O meu espaço Home Cinema - Projecto

pesfanatic85

Power Member
Boa tarde foristas,

Já há uns tempos para cá que tinha pensado em comprar um sistema home cinema, mas como estava em casa alugada tinha receio que depois o sistema ficasse curto para o futuro, por isso fui esperando.
O tempo de espera acabou, ufa. Devo fechar negócio esta semana a nova casa.
A sala tem 40m2 e queria gastar no máximo 2000-2200€. Neste momento tenho bastante urgência nas colunas traseiras. Pedi ao construtor para me colocar o tecto falso (de oferta), onde vou colocar colunas de tecto, por isso preciso mesmo de saber as vossas opiniões o mais rapido possivel para as traseiras.

Assim:

Assim:

1º fase concluida: Colunas surround/traseiras - existem tantos modelos a tantos preços que estou mesmo confuso. Existe muita diferença entre umas de 50 e de 150€. Estava a pensar dar no max 150-200€.

COLUNAS SURROUND ESCOLHIDAS:

B&W CCM362

Main Specs:

Drive units1x 160mm (6in) Polypropylene cone bass/midrange
1x 25mm (1in) soft dome tweeter
Frequency Range (-6dB)50Hz - 30kHz
Sensitivity SPL (2.83V, 1m)89dB
Impedance Nominal (min)8Ω (5.0Ω)
Power Handling80W

http://i48.tinypic.com/118n7vd.jpg



CABOS:

20metros AudioQuest G2

Main Specs:
Semi-Solid Concentric Packing
Overall: 2 x 14 AWG (1.94 mm2)
2 x (19 X 27 AWG) Long-Grain Copper (LGC)
Semi-Solid Concentric Packing
Off-White PVC Jacket



2º fase e 3º fase: restantes componentes

TV - estava a pensar em 46-50'' (a Tv deve ficar a 2.5-3m). Será para ver blurays/ps3 (85%) e 15% musica. Estava a pensar gastar +-1000€.

AV - não tenho preferencia. Apenas ouvi o do meu sogro que é um yamaha já com 10 anos com umas colunas B&W. Estava a pensar gastar max 400€.

Colunas frontais - a ministra do interior :P não gosta de colunas de chão, assim vão ter que ser monitoras. Dentro desta gama ela gostou das Qacustics Q7000 e 2000. Que acham das 2020i.

Coluna Central - Q7000C ou 2000Ci


Ao longo que for fazendo as coisas vou postando umas fotos.
Muito obrigado
 
Última edição:
Boas

Também ando a ver de casa nova....também tenho adiado coisas "desse género" por estar em casa arrendada.

Falando em procura de casa nova - Não gosto de ser apressado.....por isso tenho um conselho porreiro:
- Deixa a furação feita no tecto falso com um diâmetro pequeno (se precisares de mais é só alargar) e deixa os cabos passados. Depois, em função da profundidade real, fazes a compra.
(aliás.....podes até "pedir" para deixar uma tubagem (tubo corregado/anelado de 16mm) com guia (cordãozito) e assim até podes escolher e trocar de cabo no futuro.)

Tenho colunas Kef......mas não tenho experiência em colunas de embutir.....por isso.
Também tenho Amp AV da Yamaha e têm uma sonoridade própria.....se decidires comprar de outra marca é melhor ouvires antes de comprar.....cada marca tem uma "pegada" diferente, mas há alguns mais diferentes de que outros.

O ideal seria escolheres as colunas todas da mesma marca, escepto o subwoofer (que pode ser de uma marca diferente).....e eventualmente as surround Back (7.1)que vais "imbutir", dado que existem poucos filmes com som em 7.1 (a maioria é 5.1.....mesmo os blu-rays)

Procura ouvir o amp AV e as frontais até gostares do que ouviste.....depois o resto das colunas é escolhido em função disso. Desaconselho sistemas de colunas com satélites piquenos, sobretudo para musica.
Se a maria não gosta de colunas de chão.....tenta que ela oiça umas boas e caras.....há delas menos caras e que conseguem agradar aos olhos e á decoração da mulher mais exigente. Há delas lacadas brilhantes e qualquer coluna com as "tampas" metidas disfarça bem. Se a maria é relutante a colunas intrusivas......mais uma razão para começares por um 2.1 (o subwoofer podes encostar a um canto ou até esconder atrás do sofá......ou até fazer dele uma mesinha de apoio com napron e base de copo :-D).

Boa sorte
 
Boa tarde foristas,

Já há uns tempos para cá que tinha pensado em comprar um sistema home cinema, mas como estava em casa alugada tinha receio que depois o sistema ficasse curto para o futuro, por isso fui esperando.
O tempo de espera acabou, ufa. Devo fechar negócio esta semana a nova casa.
A sala tem 40m2 e queria gastar no máximo 2000-2200€. Neste momento tenho bastante urgência nas colunas traseiras. Pedi ao construtor para me colocar o tecto falso (de oferta), onde vou colocar colunas de tecto, por isso preciso mesmo de saber as vossas opiniões o mais rapido possivel para as traseiras.

Assim:

1º fase: Colunas surround/traseiras - existem tantos modelos a tantos preços que estou mesmo confuso. Existe muita diferença entre umas de 50 e de 150€. Estava a pensar dar no max 150-200€.

Que acham destas:
KEF Ci110FCT - Commercial In-Wall Speakers
- 150£ (Homeavdirect) (sendo 110mm de profundidade pode ser demais pois acho que o tecto falso irá ter 10-12cm)

Q Install Performance 6.5" In-Ceiling speakers (Pair)
- 135£ (Homeavdirect)

TruAudio LC6 (pair) ceiling speakers - 135£ (Wirefree Homes) nem sei se envia para PT

KEF Ci50 - 110€ (*****) - não são muito fracas??

ECLER IC6 / ECLER IC8- 35€/ 45€ cada (Radiocolon)
- são boas? não sei se enviam para Pt mas penso que sim.

DAS CL6 / DAS CL8- 41€/47€ cada (Radiocolon)





2º fase e 3º fase: restantes componentes

TV - estava a pensar em 46-50'' (a Tv deve ficar a 2.5-3m). Será para ver blurays/ps3 (85%) e 15% musica. Estava a pensar gastar +-1000€.

AV - não tenho preferencia. Apenas ouvi o do meu sogro que é um yamaha já com 10 anos com umas colunas B&W. Estava a pensar gastar max 400€.

Colunas frontais - a ministra do interior :P não gosta de colunas de chão, assim vão ter que ser monitoras. Dentro desta gama ela gostou das Qacustics Q7000 e 2000. Que acham das 2020i.

Coluna Central - Q7000C ou 2000Ci


Ao longo que for fazendo as coisas vou postando umas fotos.
Muito obrigado

A ideia que tenho é que as colunas embutidas vão ser sempre um tiro na qualidade sonora. Porque não umas Q7000 (ou mesmo 2010i) colocadas no tecto (ou parede junto ao tecto) com os fios camuflados a sair do tecto falso?
 
Boas

Também ando a ver de casa nova....também tenho adiado coisas "desse género" por estar em casa arrendada.

Falando em procura de casa nova - Não gosto de ser apressado.....por isso tenho um conselho porreiro:
- Deixa a furação feita no tecto falso com um diâmetro pequeno (se precisares de mais é só alargar) e deixa os cabos passados. Depois, em função da profundidade real, fazes a compra.
(aliás.....podes até "pedir" para deixar uma tubagem (tubo corregado/anelado de 16mm) com guia (cordãozito) e assim até podes escolher e trocar de cabo no futuro.)

Tenho colunas Kef......mas não tenho experiência em colunas de embutir.....por isso.
Também tenho Amp AV da Yamaha e têm uma sonoridade própria.....se decidires comprar de outra marca é melhor ouvires antes de comprar.....cada marca tem uma "pegada" diferente, mas há alguns mais diferentes de que outros.

O ideal seria escolheres as colunas todas da mesma marca, escepto o subwoofer (que pode ser de uma marca diferente).....e eventualmente as surround Back (7.1)que vais "imbutir", dado que existem poucos filmes com som em 7.1 (a maioria é 5.1.....mesmo os blu-rays)

Procura ouvir o amp AV e as frontais até gostares do que ouviste.....depois o resto das colunas é escolhido em função disso. Desaconselho sistemas de colunas com satélites piquenos, sobretudo para musica.
Se a maria não gosta de colunas de chão.....tenta que ela oiça umas boas e caras.....há delas menos caras e que conseguem agradar aos olhos e á decoração da mulher mais exigente. Há delas lacadas brilhantes e qualquer coluna com as "tampas" metidas disfarça bem. Se a maria é relutante a colunas intrusivas......mais uma razão para começares por um 2.1 (o subwoofer podes encostar a um canto ou até esconder atrás do sofá......ou até fazer dele uma mesinha de apoio com napron e base de copo :-D).

Boa sorte

Obrigado pela opinião Xedas. Eu quero apenas um sistema 5.1 e não 7.1. As surround vão ser as duas traseiras. O 7.1 não vale a pena, pois quase todos os filmes que conheço têm apenas 5.1 . Vou ver se marco para ir a Lisboa um fim de semana á ***** para ouvir as Qacustics e talvez as Wharfedale 10.1 e Monitor Audio BX1 Bronze (pois ainda não está decidido se as colunas vão estar dentro do movel da tv ou não). Sabem-me dizer qual é a folga que recomendam para as colunas dentro do movel? E do AV? Será que ao estarem dentro do movel perdem sonoridade?

Relativamente á musica não estou preocupado, pois vou ouvir muito pouco. Talvez apenas uns concertos em dvd/bluray.

A ideia que tenho é que as colunas embutidas vão ser sempre um tiro na qualidade sonora. Porque não umas Q7000 (ou mesmo 2010i) colocadas no tecto (ou parede junto ao tecto) com os fios camuflados a sair do tecto falso?

A maria não aceita colunas traseiras sem ser de tecto. Penso que o mais importante é mesmo as frontais e a central. As traseiras são só para os efeitos. Mesmo assim as que coloquei penso que têm bastante qualidade. Claro que existem melhores, mas acho que estas servem. O meu sogro tem umas embutidas na parede (custaram 10contos há 12 anos) e chegam e sobram.

Se é para um Home Cinema, 50 polegadas e a 1000€ a opção óbvia é uma Panasonic 50ST50.

Também estou inclinado para esse;). Tenho é que o ver ao vivo.
O unico que também poderá estar na mesa será o Samsung 46ES6700/6800/7000.
 
Boas

O ideal, nas colunas de suporte (também chamadas de prateleira), é serem colocadas em suportes próprios. Obviamente que nem sempre é "possível", sendo que muitas vezes as ditas são mesmo enfiadas numa prateleira.
- Se forem bass-reflex (com buraco para "respirar") não se devem encostar á parede caso tenham esse buraco a trás. Se bufarem para a frente não há problema.
- Também não devem ser colocadas directamente em cima da prateleira.....talvez umas borrachinhas ou disco de felcro por baixo para que a volumes mais elevados elas não vibração directa contra o móvel.

Já que vais fazer audições......além da ***** parece que a Belmiro Ribeiro na Amadora também é porreira.
Se não necessitas/valorizas algumas das features da treta mais recentes....,DNLA, Ailplay, ethernet.....podes encontrar coisas muito interessantes (para o mesmo preço mas com melhor som) em fim de stock nas lojas.

Embora seja para cinema, eu aconselho a escolha do conjunto Amp AV+ Colunas frontais (o resto das colunas são em função desta escolha), ser feita com musica (2.0). É muito mais exigente e torna perceptível as verdadeiras diferenças sonoras dos amp's e das colunas. O subwoofer não tem de ser da mesma marca do que o resto das colunas (que convém serem da mesma marca e gama)

Se realmente as colunas são para meter nas prateleiras.....convém ter uma noção da altura das ditas.....para não se chegar a casa e elas não caberem.

O amplificador, além de gostar de uma folga acima dele (alguns centímetros....varia conforme a marca*), gotam de prateleira com o fundo "roto" (para haver circulação de ar).

* parece que uns aquecem mais do que outro.....mas depende sobretudo do gajo que roda o botão do volume.

Boa sorte
 
Obrigado pelas dicas Xedas. A casa onde moro é mobilada mas não é minha a mobilia. Eu vou mandar fazer um movel tv á medida para tudo ficar direitinho.
Já sabia que os AVs precisavam de um espaço em altura, mas não sabia que tb precisavam de fundo "roto".

Sabes onde se compram essas borrachinhas para as colunas?
Nos Bass Reflex (penso que só os monitor audio sejam) 20cm de distância atras chega? mesmo com a parte de tras do movel ser fechada?
Cabo de 1.5mm chega para as ceiling ou é melhor ir para 2mm?

Que achas destas ceiling que estão na ***** a 220€:

B&W Coluna de Teto CCM362

Conjunto de duas unidades
50 - 30.000 Hz | 89dB | 80 Watts
 
Boas

Compreendo a ideia de optar por colunas embutidas no tecto (falso).....mas e se for uma solução como esta:
316159-35514-43.jpg


Assim podes optar por mais modelos....inclusive de modelos mais normais e comuns de colunas de prateleira tipo satélites granditos.

- O fundo roto não é uma obrigatoriedade.....mas á falta de espaço para cima do amp, o espaço para trás "compensa", bem como necessitas de pelo menos um buraco (ou vários) para todos os cabos que entram e saem do amp e outros aparelhos que tenhas nesse movel.
- As borrachinhas podem ser discos de felcro, pedaços de silicone transparentes autocolantes, etc......nos AKI's, IZI's, e tal existe uma secção em que é enorme a variedade de opções.
- Em relação á saída do bass-reflex.....o que se vêm mais é pessoal a ignorar esse factor, simplesmente acho importante referir as "regras".....depois cada um faz os compromissos que quer em função do seu ouvido e das limitações de mobiliário e decoração que tem. Existe até a possibilidade de tapar quase na totalidade o buraco com umas esponjas "á medida".
- Em relação aos cabos para as traseiras.....desde que não seja dos chineses, as secções que referes são suficientes......importa no entanto perceber que preço por metro é que vai pagar e a extensão que necessitas.
- Esse modelo da B&W parece-me bem.....sobretudo o preço, mas é preciso ver mais opções.

Boa sorte
 
Boas

Compreendo a ideia de optar por colunas embutidas no tecto (falso).....mas e se for uma solução como esta:
316159-35514-43.jpg


Assim podes optar por mais modelos....inclusive de modelos mais normais e comuns de colunas de prateleira tipo satélites granditos.

- O fundo roto não é uma obrigatoriedade.....mas á falta de espaço para cima do amp, o espaço para trás "compensa", bem como necessitas de pelo menos um buraco (ou vários) para todos os cabos que entram e saem do amp e outros aparelhos que tenhas nesse movel.
- As borrachinhas podem ser discos de felcro, pedaços de silicone transparentes autocolantes, etc......nos AKI's, IZI's, e tal existe uma secção em que é enorme a variedade de opções.
- Em relação á saída do bass-reflex.....o que se vêm mais é pessoal a ignorar esse factor, simplesmente acho importante referir as "regras".....depois cada um faz os compromissos que quer em função do seu ouvido e das limitações de mobiliário e decoração que tem. Existe até a possibilidade de tapar quase na totalidade o buraco com umas esponjas "á medida".
- Em relação aos cabos para as traseiras.....desde que não seja dos chineses, as secções que referes são suficientes......importa no entanto perceber que preço por metro é que vai pagar e a extensão que necessitas.
- Esse modelo da B&W parece-me bem.....sobretudo o preço, mas é preciso ver mais opções.

Boa sorte


Era algo desse genero que estava a falar, podem ser brancas...
 
Boas

Compreendo a ideia de optar por colunas embutidas no tecto (falso).....mas e se for uma solução como esta:
.............

Assim podes optar por mais modelos....inclusive de modelos mais normais e comuns de colunas de prateleira tipo satélites granditos.

- O fundo roto não é uma obrigatoriedade.....mas á falta de espaço para cima do amp, o espaço para trás "compensa", bem como necessitas de pelo menos um buraco (ou vários) para todos os cabos que entram e saem do amp e outros aparelhos que tenhas nesse movel.
- As borrachinhas podem ser discos de felcro, pedaços de silicone transparentes autocolantes, etc......nos AKI's, IZI's, e tal existe uma secção em que é enorme a variedade de opções.
- Em relação á saída do bass-reflex.....o que se vêm mais é pessoal a ignorar esse factor, simplesmente acho importante referir as "regras".....depois cada um faz os compromissos que quer em função do seu ouvido e das limitações de mobiliário e decoração que tem. Existe até a possibilidade de tapar quase na totalidade o buraco com umas esponjas "á medida".
- Em relação aos cabos para as traseiras.....desde que não seja dos chineses, as secções que referes são suficientes......importa no entanto perceber que preço por metro é que vai pagar e a extensão que necessitas.
- Esse modelo da B&W parece-me bem.....sobretudo o preço, mas é preciso ver mais opções.

Boa sorte

O movel vai ser todo á medida, logo será tudo com espaço para respirar bem ;). Só não sei se vale a pena gastar 320€ nas bx2 e depois ao estarem dentro de um movel serem iguais às qacoustics 2020i dentro do movel. Mas acho que é pior nas bx1, pois as bx2 têm bass reflex dianteiro e não traseiro:).

Relativamente aos cabos vou precisar para as traseiras um cabo de 8m e outro de 12m. Fui hoje à ***** mas já não vendem Audioquest. Só vendem agora outra marca (já não me lembro do nome pois não conhecia, mas custava 3.69€ metro com secção de 2.5mm), o que achei bastante caro.
O que acham das Audioquest G2 que estão a 2€ na *****? 2mm chegam? É que é muito metro e tenho medo que a tensão caia muito. Mas as X2 já são 50% a mais. Ou seja, 40€ vs 67€, quase 30€ de diferença por meia 0.5mm.

As B&W já cá cantam. Amanhã posto fotos.
 
Última edição:
O movel vai ser todo á medida, logo será tudo com espaço para respirar bem ;). Só não sei se vale a pena gastar 320€ nas bx2 e depois ao estarem dentro de um movel serem iguais às qacoustics 2020i dentro do movel. Mas acho que é pior nas bx1, pois as bx2 têm bass reflex dianteiro e não traseiro:).

Relativamente aos cabos vou precisar para as traseiras um cabo de 8m e outro de 12m. Fui hoje à ***** mas já não vendem Audioquest. Só vendem agora outra marca (já não me lembro do nome pois não conhecia, mas custava 3.69€ metro com secção de 2.5mm), o que achei bastante caro.
O que acham das Audioquest G2 que estão a 2€ na *****? 2mm chegam? É que é muito metro e tenho medo que a tensão caia muito. Mas as X2 já são 50% a mais. Ou seja, 40€ vs 67€, quase 30€ de diferença por meia 0.5mm.

As B&W já cá cantam. Amanhã posto fotos.

Tens as MR2 (geração anterior) por 219€ na *****, os 100€ dão para um AV com mais funcionalidades ou um Sub melhor.
 
Lseven, só ouvindo é que vai dar para tirar teimas.
Acham que o Pio 921 a 300€ é um bom negocio?
Ja encomendei as G2 à *****.

Aqui vão as fotos como prometido:

Ps: não estou a conseguir inseri-las. Qual é o maximo de resolução que se pode colocar? Já pus a 800x600 e mesmo assim não dá.
Obrigado Xedas. Já consegui


b4awrt.jpg
[/IMG]

v2wv3b.jpg
[/IMG]

118n7vd.jpg
[/IMG]
 
Última edição:
Pessoal, o teto falso está completo e já estão colocadas as colunas traseiras. Logo á noite posto fotos.

As colunas frontais e central já me decidi pelas Monitor Audio BX2 e BXC.

Mas quanto ao AV estou bastante indeciso entre estes:

- Onkyo 616 - riscado da lista pois já vi por diversos forums vários problemas com a placa hdmi (que a onkyo não tem resolvido com brevidade) e como só consigo comprar por um preço jeitoso online, é para esquecer. Resta os seguintes:

Pioneer VSX 922 (premio eisa 2012)
Yamaha 671
Yamaha 673

Qual escolher? Já me disseram que Monitor Audio e Yamaha casam bem. Além disso gosto da sonoridade do home cinema do meu sogro que tem um AV Yamaha.
 
Back
Topo