1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

O meu Mac não arranca.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Fork, 20 de Setembro de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 2056)

1. Fork

Fork What is folding?

Boas,

Desde a ultima vez que o meu Mac foi á assistencia técnica que por vezes não arranca. Após algumas tentativas ele arranca normalmente. Isto ja aconteceu com os 512 Mb de RAM que vinham inicialmente com o portatil e com 2 Gb que já lhe pus desde então.

Andei a investigar, e descobri que pode ser da fonte de alimentação, da pilha da placa lógica, da RAM ou outros.

Já corri o Hardware Test e não indicou problemas na RAM. A minha questão é se o facto do Hardware Test não indicar problemas na RAM se o problema pode ser dela(RAM). Quero saber se posso excluir a RAM como causa do problema.

2. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Quando o ligas a luz pisca quantas vezes??

no caso de powermac G5 quando pisca 3 vezes é problema de RAM, as minhas as vezes nao lhe apetece...têm vontade própria.

Ed_

3. Fork

Fork What is folding?

Acho que não pisca vez nenhuma, acende e fica a uma intensidade mediana. Por piscar dizes acender e apagar completamente (não se ve nada) ou três pulses de luz? Não reparei neese pormenor, mas acho que não pisca nem "pulsa" vez nenhuma.

4. Sox

Sox Power Member

Fork, com a quantidade de problemas que já tiveste no teu Mac acho que não seria descabido pedires a troca completa. Um novo...

Eu no teu lugar já estava com os cabelos em pé e a armar barraco na assistência técnica. Não tenho paciência para lidar com incompetentes ou com maus serviços.

5. Fork

Fork What is folding?

Ando a ganhar coragem para lhes pedir isso. Mas gostava de ter a certeza que este problema não é da RAM, pois troquei a minha que veio de raiz por 2 Gb da Crucial. O problema também aconteceu com a RAM antiga. Se eu fosse ao porto, se calhar era capaz de descarregar uma barraca neles. Mas não tenho como lá ir. Meter-me num comboio pra lá ir é um risco que não quero correr.

EDIT: Ele está a funcionar neste momento. Aliás estou a postar dele. Pessoalmente estou inclinado a dizer que é problema da fonte de alimentação, pois o problema acontece mais vezes quando mudo o portatil de sitio e tenhode o voltar a ligar a corrente.

Se calhar voçês não sabem, mas ja a um mês que estou sem bateria, por isso o meu MacBook Pro só é portátil no alcance da tomada mais proxima :x2:

Última edição: 20 de Setembro de 2007
  6. rasputine

rasputine ChiefCaster

Por acaso algumas memórias defeituosas podem passar nos testes do AHT... Os melhores utilitários para diagnosticar problemas de memória são:

memtest

rember

Este último é a versão GUI do memtest...

7. Fork

Fork What is folding?

Epá elas são da crucial. Por isso estou crente que não sejam tão ranhosas assim. Mas vou correr o teste. A ver se descarto a RAM de vez.

EDIT: Que "settings" recomendam? Infinite? Quit All Aplications? O Finder incluido?
    EDIT #2: Tenho de pagar para usar o memtest? Ou já vem com o Rember?

8. rasputine

rasputine ChiefCaster

O rember já vem com o memtest (normalmente uma versão mais antiga), o memtest é que parece que tens que pagar uma taxa de utilização... Qual é a vantagem então do memtest? É que como podes testar a memória em single user mode, testas praticamente toda a memória, com o rember, o que acontece é que alguma memória está alocada para processos do OS X e Quartz não sendo esta testada...

Tutorial do site MacFixIt sobre estes dois utilitários, é de 2005, mas o essencial está lá:

MacFixIt

9. Fork

Fork What is folding?

Estando o Quartz e o OS X a Correr Bem (Quando corre) não acho que tenha problema deixar essa parte de fora. Vou deixar isto a correr em infinite loop durante a noite e parte do dia de amanha. Espero obter resultados. Se não for problema da RAM ligo-lhes e peço um mac novo.

10. Fork

Fork What is folding?

Rasputine, Obrigado pela ajuda. Amanha digo qqer coisa.

11. Xkorp

Xkorp Power Member

O memtest é freeware. A melhor opção é correres em single user, nem sabia que dava para se fazer o dignostico com cenas a correr... Se bem que não é aconselhado.
    Executa isso em single mode para dissipares mesmo quaisquer dúvidas.

12. Fork

Fork What is folding?

Mas no site do Memtest diz que tenho de pagar 1.tal e tal USDs... Não é caro, mas não teho como pagar issso agora

13. Xkorp

Xkorp Power Member

Bem, de facto tens razão, fui lá ver... Mas é algo idiota tendo em conta que o memtest para ser usado em pc's é free, era o que eu usava daí ter dito o que disse.. E mesmo a página do memtest osx diz em baixo: "Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License."

Andam a querer lucrar à pala de freeware...

A título de exemplo, os cd's de distros de linux, como por exemplo ubuntu, no menu principal do live cd tem uma opção de memtest. Se seguirem a mesma filosofia no mac, devem ter a mesma coisa.

à falta de melhor pronto, usa então isso.. Mas é altamente desaconselhado não testar toda a ram :/

14. bruno_eg

bruno_eg Banido

Podes tentar arrancar com um CD do Ubuntu e fazeres o Memtest.

Sobre o teu caso ... pede um novo. Já chega de problemas, eles que descubram o problema. Eu tenho 2GB da Crucial e 0 problemas, por isso também acho que não será no teu caso.

15. Fork

Fork What is folding?

Ficou toda a noite a correr o teste. em 1900 (+/-) Megas nada de problemas, logo compro o memtest, por um euro testo a memória toda.

O técnico so deve estar no centro na segunda, vou-lhe ligar. Mas se for como de costme, não deve dar em nada.

Partilhar esta Página