

Aceitam-se portanto sugestões...

Cumps
 
Última edição:
penso que esta mais que bom agora falta subir a voltagem mais um bocado para conseguires ir mais longe no overclock penso que nesse processador em full load podes ir com segurança ate 60/65 graus.
 
Obrigado pela sugestão p1975.

Vou começar aos poucos a subir a voltagem e o FSB para ver até onde é que consigo ir sem grandes temperaturas...

Quanto à memória... acham que deva aumentar a velocidade e a voltagem? Ou talvez mexer nos timings?

Cumps
 
O meu Q6600 por exemplo está a 3.0Ghz com limite de 1.230v na bios, mas anda sempre num valor de 1.187

:), acho aque até com menos voltagem, consegues aquilo que queres :)

Cumps
 
Obrigado Sandro.

De facto já tentei baixar mais a voltagem do processador mas ao correr o prime95 dá-me erro.

Talvez a diferença tenha a ver com o chipset da minha board em relação ao da tua.

Cumps
 
O meu Q6600 por exemplo está a 3.0Ghz com limite de 1.230v na bios, mas anda sempre num valor de 1.187

:), acho aque até com menos voltagem, consegues aquilo que queres :)

Cumps


isso esta com esse valor de 1.187 pk tens o C1E ligado... a 3 Ghz n tem problema estar mas acima disso começa a dar problemas... convem desligares isso para teres um OC sem problemas
 
Pois...

Em relação ao processador tenho-o estável a 3GHZ com temps de 48º em full load.

Mesmo assim, tentei subir dos 333 de FSB e ele não me deixa. Dá-me BSOD no arranque do windows...

Compensei com aumento de voltagem no processador (1.48125) mas mesmo assim mandou-me à fava...

Alguma ideia?
 
Última edição:
isso esta com esse valor de 1.187 pk tens o C1E ligado... a 3 Ghz n tem problema estar mas acima disso começa a dar problemas... convem desligares isso para teres um OC sem problemas

Não e verdade. O C1E/Intel SpeedStep provoca um salto muito maior de Vcore (0.2V).

Com 1.230V, a diferença de (1,230-1,187=)0,043V deve-se ao Vdroop do CPU.
 
Back
Topo