O meu Mac não arranca.

Fork

What is folding?
Boas,

Desde a ultima vez que o meu Mac foi á assistencia técnica que por vezes não arranca. Após algumas tentativas ele arranca normalmente. Isto ja aconteceu com os 512 Mb de RAM que vinham inicialmente com o portatil e com 2 Gb que já lhe pus desde então.

Andei a investigar, e descobri que pode ser da fonte de alimentação, da pilha da placa lógica, da RAM ou outros.

Já corri o Hardware Test e não indicou problemas na RAM. A minha questão é se o facto do Hardware Test não indicar problemas na RAM se o problema pode ser dela(RAM). Quero saber se posso excluir a RAM como causa do problema.
 
Quando o ligas a luz pisca quantas vezes??

no caso de powermac G5 quando pisca 3 vezes é problema de RAM, as minhas as vezes nao lhe apetece...têm vontade própria.

Ed_
 
Acho que não pisca vez nenhuma, acende e fica a uma intensidade mediana. Por piscar dizes acender e apagar completamente (não se ve nada) ou três pulses de luz? Não reparei neese pormenor, mas acho que não pisca nem "pulsa" vez nenhuma.
 
Fork, com a quantidade de problemas que já tiveste no teu Mac acho que não seria descabido pedires a troca completa. Um novo...

Eu no teu lugar já estava com os cabelos em pé e a armar barraco na assistência técnica. Não tenho paciência para lidar com incompetentes ou com maus serviços.
 
Ando a ganhar coragem para lhes pedir isso. Mas gostava de ter a certeza que este problema não é da RAM, pois troquei a minha que veio de raiz por 2 Gb da Crucial. O problema também aconteceu com a RAM antiga. Se eu fosse ao porto, se calhar era capaz de descarregar uma barraca neles. Mas não tenho como lá ir. Meter-me num comboio pra lá ir é um risco que não quero correr.

EDIT: Ele está a funcionar neste momento. Aliás estou a postar dele. Pessoalmente estou inclinado a dizer que é problema da fonte de alimentação, pois o problema acontece mais vezes quando mudo o portatil de sitio e tenhode o voltar a ligar a corrente.

Se calhar voçês não sabem, mas ja a um mês que estou sem bateria, por isso o meu MacBook Pro só é portátil no alcance da tomada mais proxima :x2:
 
Última edição:
Epá elas são da crucial. Por isso estou crente que não sejam tão ranhosas assim. Mas vou correr o teste. A ver se descarto a RAM de vez.

EDIT: Que "settings" recomendam? Infinite? Quit All Aplications? O Finder incluido?
EDIT #2: Tenho de pagar para usar o memtest? Ou já vem com o Rember?
 
Última edição:
O rember já vem com o memtest (normalmente uma versão mais antiga), o memtest é que parece que tens que pagar uma taxa de utilização... Qual é a vantagem então do memtest? É que como podes testar a memória em single user mode, testas praticamente toda a memória, com o rember, o que acontece é que alguma memória está alocada para processos do OS X e Quartz não sendo esta testada...

Tutorial do site MacFixIt sobre estes dois utilitários, é de 2005, mas o essencial está lá:

MacFixIt
 
Última edição:
Estando o Quartz e o OS X a Correr Bem (Quando corre) não acho que tenha problema deixar essa parte de fora. Vou deixar isto a correr em infinite loop durante a noite e parte do dia de amanha. Espero obter resultados. Se não for problema da RAM ligo-lhes e peço um mac novo.
 
O memtest é freeware. A melhor opção é correres em single user, nem sabia que dava para se fazer o dignostico com cenas a correr... Se bem que não é aconselhado.
Executa isso em single mode para dissipares mesmo quaisquer dúvidas.
 
Bem, de facto tens razão, fui lá ver... Mas é algo idiota tendo em conta que o memtest para ser usado em pc's é free, era o que eu usava daí ter dito o que disse.. E mesmo a página do memtest osx diz em baixo: "Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License."

Andam a querer lucrar à pala de freeware...

A título de exemplo, os cd's de distros de linux, como por exemplo ubuntu, no menu principal do live cd tem uma opção de memtest. Se seguirem a mesma filosofia no mac, devem ter a mesma coisa.

à falta de melhor pronto, usa então isso.. Mas é altamente desaconselhado não testar toda a ram :/
 
Podes tentar arrancar com um CD do Ubuntu e fazeres o Memtest.

Sobre o teu caso ... pede um novo. Já chega de problemas, eles que descubram o problema. Eu tenho 2GB da Crucial e 0 problemas, por isso também acho que não será no teu caso.
 
Ficou toda a noite a correr o teste. em 1900 (+/-) Megas nada de problemas, logo compro o memtest, por um euro testo a memória toda.

O técnico so deve estar no centro na segunda, vou-lhe ligar. Mas se for como de costme, não deve dar em nada.
 
Back
Topo