O meu portátil consegue levar mais RAM?

GyGu

Portugal@Home Member
Nota* Esta é uma pergunta para 50.000€


Boas!

Já ando à cerca de quase uma semana a tentar perceber se consigo colocar mais memória RAM (SEM O ABRIR) até porque para isso ainda tinha que retirar a motherboard porque fica por baixo, e a parte de baixo do PC não tem nada, só parafusos.
E também o PC foi comprado faz uns 3 meses (comprei a um amigo que nada percebe de informática)

Bem vamos lá então, este é o modelo que está na caixa https://imgur.com/GvL1LWF no entanto ainda na caixa ainda refere K540UA, mas há mais, segundo no site da ASUS o modelo é o X540UA aqui está https://www.asus.com/Laptops/ASUS-VivoBook-15-X540UA/specifications/ (sim ai diz que pode levar até um máximo de 12GB...MAS... em alguns modelos, vou lá eu saber em quais), sim ainda há mais e para fazer o download das drives la no site deles o modelo já é o X540UAR (Modelo da motherboard) ver aqui https://imgur.com/8hIzXEJ

Numa tentativa mas "profunda" lá no site de Asus contactei o suporte online (via chatbox) uma vez entrei em contacto pela manha onde me disseram que podia levar sim até 12GB e na parte da tarde já sem ser a mesma pessoa também me disse o mesmo (ainda demorou um tempo até verificar).

Ora bem, eu tenho esta dúvida porque alguns programas com podem dar essa informação dizem não encontrar nenhum Slot de RAM livre, aqui estão alguns exemplos:


Informação do sistema: https://imgur.com/Jy6x6cL

https://imgur.com/284ktlG
https://imgur.com/A3NI9ea
https://imgur.com/4jgexBj

(será porque ter os 4GB soldados à motherboard não há informação)

E até aqui neste site que muitas pessoas utilizam para ver essa informação diz isto https://www.crucial.com/usa/en/compatible-upgrade-for/ASUS/vivobook-15-x540ua

Slots: 2 (2 banks of 1)

Maximum Memory: 16GB

*Not to exceed manufacturer supported memory.

Standard Memory: 4 or 8GB removable


Eu não sei se há aqui alguém com este modelo especifico até porque procurar na Internet pelo modelo que está na caixa do computador (K540U não adianta porque basicamente não aparece nada), nunca vi uma coisa assim.

Fico ainda mais confuso, porque já vi videos no Youtube com modelos da serie X540 de estarem a desmonta-los todos virarem a board e não ter nenhum slot para ram, assim com há outros que o slot já é apresentado.
 
Segundo o que leio na etiqueta do portátil ele tem 4gb soldados à motherboard e só pode levar um modulo (de 4gb e fica com 8gb no total ou um modulo de 8gb e fica com os tais 12gb de máximo). O módulo pode muito bem ficar tal como nos Clevo por baixo do teclado..

E sim tens que abrir a máquina para o encontrar.
 
Sim, @h5g9id isso já vi no Youtube que se houver um slot disponível será por baixo do local onde se encontra esses 4GB soldados, mas lá está existe também modelos onde esse slot não existe, por exemplo neste video aqui em que ele já retirou a motherboard e a virou, não se vê nenhum slot para outra ram vê-se lá os 4 chips soldados da RAM à board.



E este é o modelo do vídeo https://www.asus.com/Laptops/X540SA/specifications/
 
Lá está @jotaguvamo foi o que o pessoal do suporte também afirmou. Mas em nenhum dos programas que utilizei e deixei ai os prints detectou um slot livre. (bem um deles até disse que tinha 4 lol)
 
Última edição:
Havendo tantas informações contraditórias, só existe uma solução.
Tens RAM compatível em casa ou em casa de conhecidos?
Ou a RAM a adicionar é para ser comprada na loja do bairro?
Ou consegues passar 48h sem este PC?

Abres o PC e:
1) Não tem qualquer slot vaga. Logo fechas o PC e siga.

2) Abres e tens uma slot livre. Ou tens a memoria em casa e é só colocar. Ou vais até à loja do bairro e compras. Ou mandas vir e ficas com o PC aberto durante 48h.
 
"Já ando à cerca de quase uma semana a tentar perceber se consigo colocar mais memória RAM (SEM O ABRIR) até porque para isso ainda tinha que retirar a motherboard porque fica por baixo, e a parte de baixo do PC não tem nada, só parafusos."

Talvez tenha ai alguém este modelo em questão.
 
Às vezes, quanto mais se procura e investiga e mais se questiona, só piora.
Isto, principalmente, ASUS e afins, são muitos modelos, onde apenas uma letra entre 12 ou 15, muda os componentes internos.
Além do mais, poderá ter existido uma quebra de peças (motherboards, etc etc) e a marca ter se socorrido de outras. Situação que acontece nas máquinas de café muito frequentemente.

O melhor é mesmo partires para a ação. Abrires e ver.
 
Como algém disse, é uma questão simples de resolver. Retirar a tampa inferior e verificar.
Pelo link que indicas, eu entendo que tens 4gb on board e podes ter até 12 gb (4+8)
 
Já utilizei isso está ai num dos prints esse até diz que suporta ate 16GB lol.
É mais que abrir nestes modelos além de teres que abrir ainda tens que remover a motherboard porque os slots são por baixo dela @jotaguvamo
 
@GyGu Podes meter uma imagem do portatil aberto? ou o portatil é exatamente igual ao que aparece no site da asus com o nome de X540UA?
De qualquer maneira deverá ser mais rápido abrir o portatil (perdes 30-45min) do que andas a pesquisar etc etc...
 
Pois @latenhas até tens razão no que dizes e eu também sei disso, o problema é que o PC tem 3 meses e não queria arriscar perder a garantia por algo que possa correr mal ao abri-lo.
Sim é igual ao da imagem do site do Asus.
 
Última edição:
A questão da garantia, não sei como anda essas coisas, mas penso que não perdes pois estás a fazer um upgrade... à ram.. mas é como tudo...
A garantia é de loja física?
Vamos imaginar que tens a certeza que leva mais uma ram. Como vais fazer? Vais à loja, para eles colocarem? Ou fazes tu isso? E se fores tua a fazer, não perdes a garantia na mesma?
 
Parece que foi comprado numa loja fisica.
Essa questão de meter a RAM não era para já talvez quando tivesse acabar a garantia, mas queria estar preparado e saber se depois podia comprar, há-de haver alguém que tenha este modelo, pode é não frequentar este fórum, mas vamos ver.
Até porque tenho o meu fixo com um i7 8700k que dá bem para os serviço, o portatil é para utilizar os fins de semana na casa da namorada :D
 
Podes sempre tentar uma coisa, que ainda não testei num PC com slots livres, mas deveria funcionar. Tens é que puxar da powershell do windows.

Abres a powershell do windows, e copias este script:
$strComputer = Read-Host "Enter Computer Name"
$colSlots = Get-WmiObject -Class "win32_PhysicalMemoryArray" -namespace "root\CIMV2" `
-computerName $strComputer
$colRAM = Get-WmiObject -Class "win32_PhysicalMemory" -namespace "root\CIMV2" `
-computerName $strComputer

Foreach ($objSlot In $colSlots){
"Total Number of DIMM Slots: " + $objSlot.MemoryDevices
}
Foreach ($objRAM In $colRAM) {
"Memory Installed: " + $objRAM.DeviceLocator
"Memory Size: " + ($objRAM.Capacity / 1GB) + " GB"
}

Carregas em enter, vai-te aparecer uma prompt a pedir o nome do PC, metes localhost, e carregas em enter. O meu exemplo:
 
Olha porreiro @miguelbazil desconhecia por completo esse método, agora estou no trabalho depois quando chegar a casa vejo disso, provavelmente vai me dizer 0 livres ou nem reconhecer nenhum slot, eu acho que talvez por ter 4 soldados à motherboard e dizer 0 digo eu.
 
Grande parte dos Asus series K com processadores de 4ª geração para cima (HQ, H ou U) têm uma slot de ram soldada na MB e/ou outra slot livre, ou ocupada com memória. Não há nenhum só com a slot soldada, isso resume-se aqueles modelos mais fracos com processadores Atom ou similares.
De certeza ABSOLUTA que tens uma slot livre que podes usar.
 
@Sillpt eu também quero acreditar que sim, mas por exemplo vê o vídeo a cima o meu PC por fora é igualzinho, vê a parte em que é ele tira a motherboard e a vira, repara que tem 4 chips de um lado da board e do outro lado tem outros 4 chips ai penso que é tudo soldado. Mas isso é um vídeo com 3 anos penso eu, este meu modelo é bem mais recente é claro.
 
Back
Topo