O meu primeiro overclock

Blue_Ray

Power Member
como o titulo diz é a primeira vez que tou a fazer overclock.

tou a fazer overclock com os stock coolers

a minha configuraçao:
P4 northwood 2,6ghz
1GB RAM (512+512) s3+ 333mhz
grafica GF fx5200 128mb
board Shuttle AV49V
fonte q-tec dual fan 450w

como nao tenho guito as carradas, e tudo feito com os coolers originais.

pra ja so pus o processador a 2,8ghz ,alterei os valores no cpu fsb, de 133 para 140, o multiplicador é de 20 por tanto da 2,8ghz:), parece que este valor tambem implica um aumento da memoria ram q agora ta a 350mhz



ja agora conhecem um bom programa tipo daqueles que nem e preciso instalar para ver a temperatura do processador, e que o everest ta sempre a variar os valores, num momento ta 10 , noutro ta 40 e noutro ta 60 graus.

quanto ao overclock com stock coolers acham que devo deixar assim ,ir mais a frente ou voltar para os clocks originais.

qual a temperatura normal para este processador,P4 northwood 2,6ghz?

dizem que um processador dura +/- 12 anos, queria fazer um overclock que nao afectasse a durabilidade do processador e visto que estou com stock coolers o que aconselham?





cumps:)
 
se nao queres afectar a vida dele nao alteres o vcore.

as temperaturas que o everest lê, lê-as do mesmo sitio que os outros progrmas por isso nao sei se valerá a pena exprimentar outro!

se nao aumentares o vcore nao terás problemas de temperatura de especie nenhuma.
 
entao se nao aumentar o vcore nao afecta a temperatura nem o tempo de vida do processador.

ja agora o vcore nao aumenta automaticamente com o aumento dos clocks,e que a ram aumentou para acompanhar novo clock.
para aumentar o vcore e na parte da bios relacionada com as voltagens que tem +2%,+4%,+6%
 
Blue_Ray disse:
entao se nao aumentar o vcore nao afecta a temperatura nem o tempo de vida do processador.

ja agora o vcore nao aumenta automaticamente com o aumento dos clocks,e que a ram aumentou para acompanhar novo clock.
para aumentar o vcore e na parte da bios relacionada com as voltagens que tem +2%,+4%,+6%

nao, em principio nao aumenta automaticamente! nao conheço a tua board por isso nao sei ao certo mas o que diz atras dessas percentagens?

sim é isso. o vcore é o que aumenta a temp e é isso que reduz o tempo de vida do processador!
 
Sway disse:
nao, em principio nao aumenta automaticamente!

Se a Vcore estiver em "Auto" há hipóteses de a BIOS a fazer variar automaticamente com o OC...

PS.: [email protected] foi o que eu fiz na escola :P deve ficar estável e a Vcore não deve aumentar com 7MHz a mais de FSB...Pelo menos acho que não é necessário...

Mas se quiseres comprovar basta voltares aos 2.66 e depois aos 2.8 e pôr o cpu a 100% a ver se te dá diferenças grandes entre as temperaturas máximas atingidas...Assim sabes se houve aumento de Vcore :D (ou se o aumento é significativo, mas o mais provável é que não tenha aumentado)

Em relação a essas leituras, eu também acho que não é do programa que usas mas sim do sensor :X eu uso o SpeedFan e não passa dos 10 para os 40ºC :joker: só dos 38 para os 42ºC :004: Folding@Home

EDIT: Eu vi 55ºC???? Nem o meu Prescott que não é nada fresco faz isso com a frequência/voltagem de fábrica...Nem sei como é que a ventoinha do cpu não dispara para as 3500rpm ou mais...não deve ser termorregulada...
 
Última edição:
E tu ainda não viste as flutuações de Vcore da minha motherboard... :D a P4P800-E é danada para isso...

vcore.gif


Mas saltos instantâneos como os da minha não fazem aumentar a temperatura bruscamente...A menos que se mantivesse durante algum tempo nos 1.520V (no caso da tua)
 
Última edição:
aqui estao alguns resultados do speedfan




hoje experimentei 2,8 e ficou estavel amanha se receber a grafica nova (6800gs agp) vou experimentar 3,0ghz e experimentar uns jogos eh eh.:)
 
ainda nao arranjei a placa grafica mas experimentei puxar um pouco dest vez a 3,0GHZ
olhem o grafico do speedfan

atingiu um pico de 72º



 
Última edição:
agora experimentei ver a temperatura directamente na bios na area "pc heath status" deu me uns valores mais baixos, entre 31º e 33º. nao sei ate que ponto serao confiaveis estes valores

que acham?
deixo tar a 3,0ghz ou volto para 2,66ghz

cpuz
 
Mete a 3.2... Se ele os fizer só tens a ganhar nada a perder, desde k não subas o vcore ele não aquece mais por apenas Mhz's...
 
o everest indica que a voltagem do nucleo é entre 1,475 e 1,55V, portanto enquanto nao passar dos 1,55V nao tenho de me preocupar?


a bios so me permite escolher valorer fsb ate 165 max, ou seja o maximo ate onde posso ir sao 3,3ghz. se subir a voltagem da para por mais?
 
Em que temperaturas é que devo confiar, nas do speedfan e everest ou nas temperaturas da area "pc health status" da bios?

Bios


speedfan

 
Será que o sensor está estragado??? Se calhar as melhores temperaturas são as da BIOS...Mas assim não sabes a temperatura com o cpu a 100%...O que não é bom :X

Actualizar a BIOS? Pode ser que resolva...
 
God_Lx disse:
Mete a 3.2... Se ele os fizer só tens a ganhar nada a perder, desde k não subas o vcore ele não aquece mais por apenas Mhz's...

Não é verdade. A temperatura aumenta com o aumento da frequência. Assim como aumenta com o aumento do vcore.

Quanto às variações de temperatura, podes fazer um update à bios, pode ser que tenham corrigido esse problema.
 
o aumento de frequencia tem muito muito pouca influencia na temperatura... digo eu!

agora é assim: a temperatura que a BIOs dá e que o windows dá é difrente porque o CPU esta em cargas difrentes...

o sensor é o mesmo!
 
Última edição:
kanguru disse:
Não é verdade. A temperatura aumenta com o aumento da frequência. Assim como aumenta com o aumento do vcore.

1º/2º ? No máximo ? Pelo menos é o k que tenho visto com Celerons/P4's/Semprons/Venice's
 
WindWalker disse:
Será que o sensor está estragado??? Se calhar as melhores temperaturas são as da BIOS...Mas assim não sabes a temperatura com o cpu a 100%...O que não é bom :X

Actualizar a BIOS? Pode ser que resolva...
comigo foi isso que me deu as leituras correctas.(pq antes do update, as leituras que tinha na bios e no everest eram as mesmas, o sensor lia era mal)

on topic, tenho um cpu desses e está neste momento a bulir a 3280 mhz com apenas um incremento de 0.025 de vcore que nem se notou na temperatura do cpu, e já agora os mhz, se forem muitos tb aumentam a temperatura, se não queres gastar muito guito, faz como eu fiz ao inicio, compra uma fan, mesmo daquelas de 5 euros e mete-a a mandar ar para cima do cooler do cpu, a mim desceu-me a temperatura do mesmo em cerca de 12/13 graus, ainda mais que o cooler.para ler temps aconselho o mbm.

vê aqui:

http://xs.to/xs.php?h=xs71&d=06101&f=DSC00283.JPG

esta é a 2ª fan, a primeira que pús era das de 5 euros, esta não baixou mais a temperatura, só melhorou um bocado a estética da cena...


OC cá do ge aqui:

http://xs.to/xs.php?h=xs71&d=06101&f=oc.JPG
 
Última edição:
Back
Topo