O meu portátil crasha sempre e apenas quando não lhe mexo

Impersonator

Power Member
Que fazer?

O meu portátil é um Asus X50VL, Core duo T5250 1.5ghz com 2gb's de ram e nunca me crasha enquanto lhe estou a mexer, mas se o deixo estar acaba por crashar :confused:

Alguém sabe o que pode estar a causar isto?

Será do Vista? Da RAM? De usar uma pen de 4gb's como Readyboost?

Qualquer ajuda seria agradecida, obrigado desde já :)
 
Tens algum screensaver ?

Ou coincide com o momento em que o energy saver de algum componente entra em acção (desligar monitor, colocar disco em stand by, etc) ?
 
Se já o tinhas antes, então não deve ser esse o problema. Mas de qq forma experimenta.
E quanto aos parametros de energy save ? Compara o que está configurado (painel de controlo, opções de energia) e o tempo que demora a crashar para verificares se coincide.
 
É possível configurar alguns parametros no computador para economizar energia e mesmo aumentar o tempo de vida útil de componentes.

Por exemplo, podes configurar que ao fim x minutos sem actividade no computador, o monitor entra em standby ou o disco ou até mesmo o computador entra em hibernação. Assim que tentas fazer alguma coisa, essas componentes "despertam" e continuas a trabalhar normalmente.

Mas pode acontecer que exista alguma incompatibilidade ou problema de drivers ou outro motivo que faz com que o PC crashe no momento em que algo entra em standby. A mim acontecia-me num outro sistema mais antigo, que quando o PC entrava em hibernação, ele crashava e só fazendo um hard reset é que o tinha de volta.

Eventualmente pode ser esse o problema.
 
concordo com as sugestoes aki ditas.

mas rlvz seja melhor esclareceres de k forma crasha, qual a mensagem de erro.
 
Não existe nenhum erro, simplesmente o computador "congela", não lhe posso fazer nada, nem o rato se mexe.

Às vezes ainda o apanho com o rato funcional mas se tento clicar várias vezes nele o portátil apita.

Mas bem, retirei o screensaver e estranhamente ainda não aconteceu nada. A ver vamos e desde já obrigado pela ajuda :)
 
Usava um programa 3rd party que encontrei pela internet, mas é como te digo, já antes me acontecia isto dos freezes, no entanto, desde que retirei o programa nunca mais me aconteceu, mas se calhar é melhor esperar um pouco mais antes de me pronunciar!

Obrigado por toda a ajuda até agora :)
 
Ainda bem que não tem acontecido mas é de facto melhor esperar.

Já agora, mudando o tema, tens a certeza que esse programa de screensaver é seguro ? São tantas as histórias de virus e afins apanhados através da utilização desses programas...
 
Sim, era um programa que emulava os screensavers vistos em PC's no jogo Portal :P vi num fórum pessoal a recomendá-lo e pronto, lá acabei com ele por lhe achar piada.
 
mas procura nas definiçoes de energia se não tens nada a ligar

outra coisa, tira o readyboost...

podes tentar formatar e reinstalar tudo e se continuar contacta a assistencia técnica... fkb
 
então não devia ser o screensaver...

de facto o outro suspeito normal são as configurações de energia. verifica quer no control panel quer na bios o que está configurado e coloca tudo para always on para ver o que acontece

já agora, conseguiste perceber o que se estava a passar ou prestes a acontecer quando se deu o freeze ?
 
mas procura nas definiçoes de energia se não tens nada a ligar

outra coisa, tira o readyboost...

podes tentar formatar e reinstalar tudo e se continuar contacta a assistencia técnica... fkb

Nada a ligar como assim?

Os freezes são anteriores à primeira vez que utilizei o Readyboost.

Formatar e reinstalar tudo não é propriamente uma opção...

então não devia ser o screensaver...

de facto o outro suspeito normal são as configurações de energia. verifica quer no control panel quer na bios o que está configurado e coloca tudo para always on para ver o que acontece

já agora, conseguiste perceber o que se estava a passar ou prestes a acontecer quando se deu o freeze ?

Não acontece nada, ou melhor, varia, às vezes já tenho o ecrã desligado, outras vezes não, umas vezes ainda consigo mexer o rato mas se clico com ele o portátil apita, outras vezes já não mexe mas se clicar também apita, portanto acho que depende da altura em que apanho o freeze :confused:

"Always on" como assim? Não entendi muito bem essa parte :confused: Podias explicar de forma mais detalhada? É que acerca destas coisas de planos de energia e afins não percebo nada :confused: (este é o meu primeiro portátil)
 
OK. Isto não se aplica apenas a portáteis mas é normalmente mais usado com eles para conservar bateria.

Faz o seguinte:

- vai ao control panel (carrega no botão start e procura no menu na coluna direita)
- ao abrir o control panel (ou como sub-menu ou como janela), procura pelas opções de energia (power options)
- ao escolheres estas opções aparece uma janela com várias áreas (tabs em cima da janela)

por favor escreve para aqui tudo o que possas encontrar (quando o monitor e os discos entram em turn off, quando o sistema entra em stand by, se tens hibernação activada, etc)
 
semttulowa4.jpg


E tenho o disco rígido para se desligar em 20 minutos, tanto quando tenho o portátil ligado à corrente como só com a bateria.
 
Back
Topo